Férias

Para onde viajar depois da pandemia? 10 destinos pra você se inspirar

Pinterest LinkedIn Tumblr

Em 2020 fomos surpreendidos e vimos o “mundo parar”. A pandemia pelo COVID-19 mudou os planos de todo mundo. Tivemos que nos reinventar, ser pacientes e entender que determinadas coisas estão fora do nosso alcance. Apesar de todas as dificuldades, defendo a ideia que não podemos parar de sonhar e planejar (ainda que ainda não sejam planos concretos), e justamente por isso separei essa lista com destinos incríveis para viajar depois que a pandemia acabar.

O objetivo desse post não é dizer quando, pois definir tempo nesse momento é jogo de adivinhação. Alguns dizem que 2020 não será mais um ano para viagens internacionais, outros, mais otimistas, ainda têm esperança de viajar para fora do país até o final do ano.

Quem está certo não sabemos, tampouco quero usar esse espaço para emitir minha (leiga) opinião quanto a isso. O que vou fazer a partir de agora é te inspirar, levar a ideia de que por mais difícil que esteja a situação, uma hora há de melhorar, e o nosso passaporte voltará a receber muitos carimbos!

Partindo do pressuposto que indico viagens internacionais somente diante de um cenário de segurança e possibilidade (fronteiras abertas), a lista foi criada tendo como parâmetro os fatores “custo-benefício” e “experiência“.

Como tendência para as viagens pós pandemia, aposto num turismo de experiência, muito mais focado no gosto pessoal e estilo do viajante do que apenas no antigo costume que fazia com que a maioria das pessoas optassem pelo local mais turísticos, repleto dos atrativos mundialmente conhecidos.

Ao meu ver, a título de exemplo, “Torre Eiffel” sai de cena pra dar mais espaço a “Cote d’Azur” e “Fontana di Trevi” é substituída pelas cidadelas da Toscana, campos de girassóis e vinícolas familiares.

De outro lado, não posso desconsiderar a desvalorização do real frente a outras moedas. Isso pode ser fator decisivo na hora de escolher o seu destino “pós pandemia”, razão pela qual eu ei de considerar o fator “custo-benefício” também.

Novas tendências:

A reserva de hospedagens via Airbnb já vinha ganhando destaque em destinos dos “quatro cantos do mundo”.

No cenário pós pandemia, alugar casas, apartamentos, flat, studio por temporada, provavelmente passará a ser tendência, haja vista a privacidade que oferece, além de proporcionar um maior distanciamento entre as pessoas.

Reserve seu Airbnb pelo nosso link e garanta um grande desconto na sua primeira reserva. 

Viajar sem seguro viagem passa a ser impensável, mesmo para destinos que não exijam seguro obrigatório do viajante brasileiro.

A pandemia pelo COVID-19 nos mostrou o quando estamos expostos e somos vulneráveis a novas doenças.

Não viaje sem seguro!

No site Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada e fácil dos preços dos seguros ofertados, analisando qual tem o melhor custo benefício para a sua viagem. Contrate AQUI o seu seguro viagem com desconto, utilizando o cupom MALADEVIAGEM5.

A internet do celular também se mostra cada vez mais indispensável, pois não é apenas um recurso que lhe garante conforto, mas também segurança.

Ter a quem recorrer na hora de um apuro, entrar em contato com um conhecido, evitar erros no roteiro e pequenos acidentes de percurso. Já evitei (e consegui sair) de muitos perrengues pelo simples fato de ter celular com internet na palma da minha mão.

Leitor do blog MV tem 10% na aquisição do chip de celular SimPremium ao utilizar o cupom “maladeviagem”. Clique aqui para pedir o seu! É esse o chip que eu uso em todas as minhas viagens.

Feitas essas considerações iniciais, vamos à minha seleção de 10 destinos sugeridos para o pós pandemia?

1. Costa Rica

A Costa Rica é um país da América Central, que tem como característica principal as florestas tropicais. Está banhado pelo mar do Caribe ao leste e pelo Oceano Pacífico ao oeste.

Para quem gosta de história e cultura, sua capital, San Jose, conta com instituições culturais, a exemplo do Museu do Ouro Pré-Colombiano. Para quem é atraído por contemplar belezas naturais, Costa Rica é um prato cheio: praias, vulcões e grande biodiversidade.

É uma viagem ideal para quem costa de contato com a natureza, apreciar paisagens, fazer trilhas, caminhadas em vulcões, rafting, curtir um momento de relaxamento nas águas termais e nas belas praias do país.

E quanto ao investimento? A alta temporada na Costa Rica vai de dezembro a março. Se quiser preços melhores, evite esse período.

A moda oficial da Costa Rica é o Colón Costa Riquenho, mas o dólar e cartão de crédito são aceitos.

Costa Rica

2. Uruguai

Além de ser um país fronteiriço, facilitando o deslocamento e evitando longos voos e conexões, o Uruguai agrada turistas que gostam de praias, ou aqueles que preferem cidades animadas ou mesmo que já estão pensando em um turismo mais intimista para o pós pandemia, e se imaginam tomando um bom vinho em uma região vinícola.

Para quem procura cidade, a dica é Montevidéu; para quem prefere praia, a boa pedida é Punta del Este; se o desejo for por cidade colonial charmosa, que tal Colonia del Sacramento?

A minha escolha seria por Carmelo:

Às margens do Rio da Prata, no sudoeste do Uruguai, a pacata Carmelo tem como vizinha a já citada Colonia del Sacramento (70 km).

Carmelo possui vinhedos com bodega, haras, campo de golfe e tudo que reflete um turismo de experiência, luxo e sofisticação. O destaque fica a cargo do Carmelo Resort & Spa.

Uma viagem ao Uruguai pode ser combinada com Buenos Aires, na Argentina.

E quanto ao investimento? Vai depender em absoluto do seu estilo de viagem. Enquanto uma viagem até Montevidéu, para passear pela cidade, provavelmente terá um custo mais baixo, a escolha por hotéis requintados em Punta del Este e Carmelo revelarão outro padrão de viagem.

A alternativa que sempre sugiro é não viajar no pico da alta temporada. Eu sei que se a escolha é por Punta del Este, por exemplo, o clima influencia bastante (praia), mas ainda assim dá para escolher uma data mais para o final da temporada, quando o movimento é menor e os preços um pouco melhores.

A moeda oficial do Uruguai é o peso uruguaio.

Uruguai

3. Marrocos

O país africano é ideal para turistas apaixonados por paisagens diferentes (desérticas), cultura e boa culinária.

Marrocos está localizado na costa oeste da África e cerca de 8 horas e meia separam São Paulo (ou Rio de Janeiro) de Casablanca, a capital desse país exótico.

O país conta com trens que ligam as suas principais cidades, ou mesmo voos internos. Você pode optar ainda por conhecer o país de carro, tendo a opção de contratar um motorista para lhe acompanhar durante o trajeto.

Sugestão de roteiro: Tânger, Chefchaouen, Fès, Medina, Azrou, Midelt, Merzouga, Todra, Dadès Gorges e Marrakech.

E quanto ao investimento? O Marrocos é considerado um país com ótima relação custo x benefício. O custo médio de uma refeição completa para duas pessoas, fica em torno de 20 euros. Todavia, bebidas alcoólicas são mais caras do os preços no Brasil.

A moeda oficial do Marrocos é o Dirham Marroquino.

Marrocos

4. Tunísia

Aposto que pouca gente já pensou em passar as férias na Tunísia. Entretanto, provavelmente essa falta de desejo imediato vem da falta de referências e desconhecimento sobre as belezas do país.

A Tunísia está localizada no Norte da África, fica perto do Marrocos, faz fronteira com a Líbia ao leste e Argélia ao oeste, fica ao Sul da Europa e é banhada pelo Mar Mediterrâneo.

Grécia tá muito caro? Então que tal viajar para Tunísia? Esse é um país recomendado para quem gosta de praias e também quer conhecer o deserto.

Dentre suas atrações principais, vale a pena ressaltar o segundo maior Coliseu do mundo, que inclusive foi cenário do filme Star Wars.

Para quem gosta de história, Tunísia também não decepciona: lá está a antiga cidade de Cartago, que compartilhava com Roma a soberania sobre o Mar Mediterrâneo. Depois de muitas batalhas, os cartagineses foram dominados pelo Império Romano. Em decorrência da invasão, a cidade ainda possui templos romanos e ruínas da época de Cartago.

Para quem não dispensa o conforto de um resort pé na areia, a dica é incluir no roteiro Hammamet e Jerba.

Outras sugestões para o seu roteiro: o anfiteatro romano de El Jem e os Oásis do deserto do Sahara.

E quanto ao investimento? Considerado um destino barato, a Tunísia é uma excelente opção para quem gosta de praias, resorts all inclusive e história (sobretudo história da Roma antiga).

A moeda oficial é o dinar tunisiano.

Tunísia

5. República Tcheca

Para quem não abre mão de uma viagem para o continente europeu, a sugestão é a República Tcheca.

Para viajantes apreciadores de história e cultura, com certeza o país é um deleite, principalmente sua capital Praga.

Praga possui as mais diversas opções de hospedagem, ficando a cargo do turista escolher conforme suas prioridades.

Pontos turísticos que não podem ficar de fora do roteiro: Castelo de Praga, considerado o maior do mundo; o Relógio Astronômico, uma obra medieval que está em funcionamento até os dias atuais, localizado na Praça da Cidade Velha; a Igreja Nossa Senhora Diante de Týn; a Ponte Carlos; e o Bairro Judeu.

Para aproveitar ainda mais a sua viagem ao leste europeu (considerando a distância, investimento com passagem e tempo de deslocamento), minha sugestão é combinar Praga com destinos como Budapeste, na Hungria, Bratislava, na Eslováquia além de Cracóvia e Varsóvia, na Polônia. Inclusive, é muito fácil se deslocar de carro ou ônibus entre essas cidades.

E quanto ao investimento? Em relação às atrações, algumas são gratuitas, contribuindo ainda mais para quem viaja com orçamento apertado. E, para completar, Praga proporciona ao visitantes muitos passeios culturais a pé, de modo que o gasto com transporte será reduzido.

A moeda oficial é o Czech Koruna.

destinos para viajar em junho
República Tcheca

6. Vietnã

Seguindo a mesma tendência de outros países do Sudeste Asiático (e até mais procurado pelos turistas brasileiros) como Tailândia, Indonésia e Filipinas, o Vietnã aparece como uma sugestão exótica, encantadora e barata.

Clima equatorial, natureza exuberante, praias, montanhas e vegetação abundante. Além desse belo cenário, um país com uma história bem peculiar de guerra e superação.

A capital Hanói homenageia o famoso líder da era comunista da nação, Ho Chi Minh, com um enorme mausoléu de mármore. A cidade de Ho Chi Minh (antiga Saigon) possui monumentos coloniais franceses, museus da história da Guerra do Vietnã e dos túneis Củ Chi, usados pelos soldados vietcongues.

Para conhecer o melhor do Vietnã, aposte em viagens de ônibus, que são operados por agências de viagens. Para distâncias maiores, há possibilidade de pegar um voo interno.

No roteiro inclua a capital Hanoi, a província de Ha Giang (norte do país) – região sem muitos turistas, Sapa, Ha Long Bay (uma das atrações mais famosas do país), Hue, Hoi An, Mui Ne, Dalat e Ho Chi Minh (antiga Saigon).

Uma viagem ao Vietnã combina perfeitamente com outros destinos igualmente incríveis, tais como: Tailândia, Laos e Camboja.

E quanto ao investimento? Sem dúvida um dos países mais baratos do mundo para viajar.

A moeda oficial é o dong.

Vietnã

7. Namíbia

País vizinho da África do Sul (outra excelente sugestão de destino), a Namíbia é mais um país africano que aparece como tendência aqui na nossa seleção de destinos para viajar pós pandemia.

A namíbia é um dos maiores países da Africa, todavia, é pouco povoado, portanto, prepare-se para percorrer longas distâncias e se encantar com as mais belas paisagens. A Namíbia é um dos melhores países para se fazer viagem off Road

As cidades na Namíbia são definidas, em regra, pelo seu deserto. É justamente nesse país que está o deserto mais antigo do mundo.

Para quem não pretende se aventurar pelo país, a melhor opção é contratar uma excursão que te leva para conhecer o deserto.

Além do deserto, você pode incluir no roteiro Etosha National Park, que é um ótimo parque para se fazer safári.

E quanto ao investimento?Namíbia é um país com custo médio, considerada por muitos um destino um pouco mais caro que a África do Sul e que alguns países do leste europeu e sudeste asiático. Todavia, comparado aos destinos da Europa Ocidental, o custo é bem menor.

A moeda ofcial é o namibian dollar, mas o Rand (moeda oficial da Africa do Sul também é aceito).

Namíbia

8. Bolívia

Eis mais um destino da América do Sul que pode ser o próximo queridinho de muitos brasileiros, principalmente para quem ama uma viagem repleta de paisagens naturais.

Bolívia é um país ideal para os perfis mais aventureiros e para quem possui boa disposição física. Os passeios, em sua maioria, envolvem viagens longas de ônibus ou carro.

A minha indicação é o Salar do Uyuni, um roteiro que caiu no gosto dos brasileiros e no pós pandemia tem tudo para se manter em destaque.

Além do Salar, vale incluir no roteiro as cidades históricas de Oruro, Cochabamba, Potosí e La Paz.

E quanto ao investimento? Hospedagem, alimentação e transporte são baratos na Bolívia, tido com um dos destinos mais baratos do planeta. Sua viagem pode ficar mais ou menos econômica conforme suas escolhas.

O passeio mais caro é o do Salar do Uyuni, mas ainda assim cabe ao turista decidir pela opção econômica, conforto ou luxo.

A moeda oficial da Bolívia é o boliviano.

Bolívia

9. Honduras

Honduras é um país localizado na América central, ao norte da Nicaragua (inclusive, uma boa combinação de destinos), banhado pelo Mar do Caribe.

Dentre suas atrações principais estão as montanhas, florestas tropicais e praias de mar azul e areia fofa.

Destino perfeito tanto para o turista com perfil explorador, quanto para quem quer a tranquilidade do Mar do Caribe a preços bem mais atrativos do que destinos tradicionais como Cancún e Punta Cana.

Para quem gosta de história, uma das principais atrações de Honduras é a cidade de Copán, o maior sítio arqueológico da civilização Maia

As Bay Islands são a grande atração do país. Utila é uma ótima oportunidade para quem quer pagar pouco para fazer um curso de mergulhar.

Honduras ainda ainda apresenta rios e cachoeiras para a prática de esportes radicais, sempre com preços baixos.

Desvantagem: o país possui regiões violentas (a exemplo de San Pedro Sula), que devem ser evitadas.

E quanto ao investimento? Os preços diários com hospedagem, alimentação e turismo ficam em torno de 35 dólares por dia, considerando um padrão simples de viagem.

A moeda oficial é a lempira.

10. Egito

Muitos turistas sonham em conhecer as famosas pirâmides do Egito, que merecidamente são tidas como a grande e principal atração do país.

O Egito é um prato cheio para o viajante que ama história antiga e se fascina ao conhecer culturas bem diferentes.

No roteiro, destaque para Cairo, a Mesquita de Muhammad Ali, o Templo de Luxor e o Vale dos Reis.

Por conta da diversidade cultural, é indicado fazer a viagem com guia. Além disso, é fundamental estar acompanhado de alguém que possa te explicar sobre a história e tradições locais. Com certeza sua viagem se tornará muito mais proveitosa.

E quanto ao investimento? O Egito geralmente ocupa as listas dos destinos mais baratos do mundo, portanto, eis uma excelente opção para quem não está disposto a encarar a alta do dólar e do euro frente ao real.

Estima-se que o gasto médio por pessoa é cerca de US$ 35 por dia (considerando uma viagem em padrão simples).

A moeda oficial é a libra egípcia.

Compartilhe sua experiência: quais outros destinos você tem em mente para o período pós pandemia?

Já se inscreveu no nosso canal do Youtube? Se ainda não, aproveita para se inscrever agora: Blog Mala de Viagem no Youtube.

Você gosta das minhas dicas? Siga o @maladeviagem no Instagram, assim você poderá acompanhar todas as minhas viagens em tempo real.

Sempre que você faz sua reserva ou adquire um produto/serviço através de um link do MV, o blog recebe uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o Mala de Viagem sempre atualizado!

Hospedagem

Booking.com

Aluguel de carro

Rent Cars

Seguro Viagem

Seguros Promo

Passagens aéreas

Passagens Promo

Passeios e ingressos

Get Your Guide

Chip Internacional

SimPremium

Author

Wanderlust por natureza, no meu tempo livre estou sempre programando uma nova aventura ou experiência, pois acredito que a melhor viagem é sempre a que está por vir!

Write A Comment

Além de Paris: cidades da França que você precisa conhecer 8 lugares para aproveitar a Semana Santa em família no RJ 7 Motivos para incluir Seychelles na sua lista de viagens em 2023 Descubra quais são os 7 aeroportos com mais atrasos e cancelamentos Dicas para viajar com os animais nas férias Por que optar por se hospedar em imóveis de temporada? Anguila: conheça esse paraíso no Caribe 8 Passeios e atividades fora do óbvio no Rio de Janeiro 10 passeios para fazer na sua viagem a Buenos Aires O que considerar na hora de escolher um safari?