Pincelada

Dicas para viajar com os animais nas férias

BOLG MALA DE VIAGEM

Antes de viajar, providencie uma plaqueta com seu nome, endereço e telefone, e coloque a etiqueta na coleira do animal, para qualquer ocorrência imprevista.

Quem tem animal de estimação, férias é um momento de indecisão. Posso levá-lo? Melhor deixá-lo? Seja qual for sua decisão, um veterinário especialista em comportamento animal pode ajudar nessa hora.

Se você tem alguém de confiança que pode ficar na sua casa e tratar seu animal com carinho e dedicação, á uma boa opção, pois a rotina é mantida e o animal ficará no local em que se sente mais seguro.

Por outro lado, um animal sociável pode ter nos hotéis para pets uma alternativa interessante, que oferecem a vantagem interação com outros animais.

Se decidir levar seu animal na viagem, o carro é o meio de transporte mais indicado, mas é preciso que ele esteja acostumado. Se não estiver, prepare-o para a viagem com voltinhas curtas de carro.

No transporte aéreo as regras variam conforme a companhia. Não é recomendado transportar fêmeas prenhas, animais idosos, portadores de doenças cardiorrespiratórias, neurológicas e cães braquicéfalos.

Para evitar que o animal fique muito agitado no trajeto da viagem, dar um passeio de coleira pela vizinhança poderá ajudá-lo a gastar mais energia.

Alguns sentem enjoos com o balanço do carro. Para evitar, nas viagens de até 12 horas, ele não deve ser alimentado nas 3 horas que antecedem a partida, nem durante o trajeto. 

Em trajetos longos, pare para descanso, ofereça água e dê uma volta com o animal. Mas é preciso tomar cuidado com a quantidade de água oferecida, pois o excesso pode causar indisposição.

A temperatura dentro do carro precisa ser agradável, de forma que o animal não receba luz direta do sol e conte com boa ventilação. Ar condicionado é bem-vindo, desde que em temperatura ambiente.

Importante: animais não podem viajar soltos dentro do carro, sim acomodados na caixa de transporte, grande o bastante para que possa permanecer de pé e consiga dar uma volta em torno de si mesmo.

@maladeviagem

Visite o blog

Instagram