Férias

Férias no Brasil: 5 destinos nacionais para você se inspirar

Pinterest LinkedIn Tumblr

Para muitas pessoas, julho é sinônimo de férias. Seja porque você está de férias da faculdade ou porque resolveu tirar uns dias no trabalho para coincidir com a folga das crianças, o fato é que hoje quero te dar sugestão de 5 destinos nacionais inspiradores para suas férias!

Com o dólar alto, os olhos se voltam ao turismo nacional. E é esse o momento ideal para organizar sua wishlist e escolher um destino bem brasileiro para as férias.

Eu já visitei todos os destinos aqui sugeridos, inclusive eles já foram assunto de post completo aqui no blog (deixarei os links correspondentes para facilitar seu acesso).

Nosso Brasil é um espetáculo quando o assunto é turismo e belezas naturais. Praias, montanhas, frio, calor, rios, cidades… Opções não faltam, e às vezes o difícil é se decidir entre tantas ofertas convidativas e lugares lindos.

Se a dúvida bater, considere fatores como: data e custo da viagem, proximidade de casa, valores de passagens, número e idade dos viajantes. Respondendo essas perguntas, sem dúvida você conseguirá se orientar melhor na hora de escolher uma opção.

Cupom de desconto: Reserve seu Airbnb pelo nosso link e garanta até R$ 170,00 de desconto na sua primeira reserva!

Então segue a lista de 5 destinos nacionais que estão aguardando ansiosamente sua visita:

1. Férias em Fortaleza – CE

Se você não dispensa uma boa praia com excelente estrutura turística, Fortaleza aparece como ótima opção para as suas férias.

Ponto positivo no quesito “local de fácil acesso”, pois, provavelmente com um voo direto ou com apenas uma conexão, você consegue chegar na capital cearense.

Uma vez na capital, basta alugar um carro para rodar e conhecer as praias da região, a exemplo de Cumbuco, Morro Branco e Canoa Quebrada.

Se a viagem incluir crianças, pelo menos um dia no Beach Park é parada obrigatória. Ou, ainda, pode considerar em dividir sua hospedagem entre o município de Aquiraz e Fortaleza.

Para saber mais sobre o que incluir nas suas férias em Fortaleza, confira o post: dicas e roteiro de viagem a Fortaleza.

férias no Brasil - Fortaleza
Fortaleza – CE

2. Férias em Natal – RN

Nossas praias do nordeste são tão lindas que merecem figurar duas vezes na lista.

Novamente, se você quer fugir do frio do inverno e curtir as férias em alto estilo de frente pra praia, Natal está super bem cotada na lista. Eu adoro Natal, e a região é repleta de atrativos maravilhosos!

A capital do Rio Grande do Norte também pontua no quesito “fácil acesso” – basta um voo direto ou um voo com apenas uma conexão que você já estará lá.

Chegando em Natal, você pode optar por alugar um carro para rodar a região ou mesmo contratar passeios com os guias locais.

Passeio de buggy nas dunas, visita ao maior cajueiro do mundo, aerobunda com direito a mergulho em lagoa de água doce, tudo isso Natal proporciona pra você.

Sem contar a linda Pipa e os mergulhos nas piscinas naturais de Parranchos de Maracajaú e Perobas. Seja uma viagem com ou se crianças, Natal tem muitas opções de diversão.

Se esse papo te animou, vem conferir o post com dicas do que fazer em Natal.

férias no Brasil - Natal
Natal – RN

3. Férias no Jalapão – TO

O Jalapão é um dos destinos nacionais que mais caiu no gosto dos brasileiros nos últimos anos. Quando eu fui, em junho/2017, o lugar já estava e alta, mas foi em 2018 que ele simplesmente “estourou”!

E não é pra menos: cânions, dunas, fervedouros, rios, serras, cachoeiras… São alguns exemplos de belezas naturais que você encontrará no Jalapão.

Não se preocupe com perigo de super lotação, pois estamos falando de um local com turismo limitado e controlado. Só para você ter uma ideia, agenda-se horário para visitar alguns fervedouros e há número determinado de pessoas que podem ter acesso a cada meia hora.

A viagem é recomendada para quem está buscando se desconectar do agito das grandes cidade e se conectar com a natureza. É simplesmente renovador.

Talvez não seja a melhor opção para quem viaja com crianças, pois de um passeio a outro, são horas e horas de estrada de chão, o que pode ser um tanto cansativo para os pequenos.

O acesso é um pouco difícil (muitos quilômetros de estrada de chão, pois se trata de um parque estadual protegido), mas quem disse que seria fácil chegar ao paraíso?

O bom é que se você optar por contratar uma agência com guia turístico, as expedições saem de Palmas e retornam para Palmas, então sua única “preocupação” será curtir os passeios e aproveitar cada momento da viagem.

Esqueça a conexão com internet, mas mantenha a bateria do celular sempre carregada. Tenho certeza que essa viagem renderá belas fotos.

Ficou animado com o destino? Então confira o post com o roteiro completo do Mala de Viagem no Jalapão.

férias no Brasil - Jalapão
Jalapão – TO

4. Férias na Chapada Diamantina – BA

Eis mais um destino perfeito para quem quer férias em total contato com a natureza.

Para chegar até Lençóis (cidade polo), é possível optar por via aérea ou terrestre. Então basta se programas e concluir qual a melhor opção para você.

Um bom roteiro pela Chapada Diamantina inclui passeios variados, como visita a grutas, cachoeiras, planaltos, trilhas, poços de águas incrivelmente azuis… E, para isso, recomendo um tour não apenas pela região de Lençóis, mas também por cidades como Igatu, Mucugê e Vale do Capão.

Fazendo um passeio de volta ao Parque Nacional da Chapada Diamantina, você conseguirá ver os principais pontos turísticos da chapada e vai voltar com aquele gostinho de quero mais, pois esse definitivamente é um lugar que deve ser visitado mais de uma vez.

Por ser um passeio com várias caminhadas e trilhas de intensidade diversas, não se torna a melhor opção para quem viaja com crianças. Porém, fazendo passeios mais leves, sem tantos quilômetros de caminhada, as crianças podem facilmente ser incluídas na viagem sim, e tenho certeza que irão amar ver tantos lugares surreais como essa viagem proporciona.

Se a Chapada Diamantina é seu destino para as próximas férias, então faça o download do roteiro completo do Mala de Viagem na Chapada Diamantina.

férias no Brasil - Chapada Diamantina-min
Chapada Diamantina – BA

5. Férias em Bonito – MS

Sabia que inverno e água podem combinar? Pois é, essa combinação acontece em Bonito, no Mato Grosso do Sul.

Em pleno mês de julho a temperatura fica em torno de 3oºC.

A temperatura da água dos rios em Bonito se mantém estável durante todo o ano, então não é porque é no inverno que a água estará mais fria. Além disso, com a temperatura nas alturas, um mergulho nos rios de água cristalina é uma ótima opção.

Outra vantagem é que chove menos nessa época do ano, então não há muito risco de a chuva atrapalhar a visibilidade da água quando você estiver fazendo passeios de flutuação.

Para chegar em Bonito, compre um voo até Campo Grande e depois alugue um carro para ir até a cidade de Bonito. Serão 300 quilômetros e a estrada é boa.

Outra vantagem é que, Bonito e região, possuem atividades para todas as idades, a exemplo dos balneários, flutuações, passeio de bote, arvorismo, boia cross, mergulho com cilindro, contemplação da natureza, grutas, cachoeiras…

É interessante fazer um roteiro variado, incluindo pelo menos uma atração de cada estilo, assim sua viagem consegue incluir o que há de melhor no local.

Quando vier a Bonito, aproveite para visitar também os atrativos das cidades vizinhas de Jardim, Bodoquena e Miranda.

férias no Brasil - Bonito
Bonito – MS

Mais de 30 roteiros para as suas férias

Visando te dar mais sugestões de destinos para suas férias, o MV se juntou com outros sete blogs de viagem, numa postagem coletiva, incluindo mais de 30 destinos nacionais para te inspirar a viajar pelo Brasil.

Cada blog listado escolheu cinco destinos diferentes. Se você gostou e quiser explorá-los, basta clicar no nome do blog participante e conferir os roteiros:

  • Destinos e Afins: Campos do Jordão (SP), Gramado (RS), Tiradentes (MG), Ceará e Brasília.
  • Leve na Viagem: Aurora do Tocantins e Jalapão (TO), São Miguel do Gostoso (RN), Mambai e Chapada dos Veadeiros (GO).
  • Na Mochila da Ninja: Fernando Noronha (PE), Rota Ecológica da Costa dos Corais (AL), Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), Caraíva (BA) e Rio do Janeiro (RJ).
  • Pina Blog: Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Buraco das Araras (Formosa-GO), Trancoso (BA) e Rio Quente (GO).
  • S2 Station: Campos do Jordão (SP), Rio de Janeiro (RJ), Foz do Iguaçu (PR), Palmas (TO) e Chapada dos Veadeiros (GO).
  • Viaje com Pouco: Arraial do Cabo e Ilha Grande (RJ), Jericoacoara (CE), Terra Ronca (GO) e Pirenópolis (GO).
  • Viajante em Série: São Paulo (SP), Caldas Novas (GO), Serra Capixaba, Alter do Chão (PA) e Litoral Sul da Bahia.

Salve esse post no Pinterest:

sugestão de destinos nacionais para as férias

Author

Wanderlust por natureza, no meu tempo livre estou sempre programando uma nova aventura ou experiência, pois acredito que a melhor viagem é sempre a que está por vir!

Write A Comment

Além de Paris: cidades da França que você precisa conhecer 8 lugares para aproveitar a Semana Santa em família no RJ 7 Motivos para incluir Seychelles na sua lista de viagens em 2023 Descubra quais são os 7 aeroportos com mais atrasos e cancelamentos Dicas para viajar com os animais nas férias Por que optar por se hospedar em imóveis de temporada? Anguila: conheça esse paraíso no Caribe 8 Passeios e atividades fora do óbvio no Rio de Janeiro 10 passeios para fazer na sua viagem a Buenos Aires O que considerar na hora de escolher um safari?