Mala de viagem

Destinos nacionais para curtir o inverno e o que levar na mala de viagem

Pinterest LinkedIn Tumblr

Apesar do clima brasileiro ser subtropical, entre os meses de junho a setembro é possível encontrar destinos nacionais propícios para curtir um bom inverno. Não é preciso ir longe para aproveitar o clima ameno ou mesmo o frio mais intenso de certas regiões do Brasil. Descubra então qual destino é o ideal pra você e o que você deverá levar na sua mala de viagem. Boa leitura!

Antes de começar a lista, vamos estabelecer algumas premissas importantes:

O inverno brasileiro começa no dia 21 de junho e acaba no dia 23 de setembro. Porém, antes ou depois dessas datas, dependendo do ano e do destino escolhido, ainda é possível pegar um friozinho “fora de época”, como é o caso dos destinos serranos.

Embora não seja impossível, é pouco provável pegar neve em algum destino brasileiro. Você pode dar sorte e ver neve em algumas cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, mas é mais uma questão de sorte, visto que sua viagem precisará coincidir com a frente fria responsável por fazer nevar, visto que esta não é uma condição metereológica muito frequente no país.

A mala para uma viagem de inverno precisa ser muito bem pensada. Eu digo e repito: é mais difícil arrumar uma mala para viagem de frio do que para viagem de calor, pois além de exigirem roupas e sapatos volumosos e pesados, é necessário adequar o que levar com a temperatura no destino. Roupa para viagem de calor é roupa para viagem de calor e pronto! Mas roupa para viagem de frio depende do grau de frio que você está esperando encontrar.

Mas quanto a isso não se preocupe, conforme eu listas os destinos eu vou fazer observações e sugestões de roupas a serem usadas para cada tipo de viagem.

1. Campos do Jordão/SP

Localizada 180 km de distância de São Paulo e a 1.700 metros acima do nível do mar, Campos do Jordão tem um clima típico de serra que lhe torna ainda mais convidativa no inverno, apesar de visitável o ano todo.

A cidade apareceu no topo da lista justamente por ser um dos destinos invernais mais procurados no país. Isso faz com que seja um local sempre (ou quase sempre) movimentado. Não espere encontrar uma cidade vazia, com pouca gente nas ruas. Quase sempre é alta temporada em Campos do Jordão.

Apesar do movimento constante e alto fluxo de turistas, a cidade está muito bem preparada: possui uma rede hoteleira incrível e restaurantes deliciosos. Claro que sempre é importante se programar com antecedência para não ficar sem vagas e opções, mas com planejamento você vai ver que é possível curtir a cidade mesmo nas épocas de alta temporada, como é o caso dos meses de inverno. O ápice de visitação é no mês de julho, quando acontece o Festival Internacional de Inverno de Campos de Jordão.

Sugestão de bons hotéis em Campos do Jordão:

Six Sense Botanique (o melhor, mas também o mais caro), Hotel Boutique Quebra-Noz, Pousada Luiz XV, Villa Amistà, Pousada Figueira da Serra, Ort Hotel, We Hotel, Toriba, Secreto Boutique, CasaBlanca e o mais novo Bendito Cacau, que eu já anotei na lista de desejos.

Como deu pra perceber, hotelaria de alto padrão não falta em Campos.

Sugestões de bons restaurantes em Campos do Jordão:

Considerando que eu já tenho aqui no blog um post todinho dedicado aos bons restaurantes de Campos do Jordão, ao invés de repetir o que está lá, deixo aqui o link para leitura:

Onde comer em Campos do Jordão: seleção dos melhores restaurantes

Sugestão de mala de viagem para o frio:

Considerando que o objetivo é falar sobre sugestões de destinos nacionais para curtir o frio do inverno, vou sugerir o que levar na mala para uma viagem de frio.

Confira a previsão do tempo a partir de uma semana antes da sua viagem. Quanto mais próximo da sua data, mais fiel será essa previsão. Eu gosto de usar os aplicativos WeatherPro e AccuWeather.

Para dias mais frios (menos de de 10ºC), aposte em roupas térmicas, pois elas serão responsáveis por manter seu corpo sempre aquecido. Importante apostar numa calça térmica e blusa térmica.

Sugiro a blusa térmica segunda pele thermo premium lite slim fit e a calça térmica segunda pele thermo premium lite, ambas da Fiero.

Nas fotos abaixo eu estava usando as peças térmicas mencionadas e assim pude me manter aquecida mesmo colocando apenas um vestido de renda por cima:

A Fiero é uma marca brasileira, especializada em roupas, calçados e acessórios para o inverno, frio e neve. Mais de 90% dos produtos da marca são produzidos no Brasil, todos com alta qualidade, tecnologia e resistência térmica. Vale o investimento, pois são peças coringas e necessárias em todas as viagens de frio intenso.

Por cima das roupas térmicas, você poderá usar suas calças e casacos de preferência, conforme a temperatura no dia.

Nas próximas sugestões de destinos da lista, vou continuar com as dicas de mala para o frio, visto que elas se aproveitam a todos os destinos elencados.

2. Serra Gaúcha/RS

Mais um destino de inverno por excelência, a Serra Gaúcha atrai turistas interessados em turismo de vinhos, boa culinária e passeios de qualidade.

Feriados em geral e durante as estações de outono e inverno são os períodos mais cheios. No mês de agosto acontece o Festival de Cinema de Gramado, e em setembro o Festival Internacional de Cultura e Gastronomia, cuja programação inclui degustações, oficinas, shows e teatros.

A paixão dos turistas pela Serra Gaúcha é plenamente justificável: é um destino que agrada pessoas das mais variadas idades, pois as opções de entretenimento são inúmeras. Eu diria que, enquanto as cidades da Rota do Vinho são perfeitas para uma viagem a dois, Gramado e Canela têm atividades para toda a família, principalmente para quem viaja com crianças e adolescentes, incluindo museus interativos e parques temáticos.

Se em Campos do Jordão as opções de hotelaria e restaurantes já são excelentes, na Serra Gaúcha, que compreende uma área muito maior, as opções são multiplicadas:

Sugestão de bons hotéis no Vale dos Vinhedos:

Castello Benvenutti, Botte di Vino, Pipas do Vale, Pipas Terroir, Hotel & Spa do Vinho, Vinícola e Pousada Terragnolo, Pousada CantelliCasa VênetoVinícola e Pousada PeculiareCappio Pousada, Lote20 Hotel Boutique, Hotel Casacurta.

Sugestão de bons hotéis em Gramado e Canela:

Hotel Laghetto Stilo Borges, Hotel Laghetto Pedras Altas, Hotel Laghetto Stilo Centro, Wyndham Gramado Termas Resort & Spa, Hotel Cercano, Wish Serrano, Prodigy Gramado, Hotel Refugio da Montanha, Wood Hotel, Hotel Alpestre.

Agora a lista de hotéis e pousadas mais charmosos de Gramado e Canela:

Hotel Colline de France (premiado como o Melhor Hotel do Mundo pelos usuários do TripAdvisor em 2021), Hotel Valle Dincanto (foi a minha escolha para a última viagem que fiz a Gramado – ótimas instalações), Hotel Ritta Höppner, Hotel Casa da Montanha, Varanda das Bromélias, Modevie Gramado, Saint Andrews, Estalagem St. Hubertus (Roteiros de Charme), Estalagem La Hacienda (Roteiros de Charme), Pousada Cravo e Canela (Roteiros de Charme – em Canela), Kurotel (spa) e Pousada Bella Terra.

Sugestões de bons restaurantes no Vale dos Vinhedos:

Champenoise Bistrô, Casa Olga Bistrot, Colheita Boutique Sazonal, Galeto di Paolo, Restaurante Giratório, Adega Chesini, Trattoria Primo Camilo, Casa Giordani, Valle Rústico, Guri Cozinha de Origem, Mamma Gema Tratoria, Casa Madeira, Leopoldina Jardim.

Além das variadas opções de restaurantes no Caminhos de Pedra: Restaurante e Churrascaria Cavalet (diariamente – 11 às 14h), Restaurante Gran Magiar (sábado e domingo – 11h30min às 15h; segunda à sexta – 11h30min às 14h; à noite com reservas acima de 10 pessoas); Ristorante del Pomodoro (diariamente – 11h30min às 17h; à noite com reservas acima de 10 pessoas); Restaurante Nona Ludia (quarta a sexta – 11h30min às 14h; finais de semana e feriados – 11h30min às 15h); Casa Fracalossi Restaurante e Café Colonial (quarta a domingo – 10h30min às 11h30min e 14h30min às 17h30min para café colonial e 11h30min às 15h para almoço colonial); Casa Vanni (quarta a terça – 12 às 15h30min e 11h às 17h para o café), Casa das Cucas (diariamente – 9 às 18h), Restaurante Casa Ângelo (terça a domingo – 11h30min às 15h).

Sugestões de bons restaurantes em Gramado:

George III, Vue de la Vallée, Belle du Valais, St Gallen Restaurant, La Family de Gazon, Colosseo, Trattoria Boniatto, Chez Lys Blanc, Hector Pizzaria Temática, Cantina Di Capo, La Table D´Or Mediterranée, Restaurante Höppner, La Caceria, Swiss Cottage.

Sugestão de mala de viagem para o frio:

Além da roupa térmica que eu já sugeri quando falei sobre a mala de viagem para uma viagem de inverno a Campos do Jordão, para uma viagem à Serra Gaúcha, eu recomendo botas confortáveis, pois a região oferece muitos passeios, então provavelmente você passará boa parte do seu dia caminhando para aproveitar ao máximo sua viagem.

Se a viagem for durante dias de frio intenso, vale apostar em uma bota forrada em lã sintética. Para quem gosta de uma bota com um saltinho mais alto (ideal para sair a noite), sugiro o modelo routine clean boot da Fiero.

Eu tenho o modelo rukka zipper, forrada em lã natural. Usei ela na minha viagem à Suíça e agora carrego comigo em todas as viagens de frio, pois além de ser muito confortável, mantém meus pés aquecidos o tempo todo.

Existem muitas opções de botas bonitas no mercado, mas as botas da Fiero possuem um sistema de aquecimento que vai te proporcionar ainda mais conforto, pois se tem algo que me incomoda no frio, é ficar com os pés gelados.

Nas próximas sugestões de destinos da lista, vou continuar com as dicas de mala para o frio, visto que elas se aproveitam a todos os destinos elencados.

3. Cambará do Sul/RS

E já que estamos falando dos destinos de frio do estado do Rio Grande do Sul, acho importante incluir Cambará do Sul nessa lista!

Para quem quer uma experiência diferente, principalmente para viagens a dois e em clima de romantismo, que tal estender a viagem e incluir esse lugar tão charmoso no roteiro?

Em Cambará do Sul (cerca de 110 km de Gramado) fica o Parador Cambará do Sul, cujas instalações são pequenos chalés que seguem a linha “rústico-chique”, com vista para os cânions.

Algumas unidades incluem banheira de hidromassagem e varanda com vista da Mata de Araucárias. Os preços variam conforme o chalé escolhido e a época do ano.

É uma experiência bem interessante para priorizar momentos de relaxamento e integração com a natureza. Combina super bem quando combinado com Gramado, Canela e Vale dos Vinhedos.

A ideia é se hospedar no Parador Cambará do Sul por 2 noites e curtir o ambiente local. O hotel possui restaurante próprio para que o hóspede desfrute da melhor estadia.

Os passeios pelas redondezas incluem cachoeiras e cânions.

Sugestão de mala de viagem para o frio:

Como se trata de uma viagem para descansar e relaxar, o ideal é levar roupas confortáveis para curtir uma tarde degustando queijos e vinhos no seu bangalô com vista para a natureza.

Sugiro as seguintes peças: calça jogger em tricô siena, suéter em tricô ikon, calça moletom winter moments e blusa moletom basic.

Essas peças da Fiero, além de confortáveis, caem muito bem em diversos tipos de viagem, pois quando o frio estiver mais forte, é possível agregar roupa térmica por baixo, e quando o clima estiver ameno, basta por elas. Além disso, são ótimas opções para um belo “aero-look”.

4. Monte Verde/MG

Monte Verde é um distrito do estado de Minas Gerais (fica na Serra da Mantiqueira, na divisa com São Paulo), que reserva características semelhantes às de Campos do Jordão. Inclusive, para quem mora em São Paulo, torna-se uma perfeita escolha, visto que possível ir de carro até o destino.

Portanto, Monte Verde, apesar de não ser tão famosa quanto Campos do Jordão, é sim uma excelente opção de viagem para o período de inverno, visto que proporciona ao visitante opções interessantes de passeios, boa culinária e hotelaria de qualidade – tudo que uma viagem invernal precisa!

Para quem nunca foi a Monte Verde, poderá aproveitar sua primeira visita para passear pela Avenida Monte Verde (sua via principal), fazer um passeio de jeep com piquenique, fazer uma trilha no Parque Verner Grinberg, visitar o lavandário Lavandas na Varanda, comer foundue e degustar bons vinhos.

Apesar de ser pequena, Monte Verde tende a ficar menos lotada do que Campos do Jordão, que é uma cidade mais tradicional quando pensamos em destino para aproveitar o clima de inverno.

Hospedagem para sua viagem a Monte Verde:

Pousada Spa Mirante da Colyna, Kuriuwa Hotel, Hotel Saint Michel, Ricanto Amore Mio, Pousada Carícia do Vento, Morada das Nuvens, Roots Resort, Villa Monte Verde, Estalagem Wiesbaden e Chalés Mirantes das Pedras.

Sugestões de restaurantes em Monte Verde:

Piparkukas, O Caipira, Villa Donna Bistrô, Sabor Chocolate, Mizu, Paulo das Trutas, Café Mantiqueira, Galinha da Roça, Boteco Villa Amarela, Restaurante Fazenda Rancho Mineiro, Fritz, Dona Mucama, Rasselbock, O Alquimista Restaurante, Wine Not, Buteco Vila Germânica, Alameda Suíça, Provence Cottage Bistrô, L’Archange Gourmet Bistrot, Bistrô Rock Bar.

Sugestão de mala de viagem para o frio:

Além das sugestões deixadas nos destinos anteriores, uma viagem para o inverno de Monte Verde combina com um casaco elegante.

Os modelos Dakota, Colmore, Montreal e Viena (todos da marca Fiero) combinam super bem para essa viagem. Eu tenho uma jaqueta Colmore – super elegante e toda forrada em fleece!

5. Serra do Rio do Rastro/SC

A Serra do Rio do Rastro, no estado de Santa Catarina, fica entre as cidades de Lauro Müller (que está embaixo da serra) e Bom Jardim da Serra (que está em cima da serra), sendo considerada a estrada mais famosa do Brasil, com suas curvas fechadas e dezenas de mirantes espetaculares.

Serra Rio do Rastro é o trecho da rodovia SC-390 que liga o Planalto Serrano com o Litoral de Santa Catarina. O mirante do topo, localizado a mais de 1.460 metros de altitude, proporciona uma vista espetacular da estrada e é um dos cartões postais do estado de Santa Catarina.

É uma viagem para ser feita de carro, visto que o trajeto é cheio de refúgios que rendem lindas fotos. Cada parada proporciona uma vista nova e diferente.

No topo da serra o vento é sempre gelado. No inverno pode nevar! Essa possibilidade de neve faz com que a Serra do Rio do Rastro seja um destino bastante procurado pelos turistas durante os meses mais gelados do ano.

Além da estrada propriamente dita, na cidade de Urubici (também destino da Serra Catarinense, a cerca de 3 horas de carro de Florianópolis), o visitante pode visitar cachoeiras, cavernas com pinturas rupestres, cânions e montanhas.

A serra de Santa Catarina se trata de um dos lugares mais frios do Brasil, portanto, se você gosta de temperaturas extremas, pode favoritar esse lugar para as suas férias de inverno!

Hospedagem para sua viagem à Serra do Rio do Rastro:

Fazenda Santa Rita Turismo Rural, Hotel Fazenda Rota dos Cânions, Chalé da Serra e o mais famoso deles, o Rio do Rastro Eco Resort.

Quanto às refeições, sugiro que você reserve um hotel com bom restaurante para ter a comodidade de permanecer nas dependências do hotel.

O Rio do Rastro Eco Resort, localizado em meio aos canyons e de frente ao mirante da Serra do Rio do Rastro, faz parte do grupo Roteiros de Charme e é o hotel mais procurado na região. Ele dispõe de lago, piscina coberta, banheira de hidromassagem, academia e restaurante. As atividades adicionais incluem passeios a cavalo, trilhas a pé e canoagem. Os chalés têm Wi-Fi gratuito, vista para o lago, ar-condicionado, varanda, TV a cabo, telefone, cofre e frigobar.

Sugestão de mala de viagem para o frio:

Para esse estilo de viagem considera frio intenso (com possibilidade de geada e até mesmo neve, a depender do ano e época da viagem).

Além das dicas já registradas nos tópicos anteriores, eu sugiro para essa viagem as seguintes peças da Fiero: casaco alpine new courchevel, casaco new nebraska, jaqueta soft alpine mont blanc, jaqueta lussari bicolor e jaqueta soft alpine parsenn, que são blusas esportivas com tecnologia adequada para te manter aquecida e muito confortável, ao melhor estilo que uma viagem para a serra catarinense recomenda.

Cupom de desconto nas compras efetuadas pelo site da Fiero: até o dia 31/08/2022 os leitores do Blog Mala de Viagem e seguidores do @maladeviagem no Instagram, terão 10% de desconto nas compras de produtos efetuadas pelo site da Fiero, ao aplicarem o cupom maladeviagem10.

Obs. As imagens dos hotéis/pousadas que aparecem nesse post são imagens disponibilizadas pelos próprios estabelecimentos no Booking.com.

Sempre que você faz sua reserva ou adquire um produto/serviço através de um link do MV, o blog recebe uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o Mala de Viagem sempre atualizado!

Hospedagem

Booking.com

Aluguel de carro

Rent Cars

Seguro Viagem

Seguros Promo

Passagens aéreas

Passagens Promo

Passeios e ingressos

Get Your Guide

Chip Internacional

SimPremium
Author

Wanderlust por natureza, no meu tempo livre estou sempre programando uma nova aventura ou experiência, pois acredito que a melhor viagem é sempre a que está por vir!

Write A Comment

Destinos nacionais e internacionais para viajar com o seu pai Destino latino americano mais procurado em 2022 Viagem do mês: 10 destinos nacionais para viajar em outubro Confira como é o pacote de uma semana de esqui no Club Med Valmorel Confira como são os parques da Disneyland Paris! Viagem do mês: 10 destinos nacionais para viajar em setembro Os 10 melhores hotéis e resorts em Pernambuco Confira como é fazer um safari na África do Sul Os 11 melhores hotéis e resorts no Ceará 8 Destinos de praia para curtir o verão europeu