Destinos por mês

Viagem do mês: 16 destinos para viajar em Setembro

Pinterest LinkedIn Tumblr

Além de ter feriado, setembro é um mês de baixa ou média temporada na maioria dos destinos nacionais e internacionais, o que significa preços melhores e menos movimento.

No Brasil as temperaturas estão amenas na maioria das regiões, mas ainda assim é possível encontrar lugares com resquícios do inverno ou destinos praianos com sol e calor, como é o caso do nordeste (sul da Bahia, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará).

Tal como em agosto, ainda é boa época para visitar o Jalapão antes das chuvas de outubro. Alter do Chão, no Pará, aparece como opção para quem quer um destino tranquilo e gosta de praias de água doce. Chamada final também para visitar as chapadas brasileiras, antes que o período chuvoso atrapalhe a viagem.

Na América do Sul a primavera também confere um clima ameno, ideal para passeios ao ar livre sem sufocar no calor ou precisar de casacos pesados. Cidades como Buenos Aires, Montevidéu, Santiago, Lima, Assunção… aparecem como sugestões interessantes.

O Caribe ainda enfrenta sua temporada de chuvas e furacões no mês de setembro, mas destinos como Aruba, Curaçao, Barbados, Bonaire e Trinidad Tobago (os mesmos indicados em agosto), estão fora da rota de tempestades intensas e podem ser visitados o ano todo.

Nos Estados Unidos a boa é curtir os parques da Disney sem necessidade de enfrentar filas imensas, afinal de contas, o período de férias escolares já passou. Nova York também não está mais quente como em agosto, e a chegada do outono proporciona passeios mais agradáveis. Tal como em agosto, a Califórnia segue sendo um destino interessante para setembro, com a vantagem de que é época de vindima no Napa Valley. Canadá também anuncia a última chamada antes do inverno rigoroso chegar.

Na Europa ainda dá tempo de aproveitar o final do verão europeu, mas sem ter que ver as cidades lotadas como em agosto, época de férias escolares no hemisfério norte. Aproveite para visitar as praias da Grécia, Espanha, Croácia, França e Itália, que há um mês estavam lotadas. A Toscana está no período de vindima e a viagem se torna ainda mais convidativa.

Na África é um bom momento para visitar o Marrocos e fazer safáris.

Setembro é época de monções no Sudeste da Ásia, mas dá para ir para o Vietnã, Indonésia e Malásia. China, Japão e Coreia também estão convidativos para o turismo, assim como os países da Oceania.

Se você pretende viajar nesse mês e já está com férias marcadas, então vai gostar de conferir essa lista com sugestões dicas dos melhores destinos para viajar em setembro e escolher aquele que mais se adequada ao seu perfil de viajante.

Para onde viajar em Setembro: Destinos Internacionais

Se sua escolha for por um destino no exterior, lembre-se de contratar um bom seguro viagem e comprar seu chip de internet:

No site Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada e fácil dos preços dos seguros ofertados, analisando qual tem o melhor custo benefício para a sua viagem. Contrate AQUI o seu seguro viagem com desconto, utilizando o cupom MALADEVIAGEM5.

Leitor do blog MV tem 20% na aquisição do chip de celular SimPremium ao utilizar o cupom “maladeviagem”. Clique aqui para pedir o seu! É esse o chip que eu uso em todas as minhas viagens internacionais.

Buenos Aires – Argentina

Em setembro, as temperaturas médias em Buenos Aires ficam entre 9 e 19°C. O clima está ideal para passeios ao ar livre, sem o calor do verão e sem a necessidade de casacos pesados, típicos de inverno rigoroso.

A proximidade com o Brasil, a facilidade com o idioma e o baixo custo em hospedagens e atrações em comparação ao Real fazem com que muitos brasileiros optem por Buenos Aires como sua primeira viagem internacional. Sem falar que o país possui uma diversidade de paisagem, entre montanhas, cataratas e praias, um prato cheio para quem quer estender a viagem por mais alguns dias.

A capital argentina é a principal cidade que os brasileiros visitam no país, pois oferece muita variedade de coisas para ver e fazer e gastronomia de qualidade.

Vale a pena se hospedar em Puerto Madero, conhecer os famosos restaurantes de carne argentina, passar pelo centenário Café Tortoni e se deixar encantar por um show de tango.

países onde o real vale mais
Buenos Aires – Argentina

Lima – Peru

Lima, a capital peruana pode, num primeiro momento, até não aparecer na sua lista de desejos quando o assunto é viajar pelo mundo e conhecer os lugares mais exóticos do planeta.

A história muda quando o foco é Machu Picchu, uma das sete maravilhas do mundo moderno, que reserva uma experiência única a cada um de seus visitantes.

Acontece que, independentemente de você estar indo a Lima como destino final da sua viagem, ou como pit-stop para se chegar a Cusco, o fato é que essa cidade, eminentemente noturna, reserva aos visitantes uma experiência surpreendente, cativando um lugar especial no coração do turista!

Lima tem um clima ameno, a cidade é sempre nublada e nunca chove. Isso acontece porque as nuvens que encobrem a cidade não conseguem passar pela Cordilheira dos Andes. Assim, a temperatura gira sempre em torno dos 19, 20ºC – vale a pena ter sempre um casaquinho em mãos, pois embora não chova, venta bastante.

Mais dicas aqui: Apaixone-se por Lima: dicas de viagem e gastronomia na capital do Peru.

Lima – Peru

Orlando – Estados Unidos

As temperaturas médias em Orlando no mês de setembro ficam entre 22 e 32°C.

Em setembro o visitante pode aproveitar mais os parques, sem aquelas filas enormes de julho e agosto.

Para organizar sua viagem a Orlando, siga esse passo a passo:

1 – Selecione os parques que deseja visitar e compre os ingressos;

2 – Veja quantos dias quer deixar para compras (dias de compras costumam ser tão cansativos quanto os dias de parque);

3 – Adeque o número de dias da sua viagem (no mínimo tem que corresponder ao número de dias para parques + número de dias para compras);

4 – Se possível, inclua intervalos, dias de descanso (isso dará melhor qualidade à sua viagem);

5 – Consulte o site undercovertourist.com para prever os dias mais lotados e menos lotados de cada parque.

O calendário de ocupação faz uma previsão sobre como estará determinado parque no dia escolhido. É uma previsão, mas ajuda.

6 – Pesquise o horário de abertura e fechamento do parque conforme cada dia. No próprio site da Disney ou no app My Disney Experience, você confere tudinho sobre os parques do complexo (o mesmo em relação ao site e app da Universal).

7 – Se o seu pacote de ingressos lhe permitir repetir um parque da Disney, repita aquele que tem mais atrações que se encaixam no seu perfil, ou o Magic Kingdom, visto ser o maior parque, além de ser o mais cheio (é difícil conseguir fazer tudo em um só dia).

No mais, não tem muito segredo: durante o dia você estará dentro do parque ou fazendo compras, e à noite pode ir ao centro da cidade para jantar e passear (se ainda sobrar um pouquinho de energia).

Mais dicas de Orlando: Parques em Orlando: roteiro completo e dicas do que escolher.

destinos internacionais preferidos dos brasileiros
Orlando – Estados Unidos

Napa Valley – Califórnia – Estados Unidos

Está planejando ir pra Califórnia em setembro? San Francisco está no roteiro? Então que tal dar uma esticadinha na viagem até o Napa Valley?

Napa Valley é a região onde estão concentradas as vinícolas mais famosa da Califórnia e em setembro é temporada de colheita nas fazendas e início do processo da fabricação de vinho. São mais de 300 vinícolas concentradas na pequena região.

Os dias estão ensolarados e os passeios funcionando a todo vapor, incluindo voos de balão.

Você pode comprar um tour em grupo saindo de San Francisco (mas nesse caso vai ficar vinculado ao passeio já pré-organizado pela agência), pode comprar um tour privado (com mais mobilidade de conhecer os lugares que você preferir), inclusive alugando uma limousine com motorista particular, optar por comprar o romântico passeio de trem (Napa Valley Wine Train), ou alugar um carro em San Francisco, colocar no Waze o destino e chegar lá em mais ou menos uma hora e meia.

Mais dicas: Napa Valley de carro em 1 dia – “modo econômico”.

Napa Valley

Atenas e Ilhas Gregas – Grécia

Atenas é uma das principais cidades do mundo para os amantes de história, o berço da democracia e da civilização ocidental, um museu a céu aberto. Além disso, é a porta de entrada para se visitar as belas praias da Grécia.

Setembro é um ótimo mês para viajar para a Grécia: ainda dá tempo de aproveitar o final do verão europeu, mas com economia e tranquilidade, visto que a alta temporada já ficou pra trás.

Existem mais de 6 mil ilhas gregas espalhadas nos Mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo, então escolher aquelas que mais te agradam é inquestionável.

Santorini e suas casinhas brancas arredondadas e cúpulas azuis; Mykonos para quem gosta de agito; isso sem falar em Creta, Corfu, Rodes, Cefalônia, Kos, Milos, Ilos, Folegandros, Alonissos, Skiathos, Zakynthos… É ou não a viagem dos sonhos de muita gente?

filmes para viajar sem sair de casa
Grécia

Toscana – Itália

Inicialmente, é bom ter em mente que a Toscana pode ser visitada durante todo o ano. Porém, se possível, evite o inverno, quando a paisagem fica relativamente “sem gracinha”; bem como o verão extremo, caso não seja adepto às altas temperaturas.

Eu particularmente gosto muito das estações “intermediárias” – outono e primavera – quando as temperaturas são amenas.

Embora isso não seja uma regra, durante outono e primavera, as temperaturas ficam em torno dos 20°C.

A vantagem de viajar pela Toscana na primavera é ver as cidades e estradas floridas.

Vendemmia é o período da colheita de uva, e ocorre entre julho e outubro, a depender do grau de maturação desejado da uva.

A Itália é dividida em 20 regiões, sendo Toscana a quinta maior e mais habitada delas. Espere encontrar os melhores vinhos do país, boa gastronomia, colinas, vales, campos de girassóis, de trigo, oliveiras, vinhedos, castelos e as belíssimas cidades medievais.

A Toscana (em especial Florença, sua capital) é o chamado “berço do Renascimento”, onde viveram artistas como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael, Donatello e Botticelli. Recomendo estudar um pouco de arte e história antes de viajar, pois assim aproveitará mais a viagem.

Portanto, se você gosta de vinhos e gastronomia, natureza e paisagens exuberantes, arte e história, já pode saber que vai se apaixonar pela Toscana.

Mais dicas: Toscana em 1 dia: roteiro, sugestões de cidades e dicas do que fazer.

filmes para viajar sem sair de casa
Toscana – Itália

Marrakech – Marrocos

Em setembro, a temperatura média em Marrakech fica em torno de 21 a 31°C . Setembro é excelente: o calor não é tão grande e Marrakech está mais vazia.

Estamos falando de um dos países africanos mais visitados no continente, que desperta a curiosidade dos turistas que querem conhecer, principalmente, as cidades de Marrakesh e Casablanca. O Deserto do Saara também oferece belas paisagens e não pode ficar de fora do roteiro. Uma viagem cultural inesquecível!

destinos para viajar após pandemia
Marrocos

Bali – Indonésia

Em setembro, as temperaturas médias em Bali ficam entre 24 e 29ºC.

Bali tem praias para surf, pelas paisagens inebriantes e templos belíssimos. Além disso, é considerado um destino econômico, perfeito para quem busca experiências diferentes e a aproximação com novas culturas.

Seu povo é acolhedor, a gastronomia não deixa a desejar e a hotelaria garante qualidade sem preços exorbitantes.

Viste o Templo de Uluwatu, que fica na frente de um interessante costão rochoso, os famosos terraços de arroz e, se gostar de festa, inclua no roteiro a vida noturna de Seminyak.

Bali – Indonésia

Para onde viajar em Setembro: Destinos Nacionais

Alter do Chão – Pará

Em Alter do Chão, as temperaturas em setembro variam entre 21 e 31°C. A temporada de seca vai de agosto a dezembro.

No mês de setembro que o volume da água já diminui, propiciando a formação de ilhotas e praias de rio no rio Tapajós, entre as quais se destaca Ilha do Amor.

Estamos falando de um dos melhores destinos de praia de rio do Brasil. Essa vila paraense às margens do rio Tapajós é cercada pela floresta Amazônica e um deleite para quem quer se banhar em belas lindas praias de água doce.

O destino surpreende pelas belezas naturais e pela cultura autêntica. Na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns dá para fazer trilhas e aprender sobre a cultura das comunidades locais.

Além das praias e do turismo cultural, o turista pode fazer um turismo de contemplação de animais, incluindo aves, macacos e preguiças, bem como contemplar as típicas vitórias-régias.

Para chegar até lá, voe até Santarém e depois contrate um transfer ou táxi até lá (38 km).

Alter do Chão – PA

Itacaré – Bahia

A Bahia já é uma sugestão interessante para o mês de agosto e, em setembro, a tendência continua igual. Itacaré aparece como ótima opção, com temperatura média de 24,5ºC (22ºC é a mínima e 34ºC a máxima) e dias ensolarados, sem chuvas (via de regra).

O aeroporto mais próximo de Itacaré fica na cidade de Ilhéus, então dá até mesmo para combinar os dois destinos na mesma viagem.

Itacaré é um destino autêntico, com praias selvagens, com ondas fortes e muita Mata Atlântica. Os coqueirais que circundam as praias deixa o visual ainda mais lindo.

As principais praias de Itacaré são: Praia de Jeribucaçu (precisa fazer uma trilha de nível leve/moderado para chegar), Praia da Concha (central), Prainha, Havaizinho, Engenhoca e Itacarezinho.

Na vilinha de Itacaré você pode aproveitar para conhecer os restaurantes, as lojas, os bares e ver o movimento. O burburinho acontece ali, principalmente quando escurece.

Destinos nacionais para sua lua de mel no Brasil
Itacaré – BA

Paraty – Rio de Janeiro

Paraty é um destino que oferece praias, cachoeiras e um centro histórico muito charmoso, com seus casarões coloniais que despertam a atenção dos turistas.

Localizada na Costa Verde no Rio de Janeiro, é um destino muito procurado por quem viaja ao estado e quer acrescentar mais história no roteiro.

Trata-se de uma cidade com muita importância histórica, principalmente durante o período do ouro no Brasil, pois seu porto escoava o ouro de Minas Gerais até Portugal. 

Além do viés histórico, Paraty é um destino muito eclético e agrada os mais variados públicos, tendo em vista que proporciona passeios culturais, como a visita ao centro histórico e aos museus da cidade, e também possui um leque de possibilidades para quem aprecia o ecoturismo (são inúmeras praias e cachoeiras).

Sem dúvidas, o que mais encanta na cidade é que conserva o mesmo aspecto de décadas atrás. Os casarões que antes serviam de residência para elite de Paraty, hoje abrigam lojas de souvenirs, ateliês e restaurantes.

As construções do centro histórico de Paraty datam de 1800 e foram tombadas em sua integralidade. O tombamento preserva as raízes históricas e culturais da cidade, fazendo do destino um local tão adorável. Por isso que o passeio pelo centro histórico de Paraty é uma verdadeira viagem no tempo, sendo os visitante transportados ao século XIX.

Confira mais dicas: Paraty: o que fazer em 1 dia na Costa Verde do Rio de Janeiro.

o que fazer em Paraty
Paraty – RJ

Tiradentes – Minas Gerais

Em setembro, a temperatura média em Tiradentes fica entre 15 e 24°C.

Aos pés da Serra de São José, a cidade é marcada pelo colorido dos casarões coloniais e preserva a história e arquitetura do século XVIII em seus prédios, igrejas e casas. Uma verdadeira viagem no tempo, ideal para curtir cenários bucólicos.

Tal como Ouro Preto, que foi destino indicado para o mês de agosto (e também segue sendo boa opção para setembro), Tiradentes recebe de braços abertos os seus visitantes nessa época do ano, sem muitas chuvas e aquele clima ameno, chegando até mesmo a fazer um friozinho quando anoitece.

Pousadas boutique, restaurantes gastronômicos com pratos preparados por chefs e arquitetura histórica, são características marcantes de Tiradentes.

Tiradentes – MG

Capitólio – Minas Gerais

Capitólio, o mega reconhecido destino ecológico de Minas Gerais, ganhou fama nos últimos anos, passando a ser conhecido como “Mar de Minas“.

Como não bastasse suas águas esverdeadas, o Lago de Furnas (com 1.440 km² de extensão) é emoldurado por cânions de até 20 metros de altura e cachoeiras de água cristalina.

Localizada a 281 quilômetros de Belo Horizonte – cerca de 3 horas e meia a 4 horas de viagem pela rodovia MG-050, a melhor forma de chegar até lá é de carro.

Parte do Município de Capitólio está dentro da área do Parque Nacional da Serra da Canastra. São 80 quilômetros de Capitólio até a nascente do Rio São Francisco e Cachoeira Casca Danta.

Prepare-se para ver muitas paisagens naturais belíssimas: cânions, riachos, piscinas naturais, montanhas, cachoeiras de águas transparentes, esses são apenas alguns exemplos dos atrativos você encontrará em Capitólio.

Mais dicas: O que fazer em Capitólio: Roteiro de 3 dias em Capitólio – Minas Gerais.

Capitólio – Minas Gerais

Holambra – São Paulo

A cidade de Holambra, em São Paulo, é conhecida como a “cidade mais holandesa do Brasil” e também como “a cidade das flores”, visto ser a maior produtora de flores no país.

A influência holandesa está presente na arquitetura, casas, prédios, restaurantes, lojas…

Setembro é um mês ideal para viajar para a Holambra, pois é o mês em que acontece a Expoflora, o principal festival da cidade, que reúne exposições florais, mostras de paisagismo, design de interiores e até mesmo desfiles de carros alegóricos e shows.

A temperatura média em Holambra no mês de setembro é de 19ºC. O índice pluviométrico é baixo nesse período.

Um final de semana é tempo suficiente para conhecer Holambra, visitar os campos de flores, o moinho e provar os doces de flores.

Holambra – SP

Bonito – Mato Grosso do Sul

A temperatura média em Bonito no mês de setembro, varia entre 19 e 32°C. É a última chance de conhecer esse paraíso de águas cristalinas antes das chuvas que iniciam em outubro.

Mundialmente conhecido, encanta com sua natureza exuberante, riquíssima fauna e flora, rios de água cristalina e cachoeiras com água em abundância.

O turismo em Bonito é muito organizado. A estrutura dos atrativos justifica os altos valores cobrados pelos passeios. A preocupação ambiental também fazer parte do ecoturismo desenvolvido em Bonito e considerado o melhor do Brasil em ternos de estrutura e conforto oferecido aos visitantes.

Para quem ainda não conhece Bonito, mas pretende fazer uma viagem bem completinha, recomendo pelo menos 5 dias. Claro que se você tiver como ficar mais dias, será melhor, pois conseguirá incluir mais passeios na lista.

Isso porque existe uma infinidade de coisas e lugares para conhecer, mas é preciso reconhecer que visitar tudo numa só viagem é missão impossível.

Então pense num roteiro que inclua passeios variados. Eu aconselharia ao menos:

  • Um parque de trilhas e cachoeiras
  • Um balneário
  • Uma flutuação
  • Uma gruta
  • Um mergulho com cilindro

Leia mais dicas sobre Bonito: dicas do que fazer e como organizar seu roteiro de viagem.

o que fazer em Bonito
Bonito – MS

Foz do Iguaçu – Paraná

Para uma viagem completa, incluindo hospedagem em Foz do Iguaçu + hospedagem em Puerto Iguazú, aconselho 6 ou 7 dias.

Nos 4 dias iniciais você pode fazer os passeios que Foz oferece e incluir um dia para compras em Ciudad del Este. Nos 3 dias finais você pode se hospedar em um hotel de selva em Puerto Iguazú, visitar as Cataratas do lado argentino e curtir um pouco da cidade e seus bons restaurantes.

Visite a Usina de Itaipu, o Marco das Três Fronteiras, o Templo Budista, o Parque das Aves e, claro, as Cataratas do Iguaçu.

Mais dicas: Foz do Iguaçu: dicas do que fazer na tríplice fronteira.

lista destinos férias brasil
Foz do Iguaçu – Paraná
Sempre que você faz sua reserva ou adquire um produto/serviço através de um link do MV, o blog recebe uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o Mala de Viagem sempre atualizado!

Hospedagem

Booking.com

Aluguel de carro

Rent Cars

Seguro Viagem

Seguros Promo

Passagens aéreas

Passagens Promo

Passeios e ingressos

Get Your Guide

Chip Internacional

SimPremium
Author

Wanderlust por natureza, no meu tempo livre estou sempre programando uma nova aventura ou experiência, pois acredito que a melhor viagem é sempre a que está por vir!

Write A Comment

O que levar na mala para uma viagem de inverno Viagem do mês: 10 destinos para viajar em novembro Viagem do mês: 10 destinos para viajar em outubro Viagem do mês: 10 destinos para viajar em setembro Viagem do mês: 10 destinos para viajar em maio Viagem do mês: 10 destinos nacionais para viajar em agosto Paris Museum Pass: descubra se ele vale a pena para a sua viagem Qual a melhor forma de usar metrô em Paris? Ideias de passeios para um roteiro de 5 dias em Paris Viagem do mês: 10 destinos para viajar em julho