Gramado

Gramado e Serra Gaúcha: um guia para a sua viagem

Pinterest LinkedIn Tumblr

Fato incontroverso é que as viagens nacionais estão em alta! E nessa lista, Gramado e a Serra Gaúcha assumem posição de destaque. Então sem mais delongas, esse guia vai te ajudar a montar uma viagem perfeita para esse destino, com opções de passeios, hospedagens e restaurantes. Vem comigo!

Quando visitar Gramado/Serra Gaúcha

A cidade de Gramado e a Serra Gaúcha como um todo (leia-se “região vinícola”) são destinos que podem ser visitados durante todo o ano, apesar de cada época ter suas peculiaridades.

O que o turista precisa ter em mente é que o clima muda conforme o mês, bem como a quantidade de turistas na região, definindo assim os períodos de baixa e alta temporada. Basicamente, só para você ter uma ideia, em Gramado funciona mais ou menos assim:

  • Meses de baixa temporada: fevereiro (exceto feriado de carnaval), março e outubro.
  • Meses de média temporada: setembro e novembro.
  • Meses de alta temporada: dezembro, janeiro, abril (a partir do feriado de Páscoa) a agosto.

Feriados em geral e durante as estações de outono e inverno são os períodos mais cheios, pois os turistas têm preferência para fazer essa viagem durante os dias de frio, para aproveitar o clima da serra.

Aos finais de semana o movimento também cresce na cidade (de forma mais significativa durante os meses de alta temporada), pois as pessoas que moram nas cidades próximas, sobretudo Porto Alegre, aproveitam para curtir a região. A cidade fica mais cheia a partir de sexta à noite até domingo.

No mês de agosto acontece o Festival de Cinema de Gramado, e em setembro o Festival Internacional de Cultura e Gastronomia, cuja programação inclui degustações, oficinas, shows e teatros.

Outra época muito procurada por turistas é durante o Natal Luz, que geralmente tem início no final de outubro e se estende até o final de janeiro. Então embora seja verão, dezembro e janeiro são meses de bastante movimento por lá, pois Gramado fica toda decorada nesse período do ano.

Para quem deseja aproveitar o Natal Luz com preços mais atrativos, o ideal é pegar o início do evento (final de outubro) até o mês de novembro.

E tem ainda o feriado de Páscoa, que pra mim é uma ótima época para visitar a região. Se você quer curtir a cidade toda decorada para essa data, mas com pouco turista, a dica é viajar em março.

De uma forma geral, Gramado têm se tornado um destino mais popular a cada ano que passa, preferência na lista de muitos turistas brasileiros. Então seja qual for a época da sua viagem, recomendo que você se organize com antecedência para conseguir bons preços de passagens/voos (caso seja necessário) e boas hospedagens.

Eu já estive na cidade nos meses de fevereiro, durante o feriado de carnaval, março e agosto. A minha viagem preferida foi em março, pois estava super tranquilo e Gramado já estava decorada para o feriado de Páscoa.

Fevereiro foi o melhor mês para visitar as cidades vinícolas (incluindo Bento Gonçalves + rota do vinho, Garibaldi, Pinto Bandeira), pois peguei o período de vindima. Agosto foi a época que menos gostei, pois a cidade estava muito cheia (porém, é a época de frio, então isso deve ser avaliado por quem pretende pegar baixas temperaturas).

Como chegar em Gramado

Se você mora no estado do Rio Grande do Sul, Santa Catarina ou até mesmo Paraná, uma road trip (viagem de carro) pode ser uma boa opção, até porque a estrada até lá reserva muitos atrativos (se você puder fazer alguns desvios), incluindo a Serra do Rio do Rastro e as lindas praias de Santa Catarina.

Se viajar de carro não é interessante pra você, então basta pegar um voo até Porto Alegre e finalizar o percurso de carro até Gramado e demais cidades da Serra Gaúcha, a exemplo de Bento Gonçalvez, Garibaldi, Flores da Cunha e Pinto Bandeira.

Outra opção é voar até Caxias do Sul, mas essa alternativa é mais interessante se você estiver indo para a região vinícola. Se o destino for mesmo Gramado, é indiferente (em se tratando de tempo/distância) pousar no aeroporto de Porto Alegre ou de Caxias. Todavia, considere que Porto Alegre recebe mais voos e, portanto, tende a oferecer passagens a custo menor, além do menor risco de cancelamento, atrasos, até mesmo pela própria estrutura do aeroporto.

Se não quiser passar um tempo extra em Porto Alegre, você tem a opção de alugar carro no aeroporto e seguir viagem até Gramado. Por ser um trajeto serrano, a viagem vai demorar mais do que o usual, visto que boa parte da estrada é pista simples e com curvas. Apesar disso, a estrada é tranquila e bem sinalizada.

*Dica bônus: se estiver de carro, coloque no Waze a rota que passa pela cidade de Igrejinha, pois a rota que usualmente aparece nos apps de direção mostram um caminho que passa por uma estrada de chão e complica bastante o acesso.

Todavia, apesar da facilidade de ir dirigindo de Porto Alegre até Gramado, não considero que seja a melhor opção. Explico:

O carro pode, aparentemente, dar mais liberdade para se organizar, montar seu roteiro e conhecer não apenas a cidade de Gramado, mas também todos os atrativos que a belíssima região lhe reserva. Porém, estamos falando de uma região repleta de turismo enogastronômico e, só por essa palavra já fica claro o motivo pelo qual dirigir não será uma alternativa viável.

Se você optar por alugar carro, precisa ter em mente que não vai desfrutar da experiência completa da viagem: vai apenas visitar as vinícolas, mas não vai degustar os vinhos. E, sinceramente, a menos que você realmente não beba (ou por alguma outra razão não possa beber), não faz sentido uma viagem para a Serra Gaúcha sem aproveitar os bons vinhos da região.

Assim, para quem quer incluir turismo de vinícolas e degustações de vinhos, o ideal será mesmo contratar um serviço de transfer, pois assim poderá aproveitar muito mais os passeios.

Outro ponto a ser considerado é a dificuldade de estacionamento na cidade de Gramado. Isso faz com que a inicial e suposta facilidade de alugar carro, acabe se tornando um perrengue.

Para quem opta pelo serviço de transfer, eu recomendo a agência Hannemann Turismo, que além do transfer privado, também oferece venda de ingressos e traslado para as atrações da região, reservas em restaurantes e passeios regulares. Leitores do Blog MV podem entrar em contato com a H Turismo Gramado (via WhatsApp ou mesmo direct no Instagram), apresentar o cupom “maladeviagem” e garantir 5% de desconto nos serviços contratados (exceto ingressos para as atrações).

Na viagem que fizemos no carnaval de 2021, acabamos alugando carro. Apesar da liberdade que o carro nos proporcionava, tivemos que revezar no volante para conseguir degustar os vinhos. Assim, sempre que um degustava, o outro ficava só olhando e, por isso, não pudemos ter uma experiência completa no destino. Além disso, quando chegamos em Gramado, acabamos deixando o carro parado no estacionamento do hotel e fazendo os passeios à pé (quando dava) ou pegando Uber, já que era muito difícil ficar transitando de carro pela cidade (em razão do trânsito e dificuldade para estacionar).

Já em março de 2023, optamos por fazer tudo com a Hannemann e nossa experiência de viagem foi bem melhor: muito mais confortável, pois nossa única preocupação era realmente aproveitar os passeios, sem nos preocupar com dirigir, encontrar os lugares, traçar rotas ou estacionar o carro.

O guia passava o dia conosco, fazendo um roteiro personalizado, conforme nossas preferências. Além disso, o próprio guia sugeria os melhores horários para cada atração e organizava nosso dia para que pudesse ser aproveitado da melhor forma possível! Sem dúvida foi a melhor escolha.

E não importa o tamanho do seu grupo, se é uma viagem a dois ou em família, se com ou sem crianças. A Hannemann organiza tudo pra você e seu grupo, da forma mais adequada a atender as necessidades e preferências de todos. Realmente usamos e aprovamos o serviço diferenciado e com alto padrão de qualidade, por isso deixo aqui o relato real da nossa experiência.

Quem vai gostar dessa viagem?

Conhecer Gramado e as demais cidades da Serra Gaúcha agrada grande parte dos turistas, independente da idade e do estilo da viagem, pois as opções de entretenimento são inúmeras. Sempre haverá algo novo que se adequa ao que você está buscando.

De forma geral é uma viagem perfeita para casais (tanto que é um destino bastante procurado por casais que decidem passar a lua de mel no Brasil) e para famílias.

Confira também aqui no blog MV: Uma lista com os melhores destinos para sua lua de mel no Brasil.

Há muitas atrações para crianças também, incluindo museus interativos e parques temáticos.

Inclusive, eu acho que Gramado e Canela são os destinos mais “kids friendly” do Brasil. Há uma quantidade muito grande de atrações para crianças das mais variadas idades e, não bastasse isso, a cada ano surgem novidades, o que faz dessa região um lugar para ir duas, três, quarto vezes…

Eu já fui com meu marido, já levamos minha mãe conosco e, da próxima vez, iremos com nosso baby!

Mas nada impede que essa viagem também seja feita por grupos de amigos ou por pessoas que viajam sozinhas. É só organizar um roteiro que fique do seu agrado e incluir programações que se encaixem ao seu perfil de viajante.

Da mesma forma, por ser uma viagem adequada para qualquer época do ano, você pode ajustar o período conforme seus interesses, ou seja, se pretende ir durante os meses mais frios do ano ou não. E se engana quem pensa que em Gramado não faz calor!

O que levar na mala para Gramado

Muita gente associa a cidade de Gramado com o frio e por isso pensa que, independente da época do ano, sempre vai estar frio por lá.

A verdade é que Gramado tem um clima invernal durante boa parte do ano, mas isso não significa que as temperaturas sempre estarão baixas.

O clima de Gramado é classificado como úmido temperado e sua temperatura média anual é de 18ºC, podendo ultrapassar os 30ºC no verão e atingir temperaturas negativas durante o inverno. A verdade é que o turista precisa estar preparado conforme a época da viagem!

Geralmente as temperaturas costumam começar a cair a partir do mês de maio, sendo julho o pico do inverno e também da alta temporada, por conta das férias escolares. Agosto permanece gelado e, a partir de setembro, o termômetro, aos poucos, volta a subir.

Então, para definir o que você deve levar na mala, primeiro é importante ter em mente qual a temperatura média durante sua viagem.

Pesquisando conforme o mês do ano você terá uma previsão bastante vaga, até porque o clima muda de um ano para outro, às vezes faz mais frio, outras vezes faz menos frio. O ideal é sempre consultar o clima/tempo poucos dias antes de embarcar para conseguir uma previsão mais apurada.

Se a temperatura estiver alta, aposte em roupas mais leves, mas se lembre que à noite pode ficar um pouco mais “fresco” e ter um casaco, ainda que leve, é importante.

Apesar de fazer calor, ainda assim não é um “destino praiano”, então calças, camisas, vestidos e casaquinhos leves caem bem! Você pode começar o dia com um vestido, por exemplo, e a medida que ficar mais friozinho, colocar uma jaquetinha por cima.

Algumas pessoas dizem que Gramado é um daqueles destinos que “pode ter as quatro estações do ano presentes num único dia!” – na mais recente viagem (março/23) fez muito calor durante o dia, mas a partir das 19h já ficava mais fresquinho, sem necessidade de blusa, mas com possibilidade de usar uma calça e uma manguinha.

Para viagens nos meses mais quentes (mas ainda assim com probabilidade de variações de temperaturas) considere roupas que façam duplo papel, facilitando a possibilidade de incluir ou tirar peças durante o dia.

Nesse dia fez tanto calor na parte da tarde, que chegou uma hora que já não dava mais para ficar com a camisa branca que coloquei na parte da manhã:

Por outro lado, se você está na expectativa de pegar frio intenso quando for a Gramado, então roupas que fazem a função de segunda pele, além dos casacos, cachecóis, luvas, gorros e botas, são peças importantes, visto que a depender da época e do ano, existe probabilidade até mesmo de neve na região.

O problema vem na hora de conseguir colocar tudo isso dentro da mala! Se você se programou para viajar a Gramado no inverno, é a sua oportunidade de usar aqueles “looks” que raramente são necessários em outros destinos turísticos do Brasil. Por outro lado, ter espaço na mala para tudo isso, acaba sendo um verdadeiro desafio!

Fazer uma mala para uma viagem de calor é muito mais simples, pois você tem a possibilidade de incluir vários “looks”, inclusive um diferente para cada dia, sem se preocupar muito com o volume, visto que são roupas leves e ocupam menos espaço.

Por outro lado, fazer a mala para uma viagem de inverno é uma missão desafiadora, pois as roupas são pesadas e volumosas, ocupando muito mais espaço. Um casaco + uma bota, pronto… A mala já ficou cheia!

A notícia boa é que Gramado já conta com uma loja muito útil de aluguel de roupa de frio, incluindo casacos e acessórios de inverno, a AirCloset. Os casacos podem ser alugados pelo site ou diretamente na loja física (endereço: Rua Garibaldi 180 | Sala 04, centro, Gramado). Os acessórios, incluindo toucas, boinas e óculos, devem ser reservados diretamente na loja física.

No site da AirCloset Gramado você seleciona o que deseja alugar (casacos, guarda-chuva, botas, itens de viagem ou acessórios de inverno) e insere as datas de retirada/check-in e devolução/check-out. Na lista de busca você poderá filtrar por preços, departamentos (masculino, feminino ou infantil), categorias, tamanhos, comprimento, tecido e cor.

Além dos itens encontrados no site, acessórios como toucas, boinas e óculos, podem ser alugados diretamente na loja! No momento que você fizer a retirada dos seus casacos, por exemplo, você já pode aproveitar e ver quais acessórios combinam com o look.

As peças passam por um rígido controle qualidade e higiene, e a retirada/devolução é feita na loja física.

Na seção “itens de viagem” você encontra carrinhos de bebê e cadeirinhas para carro, também disponíveis para aluguel.

A AirCloset é a solução para vários perfis de viajantes: para quem não possui peças invernais no guarda-roupa e não pretende comprar roupas que raramente serão usadas; para quem não quer levar malas grandes para viagem ou mesmo para quem deseja ter a possibilidade de variar os “looks” durante a viagem, sem se preocupar com o excesso de bagagem.

Além das questões que envolvem necessidade, sustentabilidade e usabilidade, o aluguel de artigos de inverno e acessório surge como nova tendência do mercado de consumo. Trata-se de uma maneira inteligente de se vestir com elegância e economia, afinal de contas, alugar é bem mais barato que comprar, principalmente em se tratando de roupas e acessórios que são usados poucas vezes e em ocasiões tão específicas.

Eu adorei essa nova tendência! Você pode viajar mais leve, economizar dinheiro e tempo na hora de fazer a mala e ainda garantir várias opções de “OOTD” (outfit of the day) pelos pontos turísticos de Gramado!

Vale a pena conferir o blog da AirCloset para mais dicas sobre como se vestir em uma viagem a Gramado, conforme a época do ano.

Quantos dias ficar em Gramado e região

O legal de viajar para Gramado é que, pela facilidade de acesso (cerca de 100 km de Porto Alegre), é uma viagem que cabe bem num feriado prolongado ou mesmo num período de férias maior. A quantidade de dias por lá vai ficar ao seu critério, conforme sua disponibilidade e orçamento.

Se for a sua primeira vez na região, com 4 dias ou menos, eu consideraria concentrar a viagem para conhecer as atrações de Gramado e Canela, excluindo, nessa primeira viagem, a região vinícola de Bento Gonçalves ou outras cidades da Serra Gaúcha, pois seria necessário mais dias para isso.

A partir de 4, 5 dias eu já pensaria em dividir o roteiro para incluir outras cidades como Garibaldi e Bento Gonçalves (região dos vinhedos). E a forma da divisão vai depender do seu gosto e do que você prefere incluir no roteiro.

Para uma viagem em família e com crianças, eu consideraria mais tempo em Gramado e Canela. Para uma viagem em casal, eu consideraria mais tempo na região das vinícolas (para quem gosta desse tipo de turismo, claro).

E também é necessário considerar se será a sua primeira viagem à região ou não, pois alguns passeios turísticos que fazemos geralmente na nossa primeira vez em um determinado destino, podem ser tirados do roteiro numa segunda viagem (passeio do tipo: fez, tá feito! Viu, tá visto? sabe?).

Considerando toda a região (Gramado, Canela + região vinícola), uma semana completa será um tempo bom para aproveitar bastante a viagem, curtindo experiências diferentes em cada etapa do roteiro.

Gramado e região é uma viagem que combina com repeteco, pois sempre tem algo novo a ser visitado e é impossível “zerar” roteiros por lá!

Confira também aqui no blog MV: Destinos nacionais para você viajar depois da pandemia.

O que fazer em Gramado

Gramado é uma cidade fofa e bem cuidada, parece cinematográfica! Só passear por ela já é uma atração da viagem, principalmente pelo centrinho, ao longo da Avenida Borges de Medeiros, que é a avenida turística principal da cidade.

Tenha em mente que a cidade foi criada para o turismo, então tudo foi pensado pra isso mesmo… Para quem não gosta de destinos “turísticos demais”, vai ter que relevar e pensar em atrações alternativas para incluir no roteiro.

Como cada viajante terá as suas prioridade quanto aos passeios que deseja fazer, vou listar as opções para que você avalie conforme o estilo da sua viagem, quantidade de dias e preferências pessoais.

Centro turístico de Gramado

Dentre as opções de passeios pelo centro turístico de Gramado, estão:

  • Rua Coberta: um bom lugar para comer e visitar as lojas de chocolates (Prawer, Lugano, Caracol, Florybal, Planalto), que ficam nos arredores, principalmente na avenida principal, chamada Borges de Medeiros.
  • Palácio dos Festivais: o palácio fica exatamente na frente da Rua Coberta e é onde acontece o Festival de Cinema de Gramado. Na frente do Palácio tem uma Calçada da Fama e estrelas com nomes de artistas brasileiros.
  • Igreja Matriz de São Pedro: é a igreja matriz de Gramado. Fica ao lado do Palácio dos Festivais.
  • Praça do Amor Eterno: onde está a fonte do amor, com cadeados deixados por casais apaixonados. Fica do lado direito da igreja matriz (olhando a igreja de frente).
  • Rua Torta: também conhecida como Ladeira das Flores. Lembra vagamente a Lombard Street em São Francisco (com menos curvas). Também fica na avenida Borges de Medeiros.
  • Praça das Etnias: é uma praça repleta de bandeiras. Provavelmente você vai passar por ela quando estiver passeando pela cidade.
  • Lago Joaquina Rita Bier: é o segundo lago mais conhecido da cidade (depois do Lago Negro).
  • Estátua do Kikito: Kikito é o mascote do troféu do Festival de Cinema de Gramado e representa o elo indissolúvel entre a arte e a vida.
  • Jardim do Amor: o jardim recria o cenário da Toscana, na Itália – são cerca de 30 cenários para tirar fotos. O Casamento dos Sonhos (inspirado nas capelas de casamento de Las Vegas) fica anexo ao jardim. Endereço: Avenida das Hortênsias, 765, Bavária.

Para mim, o mais gostoso do centro é mesmo passar pela Avenida Borges de Medeiros, entrar nas lojas, fazer compras, provar chocolate… Acho um passeio bem bacana para fazer no final do dia, início da noite.

Tanto na viagem de 2021 quanto na de 2023, tiramos uma parte da manhã para fazer fotos com a Patricia Marco do @fotosemgramado. Levamos cerca de 1h30min para fotografar nos pontos principais da cidade, e depois só curtimos o dia sem nos preocuparmos mais em “ter que” fotografar nos locais cheios de turistas.

Inclusive, a maioria das fotos que usei para ilustrar esse post, foram tiradas pela Patricia.

Recomendo acordar um dia cedinho para fazer um ensaio. Chama a Patricia por direct que ela passa o orçamento pra você, e não esquece de dizer que viu aqui no Blog Mala de Viagem para garantir 5% de desconto em qualquer das opções de pacote, ok? Tenho certeza que você vai adorar essa experiência!

Mini Mundo

Mini Mundo é parada obrigatória para quem viaja com crianças. Mas não só isso: quem gosta de viajar vai se surpreender com a magia do parque, riqueza de detalhes e perfeição das maquetes.

Trata-se de um parque ao ar livre constituído por réplicas fiéis de prédios e monumentos de várias partes do mundo, repletas de detalhes, baseadas em seus respectivos projetos originais.

A cidade em miniatura é animada por milhares de mini-habitantes, onde tudo é 24 vezes menor do que a realidade, em uma proporção exata!

O parque possui boa infraestrutura, com praça de alimentação, lojas temáticas e área infantil.

Localização: o Mini Mundo fica perto do Lago Joaquina Rita Bier – é possível ir caminhando tranquilamente.

Consulte os horários de funcionamento no site oficial (link no início desse tópico).

Mini Mundo – Gramado

Lago Negro

Eis o lago mais famoso de Gramado e também um dos principais pontos turísticos da cidade.

A região onde está situado o Lago Negro se chamava Vale do Bom Retiro, que sofreu um grave incêndio. Visando conter o incêndio, foi aberto um buraco no local, buraco este que mais tarde foi transformado em um lago. Um exemplo de história em que houve a transformação de algo ruim em algo que mudou a história da cidade.

O entorno do lago foi todo reflorestado e assim foi criado um dos pontos turísticos mais visitados na cidade.

As árvores no entorno foram importadas diretamente da Floresta Negra da Alemanha, e daí surgiu o nome do lago.

A visita ao lago é gratuita.

O passeio pela região do lago é bem eclético, incluindo uma pequena trilha e a possibilidade de andar de pedalinho (entre R$ 60,00 a R$ 70,00 por pedalinho, variando conforme tipo, se maior ou menor a capacidade – valor tem como referência março/2023).

Olivas de Gramado

O Olivas de Gramado fica afastado do centro de Gramado (área rural do município), num local com vista espetacular: em cima de um canyon na Linha Nova, rodeado de Mata Atlântica.

A plantação contempla mais de 12.000 oliveiras de 6 variedades. Um passeio diferente e único, que apreciadores da natureza e da gastronomia vão adorar.

Olivas de Gramado

As atrações incluem: gastronomia típica colonial na Trattoria, fazendinha, trilhas de ecoturismo, boutique para compra de produtos locais, piquenique e o mais famoso Sunset da região.

O ingresso dá acesso às instalações e atrações do parque. Almoço, consumação e cestas de piqueniques mediante custo adicional.

​Para almoço não há reserva, e sim ordem de chegada. Portanto, se você pretende almoçar na Trattoria, o ideal é chegar cedo para evitar longas esperas.

O passeio completo leva em torno de 3 – 4h, podendo demorar mais ou menos conforme o que você deseja fazer no local.

Para quem visita o Olivas com crianças, a fazendinha de mini animais e o passeio pelo bosque são atividades imperdíveis.

Para quem viaja entre adultos, recomendo a degustação sensorial e harmonizada de azeites, além de um um drinque com vista para o por do sol. No final do dia tem um Sunset com música que vai até por volta das 19h.

O piquenique ao ar livre também é uma atividade interessante para quem deseja fazer algo diferente. A cesta tradicional inclui frutas, pães, cucas e sucos, mas você pode incrementar adicionando mais itens.

Funcionamento: de quinta à terça feira, das 10h30 às 18h. Fechado às quartas-feiras para manutenção. O restaurante – Trattoria – funciona para almoço das 11h30min às 16h e, para serviço de tábuas, piqueniques e sanduíches, das 13h às 17h.

Valores: valores atualizados podem ser conferidos diretamente no site oficial do Olivas de Gramado. Os valores de ingressos variam de acordo com alta e baixa temporada, e compra online é mais barata do que a compra na bilheteria do parque.

Considerando que o Olivas de Gramado fica na área rural (Rua Vereador José Alexandre Benetti, Linha Nova, 1808), caso não esteja de carro, você pode incluir o passeio no dia que visitar as outras atrações da região (tour privativo com agência) ou combinar com um motorista para te levar e buscar. Mas caso opte por ir de Uber e voltar de táxi, também é possível. A única dificuldade será para chamar Uber para voltar, pois, via de regra, os motoristas não vão até lá (geralmente combinam ida e volta).

Cristais de Gramado

A história da fábrica Cristais de Gramado teve início na Itália (em Murano), com um método de manuseio de cristais que tem uma história de mais de mil anos.

Num primeiro momento você pode ter dúvida sobre a visita, eu também tive. Porém, posso dizer que foi um dos locais que mais me surpreendeu em Gramado. Recomendo este passeio para quem se interessa por história da arte e trabalhos manuais.

O Museu Vivo do Cristal transformou a história do cristal artístico em uma experiência multissensorial, acessível aos visitantes que desejam conhecer essa, que é a única fábrica do Brasil que apresenta a história do Cristal Murano em uma experiência lúdica e imersiva.

No interior da fábrica você acompanha uma apresentação teórica e prática sobre o fabrico dos cristais e pode acompanhar, literalmente de perto, algumas peças sendo produzidas.

Além da etapa de produção do cristal e informações interessantes sobre esse ofício, o visitante é convidado para assistir a um breve show musical chamado A Voz do Cristal, com sons diferentes sendo emitidos através das taças de cristal de diversos tamanhos e formatos.

E depois da visita fomos até a loja. Fiquei encantada com as peças e achei os valores bastante justos. Você pode comprar e pedir para enviarem por transportadora, e foi exatamente isso que fizemos, pois compramos peças grandes e seria impossível transportá-las conosco no avião.

A fábrica Cristais de Gramado fica na rodovia RS 115, km 36 e o horário de funcionamento é das 08:30 às 17:30, diariamente.

Le Jardin – Parque de Lavanda

Le Jardin – Parque de Lavanda é mais um passeio que talvez lhe interesse, principalmente se você gosta de locais floridos e bem cuidados.

O parque é bonito, cheio de flores e lavandas. Rende um passeio muito agradável e belas fotos. Lembra um pouco o Parque Amantikir, em Campos do Jordão, mas é menor.

O local fica afastado do centro, por isso não dá pra ir à pé (já é na estrada).

O parque funciona da 9h30min às 17h30min e não abre às segundas-feiras. Todavia, recomendo que você consulte os horários antes da sua visita para ter certeza sobre o funcionamento, pois alterações podem acontecer.

O valor atualizado do ingresso pode ser consultado diretamente no site oficial (deixei o link no início do tópico para facilitar) e crianças menores de 7 anos não pagam.

Le Jardin – Parque de Lavanda – Gramado

Snowland

O Snowland foi inaugurado em 2013, e ainda é o único parque de neve do país.

O parque de 16 mil m², possui pistas de patinação, esqui e snowboard. Há também uma área que recria um Vilarejo Alpino.

Sem dúvidas é uma atração que merece ser visitada em uma viagem com crianças, mas também se encaixa como uma boa opção para adultos que buscam se divertir, principalmente para quem ainda não teve experiência real em conhecer neve ou visitar uma estação de esqui.

No Vilarejo Alpino estão as lojas e a pista de patinação. Na Montanha de Neve o visitante pode esquiar e praticar os demais esportes de neve (como o tubing). Além de patinar no gelo, você também pode assistir apresentações de patinação.

O Snowland também conta com restaurante, aluguel de equipamentos, contratação de aulas e guarda-volumes.

A temperatura no parque é negativa, mas lá é disponibilizada uma roupa especial. Todavia, é recomendado o uso de roupas adicionais para colocar por baixo da roupa fornecida pelo parque (exemplo: luvas, meias, gorro, calça e blusa térmica).

Eu nunca estive no Snowland, então isso não é um relato de experiência pessoal, mas sim de leitores do blog e seguidores do MV: algumas pessoas relatam que, mesmo com roupas adequadas, sentem muito frio dentro do parque e, por isso, não acham o passeio tão interessante para crianças pequenas.

Localização: fica a aproximadamente 15 minutos de carro do centro da cidade, na estrada que liga Gramado a Nova Petrópolis.

Valores: consulte os valores atualizados no site, até mesmo porque há diferença entre períodos de alta e baixa temporada.

O parque não abre às quartas-feiras.

No blog Por aí com Josi, você encontra um post bem detalhado sobre o Snowland, vale a pena conferir!

Acquamotion

O Acquamotion é o mais recente parque aquático indoor, climatizado, com águas termais (as piscinas têm temperatura média de 36º Celsius). Trata-se do primeiro parque dessa natureza da América do Sul.

A proprietária do Acquamotion é a empresa Gramado Parks, que também é a dona da Snowland.

O parque aquático temático foi inspirado nas belezas da Serra Gaúcha, com um storytelling baseado nas quatro estações do ano: os visitantes são apresentados à história de Ales, que é guardião do Globo do Tempo, e seus irmãos Floris, Veron, Ottoz e Frido, que são os guardiões das estações do ano.

O Acquamotion possui sete piscinas para adultos e crianças, divididas em três andares, sendo que uma delas é com ondas e outra tem borda infinita ao ar livre, na área da cobertura.

Além das piscinas tradicionais, o parque apresenta jatos massageadores e um bar molhado, dois toboáguas e áreas para crianças, denominadas Acquatix e AcquaPlay. 

Ingressos: valores diferenciados para alta e baixa temporada (consulte o site oficial para saber os valores atualizados – link no início do tópico). Pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Horário de funcionamento: 10 às 18 horas.

Localização: Estrada Municipal Linha Ávila, R. Linha Carazal; 501, Gramado RS, Brasil.

Para quem viaja com crianças

E agora incluo na lista mais algumas atrações indicadas para quem viaja com crianças ou adolescentes. A maioria delas fica no trajeto entre Gramado e Canela:

A depender de quantas dessas atrações você deseja fazer, compensa comprar um passaporte que te dá direito a conhecer várias delas, com valor reduzido.

Claro que você também poderá visitar esses atrativos mesmo se não estiver viajando com crianças, mas são atrações lúdicas e infantis, então por isso fica aqui a dica para que você escolha o que te interessa, seguindo seus gostos e preferências.

O que fazer em Canela

Canela é cidade vizinha de Gramado e também merece sua visita, visto que alguns pontos turísticos imperdíveis estão lá.

Na verdade, Gramado e Canela estão grudadas e muitas atrações ficam no meio do caminho entre uma cidade e outra.

Ainda, no trajeto entre Gramado e Canela você vai encontrar lojas e fábricas de chocolate. Faça as paradas que “julgar” adequadas!

Alguns parques também ficam no caminho entre as duas cidades, e tudo é muito bem sinalizado. Como esses passeios não ficam no centro, você vai precisar de carro para chegar até eles. Então considere fechar um tour de um dia para conhecer esses atrativos ou ir de Uber.

O tour de um dia acaba sendo mais interessante porque o guia fica com você e otimiza seus passeios, do jeito que você desejar, no tempo que você preferir. Com Uber já não é tão interessante porque você vai encontrar dificuldade para voltar (dependendo do local o Uber só leva, mas não busca, a menos que você combine ida/volta antes).

Para quem opta pelo serviço de tour privado, recomendo a agência Hannemann Turismo, que além do transfer, também oferece venda de ingressos e traslado para as atrações da região, reservas em restaurantes e passeios regulares. Leitores do Blog MV podem entrar em contato com a H Turismo Gramado (via WhatsApp ou mesmo direct no Instagram), apresentar o cupom “maladeviagem” e garantir 5% de desconto nos serviços contratados (exceto ingressos para as atrações).

Catedral de Pedra de Canela

A Catedral de Pedra de Canela (igreja em estilo gótico) recebe o título de uma das mais belas e famosas igrejas do Brasil.

O título obviamente é merecido! E quem quiser ver ela iluminada, vale a visita noturna. Também é possível conhecer a parte interna da catedral e subir até o sino.

Parque Estadual do Caracol e Bondinhos Aéreos

O Parque Estadual do Caracol é atração imperdível na sua viagem e um dos pontos turístico mais visitado do sul do Brasil. Foi fundado em 1973 e, desde 1954, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul decretou da área com de utilidade pública.

O parque é uma unidade de conservação de 25,10 hectares, formada por matas fechadas e agraciada com uma cachoeira de 131 metros, chamada Cascata do Caracol.

A principal atração é o mirante que permite aos turistas apreciar vistas panorâmicas do local. E, além desse mirante, existe um observatório ecológico, mais alto e fechado (todo em vidro), com acesso cobrado à parte. Esse não achei interessante, justamente por ser todo fechado (para quem gosta de vistas, mas não liga se não conseguir belas fotos ou imagens, pode ser uma boa opção).

Além do mirante, o Parque do Caracol oferece caminhadas em trilhas ecológicas, passeio de trenzinho pela Estação do Sonho Vivo, Centro Histórico, playground, quadras esportivas e lojas.

Funcionamento: 09h às 17h30. Última entrada às 17h.

O parque fica a 7 km do centro da cidade de Canela, com acesso através da Estrada do Caracol (RS-466).

Cascata do Caracol

Também tivemos a oportunidade de conhecer e experimentar os Bondinhos Aéreos, num trajeto a 840 metros de altura, possibilitando ao visitante contemplar as belas paisagens do vale e ver de perto e do alto a Cascata do Caracol em 3 estações diferentes.

Os bondinhos possuem tecnologia suíça (Rowema), a mesma tecnologia utilizada nos Alpes Suíços, referência em qualidade e segurança.

Importante frisar que o acesso ao bondinho se dá por outra entrada, ou seja, você precisa sair do parque e ir até a entrada do parque que dá acesso aos bondinhos. São parques diferentes – os bondinhos ficam no o Parques da Serra Bondinhos Aéreos.

O passeio no bodinho tem início na estação central, próxima ao estacionamento. Nesse local há lanchonete, lojinhas e um mirante de onde dá pra ver a Cascata do Caracol.

Os bondinhos sobem sempre de 3 em 3 e cada cabine comporta até 8 pessoas. A primeira parada é na Estação Animal durante o trajeto é possível curtir o visual do vale e da cascata.

Na estação animal há uma trilha ecológica de 210 metros de extensão, com árvores nativas identificadas com plaquinhas e informações sobre a fauna e a flora local. Nessa estação existe ainda o espaço “Esculturas que falam”, pequenas esculturas de madeira que reproduzem o som de animais quando o visitante desliza os bastões de madeira sobre a escultura, simulando um instrumento musical.

Além dos bondinhos, em 2018 o parque inaugurou uma atração inédita na América Latina, chamada Eagle.

O Eagle é um brinquedo de tecnologia norte-americana, que se assemelha a uma tirolesa (bem mais moderna) que simula o voo de uma águia. A dupla (capacidade para 2 pessoas) se desloca por 180 metros de distância e está presa por cabos de aço a 21 metros + desnível de 45 metros em relação ao ponto de partida. Mais uma atividade divertida e ideal para quem encara uma boa aventura!

Depois do passeio vale a parada no Castelinho Caracol, que tem uma das melhores apfelstrudel (torta de maçã) da região e conta a história da família de imigrantes que fundou o local.

Skyglass Canela

As duas principais atrações do Skyglass, em Canela, são: a plataforma de vidro e brinquedo que ganhou chamado Abusado.

Ambas as atrações oferecem vistas de tirar o fôlego, a 360 metros de altura do Vale da Ferradura e do Rio Caí.

Araucárias, pássaros, animais silvestres e uma paisagem exuberante, é só um pequeno spoiler do que o parque oferece aos seus visitantes.

A Plataforma Skyglass é uma das maiores plataformas de aço e vidro do mundo, além de ser a única na América Latina e que avança 35 metros para o vale. É acessível a todas as idades e também a pessoas com baixa mobilidade e PCD.

O Abusado fica na parte de baixo da passarela, e é monotrilho com cadeiras suspensas que te leva para dar um passeio de aventura a 360 metros de altura em relação ao Rio Caí.

Atualmente é permitido levar celular na plataforma, mas não é permitido celular no Abusado. Portanto, para fotos no Abusado, você precisará pedir para outra pessoa (que não está no brinquedo com você) tirar suas fotos.

O tempo de permanência na Plataforma é livre. Já no Abusado, é válido para 1 volta.

O ingresso para o parque Skyglass dá acesso à plataforma de vidro, enquanto para o Abusado é cobrado valor adicional.

O parque oferece, ainda, o Memorial do Ferro de Passar, uma coleção que conta a história desse afazer milenar, com informações disponíveis nos QRcodes em cada ponto da exposição. O acesso à exposição do Memorial está incluso no valor do ingresso.

A completa infraestrutura do parque inclui estacionamento, loja de souvenirs, praça de alimentação com lanchonetes e quiosques, loja de vinhos, playground e deck para fotos (além da plataforma de vidro).

O ingresso comprado com antecedência (até 1 dia antes da visita) pelo site do Skyglass é mais barato. Os ingressos valem para o dia agendado. Valores em março/23: Ingresso Plataforma = R$ 110,00. Plataforma + abusado = R$ 170,00 (consulte o link do site para ver os valores atualizados).

Opções de hospedagem em Gramado e Canela

A rede hoteleira em Gramado é excelente! Opções diversas, mas que podem se esgotar rapidamente se você deixar para reservar na última hora, principalmente se a sua viagem for durante período de alta temporada.

Segue uma lista das minhas principais recomendações – hotéis e pousadas nos quais eu já me hospedei ou que me hospedaria:

Hotéis onde já me hospedei em Gramado:

  • Hotel Wood: tive a oportunidade de me hospedar nele em março/2023 e aqui você pode conferir o review completo do Hotel Wood.
  • Hotel Casa da Montanha: tive a oportunidade de me hospedar nele em março/2023 e aqui você pode conferir o review completo do Hotel Casa da Montanha.
  • Hotel Valle Dincanto: também já me hospedei no Valle Dincanto em fevereiro/2021 e gostei muito das instalações e do serviço. Porém, fica fora da área central, sendo numa boa opção se você estiver de carro, caso contrário, a locomoção fica mais complicada.

Hotéis tradicionais em Gramado:

Hospedagens charmosas em Gramado e região:

Quer uma experiência bem diferente?

Em Cambará do Sul (cerca de 110 km de Gramado) fica o Parador Cambará do Sul (pertence à Coleção Casa Hotéis, como o Hotel Wood e Hotel Casa da Montanha), cujas instalações são pequenos chalés que seguem a linha “rústico-chique”.

Algumas unidades incluem banheira de hidromassagem e varanda com vista da Mata de Araucárias. Os preços variam conforme o chalé escolhido.

É uma experiência bem interessante para viagens a dois e para quem gosta de ter momentos de relaxamento e integração com a natureza.

Com certeza é um destino que ainda quero conhecer!

Onde comer em Gramado

Fiz uma listinha conforme restaurantes que experimente e conforme indicações dos seguidores @maladeviagem:

  • Duo Cozinha Contemporânea: foi um restaurante que entrou para nossa lista de preferidos em Gramado, haja vista a qualidade da gastronomia oferecida. O Duo apareceu como restaurante Travellers Choice 2022 pelo TripAdvisor, figurando como o 4º melhor restaurante do Brasil e 7º da América Latina, conforme avaliação do público.

A cozinha contemporânea oferece cardápio com opções de pratos autorais. Sob o comando do Chef Cassiano Melo, notamos a valorização do uso de ingredientes locais, técnicas de cocção perfeitas e atenção aos detalhes, para que cada prato seja único.

A entradinha mais especial da casa é o bolinho de bacalhau, que vem recheada com muito bacalhau e sabor. Foi a nossa escolha para iniciar a experiência.

Seguimos a sugestão do Chef Cassiano Melo e Provamos o Filé Wellington, marcado pela presença da carne macia e suculenta, contrastando com a massa folhada crocante que a envolve. Além do filé, também provamos o filé mignon com gorgonzola, igualmente delicioso.

E, para finalizar a experiência gastronômica no Duo, experimentamos a mousse de chocolate com frutas vermelhas (uma delícia) e a combinação perfeita entre banana com canela + doce de leite com sorvete (sobremesa preferida do meu marido).

Confira abaixo as fotos dos pratos escolhidos e clique aqui para ver o Reels do jantar no Duo, já publicado no IG @maladeviagem.

  • Cantina Cantibello: localizada a 2 km do centro de Gramado, essa cantina italiana com buffet livre é uma ótima dica para um almoço prazeiroso ao ar livre. O ambiente aberto e campestre é ideal para viagens em casal, entre amigos, familiares e com crianças. Abre de sexta à domingo para almoço.
Cantina Cantibello
  • George III: foi um dos nossos restaurantes preferidos em Gramado. Oferece culinária inglesa, alta gastronomia e o ambiente lindo (decoração inglesa que lembra o luxo do Palácio de Buckingham). Optamos pelo menu degustação de 5 etapas.
  • Belle du Valais: foi a nossa escolha para comer fondue e nos agradou bastante. O fondue é de alta qualidade e o ambiente é muito elegante.
  • Vue de la Vallée: juntamente com o Belle du Valais é um dos restaurantes de fondue mais bem avaliados da cidade.
  • Chateau de la Fondue: opção mais econômica (cerca de 50% do valor dos primeiros) dos que os dois fondues anteriores e com ambiente mais simples. Apesar do valor ser consideravelmente mais barato, o restaurante não deixa a desejar e entrega o que propões: gostei do queijo, as carnes estavam macias e o fondue de chocolate com frutas saboroso.
  • Olivas de Gramado: fica fora da cidade e é um passeio para uma tarde. Na parte gastronômica, além do restaurante, oferece experiência de degustação de azeites e cestas de piquenique.
  • La Caceria: especializado em caças e cortes de carnes nobres, integra o seleto grupo da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança e fica dentro do Hotel Casa da Montanha.
  • Malbec (fondue e carnes)
  • St. Gallen (fondue)
  • Colosseo (fondue)
  • Cantina Pastasciutta (restaurante italiano tradicional)
  • Cantina Di Capo
  • Trattoria Boniatto
  • Hector (rodízio de pizza/pizzaria temática)
  • Cara de Mau (rodízio de pizza/pizzaria temática)
  • La Table D´Or Mediterranée (seria nossa próxima escolha se tivéssemos mais dias por lá)
  • Restaurante Höppner (recomendado para quem quer experimentar culinária alemã)
  • Swiss Cottage
  • Toro (bar, drinques e petiscos)
  • Magnólia
  • Brulée Bistro
  • Quintanilha
  • La Estacion
  • Pervoi
  • Café Colonial Bella Vista
  • Casa da Velha Bruxa (lanches, cafés e doces)
  • Holic (doceria em Canela)

Nos destaques “Gramado” do meu Instagram – @maladeviagem – você vai poder conferir os restaurantes que fomos, os pratos e valores (mostrei os cardápios).

Dica bônus:

O Prime Gourmet é um aplicativo com promoções no estilo 2 por 1. Funciona assim: baixe o Prime Gourmet 5.0, faça um cadastro e confira as ofertas – se gostar, faça a sua assinatura e use nos restaurantes e atrações que aderiram ao Prime.

Ele oferece descontos em gastronomia, hotelaria e entretenimento. No final da conta, o prato principal, ingresso ou diária de igual ou menor valor será cortesia. Todavia, existem regras de uso e você precisa ler e entender quais são, pois caso contrário poderá se equivocar quanto ao uso do Prime.

Eu não comprei o Prime porque ficamos pouco tempo em Gramado, mas a depender das suas necessidades e interesses pode ser sim uma opção bem vantajosa. Mas, novamente, avalie as regras de uso e se realmente está dentro das suas expectativas.

Visitas às fábricas e lojas de chocolate também merecem ser incluídas no seu roteiro. Cito aqui algumas opções: Prawer, Lugano, Caracol, Planalto e Florybal.

São chocolates artesanais e as preferências variam de pessoa pra pessoa. Fiz uma enquete, perguntando aos meus seguidores qual era a marca preferida deles, e teve um total de zero consenso rsrs… Cada um disse um diferente e cada um também criticou um diferente. Na minha opinião, a que vale a pena é a Prawer.

Serra Gaúcha: Vale do Vinhedos

Para que gosta de enogastronomia, recomendo não limitar a viagem somente a Gramado e Canela, mas sim estender até a região onde estão concentradas as vinícolas (minha parte preferida da viagem).

O roteiro do vinho, como chamado, é perfeito para quem gosta de aprender mais sobre o processo de produção dos vinhos, fazer degustações e apreciar lindas paisagens.

Sabemos que o Brasil não está na lista dos grandes produtores mundiais de vinhos (ocupamos a décima terceira posição), mas o estado do Rio Grande do Sul produz 90% do total nacional e a estrutura das vinícolas realmente me surpreendeu!

Então se tem um destino para esse tipo de turismo no Brasil, esse destino é o estado do Rio Grande do Sul.

Ao fazer o roteiro do vinho, você terá a oportunidade de conhecer grandes vinícolas nacionais, mas também pequenas vinícolas familiares, cujo atendimento é feito pela própria família proprietária, de forma muito intimista.

As principais cidades dessa região são: Garibaldi, Bento Gonçalves, Pinto Bandeira, Flores da Cunha, Altos Montes, Monte Belo do Sul e Farroupilha.

A melhor época para visitar o Vale do Vinhedo é durante a vindima, que acontece entre os meses de janeiro-março (coincide com período de alta temporada nessa região). Almoços harmonizados, piqueniques, pisa da uva, são exemplos de atividades que acontecem com maior frequência nesse período.

Onde se hospedar

Bento Gonçalvez é a cidade com melhor localização.

As hospedagens mais conhecidas da região de Bento Gonçalves e Vale dos Vinhedos são:

Algumas vinícolas possuem também estrutura da pousada, como é o caso da Vinícola & Pousada Terragnolo, Pousada Casa Valduga e Pousada Don Giovanni (essa última fica em Pinto Bandeira).

Garibaldi fica mais perto de Porto Alegre e Gramado, porém mais longe do Vale dos Vinhedos. Todavia, se você estiver de carro, vale a pena ter experiências diferentes, dormindo cada noite em um lugar.

Sugestões de hospedagem em Garibaldi:

Hotel e Spa do Vinho – Bento Gonçalves

Vinícolas e Passeios

Luiz Argenta: é uma vinícola super moderna e fica literalmente dentro da cidade de Flores da Cunha.

Homenageando o patriarca da família, o empreendimento reúne a tradição de um dos melhores terroirs do Brasil com as mais modernas técnicas de elaboração de vinhos finos.

Além das degustações, a vinícola conta o restaurante Clô, que oferece belíssima vista para os vinhedos. O restaurante funciona com menu sazonal de 4 etapas e exige reserva prévia (valor em março/23: R$ 179 por pessoa). O Clô abre de terça a domingo, das 12 às 15h.

*O cardápio sazonal pode ser consultado no site oficial da vinícola. Tivemos o prazer de almoçar no Clô e nos encantamos com o sabor, qualidade e apresentação dos pratos, que traduzem muito bem o conceito de alta gastronomia e comida contemporânea.

A vinícola é moderna e lembra muito o estilo das vinícolas internacionais de alto padrão. Agende o tour para vivenciar o processo de elaboração dos vinhos e degustar 4 rótulos (no mínimo um rótulo de cada coleção: L.A Jovem, L.A Clássico e L.A Cave).

A Cave Experience é uma das grandes atrações da Luiz Argenta. Nessa experiência o visitante poderá fazer a famosa degustação/harmonização às cegas na cave de teto ovalado, ao tom de Tom Jobim e Bossa Nova – as músicas tocam 24h por dia (ou seja, não são interrompidas), pois se acredita que isso influencia a própria qualidade dos vinhos que estão descansando nas barricas.

Cave Experience

Outra atração é o Wine Bar, que fica em um antigo casarão construído em 1929.

Apesar de ser uma vinícola mais afastada e fora da rota tradicional, recomendo a visita, por ser uma visita completa, que oferece várias experiências num mesmo lugar: tour, degustação, Cave Experience, almoço e loja de produtos.

Monte Reale: também na cidade de Flores da Cunha, a Monte Reale se destaca por oferecer um piquenique em seu belo jardim, bem em frente à vinícola.

Casa Perinilocalizada no Vale Trentino, entre colinas e videiras. Mais de 100 anos após a chegada dos imigrantes italianos, a família Perini mantém viva a tradição de receber pessoas.

É possível fazer visita guiada – agendamento pelo e-mail [email protected] ou telefone 54 2109-7300 – consulte dias e horários de funcionamento no site oficial.

O wine experience é uma experiência sensorial olfativa que acontece com os olhos vendados. São apresentados 12 aromas, avaliados com o participante vendado. Ao final da experiência são degustados e comentados 6 rótulos. É necessário agendamento e confirmação pelo e-mail ou telefone indicados acima.

Cave Antiga: além da visita é possível fazer harmonização de vinhos com chocolates, queijos ou uma refeição harmonizada (almoço colonial apenas em datas específicas). Agendamentos: telefone (54) 3261 9637 ou [email protected].

Don Giovanni: vinícola de viticultura sustentável em Pinto Bandeira, que cultiva as uvas Chardonnay, Pinnot Noir, Merlot e Cabernet Franc. Ela não faz uso de fertilizantes químicos e produz o próprio adubo.

A visita é seguida de degustação de vinhos e espumantes e exige agendamento prévio. Se quiser uma experiência completa, é possível se hospedar na pousada/casarão da vinícola.

A pousada é no casarão dos anos 1930 e possui apenas 7 quartos. Dormindo no local o visitante pode desfrutar do jantar harmonizado que acontece aos finais de semana.

Cave Geisse: fica em Pinto Bandeira (cerca de meia hora de carro de Bento Gonçalves), foi fundada em 1979 e tem como carro chefe a produção de espumantes.

O ponto forte é o seu espaço externo Open Lounge, onde o visitante pode aproveitar a estrutura criada sobre o gramado e apreciar uma bela tábua de frios e petiscos, acompanhados de um bom vinho.

Se for horário do almoço, ali pertinho fica o Champenoise Bistrô, que oferece menu sazonais e comida no estilo Slow Food.

Adega Chesini: fica em Farroupilha. É possível fazer visitação com degustação, almoço e jantar harmonizados.

Peterlongo: a Peterlongo está localizada na cidade de Garibaldi e foi pioneira no Brasil na produção de espumantes. No Tour Armando Peterlongo o visitante pode conhecer todo o processo de elaboração do vinho, os tanques de vinificação e a cave.

Destaque para o jardim no entorno do castelo, onde acontecem as degustações harmonizadas. A vinícola oferece duas opções de degustações harmonizadas que duram cerca de 1h30min. Exige reserva prévia.

Vinícola Lovara: atendimento pré agendado em decorrência da pandemia (consulte informações atualizadas diretamente no site oficial da vinícola). A vinícola oferece degustação harmonizada com bruschettas (5 bruschettas harmonizadas com 5 produtos da vinícola).

Vinícola Dal Pizzol: a visitação guiada pelo chamado Parque Temático do Vinho conta a história da família e informações sobre o mundo da uva e do vinho. Durante a visita é feita a degustação de cinco rótulos selecionados pelo enólogo (valor R$ 60,00).

O ponto forte da vinícola é o Giardino Dal Pizzol, um jardim onde o visitante pode provar opções gastronômicas de um cardápio variado do chef e fazer a harmonizar com os vinhos e espumantes da casa. Funcionamento: aos sábados das 12h às 16h e aos domingos das 12h às 15h.

O Ristorante Dal Pizzol oferece almoços aos sábados e domingos (das 11h30min às 15h). O valor do almoço é R$ 80,00 e o cardápio é composto por sequência de massas, carnes, risotos e buffet de saladas.

Outra opção é o almoço harmonizado que acontece aos sábados, domingos e feriados às 12h e custa R$ 250,00 por adulto. O serviço exige agendamento prévio de 72h.

 Casa Valduga: a Casa Valduga uma das vinícolas mais apreciadas do Brasil, é a marca líder no segmento de vinhos e espumantes de luxo.

Além da visita à estrutura da vinícola, os visitantes podem ter uma experiência gastronômica no restaurante Maria Valduga, que oferece pratos típicos harmonizados com os vinhos.

Para uma experiência ainda mais completa, é possível se hospedar nas Pousadas do complexo.

São 24 acomodações distribuídas nas Pousadas Raízes, Leopoldina, Identidade, Gran e Storia, batizadas com o nome dos vinhos ícones da Casa Valduga, unem o rústico ao moderno, associados ao charme de estar cercado por parreirais.

*A Pousada Identidade tem vista para o vale.

As visitações tradicionais acontecem diariamente, das 9:30 às 17h (horários de início: 09h30, 11h30, 13h30 e 15h30. Serão degustados 2 Vinhos Tintos, 1 Vinho Branco e 2 Espumantes. Valor R$ 70,00. Você pode comprar seu ingresso online.

Miolo: é a maior exportadora de vinhos do Brasil. No tour o visitante conhece o Vinhedo Modelo, onde local estão as videiras, bem como os tanques, as barricas e caves. No final é feita a degustação.

O ponto alto é o Wine Garden: um piquenique nas áreas verdes da vinícola, composto por frios, empanadas, bruschetas e doces, acompanhados com vinhos Miolo. Exige reserva com antecedência.

Lídio Carraro: denominada vinícola boutique Lídio Carraro, as degustações são feitas na própria casa da família. Ambiente intimista e experiência exclusiva. É necessário agendamento prévio.

Cave de Pedra: a vinícola tem uma arquitetura medieval, construída em pedra basalto, em meio a montanhas e vinhedos. Especialista na elaboração de espumantes pelo Método Tradicional.

Destaque para a possibilidade de fazer uma degustação às cegas: degustação de cinco amostras em ambiente adequado, indicada para desenvolver o olfato e o paladar e conseguir identificar as características da bebida e qual vinho está sendo apresentado.

Valores: R$ 50,00 / R$ 100,00 para aquisição da taça de cristal. Necessário agendamento de pelo menos 01 dia de antecedência. Horário: Segunda a sexta das 11h às 15h.

Pizzato: Merlot referência no Brasil. Trata-se de uma vinícola boutique com opção de degustação com a tábua de frios e produtos selecionados da região, além de jantares harmonizados.

Passeio de trem Maria Fumaça:

O passeio de trem Maria Fumaça passa pelo Vale dos Vinhedos e é uma experiência tradicional na região. É operado pela empresa Giordani Turismo e dura cerca de duas horas.

A locomotiva a vapor percorre 23 quilômetros entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa. Durante percurso, nos vagões do trem, acontecem apresentações artísticas, degustações de vinhos, espumantes e sucos de uva.

Roteiro: para embarques feitos em Bento Gonçalves, o destino final é a estação férrea do município de Carlos Barbosa, e o retorno é feito de ônibus, que leva os passageiros de volta para Bento Gonçalves.

Também é possível fazer o passeio no sentido contrário e, nesse caso, o ônibus leva os passageiros de Bento até Carlos e, em Carlos Barbosa, parte a locomotiva em direção a Bento.

O ingresso mais barato inclui o passeio de Maria Fumaça e a entrada para o Parque Temático Epopeia Italiana, que fica ao lado da estação de Bento Gonçalves.

O Parque Temático Epopeia Italiana é um parque cênico, formado por diferentes cenários que contam a história de um casal de imigrantes italiano do final do século 19.

O diferencial do passeio é fazer o percurso em uma Maria Fumaça (locomotiva a vapor), mas tenha em mente que é um passeio bem turístico. Se você prefere passeios mais privativos e exclusivos, talvez essa não seja uma opção recomendada ao seu estilo de viagem.

Por ser um passeio bastante procurado, o ideal é fazer o planejamento com antecedência.

A agência Hannemann Turismo que organizou nosso roteiro pela região (viagem que fizemos em março/23), oferecendo um serviço que classificamos como de alta qualidade. A H Turismo também vende ingressos antecipados e traslado para as atrações da região, reservas em restaurantes e passeios regulares. Leitores do Blog MV podem entrar em contato com a H Turismo Gramado (via WhatsApp ou mesmo direct no Instagram), apresentar o cupom “maladeviagem” e garantir 5% de desconto nos serviços contratados (exceto ingressos para as atrações).

Caminhos de Pedra

O Caminhos de Pedra envolve um roteiro de 12 quilômetros (fica a 15 minutos de Bento Gonçalves) que conta a história da colonização italiana em Bento Gonçalves no final do século XIX.

O passeio inclui gastronomia, prédios históricos e entretenimento. A maioria dos estabelecimentos são administrados por famílias descendentes dos imigrantes italianos.

Seguindo na estrada do Caminhos de Pedra, em direção a Pinto Bandeira, você poderá aproveitar para visitar as vinícolas Família Geisse e Don Giovanni. Para almoçar considere o Champenoise Bistrô.

O que incluir no passeio pelo Caminhos de Pedra: Casa da Ovelha (lá há uma criação de ovelhas – esse passeio costuma agradar bastante as crianças), Casa do Tomate, Casa da Erva Mate, Porão de Pedra e Casa da Tecelagem, Casa das Cucas Vitiaceri, Ladrilhos São Pedro e Casa das Massas.

Compartilhe sua experiência: o que você incluiria nesse guia/roteiro? Deixe sua dica aqui nos comentários!

Você gosta das nossa dicas? Siga o @maladeviagem no Instagram, assim você poderá acompanhar todas as viagens em tempo real.

Sempre que você faz sua reserva ou adquire um produto/serviço através de um link do MV, o blog recebe uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o Mala de Viagem sempre atualizado!

Hospedagem

Booking.com

Aluguel de carro

Rent Cars

Seguro Viagem

Seguros Promo

Passagens aéreas

Passagens Promo

Passeios e ingressos

Get Your Guide

Chip Internacional

SimPremium
Author

Wanderlust por natureza, no meu tempo livre estou sempre programando uma nova aventura ou experiência, pois acredito que a melhor viagem é sempre a que está por vir!

11 Comments

  1. Pingback: 8 Eventos Esportivos Globais Mais Curiosos Que Você Precisa Conhecer - Dicas de Bolso Variedades

  2. Pingback: um guia para a sua viagem - Day Off Club

  3. Pingback: Gramadinho – Por Ai Viajando

  4. Pingback: Gramado e Serra Gaúcha: um guia para a sua viagem – Por Ai Viajando

  5. Amo todas as dicas da Anna. Obrigada por mais um roteiro maravilhoso. Já estou organizando o meu!!! Que o Criador te abençoe pela generosidade!

  6. Eu tô impressionada como vc é caprichosa e detalhista .. já anotei todas as dicas!!!!

    • Anna Reply

      Obrigada pelo carinho! Fico feliz que tenha gostado. Bjs

  7. Edite Maria de Souza Reply

    Parabéns pelo Blog, top das galáxias. Por enquanto, sigo viajando nos seus posts. Breve, quero viajar muito🥰🙏

  8. Pingback: Gramado e Serra Gaúcha: um guia para a sua viagem – O Blog da Mel

Write A Comment

Além de Paris: cidades da França que você precisa conhecer 8 lugares para aproveitar a Semana Santa em família no RJ 7 Motivos para incluir Seychelles na sua lista de viagens em 2023 Descubra quais são os 7 aeroportos com mais atrasos e cancelamentos Dicas para viajar com os animais nas férias Por que optar por se hospedar em imóveis de temporada? Anguila: conheça esse paraíso no Caribe 8 Passeios e atividades fora do óbvio no Rio de Janeiro 10 passeios para fazer na sua viagem a Buenos Aires O que considerar na hora de escolher um safari?