Destinos por mês

Viagem do mês: 10 destinos para viajar em Março

Pinterest LinkedIn Tumblr

Muita gente costuma dizer que o ano só começa em Março, depois que passa o Carnaval, mas isso não é motivo para não viajar nesse mês, principalmente quando lembramos que o mês é considerado baixa temporada na maioria dos destinos, com lugares mais vazios e preços atrativos.

A grande notícia é que há muitos pontos positivos para viajar em Março, seja no caso de uma viagem nacional ou internacional.

Nem tão frio, nem tão calor! Essa é a frase que define o mês de Março nos dois cantos do mundo. Março marca o início da primavera no hemisfério norte e do outono no hemisfério sul.

Ainda dá tempo de aproveitar dias de verão nas praias do hemisfério sul. Então se você busca um destino nacional, aproveite março para curtir o litoral brasileiro, curtir as praias mais vazias e hotéis com preços melhores.

No hemisfério norte o frio já está mais ameno, ideal para quem gosta dos destinos de inverno, mas prefere evitar os meses auge da estação (Dezembro a Fevereiro) e temperaturas negativas.

Outro bom motivo para escolher um destino para viajar em Março é o custo da viagem: os preços costumam cair nessa época do ano, pois na maioria dos lugares já não é mais alta temporada, as férias acabaram e o ano “efetivamente começou”.

Para te ajudar na sua escolha, fizemos uma lista com os melhores destinos para viajar em Março.

Independentemente do seu desejo: Brasil ou exterior, praia ou frio, lugares movimentados ou mais vazios… Temos opções para todos os gostos.

Confira a lista até o final e descubra o seu lugar ideal para conhecer em Março.

Para onde viajar em Março: Destinos Internacionais

Se sua escolha for um destino no exterior, lembre-se de contratar um bom seguro viagem e seu chip de internet!

No site Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada e fácil dos preços dos seguros ofertados, analisando qual tem o melhor custo benefício para a sua viagem. Contrate AQUI o seu seguro viagem com desconto, utilizando o cupom MALADEVIAGEM5.

Leitor do blog MV tem 20% na aquisição do chip de celular SimPremium ao utilizar o cupom “maladeviagem”. Clique aqui para pedir o seu! É esse o chip que eu uso em todas as minhas viagens!

Dublin – Irlanda

Em Março acontece a celebração mais tradicional entre os irlandeses, o St Patricks Day.

O feriado é celebrado em homenagem ao padroeiro da Irlanda, São Patrício.

O traje típico da festa são as roupas verdes e brancas. As pessoas saem fantasiadas pelas ruas para festejar.

Para o público que curte festas, os tradicionais pubs da cidade celebram a data com shows especiais durante a noite e, claro, muito chopp verde.

No site oficial da festa você pode encontrar todas as informações sobre o evento.

Com a chegada da primavera em Dublin, a frequência dos dias gelados diminui. No mês de Março o clima ainda é frio, mas muito mais ameno do que nos meses anteriores, permitindo que os turistas e locais façam passeios ao ar livre, curtindo as belas atrações que a cidade proporciona.

Dublin – Irlanda

A cidade vive seu período de alta temporada no verão. Portanto, a vantagem de viajar em Março (início da primavera) é desfrutar de uma Dublin mais tranquila, sem tantos turistas como nos meses de junho a agosto, além de conseguir garantir preços melhores, tanto passagens aéreas como hotéis.

Madri – Espanha

A capital da Espanha tem muitas atrações, principalmente para quem aprecia arte, cultura e boa culinária.

onde-comer-madri
Madri – Espanha

Os passeios mais comuns em Madri incluem as visitas aos museus, como o Reina Sofia, Thyssen-Bornemisza e o Museu do Prado. Alguns deles possuem dias/horários específicos, cuja entrada é gratuita.

Confira também aqui no MV: Museus na Europa: saiba como visitá-los de graça!

Dica: outra boa sugestão é aproveitar a viagem à Espanha para fazer um tour completo, incluindo outras cidades no roteiro, como Barcelona, por exemplo, que em março tem clima ameno também.

O verão em Madri é muito quente, semelhante às temperaturas no Brasil. Então, se quer fugir do calor extremo, é melhor evitar os meses de Junho e Julho para conhecer a cidade.

Por outro lado, Março marca o início da primavera, portanto os dias possuem um clima agradável. É possível pegar alguns dias de frio mais intenso, mas o inverso rigoroso já passou.

Março não é período de alta temporada em Madri. Para quem busca economizar na viagem, eis aqui mais uma vantagem em conhecer a cidade nessa época.

Dicas da Espanha aqui no MV:
Madri: o que fazer / dicas / passeios / roteiro completo.
Barcelona: um guia completo para sua viagem.
Mandarin Oriental Barcelona: luxo e exclusividade na Catalunha.

Maldivas

Março marca a última chamada (considerando os meses do primeiro semestre do ano) para conhecer as Maldivas.

O arquipélago fica localizado no meio do Oceano Índico. São mais de 1.000 ilhas (aproximadamente 200 delas são inabitadas).

A paisagem é formada por areia branca e mar azul turquesa. Há uma mistura marcante entre a natureza exuberante e o luxo dos resorts.

É um um lugar muito cobiçado pela maioria dos viajantes, além de ser um destinos favoritos para passar a Lua de Mel.

como organizar viagem para Maldivas
Maldivas

O clima na região é bem definido em duas estações distintas: uma de seca e a outra chuvosa, com ventos e tempestades fortes.

Março é o último mês para aproveitar o período de seca. A partir de Abril começa a temporada de chuva, que se prolonga até o mês de Setembro ou Outubro, conforme o ano.

A temperatura pode variar de 26ºC a 31ºC nessa época do ano.

Maldivas é considerado um destino de alto custo e março coincide com o final da alta temporada.

Todavia, não recomendo visitar as Maldivas na baixa temporada, pois continuará sendo um destino de alto custo, mas você correrá sérios riscos de não ver aquele mar azul turquesa com por do sol de cinema, se pegar dias chuvosos.

Confira mais dicas: Maldivas: como planejar sua viagem dos sonhos e como escolher o hotel.

Islândia

A primeira coisa que vem à mente quando pensamos na Islândia é: Aurora Boreal.

Também chamado de northern lights ou Aurora Polar, em razão de ocorrer na região polar, trata-se de um efeito esverdeado no céu, provocado pelo impacto dos ventos solares, deixando o céu com uma mistura de cores, dentre as quais se sobressai o verde.

Março é um excelente mês para conhecer o país, pois é a época propícia para ver o fenômeno da Aurora Boreal.

Além da Aurora, o país fica repleto de belíssimas paisagens de neve, dignos de cenários de filmes, sem contar que a alta temporada começa só no verão.

Curiosidade: a Islândia é conhecida como a terra do Fogo e do Gelo, isso porque a ilha foi formada após uma intensa atividade vulcânica e, até hoje, possui vulcões que vez ou outra entram em atividade. Imagine uma país onde por baixo da terra é tudo fogo e por cima está coberto de neve: esse país é a Islândia.

Em relação ao clima, a Islândia foge a regra dos demais países europeus em que o frio diminuiu em Março, pois lá permanece fazendo bastante frio nesse mês. O termômetro pode atingir temperatura negativa de -8ºC e máxima de 14ºC.

Muitos viajantes preferem visitar o país nos meses de verão, que vão de Junho a Agosto, sendo esse o período de maior fluxo de turistas.

Já Março, mesmo sendo um mês propício para ver a Aurora Boreal, não atrai a mesma quantidade de turistas que no verão, portanto, é época de média temporada.

Confira aqui o nosso roteiro de viagem a Islândia.

Islândia

Egito

O Egito está na lista de lugares exóticos para viajar, pois é um país incrível e foge dos destinos convencionais.

Entre as atrações do lugar, não podemos deixar de citar as famosas Pirâmides do Egito ou de Gizé, que é considerada a única maravilha do mundo antigo ainda integralmente existente e foi o’concur no concurso que definiu as 7 Maravilhas do Mundo Moderno.

Conhecer as mesquitas, o Museu Egípcio, o Rio Nilo, a cidade de Alexandria, são outros passeios imperdíveis para a sua viagem ao Egito.

Se você não gosta de muito calor, evite viajar para o Egito entre os meses de Maio a Outubro, pois as temperaturas em regra são muito elevadas. Esse período coincide com a baixa temporada.

Em Março o clima é ameno, possibilitando que o turista desfrute mais dos passeios. A temperatura pode variar de 11ºC a 23ºC.

É período de média temporada, justamente em razão do clima. Por não ser mais período de final de ano e férias, é possível encontrar preços mais em conta em relação às passagens e hospedagens.

destinos para viajar após pandemia
Egito

Para onde viajar em Março: Destinos Nacionais

Como diria a música “são as águas de março fechando o verão”... Esse mês é a sua última chance de curtir dias ensolarados no litoral brasileiro, antes das temperaturas começarem a cair.

Natal – RN

Uma das atrações de Natal são os tradicionais passeios de buggy pelas dunas, lagoas e praias mais famosas. Ao norte destaque para Genipabu, Porto Mirim e Pitangui e, ao sul, para a Praia de Pipa, Praia do Amor e a Praia do Forte.

Destinos Março
Fonte: viagemeturismo.abril.com

Dica: no caminho para a praia de Pipa, aproveite para conhecer o maior cajueiro do mundo!

A cidade de Natal pode ser visitada durante todo o ano, pois não há alterações significativas nas condições climáticas. Todavia, se você preza por dias ensolarados para curtir a praia, evite os meses chuvosos, que vão de abril até julho.

Em Março as temperaturas variam entre 24ºC a 31ºC. Clima perfeito para os dias nas piscinas e praias, principalmente por ainda não ser período chuvoso.

O diferencial em conhecer Natal no mês de Março é justamente pelo fato de que já não é mais período de alta temporada, o que significa redução nos preços de passagens e hospedagens. Além disso, muitas praias ficam paradisíacas, quase desertas. É o mês perfeito para quem quer fugir dos lugares cheios de turistas.

Dica: se você gosta de lugares mais cheios, outra época bacana para conhecer Natal é em meados de Novembro/Dezembro, quando acontece o carnaval fora de época, o Carnatal (mas é período de alta temporada).

Dicas de Natal aqui no MV: Natal: Curtindo um feriado na capital do Rio Grande do Norte.

Florianópolis – SC

A cidade de Florianópolis, também conhecida como Ilha da Magia, foi eleita entre as capitais brasileiras a que apresenta melhor qualidade de vida.

No total, considerando norte e sul da ilha, são 42 praias. Algumas das mais conhecidas são: Campeche, Mole, Joaquina, Canasvieiras, Ingleses e a badalada Jurerê Internacional.

Destinos Março
Fonte: exame.abril

Outro passeio para incluir no roteiro é a Lagoa da Conceição, onde é comum a prática de esportes como windsurf e stand up paddle.

Dica: Florianópolis faz aniversário no dia 23 de março. Todos os anos a data é marcada por eventos com shows de artistas famosos. Se você gosta de festar, vale a pena aproveitar a data para viajar até a cidade.

Em Março, o clima na capital catarinense é muito agradável. A probabilidade de chuvas diminui quando comparada aos meses anteriores (entre Dezembro e Fevereiro), e as temperaturas oscilam entre 23ºC a 28ºC.

Outro ponto muito positivo de viajar para Floriánopolis em Março é a diminuição do número de turistas – a época de férias já acabou!

De Dezembro até Fevereiro a cidade passa pela altíssima temporada. A partir de Março até os meses de inverno, Florianópolis fica mais vazia, desacelerando o fluxo de turistas e de carros no trânsito da capital. Em consequência, os preços também tendem a cair a partir de março.

A vantagem é que dentre os meses de média/baixa temporada, março é aquele mais propício para aproveitar o final do verão, pois depois as temperaturas tendem a cair e, considerando a água fria das praias, o banho se torna menos agradável.

Dica: se for fazer uma viagem em família, principalmente com crianças, aproveite e faça um bate e volta até o parque de diversões Beto Carreiro World, que fica a aproximadamente 2 horas de carro da capital catarinense.

Ilha do Mel – PR

Um destino para viajantes que gostam de contato direto com a natureza e ambientes rústicos, no verdadeiro estilo “into the wild”.

A pequena ilha paranaense fica localizada a aproximadamente 100 km da capital Curitiba, e a única forma de chegar até lá é por meio de barco.

É o destino ideal para relaxar e fugir do agito das grandes cidades. Além das praias, outros passeios imperdíveis são as trilhas, o Farol das Conchas e a Gruta das Encantadas.

Destinos Março
Fonte: viajeparana.com

Em relação às condições climáticas, durante os meses do verão há mais chances de dias ensolarados na ilha, todavia, são frequentes as chuvas de verão (que logo passa). Em Março a temperatura é agradável, com a máxima de 27ºC.

Março é final da alta temporada, então já é possível encontrar preços mais atrativos na Ilha do Mel.

Vale dos Vinhedos – RS

Se você é apreciador de bons vinhos, vai gostar de visitar o Vale dos Vinhedos no mês de Março.

O lugar é conhecido como o melhor destino do enoturismo do Brasil.

Nessa época as parreiras ainda estão carregadas e ocorre a de colheita das uvas (vindima). Por conta disso, as visitas nas vinícolas são ainda mais interessantes, pois é possível participar de experiências singulares que compõem as etapas de produção do vinho, como colher e fazer a “pisa” nas uvas.

Mais informações sobre a Vindima aqui.

Aproveite também para desfrutar das belas paisagens e da gastronomia da região.

O clima típico da serra gaúcha é ideal para quem, mesmo em Março, que curtir um friozinho gostoso. A média térmica é de 18ºC, podendo ter variações durante o dia, hora fazendo mais calor, hora fazendo mais frio (pela manhã e noite).

Ainda não é alta temporada na região, isso porque o altíssimo fluxo de pessoas se concentra nos meses de inverno (principalmente entre Junho e Agosto).

Confira mais dicas: Vale dos Vinhedos: descubra o roteiro do vinho no Rio Grande do Sul.

Rota dos vinhos
Vale dos Vinhedos – RS

São Paulo – SP

A capital paulista é opção de viagem para todos os meses do ano. Há sempre um evento cultural agitando a cidade, shows, espetáculos de teatro, festivais de música, exposições em museus, etc.

Outro atrativo da cidade é a sua gastronomia. A infinidade de bons restaurantes permitem experimentar algo novo a cada visita.

Na dúvida de onde comer em São Paulo? O MV te ajuda: Onde comer bem em São Paulo: Dicas gastronômicas em SP.

Em março as temperaturas são amenas, já não faz mais tanto calor. As chances de chuvas também diminuem e o risco de alagamento nas ruas é pequeno.

A dica é ficar sempre de olho para aproveitar as promoções de passagens que surgem, e São Paulo está na lista dos lugares com mais opções de voos promocionais.

A depender do valor da passagem, vale a pena até para curtir um final de semana diferente!

Tivoli Mofarrej Sao Paulo
Hotel Tivoli Mofarrej – SP

Quer saber como comprar passagens aéreas baratas? O MV tem todas a dicas: Passagens aéreas baratas: um tutorial para você gastar pouco.

Compartilhe sua experiência: que outro destino você indica para o mês de Março? Deixe sua dica aqui embaixo nos comentários!

Sempre que você faz sua reserva ou adquire um produto/serviço através de um link do MV, o blog recebe uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o Mala de Viagem sempre atualizado!

Hospedagem

Booking.com

Aluguel de carro

Rent Cars

Seguro Viagem

Seguros Promo

Passagens aéreas

Passagens Promo

Passeios e ingressos

Get Your Guide

Chip Internacional

SimPremium
Author

Wanderlust por natureza, no meu tempo livre estou sempre programando uma nova aventura ou experiência, pois acredito que a melhor viagem é sempre a que está por vir!

1 Comment

  1. Aline Cavalcanti Reply

    E já está chegando Março de novo! dessa vez junto com o Carnaval. Excelente destinos vocês trouxe na publicação, parabéns. Estava olhando o site do BuscaVoo https://www.buscavoo.com.br/passagem-aerea e tinha umas promoções também de passagem aérea. Vale a pena dar uma olhada por lá. Abraços.

Write A Comment

Além de Paris: cidades da França que você precisa conhecer 8 lugares para aproveitar a Semana Santa em família no RJ 7 Motivos para incluir Seychelles na sua lista de viagens em 2023 Descubra quais são os 7 aeroportos com mais atrasos e cancelamentos Dicas para viajar com os animais nas férias Por que optar por se hospedar em imóveis de temporada? Anguila: conheça esse paraíso no Caribe 8 Passeios e atividades fora do óbvio no Rio de Janeiro 10 passeios para fazer na sua viagem a Buenos Aires O que considerar na hora de escolher um safari?