Lua de Mel

Lua de mel no Brasil: uma lista com os melhores destinos nacionais

Pinterest LinkedIn Tumblr

Eu sei que assim como meu noivo e eu, muitos casais tiveram que remarcar a festa de casamento e viagem lua de mel em razão da pandemia pelo COVID19. Como não há previsão para reabertura da maioria das fronteiras internacionais, destinos nacionais passaram a ser a preferência para a retomada do turismo. E diante desse cenário, vou te apresentar uma lista de destinos incríveis para sua lua de mel no Brasil.

Festas canceladas, viagens desmarcadas e planos adiados. Essa foi a nossa realidade em 2020.

Para quem tinha grandes planos como uma festa de casamento e aquela viagem dos sonhos na lua de mel, a frustração foi ainda maior.

Após algumas pesquisas, notei o fortalecimento das pautas que colocam destinos nacionais como foco no momento da retomada do turismo.

E as razões principais são duas: não há previsão em relação à reabertura das fronteiras na maioria dos países, bem como o desejo de evitar voos longos e deslocamentos que envolvam aglomeração.

Se a maioria das pessoas admite a tendência em evitar voos longos, então, via de consequência, destinos internacionais ficam em segundo plano.

Quando será seguro retomar as viagens ninguém sabe, mas já é possível afirmar que uma nova tendência está nascendo: a preferência por conhecer lugares próximos, principalmente aqueles onde seja possível chegar de carro, evitando aeroportos e aglomerações.

Da mesma forma, a preferência por hospedagens intimistas e mais privativas começa a ser firmada até mesmo por aqueles que antes não pensavam duas vezes antes de escolher um grande hotel all inclusive para suas férias.

Fato é que o turismo está passando por um momento de grandes transformações e, mesmo que por necessidade, as pessoas estão começando a aderir novos hábitos e repensar suas preferências.

E diante desse cenário é que achei de fundamental valia vir aqui e listar excelentes sugestões para quem teve os planos do casamento adiados ou alterados, e agora busca um destino diferente para passar sua lua de mel no Brasil.

Eu sei que alguns casais podem ter preferido adiar o casamento e a tão esperada viagem de lua de mel, mas também penso naqueles que mantiveram os planos, fazendo apenas as adaptações necessárias.

Talvez você tenha adiado sua festa de casamento, mas decidiu manter seu casamento no civil… Ou talvez você tenha adiado a viagem de lua de mel, mas ainda queira buscar um destino alternativo no Brasil para comemorar…

Eu não sei exatamente qual a sua situação, mas vou te mostrar que se a decisão for por substituir os planos iniciais por uma lua de mel no Brasil, existem destinos e hotéis/pousadas perfeitos para essa experiência.

De norte a sul do país, a rede hoteleira brasileira é muito boa, então vai ser fácil de dar algumas sugestões de lugares e hotéis maravilhosos que eu não pensaria duas vezes se tivesse a oportunidade de voltar ou conhecer.

Lua de mel no Brasil: Gramado

Começando pelo sul do país, Gramado é o destino que prontamente me vem à cabeça quando penso em uma boa opção para lua de mel no Brasil.

Em maio de 2020, o município de Gramado publicou o Decreto 103/2020, que permitiu (com restrições) a reabertura da rede hoteleira, dos parques de turismo e museus da cidade.

Dentre as restrições estão o uso obrigatório de máscaras faciais, operação das atividades reduzidas em 50% da capacidade máxima e apresentação de Planos de Contingência para enfrentamento da pandemia, por parte dos hotéis e pousadas.

Outra restrição é em relação à forma como será servido o café da manhã: o sistema buffet está proibido nos hotéis e pousadas.

Em relação ao seu roteiro, sabemos que o clima serrano de Gramado já é romântico por si só, mas a experiência ficará ainda melhor se vocês incluirem na viagem destinos como Canela eBento Gonçalves, fazendo um legítimo tour pela Serra Gaúcha.

Dentre as atividades, posso citar os parques, museus, passear pelas ruas, os bons restaurantes de fondue e as lojas de chocolate artesanal.

Anote no seu roteiro as seguintes atrações: passeio pelo centro turístico de Gramado, Lago Negro, parque Mini Mundo, Snowland, Catedral de Pedra de Canela e Parque do Caracol, Tour Maria Fumaça e visita à Vinícola Miolo.

Sugestões de hospedagem para sua lua de mel:

destinos nacionais pós pandemia
Parque do Caracol – Canela

Lua de mel no Brasil: Santa Catarina

E aqui vai a sugestão de um estado inteiro! Vou te explicar agora porque Santa Catarina merece sua atenção na busca do destino perfeito para sua lua de mel no Brasil.

O estado de Santa Catarina tem praias belíssimas. Muitas vezes, quando pensamos em destinos praianos, logo nos vem à mente as praias do nosso nordeste (falaremos sobre elas oportunamente), mas nem sempre as pessoas lembram das belezas de Santa Catarina.

O estado é uma ótima opção para os casais que querem passar sua lua de mel na praia e valorizam hotéis/pousadas privativas.

Além disso, por ter um litoral relativamente pequeno, é possível incluir mais de uma praia no seu roteiro e, com mais tempo, quem sabe até percorrer todo o estado em uma road trip.

Como sugestão de praias para conhecer, indico: as praias da região de Balneário Camboriú, Estaleiro, Bombinhas, Praia do Rosa e as praias de Florianópolis.

Opções de hospedagem para sua lua de mel:

destinos nacionais pós pandemia
Litoral de Santa Catarina

Lua de mel no Brasil: Campos do Jordão

Campos do Jordão com certeza não poderia faltar nessa lista de destinos para uma lua de mel no Brasil.

A cidade, tal como Gramado, já tem o romantismo como característica inerente, então fica fácil associar Campos do Jordão com uma viagem a dois.

Campos do Jordão é uma cidade linda em qualquer estação. O clima típico de serra (1700 metros acima do nível do mar) dá o ar da graça e torna a cidade um destino buscado durante todo o ano. 

A proximidade de São Paulo (180 km) também é motivo determinante para manter a cidade como um dos lugares turísticos mais procurados do país. Portanto, para uma lua de mel, se o objetivo for buscar privacidade, evite os meses pico de alta temporada (inverno) e os feriados.

Anote no seu roteiro as seguintes atrações: passeio pela Vila Capivari, Bosque do Silêncio, Palácio da Boa Vista, parque Amantikir, Horto Florestal, Lavandário Pico do Itapeva, Teleférico e Morro do Elefante, cervejaria Baden Baden, Vista chinesa ou Belvedere, Museu Felícia Leirner.

Confira aqui no MV o meu post com todas as dicas de Campos do Jordão.

Opções de hospedagem para sua lua de mel:

Campos do Jordão vista do teleférico

E deixo aqui mais algumas sugestões de hotéis incríveis para uma viagem a dois no estado de São Paulo:

Lua de mel no Brasil: Monte Verde

Ainda seguindo a linha do clima serrano e inerentemente romântico, eis Monte Verde, como uma belíssima opção para sua lua de mel no Brasil.

Monte Verde é um distrito do estado de Minas Gerais (fica na Serra da Mantiqueira, na divisa com São Paulo), e reserva as mesmas características de Campos do Jordão. Inclusive, para quem mora em São Paulo, torna-se uma perfeita escolha, visto que possível ir de carro até o destino.

O que fazer em Monte Verde: passear pela Avenida Monte Verde (sua via principal), fazer um passeio de jeep com piquenique, fazer uma trilha no Parque Verner Grinberg, visitar o lavandário Lavandas na Varanda, comer foundue e tomar bons vinhos.

Hospedagem para sua viagem:

destinos nacionais pós pandemia
Hotel Kuriuwa – Monte Verde

Embora não esteja localizada em Monte Verde, vale mencionar mais uma pousada maravilhosa em Minas Gerais: Capim do Mato Pousada & Spa by L’Occitane, na Serra do Cipó (aproximadamente 100 km de Belo Horizonte).

Outros dois destinos que pode interessar aos casais que gostam de viagem para cidades históricas e ricas em cultura são Ouro Preto e Tiradentes.

Confira aqui no MV o meu post com todas as dicas de Ouro Preto.

Lua de mel no Brasil: Búzios

Búzios é o próximo destino que aparece aqui na nossa lista de indicações de viagem para sua lua de mel no Brasil.

Com cerca de 30 mil habitantes, a cidade turística de Armação de Búzios (ou apenas Búzios) foi sem dúvida a que mais despertou meu interesse quando visitei a Região dos Lagos.

A cidade é toda preparada para o turismo, com muita sinalização nas ruas, inclusive com placas em inglês, devido ao grande volume de turismo internacional.

Búzios é repleta de pousada maravilhosas e com vistas deslumbrantes, por isso que indico Búzios para sua lua de mel.

Além disso, dada a proximidade entre as duas cidades, você poderá facilmente tirar um ou dois dias para visitar as belíssimas praias de Arraial do Cabo também.

As praias de Búzios são lindas, mas as de Arraial conseguem ser ainda melhores, por isso indico esse “combinado”.

Sugestões para o seu roteiro:

  • Geribá e Praia Brava: boa pedida para os surfistas.
  • Rasa e Manguinhos: opção para os velejadores.
  • Praia do Forno: praia pequena (130 metros de extensão), cercada de vegetação e rochas. Ideal para mergulho com snorkel.
  • Ferradura, Azeda, Tartaruga, João Fernandes e João Fernandinho: praias tranquilas e com boa estrutura.
  • Azeda, Azedinha e João Gonçalves: praias calmas e região tranquila.

Em Arraial do Cabo: visite as Prainhas do Pontal do Atalaia, a Praia da Ilha do Farol e Praia do Forno.

Pousadas para sua lua de mel em Búzios:

Confira aqui no MV o meu post com todas as dicas de Búzios e Região dos Lagos.

Búzios

Lua de mel no Brasil: Bonito

Bonito, em Mato Grosso do Sul, é o destino ideal para os casais que queiram curtir sua lua de mel no Brasil num destino de ecoturismo.

Embora seja uma cidade pequena, Bonito tem uma boa estrutura para receber o turista, com várias opções de hotéis e pousadas e uma infinidade de passeios para todos os gostos.

Cachoeiras, rios de água cristalina, mergulhos, grutas, balneários… Se esses passeios te interessam, Bonito um destino muito bem cotado.

Pense num roteiro que inclua passeios variados. Aconselho:

  • Um parque de trilhas e cachoeiras
  • Um balneário
  • Uma flutuação
  • Uma gruta
  • Um mergulho com cilindro

Importante ressaltar que você precisará reservar seus passeios através de uma agência, pois não é possível chegar no atrativo e comprar o passeio na hora, pois exigem um pré-agendamento e funcionam com limite diário de pessoas.

Dicas de hospedagem para sua lua de mel em Bonito:

Confira aqui no MV o meu post com todas as dicas de Bonito.

o que fazer em Bonito
Bonito

Lua de mel no Brasil: Amazônia

E surge a Floresta Amazônica como o próximo destino para lua de mel no Brasil dos casais que amam contato com a natureza e querem ter uma lua de mel bem exótica.

Por muitos anos o turismo na Floresta Amazônica, era mais buscado por turistas estrangeiro do que pelos próprios brasileiros. De uns anos pra cá essa realidade vem se alterando e cada vez mais o turista brasileiro busca conhecer essa maravilha da natureza.

Talvez num primeiro momento possa parecer estranho eu recomendar a Floresta Amazônica como um destino de lua de mel no Brasil, mas depois que tive a oportunidade de conhecer o lugar, pude ter a certeza de que é uma experiência maravilhosa, inclusive para os casais apaixonados.

Imagine vocês em um lodge super privativo no meio da floresta, cercados por água, árvores, animais e por do sol de cair o queixo?

Dentre as atividades, destacam-se: passeio de barco, pesca, passeio de canoa, contemplação da fauna e flora, trilha na floresta e banho de rio.

Geralmente os lodges possuem pacotes com tudo incluso (alimentação e passeios), bastando ao hóspede escolher quantos dias quer ficar e os hotéis de selva te buscam em Manaus.

E aqui deixo algumas sugestões de lodges incríveis:

Confira aqui no MV o meu post sobre como foi minha experiência na Amazônia.

destinos nacionais pós pandemia
Juma Amazon Lodge – Floresta Amazônica

Lua de Mel no Brasil: Bahia

Pois é, tal como fiz com Santa Catarina, recomendo o estado da Bahia como um todo para uma lua de mel no Brasil.

Todavia, ao contrário de Santa Catarina, que tem um litoral muito menor, provavelmente não será possível conhecer todo o litoral baiano na sua viagem de lua de mel.

Então vamos explorar cada um dos destinos mais recomendados para uma viagem a dois nesse paraíso chamado Bahia.

Trancoso

Trancoso é um destino muito procurado tanto para casamentos na praia, como para destino da lua de mel. Eu mesma já cogitei de fazer minha festa de casamento lá.

Uma viagem de lua de mel em Trancoso também pode incluir destinos paradisíacos como Arraial d’Ajuda e Caraíva.

Opções de hospedagem para essa viagem perfeita:

Trancoso

Morro de São Paulo

Mais um destino que cogitei para minha festa de casamento, e que cabe como opção perfeita para quem quer passar a lua de mel na Bahia.

Uma viagem a dois até Morro de São Paulo, combina muito bem com Boipeba. Aposte nessa combinação.

Para chegar até Morro de São há basicamente duas formas: de barco a partir de Salvador ou de transporte por via terrestre até Valença e depois barco/lancha até Morro de São Paulo.

Hospede-se em:

Morro de São Paulo

Itacaré

Uma lua de mel em Itacaré também não fica nada atrás das opções anteriores.

Uma sugestão é fazer um roteiro combinando Península de Maraú, Itacaré e Ilhéus.

Eu sei… Poderíamos fazer um post só para destinos de lua de mel na Bahia, porque já está ficando difícil escolher com tanta variedade!

Sugestões de hospedagem:

Itacaré

Praia do Forte

Praia do Forte é mais uma sugestão da nossa lista de opções de lua de mel na Bahia.

A rede hoteleira na Praia do Forte é maravilhosa, sem contar que dada sua proximidade com a capital, vale a pena investir no combinado Salvador + Praia do Forte.

Dicas de hospedagem:

Praia do Forte

Lua de Mel no Brasil: São Miguel dos Milagres

São Miguel dos Milagres é um destinos praiano clássico para os casais que querem passar a lua de mel no Brasil, sobretudo, num lugar paradisíaco, com muito sol e mar azul.

O clima tropical de Alagoas, com sol abundante durante todo o ano, as praias cristalinas e a profusão de lagoas, torna o destino realmente singular.

Muitos quilômetros de praias paradisíacas unidas ao verde dos mangues e lagoas de água doce. A isso, acrescente uma boa pitada de simpatia da simples população local. Essa combinação faz com que Milagres seja um dos destinos mais cobiçados dos últimos anos para quem aprecia o turismo de experiência.

São Miguel dos Milagres é um destino da Costa dos Corais, que se estende de Paripueira até Maragogi.

A região que compreende desde Porto de Pedras até Barra de Camaragibe recebeu o nome de Rota Ecológica dos Milagres (compreende os municípios de Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres e Passo de Camaragibe), haja vista a variedade de passeios e belezas naturais concentradas nesse trecho.

Então quando eu falo “São Miguel dos Milagres”, leia-se: Rota Ecológica dos Milagres, pois tudo é muito pertinho, de modo que na sua viagem de lua de mel você poderá conhecer toda essa região.

São Miguel dos Milagres é um local muito preservado, então não espere encontrar modernidade e tecnologia por lá, mas sim vilas rústicas de pescadores, hoje em dia agraciadas por pousadas de charme pé na areia, onde o lema é “desconecte-se com o mundo lá fora e se conecte com a natureza”.

Opções de pousadas incríveis para sua lua de mel:

Confira aqui no MV o meu post com todas as dicas de São Miguel dos Milagres.

São Miguel dos Milagres

Eu imagino que muita gente vai ler minha indicação sobre São Miguel dos Milagres e vai questionar porque Maragogi não está na lista.

Maragogi também é um lindo destino, mas sabemos que é mais procurado por turismo de massa do que São Miguel dos Milagres.

Como uma viagem de lua de mel combina com lugares tranquilos e privacidade, minha tendência é indicar a Rota Ecológica dos Milagres.

Todavia, Maragogi está perto, então é possível fazer um combinadinho entre os dois destinos.

Se você quiser incluir também Maragogi no seu roteiro, vale a pena conferir a Pousada Camurim Grande.

E ainda tem mais um destino alagoano que merece ser mencionado nessa lista: Barra de São Miguel (pertinho da capital Maceió).

Em Barra de São Miguel, há dois hotéis fortemente recomendáveis: Gungaporanga Hotel e Kenoa.

Confira aqui no MV o meu post com todas as dicas sobre Barra de São Miguel e como foi minha experiência no Gungaporanga Hotel.

Lua de Mel no Brasil: Porto de Galinhas

Porto de Galinhas também aparece na nossa lista de destinos para sua lua de mel no Brasil.

Localizada no município de Ipojuca, ao sul de Pernambuco, Porto de Galinhas é uma praia mundialmente conhecida por suas piscinas naturais de águas mornas e claras que se formam entre os corais.

Embora seja um destino muito procurado pelo turismo de massa, ainda assim acho que é possível fazer um bom turismo de experiência na região. Tudo dependerá de como você organizará essa viagem.

Porto de Galinhas combina perfeitamente com Carneiros, que é uma praia paradisíaca perfeita para casais em lua de mel.

O destino acaba ficando mais movimentado durante o dia, mas quando os passeios de um dia retornam para Porto de Galinhas, a praia dos Carneiros fica extremamente sossegada.

O que fazer: no seu roteiro inclua as praias de Muro Alto, Cupe e Maracaípe (todas em Porto de Galinhas). Depois estenda a viagem até a Praia de Carneiros. Com tempo extra, reserve mais um dia para conhecer a Ilha de Santo Aleixo.

Onde se hospedar:

Confira aqui no MV o meu post com todas as dicas sobre Porto de Galinhas e Praia dos Carneiros.

Porto de Galinhas

Lua de Mel no Brasil: Fernando de Noronha

Fernando de Noronha, mais um destino pernambucano que tem lugar garantido na lista de destinos para sua lua de mel no Brasil.

Fernando de Noronha vem se tornando mais acessível com o passar do tempo. Ainda é um destino nacional com carinha de internacional (em razão dos valores), mas graças às promoções de passagens aéreas e possibilidade de hospedagem em pousadas simples ou até mesmo hostels, a ilha vem se popularizando entre os brasileiros.

Para uma viagem de férias ou para uma primeira vez em Noronha, eu indicaria facilmente pousadas básicas para a estadia, visto que o foco da viagem provavelmente seriam os passeios.

Porém, para uma viagem de lua de mel, mesmo sendo a primeira vez do casal na ilha, vale a pena investir em uma pousada mais requintada, já que a hospedagem é um dos pontos altos de uma viagem assim.

Sugestões de hospedagem para sua lua de mel em Noronha:

Quantos aos passeios, recomendo: tour pela ilha com buggy, passeio de barco para assistir o por do sol, passeio para ver golfinhos, mergulho e snorkeling nas praias, e muito “sol e água fresca”.

Confira aqui no MV o meu post com todas as dicas sobre Fernando de Noronha.

destinos nacionais pós pandemia
Fernando de Noronha

Lua de Mel no Brasil: Natal e Pipa

Natal e Pipa pertencem ao estado do Rio Grande do Norte e é mais um combinadinho que funciona muito bem para uma lua de mel no Brasil.

Enquanto em Natal o casal vai passar dias mais agitados entre passeios, restaurantes e movimento, em Pipa será o momento para relaxar, curtir praia e caminhar pela vila.

Dentre as capitais do nordeste, Natal chama minha atenção, pois é cercada por belíssimas praias, dunas, passeios que incluem visita ao maior cajueiro do mundo e muita diversão.

No seu roteiro: reserve pelo menos dois dias para fazer os passeios pelas praias do litoral norte e no outro dia pelas praias e atrações do litoral sul.

Se o casal gostar de piscinas naturais, aproveite a oportunidade para conhecer também Parrachos de Maracajaú, Parrachos de Perobas, Parrachos de Pirangi e Galinhos.

Dicas de hospedagem:

Confira aqui no MV o meu post com todas as dicas de Natal e Pipa.

Praia de Pipa

Se você gostou da ideia de passar sua lua de mel do estado do Rio Grande do Norte, mas está buscando uma praia mais tranquila, mais afastada do grande fluxo de turistas, então seu destino pode ser São Miguel do Gostoso (100 km ao norte de Natal).

Eu provavelmente ficaria com essa opção para uma viagem de lua de mel.

Deixo então algumas sugestões de onde ficar em São Miguel dos Gostoso:

Lua de Mel no Brasil: Jericoacoara

Jericoacoara, no Ceará, jamais ficaria de fora da lista dos melhores destinos para sua lua de mel no Brasil.

Jericoacoara é uma vila de pescadores que encanta brasileiros e estrangeiros ano após ano.

O Parque Nacional de Jericoacoara fica a 300 km de Fortaleza, reunindo belezas naturais de encher os olhos: mar quentinho, dunas, por do sol arrebatador, lagoas, ventos que propiciam a prática de esportes como Kite e Wind-Surf, rica gastronomia, gente acolhedora e amigável.

Embora hoje já seja possível chegar ao local de avião (o aeroporto fica no município de Cruz), a pequena vila de Jeri, como carinhosamente chamada, mantém suas características primordiais: a vila não possui asfalto (chinelinhos para que te quero!), tampouco postes de iluminação, o que garante que a luz do luar e das estrelas sejam preservadas.

Do aeroporto até a vila de Jeri são alguns bons quilômetros de estrada de chão (areia para ser mais precisa), razão pela qual é indicado reservar um transfer em veículo 4×4 para o trajeto.

Ali a calma e a tranquilidade tem espaço garantido: caminhe pelas ruas de areia para descarregar as energias, acorde cedo para dar uma boa corrida pela praia, relaxe assistindo o por do sol da famosa Duna do Por do Sol.

Para sua hospedagem:

Jericoacoara

Se tiver disponibilidade para estender um pouco mais a viagem pelo Ceará, outros hotéis e pousadas incríveis são:

Compartilhe sua experiência: quais outros destinos você tem em mente para uma lua de mel no Brasil?

Já se inscreveu no nosso canal do Youtube? Se ainda não, aproveita para se inscrever agora: Blog Mala de Viagem no Youtube.

Você gosta das minhas dicas? Siga o @maladeviagem no Instagram, assim você poderá acompanhar todas as minhas viagens em tempo real.

Sempre que você faz sua reserva ou adquire um produto/serviço através de um link do MV, o blog recebe uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o Mala de Viagem sempre atualizado!

Hospedagem

Booking.com

Aluguel de carro

Rent Cars

Seguro Viagem

Seguros Promo

Passagens aéreas

Passagens Promo

Passeios e ingressos

Get Your Guide

Chip Internacional

SimPremium

Author

Wanderlust por natureza, no meu tempo livre estou sempre programando uma nova aventura ou experiência, pois acredito que a melhor viagem é sempre a que está por vir!

Write A Comment

Além de Paris: cidades da França que você precisa conhecer 8 lugares para aproveitar a Semana Santa em família no RJ 7 Motivos para incluir Seychelles na sua lista de viagens em 2023 Descubra quais são os 7 aeroportos com mais atrasos e cancelamentos Dicas para viajar com os animais nas férias Por que optar por se hospedar em imóveis de temporada? Anguila: conheça esse paraíso no Caribe 8 Passeios e atividades fora do óbvio no Rio de Janeiro 10 passeios para fazer na sua viagem a Buenos Aires O que considerar na hora de escolher um safari?