Depois de anos ensaiando, pesquisando, programando, finalmente minha viagem para Campos do Jordão saiu! Embora seja um destino de fácil acesso, motivos variados sempre deixavam Campos para depois, e esse cenário se repetiu por 3 anos, até que foi enfim eleito como viagem de Páscoa de 2019.
Costumo deixar destinos nacionais (principalmente os bem localizados e de fácil acesso) para feriados de 3 ou 4 dias, pois assim aproveito as férias para fazer as viagens mais longas.
O problema é que viajar nos feriados geralmente é sinônimo de preços altos e lugares lotados. E essas foram as razões pelas quais Campos do Jordão demorou a sair.
Mas se, assim como eu, você só dispõe de feriados para conhecer destinos como esse, já adianto que não é para assustar nem desistir! Com organização, planejamento e um pouquinho de jogo de cintura, tudo dá certo.
Vou te ajudar a organizar sua viagem, não se preocupe!
Quando visitar Campos do Jordão?
Campos do Jordão é linda em qualquer estação. O clima típico de serra (1700 metros acima do nível do mar) dá o ar da graça e torna a cidade um destino buscado durante todo o ano.
A proximidade de São Paulo (180 km) também é motivo determinante para manter a cidade como um dos lugares turísticos mais procurados do país.
No inverno essa procura aumenta ainda mais, pois é inevitável ir a Campos e não se sentir com um pezinho da Europa (Campos é apelidada de “Suíça Brasileira”). Falar isso pode até ser clichê, mas nem por isso deixa de ser verdade.
Campos do Jordão funciona a todo vapor durante todo o ano e, por tal razão, você não deve ter medo em “escolher mal” a época da visita.
Programe-se dentro das suas possibilidades, pois quase sempre é alta temporada em Campos.
A época mais intensa, sem dúvida, é meados do ano, pois quando chegam as estações de outono e inverno, os turistas ficam doidos para aproveitar o melhor da cidade – o clima e sua culinária. Assim, com a chegada do outono, também se declara aberta a temporada dos vinhos e fondues.
O ápice de visitação ocorre no mês de julho, quando acontece o Festival Internacional de Inverno de Campos de Jordão.
Visitei Campos do Jordão no feriado de Páscoa e a cidade estava bastante cheia. Para não ter estresse desnecessário, segredo foi fugir do fluxo: fazer tudo antes do restante das pessoas!
No geral as pessoas que procuram dias de descanso na cidade, não estão empenhadas em acordar muito cedo. O bom disso é que se você estiver disposto a acordar um pouco antes delas – e nem precisa ser tão cedo assim – você consegue adiantar toda sua programação em 1 ou 2 horas e “andar na contramão” da multidão: quando eles estiverem indo, você estará voltando.
Acordamos às 7:30, tomamos café às 8h, almoçamos próximo ao meio dia e jantamos por volta das 19h. Não pegamos fila em nenhum lugar! Foi ótimo e por isso recomendo Campos do Jordão até mesmo no feriado de Páscoa.
Como chegar em Campos do Jordão e se locomover na cidade?
Como chegar vai depender de onde você mora.
No meu caso, peguei um voo até o aeroporto de Guarulhos e lá aluguei um carro para ir até Campos do Jordão.
De qualquer forma, acredito que a melhor maneira de visitar Campos é de carro mesmo, pois assim você fica livre para fazer seu roteiro da forma como quiser e na hora que quiser.
Alugue seu carro na Rentcars clicando aqui!
A cidade é pequena, mas os pontos turísticos não estão concentrados. Para conhecer os parques você precisa de um bom deslocamento.
Táxi e Uber também funcionam na cidade, mas se você visitar um parque onde não há sinal de internet, depois terá dificuldade para chamar o transporte. Se precisar de um serviço assim, melhor combinar o horário de retorno antes e marcar o ponto de encontro na saída.
A terceira opção para se locomover na cidade é com o transporte público (Viação na Montanha). Há 3 linhas que levam aos pontos de interesse Horto Florestal, Pica Pau e Alto da Boa Vista. Não é a forma mais cômoda e rápida, mas com certeza é a mais econômica.
Onde se hospedar em Campos?
Há uma infinidade de opções de hospedagem em Campos do Jordão.
Hotéis de luxo, de categoria conforto, pousadas, hotéis boutiques, pensões… O Airbnb também vem ganhando espaço a cada ano e caindo de vez no gosto dos brasileiros.
Inclusive, tenho um cupom de até R$ 179,00 de desconto na sua primeira reserva pelo AirBnb – pegue aqui seu cupom!
Campos do Jordão é um destino classificado como caro. E é mesmo, não vou faltar com a verdade. O maior reflexo disso está justamente no valor das hospedagens (alta temporada principalmente).
Se você estiver de carro, não precisa ficar muito preocupado com localização do hotel/pousada. Por outro lado, se quiser ficar bem centralizado na cidade, as melhores opções são as hospedagens próximas à Vila Capivari, que é o centro turístico da cidade.
Eu não fiquei na Vila Capivari e isso não fez diferença pra mim, pois deixava o carro estacionado nas redondezas e pronto, problema resolvido.
Mas se você quiser o conforto de nem precisar tirar o carro da garagem, então considere os hotéis ou pousadas dessa região.
Considerando que os valores das diárias flutuam muito conforme época do ano, decidi colocar as sugestões de hospedagem com os links que direcionam para a reserva no Booking.com – assim você poderá preencher o campo de busca diretamente com a data exata da sua viagem, evitando o desconforto de ler um preço aqui, mas, quando for pesquisar, constatar que para suas datas ele está inflacionado (se eu me incomodo com isso, imagino que você também).
Sugestões de hospedagens próximas à Vila Capivari ou nela:
- Hotel Serra da Estrela
- Hotel Estoril
- Pousada Casa Gialla
- Villa Amistà Campos do Jordão
- Hotel Boutique QUEBRA-NOZ
- Pousada Villa D’ Biagy
- Hotel Frontenac
- Pousada Big Bear
- Apple House
- Pousada Luis XV
- Pousada Marco Polo
Por outro lado, se ficar tão próximo à Vila Capivari não for uma prioridade para você, eis outras sugestões de hospedagem em Campos do Jordão:
- Pousada Harry Pisek
- Pousada Déjà Vu
- House Boutique Capivari
- Pousada Caminho das Pedras
- Pousada D´Lines
- Chateau La Villete
- Pousada da Pedra
- Pousada Benevento
- Conforto na Montanha
- Matsubara Pousada
- Pousada Confraria da Terra
- Pousada Ville de France
- Pousada Aconchego da Serra
- Pousada Gasthaus Peter
Minha escolha: Pousada Café Poesia
Comprei minhas passagens no final de janeiro e já tratei de procurar a hospedagem.
Inicialmente a surpresa não foi nada boa, pois mesmo faltando quase 3 meses para viagem, mais de 60% do total de hospedagens já estava lotado!
Pesquisei dentre as opções que me interessavam e achei uma pousada muito simpática e diferente: a Pousada Café Poesia.
A pousada é um charme: toda construída em contêineres. Já havia visto algumas recomendações em blog de amigas e tive a certeza que estava fazendo uma boa escolha.
E, chegando lá, além do aconchego do lugar, também fiquei encantada com o atendimento: simplesmente fantástico. Inclusive, acredito que o atendimento seja o ponto forte da Pousada Café Poesia.
Os quartos são cuidadosamente decorados, possuem uma pequena antessala na entrada, onde está um armário, poltrona, mesinha de canto e frigobar. O banheiro fica à direita do corredor, todo equipado com amenities de qualidade.
O quarto possui banheira de hidromassagem, lareira, televisão, cama king com aquecimento individual e varandinha.
Na chegada também nos foi servido uma bandeja com chá e bolachas artesanais de boas vindas.
Além do delicioso café da manhã em um salão todo especial com iluminação natural, mesas estilosas e poltronas confortáveis, a diária inclui um café da tarde entre 16 e 18 horas.
Onde comer em Campos do Jordão?
Embora, como já dito, Campos seja uma cidade considerada “cara” (turismo caro), a parte gastronômica ficou dentro do esperado pela qualidade apresentada.
Só para exemplificar, gastamos menos para comer em Campos do Jordão do que gastaríamos em São Paulo, considerando restaurantes do mesmo nível.
E como se come bem em Campos hein… Nossa! Posso nem lembrar que fico com vontade.
Eu me oriento muito pelo TripAdvisor quando quero escolher os restaurantes da viagem.
Em Campos não foi diferente! O Trip ajudou muito nas escolhas e deixo aqui as recomendações a avaliações dos que visitamos:
Confraria do Sabor:
Villa Gourmet:
Rostie Restaurant:
Bella Vista Restaurante & Pizzaria:
Clique aqui para seguir o MV no TripAdvisor e acompanhar todas as nossas avaliações em tempo real!
Um lugar que não cheguei a ir, mas ouvi boas recomendações a respeito é o chamado Nut Campos Creperia, para quem não dispensa um bom crepe de Nutella.
Também passei conhecer o famoso Bistrô Sans Souci, mas apenas para um café. O local serve todas as refeições e é bastante tradicional na cidade.
O que fazer em Campos do Jordão?
E agora a lista das atividades, passeios, parques e atrações para serem visitadas em Campos do Jordão.
Escolha conforme seus interesses e tempo na cidade!
Vila Capivari:
- Entrada gratuita: é o centrinho turístico de Campos do Jordão.
- Interesse: bares, lojas, restaurantes, sorveterias… Melhor lugar para passear, ver o movimento, curtir o clima da cidade.
Bosque do Silêncio:
- Entrada gratuita.
- Interesse: caminhar e contemplar plantas nativas e flores.
- Atividades: arvorismo e tirolesa (paga-se à parte).
- Endereço: Av. Sen. Roberto Simonsen, 1724 – Jardim Alpestre.
- Funcionamento: todos os dias, das 9 às 18 horas.
Palácio da Boa Vista:
- Entrada gratuita com visita guiada a cada 15 minutos.
- Interesse: o Palácio da Boa Vista é a casa oficial do governador no inverno.
- Atividades: visita guiada para conhecer o interior do palácio, que conta com obras modernistas.
- Endereço: Av. Adhemar Pereira de Barros, 3001 – Alto da Boa Vista.
- Funcionamento: quarta-feira a domingo, das 10 às 12 horas e das 14 às 16 horas.
Amantikir – Jardins que falam:
- Entrada: R$ 40,00.
- Interesse: acho que é o lugar mais bonito para visitar em Campos do Jordão. Ideal para apreciar a paisagem, as plantas e ver a serra. Um parque de 60 mil m², com mais de 700 espécies de plantas dispostas em jardins inspirados em diversos lugares do mundo.
- Endereço: Rodovia Campos do Jordão/Eugenio Lefevre, 215 Gavião Gonzaga.
- Funcionamento: diariamente, das 8 às 17 horas.
- O único problema do Amantikir é não permitir fotos profissionais (ensaios) no seu interior. Na verdade, só é permitido mediante agendamento e pagamento de taxa (que, ao meu ver, acaba não compensando, pois existem muitos lugares bonitos para fotografar em Campos do Jordão, como você poderá conferir ao final desse post).
Horto Florestal de Campos do Jordão:
- Entrada: R$ 14,00.
- Interesse: o Horto é um Parque Estadual com 503 hectares.
- Atividades: trilhas leves, piquenique, alugar uma bicicleta, arvorismo. Fizemos a trilha da Cachoeira de bike (valor do aluguel da bicicleta: R$ 35,00 por 1 hora).
- Endereço: Av. Pedro Paulo, s/n.
- Funcionamento: de quinta a terça-feira, das 9 às 16 horas.
Lavandário Pico do Itapeva:
- Entrada: R$ 20,00 por carro + R$ 10,00 por pessoa.
- Interesse: o tradicional Pico do Itapeva foi fechado, mas agora é possível visitar o Parque do Itapeva e seu lavandário. Não é uma super atração, considerando o preço da entrada, então, se optar por ir, espere encontrar um lugar bonito, mas que não é imperdível.
- Endereço:
- Funcionamento: diariamente.
Teleférico e Morro do Elefante:
- Preço do teleférico: R$ 17,00.
- Interesse: vista da cidade, contemplação. É um passeio tradicional na cidade.
- Endereço: Teleférico – Av. Emílio Ribas, s/n – Capivari – (12) 3663-1530; Morro do Elefante – 98, R. N Cinco, 2 – Jd Belvedere.
- Funcionamento: o teleférico funciona de terça e quarta feira das 12:30 às 17:00, quinta, sexta e segunda das 10:00 às 17:00 e sábado e domingo, das 10:00 às 16:30. Também pode chegar ao Morro do Elefante de carro (diariamente, qualquer horário).
Fábrica de Chocolate Araucária:
- Entrada gratuita. Aos sábados e domingos o passeio é guiado e o guia explica o processo.
- Interesse: na fábrica de chocolates da Araucária você conhecerá o método de fabricação dos chocolates e poderá assistir os funcionários trabalhando atrás de um vidro.
- Endereço: Av. Amadeu Carletti Junior, 255 – Vila Jaguaribe.
- Funcionamento: todos os dias, das 10 às 18 horas.
Tour na cervejaria Baden Baden:
- Entrada: R$ 30,00 – inclui tour e dois copos de bebida.
- Interesse: visita à fábrica da Baden Baden com explicação sobre a história da cerveja e sua produção. Inclui duas degustações e um brinde.
- Endereço: Av. Matheus da Costa Pinto, 1653 – Vila Santa Cruz.
- Funcionamento: todos os dias, das 10 às 17 horas (precisa fazer reserva: 0800 888 1010).
Vista chinesa ou Belvedere:
- Entrada gratuita.
- Interesse: um bom lugar para apreciar o por do sol.
- Endereço: Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, logo na saída de Campos do Jordão.
- Funcionamento: todos os dias (sempre aberto).
Museu Felícia Leirner:
- Entrada: R$ 10,00.
- Interesse: museu a céu aberto com obras (esculturas em bronze e cimento branco) da artista polonesa-brasileira Felícia Leirner.
- Atividades: caminhada, vistas (bela vista para a Pedra do Baú) e área de piquenique.
- Endereço: Av. Dr. Luis Arrobas Martins, nº 1880 – Alto da Boa Vista.
- Funcionamento: terça-feira a domingo, das 9 às 18 horas.
Pedra do Baú:
- Entrada: R$ 10,00 por carro.
- Interesse: vista, natureza, contemplação. Trata-se de um complexo de 3 rochas: Baúzinho, Ana Chata e Pedra do Baú. Para chegar ao Baúzinho não precisa fazer trilha – basta parar o carro na entrada da trilha. Para chegar na Pedra do Baú (1964 metros) e Ana Chata (1700 metros) é necessário fazer trilha.
- Atividades: trilhas.
- Endereço: monumento natural.
- Funcionamento: diariamente.
Passeio de bondinho:
- Preço: R$ 16,00 até o portal ou R$ 12,00 até a Abernéssia.
- Interesse: o bonde sai da estação central do Capivari (Emílio Ribas) e vai até a entrada da cidade perto do Portal. Tempo: 50 minutos.
- Endereço: Estação Emílio Ribas – Av. Emílio Ribas, s/n – Capivari.
- Funcionamento: diariamente, das 9 às 17 horas.
Parque da Cerejeira em Flor:
- Entrada: R$ 18,00.
- Interesse: recomendada visita entre os meses de julho e agosto, quando as cerejeiras estão floridas.
- Endereço: Av. Cap. Tassaburo Yamaguchi, 2173 – Vila Albertina.
- Funcionamento: diariamente (exceto terça-feira), das 9 às 16 horas.
Parque Tarundu:
- Entrada: R$ 12,00 (paga-se por atrações também).
- Interesse: centro de lazer com 500 mil m² que oferece mais de 30 atividades (pagas à parte), com opções para crianças e adultos.
- Atividades: tirolesa, arvorismo, passeio a cavalo, pista de patinação no gelo indoor, arco e flecha, paintball, orbit ball, passeio de balão (sob consulta).
- Endereço: Endereço: Av. José Antônio Manso, 1515.
- Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9:30 às 18 horas; sábado, domingos e feriados, das 09:30 às 22 horas.
Ensaio fotográfico profissional
Para completar nossa viagem e voltar com as melhores fotos de Campos, fizemos um ensaio fotográfico com nosso amigo Wesley do @amoremclick!
O Wesley também pode ser seu fotógrafo por um dia quando você estiver na cidade. Garanto que além de voltar com muitas fotos lindas, terá horas muito agradáveis de passeio pelos cantinhos mais lindos de Campos do Jordão.
Confira agora o resultado do nosso ensaio (a foto da capa desse post também fez parte do ensaio):
Todos os stories da viagem estão salvos nos destaques do Instagram @maladeviagem.
Já se inscreveu no nosso canal? Se ainda não, aproveita para se inscrever agora: Blog Mala de Viagem no Youtube.
Agora o Mala de Viagem também está no TripAdvisor, com todas avaliações de cada experiência da viagem – aproveita e me segue lá também!
Está com mais tempo e quer incluir outras cidades quando visitar Campos do Jordão?
Que tal dar uma estendidinha até Santo Antonio do Pinhal ou São Bento do Sapucaí? Confira as dicas do blog Destinos & Afins!
Outros destinos em São Paulo que você encontra aqui no blog MV:
Hospedagem
Booking.comAluguel de carro
Rent CarsSeguro Viagem
Seguros PromoPassagens aéreas
Passagens PromoPasseios e ingressos
Get Your GuideChip Internacional
SimPremiumSalve esse post no Pinterest:
12 Comments
Pingback: Gramado e Serra Gaúcha: um guia para a sua viagem
Pousa Recanto dos Sonhos virou pesadelo. Nunca mais. Repassando texto. Administração mercenária. Ainda c a a minha mãe internada.
Efetuei a reserva em no dia 07/11/2021 no site da Pousada Recanto dos Sonhos de 26 à 28nov2021. Infelizmente meu neto ficou internado por uma semana, por conta de uma infecção causada por vacinação, tendo alta em 24/11/2021.
Internei minha mãe (idade 93 anos) no Hospital da Cruz Azul no dia 21/11/2021, na UTI, com quadros de embolia pulmonar e infecção urinária. Ainda internada (11/12/2021) em estado estável.
Procurei a administração (via fone) da empresa com a intenção de uma remarcação ou a devolução de R$ 315,00 que foram pagos como sinal.
Porém, a empresa limitou-se em alegar “política de reservas” e que não acataria nenhuma das opções desejadas.
Acredito que a situação não seja de normalidade e sim, “motivo de força maior”. Não posso viajar com minha mãe internada na UTI e meu neto ainda em tratamento (tomando antibiótico).
Outrossim acredito que o caso esteja amparado na Lei nº 14.046, de ago2020, em seu artigo 2º , incisos “I” e “II”, e Medida Provisória 1.036, de 2021, recém baixada pelo Governo Federal.
Entendo que o caso deveria ter uma análise social e não plenamente comercial.
Acredito que essa atitude depõe contra o turismo da Cidade de Campos do Jordão que é turística e, de certa forma a administração pública tem que tomar conhecimento.
Edson Limede Guerdão
CPF 851805728-00
Email: [email protected]
PS: esclareço que possuo o cadastro no site dessa conceituada Prefeitura e que já frequentei outras pousadas na cidade, mas diante das respostas, com tamanha e total insensibilidade por parte da ADM da Pousada Recanto dos Sonhos, dificilmente farei qualquer indicação.
Tem opção para crianças em CJ ?
Pingback: Fim de Semana em Campos de Jordão - Diário da Moda
Pingback: Onde comer em Campos do Jordão: seleção dos melhores restaurantes – O Blog da Mel
Pingback: Onde comer em Campos do Jordão: seleção dos melhores restaurantes
Pingback: Lua de mel no Brasil: uma lista com os melhores destinos nacionais – O Blog da Mel
Pingback: Lua de mel no Brasil: uma lista com os melhores destinos nacionais
Pingback: Destinos nacionais para viajar depois da pandemia – O Blog da Mel
Pingback: Dicas infalíveis para melhorar suas fotos de viagem
Qual o melhor hotel para ficar em campos do jordao?
Pingback: Para onde viajar em junho: os melhores destinos do mês!