Destinos por mês

Viagem do mês: 10 destinos para viajar em Maio

Pinterest LinkedIn Tumblr

Já começo esse post com uma notícia boa: não faltam motivos para viajar em Maio. Só para começar, já destaco que é período de baixa temporada e clima ameno na maioria dos destinos.

Para te ajudar na escolha do destino desse mês, elaboramos a lista dos melhores lugares para viajar em Maio, tanto para destinos nacionais quanto para destinos internacionais.

Se está pensando para onde viajar em Maio no exterior, temos várias sugestões.

A Europa é bastante procurada nesse período em razão do início da primavera, que deixa as paisagens mais floridas e os dias com temperatura agradável.

Outro ponto positivo é que a alta temporada só começa em Junho, então ainda é possível garantir preços mais em conta viajando em Maio.

Se a ideia é fazer uma viagem nacional, os destinos serranos são ótima opção, pois as temperaturas já começaram a cair e os preços ainda são de baixa temporada (a alta temporada nos destinos serranos vai de Junho a Agosto).

Também é uma boa época para conhecer as Chapadas, pois o mês marca o final da estação chuvosa.

Confira agora a lista completa que elaboramos, com os 10 melhores destinos para viajar em Maio.

Descubra também para onde viajar em: Outubro / Novembro / Dezembro / Janeiro / Fevereiro / Março/ Abril

Para onde viajar em Maio: Destinos Internacionais

Se sua escolha for um destino no exterior, lembre-se de contratar um bom seguro viagem e comprar seu chip de internet aqui pelo blog MV!

No site Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada e fácil dos preços dos seguros ofertados, analisando qual tem o melhor custo benefício para a sua viagem. Contrate AQUI o seu seguro viagem com desconto, utilizando o cupom MALADEVIAGEM5.

Leitor do blog MV tem 10% na aquisição do chip de celular SimPremium ao utilizar o cupom “maladeviagem”. Clique aqui para pedir o seu! É esse o chip que eu uso em todas as minhas viagens.

Barcelona – Espanha

Visitar Barcelona em Maio tem várias vantagens: clima agradável, possibilidade de fazer muitos passeios ao ar livre e fugir do movimento da alta temporada são algumas delas.

Eventos interessantes acontecem na capital da Catalunha nesse mês, como o festival de dança flamenca (ritmo tradicional da Espanha) chamado de Festival de Flamenco de Ciutat Vella e o festival de música Primavera Sound.

Além desses eventos, você terá a oportunidade de conhecer os incríveis pontos turísticos de Barcelona, como as obras de Gaudí (Sagrada Família, Parque Güell, Casa Milà, Casa Batlló), a praia de La Barceloneta, a fonte mágica de Montjuic, o Estádio do Barcelona FC e outros lugares incríveis da cidade.

Barcelona

A estação do ano é a primavera e as temperaturas giram em torno de 20ºC.

Assim como na maioria da Europa, não é alta temporada, pois o período de alto fluxo de turistas e consequente aumento de valores tem início a partir do mês de Junho.

Leia mais sobre Barcelona aqui no MV:
Barcelona: um guia completo para sua viagem a Catalunha.
Mandarin Oriental Barcelona: luxo e exclusividade na Catalunha.

Capadócia – Turquia

A Turquia também está na lista de lugares para viajar em Maio, pois esse mês representa uma das melhores épocas para fazer o tradicional passeio de balão na Capadócia.

Nos meses de inverno, faz muito frio, o que torna os passeios de balão um tanto “desconfortáveis”. Mas em Maio o clima está mais agradável, tornando a experiência ainda melhor.

Capadócia

No mês de Maio o clima é ameno na Turquia, com temperatura média em torno de 20ºC.

A alta temporada na Turquia começa em Junho, portanto Maio antecede o período de lotação, garantindo preços mais baixos e menor quantidade de turistas nos locais.

Obs: Além da Capadócia, aproveite a viagem até a Turquia para conhecer Istambul, Éfeso e Pamukkale.

Confira mais dicas sobre a Turquia aqui no Blog:
Turquia: um guia completo para se apaixonar pelo país.
Capadócia: guia completo do que fazer na Anatólia Central (Turquia).

Éfeso e Pamukkale: roteiro completo e dicas de viagem à Turquia.
Istambul: roteiro de 3 a 4 dias para curtir o melhor da cidade.

Viena – Áustria

A capital austríaca é encantadora e imponente. Muitos turistas buscam esse destino como opção para passeios culturais.

Além de muita cultura, Viena também possui lindíssimos palácios, parques e jardins. Assim como os outros destinos da Europa que estão nessa lista, Viena possui um clima agradável no mês de Maio, tornando os passeios ao ar livre ainda melhores.

Viena

Ainda, para os amantes de cultura, acontece em Maio o Festival de Viena, um evento cultural com exposições de arte, apresentações artísticas e de música.

Em 2020, o festival ocorrerá entre os dias 15 de Maio a 21 de Junho.
Informações no site oficial do Wiener Festwochen.

Nessa época as temperaturas na cidade variam de 13ºC a 21ºC.

Ainda não é alta temporada, pois tal como nas demais capitais europeias, Viena vive seu ápice do turismo entre os meses de Junho a Agosto.

Honolulu – Havaí – EUA

Se você procura por um destino de praia no exterior em Maio, Honolulu é a indicação da nossa lista.

Além das praias e da prática de surf, outros passeios interessantes na cidade incluem mergulhar, conhecer o Iolani Palace, o Bishop Museum e a base naval de Pearl Harbor.

Honolulu

Em razão do clima tropical, no Havaí faz calor o ano todo. Todavia, é melhor evitar o meses de inverno, pois há maior possibilidade de chuva (mas para quem procura o estado norte-americano para surfar, precisa saber que no inverno estão as melhores ondas).

A temperatura média no mês de Maio é de 26ºC e ainda não é período de alta temporada, então é possível conhecer esse paraíso gastando menos.

Croácia

Eis mais uma opção de destino praiano para viajar em Maio, agora na Europa.

Duas cidades merecem destaque na Croácia.

A primeira delas é Dubrovnik, cidade litorânea, na costa do Mar Adriático. As temperaturas em Maio já não são mais tão baixas, chegando a alcançar 25ºC.

O principal atrativo da cidade é o fato dela ser cercada por uma muralha construída no século VIII, para defesa nas guerras, que permanece bem conservada até hoje.

Croácia

Curiosidade: O lugar ficou ainda mais conhecido internacionalmente após ter sido cenário para a série Game Of Thrones.

O segundo destino na Croácia é a capital Zagreb, que protagoniza um festival internacional de rua no mês de Maio, chamado Cest is d’ best, com apresentações de música, teatro, artes, que agradam todas as idades.

Em 2020 o evento ocorrerá entre os dias 29 de maio a 07 de junho. Mais informações no site Cest is d’ best.

Com já é primavera, as temperaturas estão em torno de 20ºC. Maio é mês de baixa temporada na Croácia, o que significa que o fluxo de pessoas ainda está reduzido e os preços mais atrativos do que nos meses subsequentes.

Para onde viajar em Maio: Destinos Nacionais

Capitólio – Minas Gerais

Para aqueles que buscam destinos de ecoturismo em Maio, Capitólio é uma excelente ideia.

Conhecido como “Mar de Minas”, por ser banhada pelo Lago de Furnas, a cidade possui inúmeras belezas naturais como cachoeiras, cânions, piscinas naturais e montanhas.

Capitólio

Maio a Setembro é o melhor período para visitar Capitólio, pois a as chuvas não costumam ser frequentes como nos demais meses (época chuvosa).

A temperatura é outro ponto positivo de conhecer Capitólio em Maio, pois ainda faz calor e a água está propícia para banho.

Capitólio recebe turistas o ano todo, mas especialmente em feriados e férias de final de ano, o local fica muito cheio, o que atrapalha a experiência, ofuscando a real beleza do lugar.

Viajar para Capitólio na baixa temporada é a melhor época para aproveitar o que o destino oferece de melhor.

Confira também:
O que fazer em Capitólio: Roteiro de 3 dias em Capitólio – Minas Gerais.

Chapada dos Guimarães – MT

Seguindo a linha do turismo ecológico, outro destino brasileiro para apreciadores da natureza é a Chapada dos Guimarães.

É indicado visitar a Chapada entres os meses de Abril a Setembro, pois é o período com menos dias chuvosos na região.

Cuidado com os meses gelados: se deixar para conhecer o local nos meses de inverno, não vai conseguir aproveitar muito as cachoeiras, pois provavelmente as águas estarão geladas. Por isso Maio se mostra uma excelente opção.

As principais atrações da Chapada são os mirantes, as cavernas de arenito, os planaltos e principalmente as cachoeiras, entre elas, o cartão postal da cidade, a Cachoeira do Véu de Noiva.

destinos nacionais pós pandemia
Chapada dos Guimarães

Para saber mais sobre os passeios e hospedagem, acesse os posts completos aqui no Blog:
Chapada dos Guimarães: guia completo com passeios, restaurantes e pousadas.

Pousada Bosque da Neblina: onde ficar na Chapada dos Guimarães.
Passeio de Lancha com a Companhia da Aventura pelo Lago do Manso.
Malai Manso Resort: lazer na Chapada dos Guimarães (Mato Grosso).

Nessa época, a temperatura média na Chapada é de 24ºC.

O fluxo de turistas é similar durante todo o ano, exceto nos feriados e períodos de férias, quando o fluxo de turistas na cidade aumenta bastante.

Petrópolis – RJ

A partir Maio os dias de calor intenso diminuem no estado do Rio de Janeiro, o que indica que a temporada é propícia para viajar rumo aos destinos serranos do Brasil.

Petrópolis tem muitas atrações: além dos museus históricos e do antigo palácio do Imperador Dom Pedro II, a cidade é rodeada pelo Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o que garante ao viajante muitas opções de passeios na natureza, como picos, montanhas e cachoeiras.

Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Curiosidade: o Imperador Dom Pedro II gostava muito de Petrópolis em razão do clima ameno do local, pois dizia que se assemelhava ao clima europeu. Um dos motivos da cidade ser chamada de Cidade Imperial é em razão da constante presença do imperador ali.

Petrópolis agrada muito os turistas interessados em boa gastronomia e hotéis luxuosos.

Em Maio, a temperatura média de Petrópolis é de 18ºC.

A alta temporada na cidade ocorre nos meses do inverno (Junho até Agosto). Assim, mais uma vantagem em viajar para Petrópolis em Maio é a possibilidade de evitar os preços elevados e a lotação da alta temporada.

Ilhabela – SP

Para quem procura curtir praia em um belo destino litorâneo no mês de Maio, a dica é conhecer Ilhabela, no litoral norte de São Paulo.

Além de praias rodeadas da mata do Parque Estadual, Ilhabela também possui muitas trilhas, cachoeiras e quedas d’água. Excelentes opções de gastronomia e vida noturna agitada também são características de Ilhabela.

Ilhabela

Em Maio acontece a Semana da Cultura Caiçara, evento religioso e cultural que envolve celebrações, feiras de rua e shows de artistas renomados.

Um dos motivos para viajar para Ilhabela em Maio é que nesse mês a probabilidade de chuva é muito pequena e, embora seja outono, o clima ainda é bastante agradável, com temperatura em torno de 24ºC.

Maio ainda é período de baixa temporada em Ilhabela, portanto, podemos dizer que a ilha fica mais vazia e os preços tendem a cair.

A alta temporada se concentra nos meses de verão, que coincide com o período chuvoso.

Barra Grande – BA

E na nossa lista dos 10 melhores destinos para viajar em Maio, surge mais um destino de praia, agora no litoral nordestino: Barra Grande.

Barra Grande está localizada na Península do Maraú na Bahia. Águas cristalinas, piscinas naturais, recifes, areia fofa, pousadas cheias de charme são algumas das atrações do local.

Barra Grande – BA

Faz calor durante todo o ano em Barra Grande. Em Maio a temperatura média é de 26ºC.

Os preços em Barra Grande costumam ser constantes durante todo o ano (exceto semana de Natal e Revéillon), haja vista a dificuldade de acesso e peculiaridades do local.

Assim, se por um lado do turista é exigido um certo esforço para chegar até lá, por outro é possível ter a certeza que quem elege Barra Grande para curtir as férias, poderá desfrutar de dias perfeitos de descanso no paraíso.

Compartilhe sua experiência: que outro destino você indica para o mês de Abril? Deixe sua dica aqui embaixo nos comentários!

Já se inscreveu no nosso canal do Youtube? Se ainda não, aproveita para se inscrever agora: Blog Mala de Viagem no Youtube.

Sempre que você faz sua reserva ou adquire um produto/serviço através de um link do MV, o blog recebe uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o Mala de Viagem sempre atualizado!

Hospedagem

Booking.com

Aluguel de carro

Rent Cars

Seguro Viagem

Seguros Promo

Passagens aéreas

Passagens Promo

Passeios e ingressos

Get Your Guide

Chip Internacional

SimPremium
Author

Wanderlust por natureza, no meu tempo livre estou sempre programando uma nova aventura ou experiência, pois acredito que a melhor viagem é sempre a que está por vir!

Write A Comment

Além de Paris: cidades da França que você precisa conhecer 8 lugares para aproveitar a Semana Santa em família no RJ 7 Motivos para incluir Seychelles na sua lista de viagens em 2023 Descubra quais são os 7 aeroportos com mais atrasos e cancelamentos Dicas para viajar com os animais nas férias Por que optar por se hospedar em imóveis de temporada? Anguila: conheça esse paraíso no Caribe 8 Passeios e atividades fora do óbvio no Rio de Janeiro 10 passeios para fazer na sua viagem a Buenos Aires O que considerar na hora de escolher um safari?