DicasListas

Viagem do mês: 10 destinos para viajar em Janeiro

Janeiro

Janeiro é mês de alta temporada e conhecido como “mês das férias”, pois é época de férias escolares e universitárias. Além disso, muitas pessoas escolhem esse mês para tirar férias do trabalho, fazendo coincidir com as dos filhos.

Janeiro é o pico do verão no hemisfério sul e auge do inverno no hemisfério norte.

Os destinos internacionais localizados ao norte são bastante procurados para a práticas de esportes de inverno como esqui e snowboard.

Janeiro no Brasil é o mês dos destinos litorâneos. A preferência pelas praias da região nordeste do país é inquestionável.

Confira agora a lista dos 10 melhores destinos para viajar em Janeiro.

Descubra também para onde viajar em: Outubro / Novembro / Dezembro.

Para onde viajar em Janeiro: Destinos Internacionais

Chamonix/Mont Blanc – França

Janeiro marca o auge do inverno nos países do Hemisfério Norte. É a chance de escolher um destino ideal para esquiar. Nossa sugestão é fazer uma viagem para esquiar nos Alpes Franceses.

A cidade francesa Chamonix fica ao lado da montanha Mont Blanc, a mais alta dos Alpes e da Europa, um paraíso para os alpinistas.

A cidade é encantadora e toda romântica, cercada por belíssimas paisagens e restaurantes que priorizam a alta gastronomia alpina.

Chamonix é também a sede da maior escola de esqui no mundo, a École de Ski Française.

Destinos Janeiro
Fonte: alpenwild.com

Em Janeiro a temperatura na cidade fica próxima de 0ºC, podendo chegar a -7ºC.

A alta temporada no local vai de Dezembro a Abril. Em Janeiro a quantidade de turistas e os preços dos hotéis diminuem um pouco quando comparados aos preços em Dezembro.

Aspen/Colorado – EUA

Se não quiser atravessar o Oceano Atlântico para esquiar, uma boa opção é viajar até Aspen, destino muito procurado pelos amantes de esportes na neve.

Além das pistas de esqui, Aspen também possui uma vida noturna agitada, com inúmeros bares e restaurantes que movimentam o local.

Destinos Janeiro
Fonte: viagemeturismo.abril.com

Em Janeiro faz muito frio em Aspen. Os termômetros podem marcar de 0ºC a -10ºC.

Como já é de se esperar, Janeiro é mês de alta temporada na cidade. Prepare-se para preços elevados nesse período.

Londres – Inglaterra

Para quem busca por um destino europeu em Janeiro, Londres pode ser uma ótima escolha, pois lá o frio em Janeiro não é tão intenso como nas demais capitais do norte da Europa.

Os dias gelados em Londres são ideais para curtir algumas atrações que a cidade proporciona, como os pubs, teatros, museus e galerias.

Em Janeiro as pistas de patinação e os mercados de Natal ainda estão em funcionamento. Além disso, é o mês das grandes liquidações, perfeito para quem gosta de fazer compras de inverno.

Londres
Fonte: melhoresdestinos.com

Se você gosta de museus, Londres possui vários museus com entrada gratuita. Confira mais informações em: Museus na Europa: Saiba como visitá-los de graça!

Janeiro é inverno em Londres. Os termômetros marcam, em média, entre 4ºC e 9ºC. A intensidade pluviométrica é baixa e raramente neva em Londres.

Os dias são mais curtos, pois costuma escurecer por volta das 16:00. Portanto, a programação das visitas em parques a céu aberto deve levar em conta esse horário.

O período de baixa temporada em Londres ocorre nos meses de Janeiro e Fevereiro, justamente porque são os meses mais frios e podem prejudicar os passeios nos parques.

Um ponto positivo de viajar para a capital inglesa em Janeiro é que os preços estão mais baixos e os pontos turísticos com menos turistas.

Hong Kong – China

O Ano Novo na China não é celebrado no dia 1º de janeiro como na maioria dos países que seguem o calendário ocidental. A celebração acontece em datas diferentes a cada ano, e todo novo ano é relacionado a um animal do horóscopo chinês.

Na celebração do Ano Novo Chinês é comum a reunião da família e práticas da tradição chinesa, como colar envelopes vermelhos nas portas com dizeres de boa sorte em dourado, comer o famoso bolinho chinês, queima de fogos, desfiles e brincadeiras.

Além disso, o ano novo marca o início da Semana Dourada Chinesa (Golden Week) e Festival da Primavera.

Em 2020 o Ano Novo Chinês será comemorado em 25 de Janeiro e será considerado o Ano do Rato.

Durante o mês de Janeiro, Hong Kong apresenta um período de seca, com baixa possibilidade de chuvas. O clima em Janeiro é ameno com temperaturas que variam de 12ºC a 18ºC.

Em virtude das festividades de Janeiro, o mês é de alta temporada em Hong Kong. Os preços ficam mais elevados e os lugares mais cheios.

Cartagena – Colômbia

A cidade costuma superar as expectativas dos visitantes, diante da bela arquitetura do local, animação da cidade e simpatia de seu povo.

No mês de Janeiro acontece o Festival de Música Clássica em Cartagena, que reúne músicos de todo o mundo e apresenta um tema diferente a cada ano.

Em 2020 o Festival ocorrerá entre os dias 04 a 12 de Janeiro. Mais informações no site oficial.

O clima em Cartagena é predominantemente quente durante todo ano. A média anual de temperatura é de 27ºC. Em Janeiro ainda está na estação de seca, portanto, não há grande risco de dias chuvosos.

Janeiro é mês de alta temporada na cidade, por isso os preços tendem a ser mais altos.

Para onde viajar em Janeiro: Destinos Nacionais

Jericoacoara – CE

Jericoacoara está localizada no município de Jijoca de Jericoacoara e pertence à região de preservação do Parque Nacional de Jericoacoara.

Reconhecida internacionalmente como uma das praias mais bonitas do mundo, Jericoacoara se destaca pelas suas dunas, pelas redes dentro d’água, pelos ventos propícios para esportes como Kitesurf e Windsurf e atualmente pela vida noturna agitada.

Destinos Janeiro
Fonte: viagemeturismo.abril.com

Em Jeri faz calor o ano inteiro e Janeiro não é um período de alta intensidade de chuvas. A temperatura no verão pode chegar a 35ºC.

Janeiro e Julho são os meses de alta temporada na região, pois coincidem com os meses de férias escolares. Se decidir viajar nessa época, faça suas reservas com antecedência.

Confira também aqui no blog MV: Essenza Hotel, Jericoacoara – será que vale a pena?

Fernando de Noronha – PE

Outro destino de praia conhecido mundialmente por sua beleza é Fernando de Noronha, a ilha com paisagens exuberantes e água cristalina.

Em 2001 a Unesco declarou Fernando de Noronha como Patrimônio Natural da Humanidade.

Para aqueles que gostam de surf, Janeiro é o mês ideal para conhecer o lugar, pois é época do fenômeno natural chamado “swell” (ventos fortes do oceano) que provoca ondas mais altas.

Destinos Janeiro
Fonte: melhoresdestinos.com

As condições climáticas na região são definidas por duas estações: seca e chuvosa. Em Janeiro a estação é de seca e a temperatura média é de 28ºC.

Durante todo o ano Fernando de Noronha recebe muitos turistas. Em Janeiro a intensidade aumenta, sendo considerado período de alta temporada.

Leia também: Fernando de Noronha: roteiro, passeios, restaurantes e hospedagens.

Morro de São Paulo – BA

As praias do Morro de São Paulo estão localizadas na ilha de Tinharé, em Salvador.

É um destino litorâneo que une praias e ecoturismo, além de possuir bares e restaurantes badalados para os apreciadores da vida noturna. Morrod e São Paulo é um lugar que agrada diversos públicos.

Destinos Janeiro
Fonte viagemeturismo.abril.com

Assim como em outras praias do Nordeste, em Janeiro o clima é quente com bastante vento e baixa probabilidade de chuvas. A temperatura pode variar de 25ºC a 30ºC.

Mais uma vez, por se tratar do litoral nordestino, Janeiro é alta temporada em Morro de São Paulo.

Confira uma lista com as 10 praias para você conhecer nas suas próximas férias de verão.

Ubatuba – SP

Além do litoral nordestino, em razão do clima quente Janeiro também é um ótimo mês para aproveitar as praias de outras regiões do país.

Uma sugestão é Ubatuba, localizada no litoral norte de São Paulo.

Ubatuba é formada por mais de 100 praias, cada uma com seu próprio estilo. O local é todo rodeado pela Serra do Mar e Mata Atlântica nativa.

Além da prática de esportes, o destino oferece opções de lazer como passeios ecológicos e de escuna, muita variedade de bares, restaurantes e baladas.

Dica: Aproveite sua estadia em Ubatuba e faça um bate e volta até Paraty – RJ, que fica a aproximadamente 1 hora de carro.

Janeiro está entre os meses mais quentes do litoral paulista. A temperatura pode variar entre 25ºC a 32ºC. Ubatuba tem alto índice pluviométrico durante todo o ano.

Assim, como na maioria dos destinos nacionais, em Janeiro também é alta temporada em Ubatuba.

É possível se deslocar de carro entre as praias, mas nessa época, em razão do alto número de turistas, as estradas ficam bastante movimentadas. A dica é evitar os horários de fluxo intenso (procurar ir sempre no contra-fluxo) ou procurar hospedagem pertinho da praia de preferência.

Bonito – MS

Bonito atrai visitantes durante todo ano e cada período tem um atrativo diferente.

Embora haja grande probabilidade de chuva em Janeiro, esse é o período propício para conhecer o famoso Abismo de Anhumas, um dos atrativos mais fantásticos de Bonito.

O Abismo de Anhumas é uma das maiores cavernas submersas do Brasil. A entrada é vertical e deve ser feita de rapel (altura de aproximadamente 72 metros). O buraco é pouco iluminado durante quase todo o ano, porém entre Dezembro e Janeiro, recebe um feixe de luz na entrada, tornando o passeio uma experiência única.

Destinos Janeiro
Fonte: viagemeturismo.abril.com

Outra vantagem de conhecer Bonito em Janeiro é ter a oportunidade de ver as cachoeiras mais cheias e a mata mais verde. A fauna fica mais visível também.

Bonito tem duas estação bem definidas: seca e chuva. Janeiro é considerado um mês chuvoso em Bonito. Faz bastante calor e a temperatura pode chegar a 35ºC.

Os meses das férias coincidem com a alta temporada em Bonito, então os preços tendem a estar um pouco mais caros.

Confira também aqui no MV: Bonito: dicas do que fazer e como organizar seu roteiro de viagem.

Compartilhe sua experiência: que outro destino você indica para o mês de Janeiro? Deixe sua dica aqui embaixo nos comentários!

Salve esse post no Pinterest:

Sempre que você faz alguma reserva ou adquire algum produto/serviço utilizando um link aqui do blog, eu ganho uma pequena comissão do site. Você não paga nada a mais por isso e ainda me ajuda a manter o Mala de Viagem atualizado e sempre cheio de novidades!

Aluguel de carro

Rent Cars

Seguro Viagem

Seguros Promo

Passagens aéreas baratas

Passagens Promo

Passeios e ingressos

Get Your Guide

Chip Internacional

SimPremium
Bruna
Bruna
Nossa colunista Bruna é advogada e ama viajar. Sempre em busca de incluir o próximo destino na lista, adora conhecer pessoas, estudar sobre a história dos lugares que visita, aprender novas culturas, idiomas e desfrutar de uma boa culinária. Está aqui para aprender e compartilhar sua paixão por viagens!