DicasListas

Carnaval: os melhores destinos para viajar nesse feriado

Melhores destinos para viajar no Carnaval

O Carnaval é uma das datas mais esperadas do ano pelos brasileiros, principalmente os que amam festas ou que aproveitam o feriado prolongado para fazer uma viagem nacional ou internacional. Pensando nisso é que hoje apresentamos a você uma lista repleta de sugestões para o seu próximo feriado de Carnaval.

Muitos desfrutam os dias para curtir as festas e desfiles carnavalescos. Outros preferem fugir da agitação em busca de um destino tranquilo para aproveitar o feriado de Carnaval.

Dentre os que optam por fazer uma bela viagem, alguns buscam uma viagem internacional, enquanto outros gostam de explorar os melhores destinos de Carnaval aqui mesmo no Brasil.

Seja qual for a sua preferência, elaboramos uma lista com todas essas opções para que você escolha qual é, para você, o melhor lugar para passar o Carnaval, seja no Brasil ou fora dele. Aproveite, pois o objetivo aqui é viajar muito!

Onde passar o Carnaval: Destinos Nacionais

Nada mais justo do que começar a lista falando dos destinos nacionais, pois o Brasil possui muitos lugares para curtir o feriado Carnaval, fica até difícil escolher. O fato é que, do norte a sul do país, existem destinos para aproveitar a semana de festa.

As opções aqui indicadas coincidem com a alta temporada, já que estamos falando de um dos feriados mais valorizados pelo brasileiro, época em que as atrações e festas estão a todo vapor.

Por isso, a sugestão é organizar a viagem com antecedência e tentar, ao máximo, preços melhores. Deixar para a última hora é arriscar a sorte quanto à disponibilidade e saber que os preços estarão ainda mais inflacionados.

O clima é de muito calor em quase todos os destinos brasileiros. Mas não tem problema, o abadá, traje típico dos blocos carnavalescos, foi pensado justamente para os foliões ficarem bem à vontade durante as festas.

Entretanto, se você quer aproveitar o feriado para viajar, mas busca um lugar mais tranquilo, visando o descanso, saiba que é sim possível “fugir do Carnaval“. Uma boa opção são os destinos serranos do país, onde as temperaturas continuam amenas mesmo nos meses de verão.

1. Carnaval em Salvador – BA

Nada mais justo de colocar Salvador no topo dessa lista!

O Carnaval de Salvador é uma tradicional festa de rua que se estende por sete bairros da cidade com trios elétricos, blocos, camarotes e desfiles.

Todo ano as ruas da Capital do Axé ficam lotadas de foliões. Os principais cantores do Brasil, principalmente de axé, marcam presença e embalam as festas nos trios elétricos.

Portanto, se quer agito, festas e diversão, Salvador será sempre uma ótima opção!

Destinos Carnaval
Fonte: correio24horas

A programação completa da festa está no site oficial.

2. Carnaval em Recife e Olinda – PE

O Carnaval em Recife é marcado pela dança tradicional da região, o frevo, que arrasta as multidões com seu ritmo envolvente e animado.

Destinos Carnaval
Fonte: site.carnavalrecife.com

Em Recife, a festa também acontece nas ruas. O bloco carnavalesco mais famoso é o Galo da Madrugada que ocorre no sábado de Carnaval, sendo considerado o maior bloco de Carnaval do mundo.

Já em Olinda, que fica a 6 km da capital pernambucana, a principal característica dos carnavais são os famosos Bonecos de Olinda.

Destinos Carnaval
Fonte: g1.globo.com

Mais informações nos sites oficiais sobre o Carnaval de Recife e Olinda.

3. Carnaval no Rio de Janeiro – RJ

Já pensou assistir os desfiles das principais Escolas de Samba do país ao vivo na Sapucaí?

Destinos Carnaval
Fonte: www1.folha.uol.com

Informações completas sobre os Desfiles na Sapucaí você encontra aqui.

Se o destino escolhido for o Rio de Janeiro, além de assistir os desfiles na Sapucaí, você também pode curtir os blocos de rua que enchem toda a cidade.

Além dos desfiles e bloquinhos, você pode aproveite a viagem para explorar tudo que a cidade do Rio oferece, fazer turismo, conhecer suas principais atrações e restaurantes.

Confira as dicas do Rio aqui no MV: Rio de Janeiro: 17 dicas para você curtir a cidade maravilhosa.

4. Carnaval em Ouro Preto – MG

As ladeiras históricas de Minas Gerais também são conhecidas como palco para as festas de Carnaval.

O que diferencia o Carnaval de Ouro Preto dos demais é que lá a festa fica por conta das repúblicas estudantis (cerca de 300 repúblicas), o que dá um clima ainda mais leve e descontraído ao Carnaval.

Destinos Carnaval
Fonte: carnavalouropreto.com

O site oficial da festa tem todas as informações que você precisa para curtir o Carnaval em Ouro Preto.

A cidade de Ouro Preto é pura história, cultura e arte. Não deixe de conhecer os principais pontos turísticos da cidade, como as Igrejas, Praça Tiradentes, Museu da Inconfidência e muito mais.

Provavelmente durante os dias de festa de Carnaval você não conseguirá fazer esse turismo, mas eis uma ótima oportunidade para chegar uns dias antes ou estender a viagem!

Saiba mais sobre Ouro Preto em: Ouro Preto em 2 dias: Dicas e Roteiro em Minas Gerais.

5. Carnaval em Manaus – AM

No norte do país também tem muita festa de Carnaval. Em Manaus a folia fica por conta do Carnaboi.

O nome da festa “Carnaboi” faz referência à principal atração cultural da cidade, o Boi Bumbá.

Destinos Carnaval
Fonte: acritica.com

Além disso, o ritmo que embala o Carnaval de Manaus também é tipicamente da região, chamado de toadas amazônicas. Outra diferença é que lá os abadás são chamados de “tururis”.

Eis uma excelente opção para quem busca um Carnaval com características regionais.

Dicas de Manaus aqui no MV: O que fazer e Manaus? Roteiro e Passeios no Amazonas.

6. Carnaval em São Paulo – SP

O Carnaval de São Paulo também conta com desfiles alegóricos das Escolas de Samba de São Paulo que acontecem no Sambódromo do Anhembi.

Contudo, a atração principal que ressurgiu nos últimos anos foram os tradicionais bloquinhos de ruas. As principais ruas da cidade ficam fechadas para a passagem dos blocos e trios elétricos.

Destinos Carnaval
Fonte: g1.globo.com

Para conferir todos os blocos de rua de São Paulo, acesse este site.

Leia também: Onde comer bem em São Paulo – Dicas Gastronômicas em SP.

7. Carnaval em São Luiz do Paraitinga – SP

Ainda no Estado de São Paulo, mas agora no interior, um Carnaval muito animado acontece na pequena cidade de São Luiz do Paraitinga.

As ruas históricas da cidades ficam lotadas de blocos com foliões de todas as idades.

É uma festa marcada pelas famosas “marchinhas”, que grudam na cabeça mesmo depois que o Carnaval chega ao fim.

Destinos Carnaval
Fonte: g1.globo.com

São Luiz do Paraitinga é uma opção legal para quem quer curtir as festas gastando pouco, pois está entre os destinos mais baratos para passar o Carnaval no Brasil.

Para mais informações sobre a cidade e o Carnaval, viste o site da Prefeitura de São Luiz do Paraitinga.

8. Carnaval em Ferrugem – SC

Na região sul do país, as praias do litoral de Santa Catarina contam com festas de Carnaval muito movimentadas.

Uma delas fica em Ferrugem, uma pequena praia pertinho do município de Garopaba. O carnaval lá é conhecido como CarnaFerrugem.

Informações sobre a festa você encontra no site oficial.

Durante o dia o agito se concentra na praia, que fica cheia de turistas e surfistas. Já à noite, as ruas da pequena cidade litorânea ficam lotadas de foliões, onde também ocorrem as festas oficiais do Carnaval.

Destinos Carnaval
Fonte: – carnaferrugem.com

Ferrugem também é uma opção de destino barato para curtir o Carnaval.

Destinos para fugir do Carnaval no Brasil

Se você não gosta da agitação das festas e procura por um destino tranquilo para passar o feriado, aqui vão algumas sugestões de lugares tranquilos para passar o seu feriado de Carnaval.

1. Gramado – RS, Campos do Jordão – SP e Monte Verde – MG: são destinos de região serrana, cuja alta temporada se verifica nos meses de inverno. Por isso, durante o Carnaval, o fluxo de turistas é baixo, proporcionando mais tranquilidade e sossego. Além disso, para quem curte frio, mesmo no verão é possível aproveitar dias com temperaturas amenas.

Dicas e roteiro de Campos do Jordão aqui no MV: Campos do Jordão, tudo o que você precisa saber para sua viagem.

2. Bonito – MS e Chapada dos Veadeiros – GO: destinos de ecoturismo que também são ótimas opções para fugir da agitação das festas de Carnaval.

Dicas e roteiro de Bonito aqui no MV: Dicas do que fazer e como organizar o seu roteiro de viagem a Bonito.

4. Fernando de Noronha – PE: o destino ideal para quem busca praia e exclusividade. Noronha não comporta mais turistas do que o limite diário dos seus voos, então se quiser sol, praia e biquíni, sem super lotação e agito extremo, Fernando de Noronha será uma bela escolha.

Dicas e roteiro de Fernando de Noronha aqui no MV: Roteiro, passeio, restaurantes e hospedagens em Noronha.

3. Porto de Galinhas – PE: uma excelente opção para quem quer ter por perto a opção do agito do carnaval ou não. Num dia talvez você queira aproveitar as festas e bloquinhos de Recife ou Olinda e, no outro, descansar nas belas praias de Porto de Galinhas.

Dicas e roteiro de Porto de Galinhas aqui no MV: Dicas de onde ficar, o que fazer e onde comer em Porto de Galinhas.

Onde passar o Carnaval: Destinos Internacionais

Fora do Brasil também acontecem Carnavais muitos famosos. Para quem curte conhecer novas culturas, vale a pena viajar até lá e se deixar envolver.

Se sua escolha for passar seu feriado prolongado no exterior, lembre de contratar um bom seguro viagem e seu chip de internet!

No site Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada e fácil dos preços dos seguros ofertados, analisando qual tem o melhor custo benefício para a sua viagem. Contrate AQUI o seu seguro viagem com desconto, utilizando o cupom MALADEVIAGEM5.

Leitor do blog MV tem 10% na aquisição do chip de celular SimPremium ao utilizar o cupom “maladeviagem”. Clique aqui para pedir o seu!

Confira agora as nossas sugestões com os melhores carnavais ao redor do mundo:

9. Veneza – Itália

O Carnaval de Veneza é uma festa que costuma durar aproximadamente 10 dias. As tradições carnavalescas diferem bastante do Carnaval brasileiro, o que torna a oportunidade de vivenciar o Carnaval Veneziano ainda mais fascinante.

Ele é famoso por suas máscaras, inclusive, tem até um concurso durante a festa para escolher a máscara mais bonita do Carnaval.

Destinos Carnaval
Fonte: infoescola.com

A festa é muito glamourosa e exuberante em razão das vestimentas. As pessoas se reúnem na Praça São Marcos com suas fantasias que remontam ao período renascentista. Uma tradição mundialmente reconhecida que chama a atenção de turistas do mundo inteiro.

Acesse o site oficial com todas as informações do Carnaval de Veneza.

Também acontecem festas particulares em lugares fechados e os ingressos costumam ser caros (podem custar de 120 até 1.000 euros, dependendo do local).

Nessa época do ano ainda está frio na Itália, mas as baixas temperaturas não impedem que a festa aconteça de forma vibrante e glamourosa.

Dicas sobre a Itália aqui no MV:
1. O que fazer em Veneza: Roteiro de 2 ou 3 dias na cidade.
2. Itália: um guia completo para você planejar e organizar sua viagem.

10. New Orleans – EUA

Em New Orleans acontece uma das festividades carnavalescas mais famosas do mundo, o Mardi Gras (que em francês significa “terça-feira gorda”).

A forma como o Carnaval é celebrado em New Orleans é semelhante à festa carnavalesca brasileira. Durante o dia ocorrem os típicos desfiles de Carnaval e no período da noite as festas acontecem nos bares e baladas da cidade.

Destinos Carnaval
Fonte: infoescola.com

No site oficial é possível verificar tudo sobre o Mardi Gras.

O Carnaval é uma ótima época para conhecer New Orleans não só pela festa, mas também pelas condições do clima, pois a temperatura máxima costuma ser em torno de 18ºC e a mínima em torno de 8ºC. Além disso, no período de Dezembro a Maio, a intensidade das chuvas é menor, com pouco risco de furacões.

Reserve seu Airbnb pelo nosso link e garanta um desconto de até R$ 179,00 na sua primeira reserva. 

11. Miami – EUA

Em Miami, o evento típico é o Carnaval On The Mile, ideal para quem busca por uma experiência familiar e diferente das festas carnavalescas brasileiras.

Na verdade, trata-se de um festival de música, um evento gratuito que acontece durante o final de semana nas ruas de Miami, com shows de músicos locais e internacionais, repleto de barracas de comidas por toda a parte.

Destinos Carnaval
Fonte: carnavalmiami.com

Todas as informações do festival no site Carnaval On The Mile.

O Carnaval é considerado um período de alta temporada em Miami e as condições climáticas nessa época do ano (entre Fevereiro e Março) são amenas, fazendo calor razoável durante o dia e ficando mais fresco durante a noite. Roupas de frio leves são suficientes para a noite.

Dicas de Miami aqui no MV: Miami, Estados Unidos – roteiro completo e dicas de viagem.

12. Montevidéu, Uruguai

Se você acha que o Carnaval no Brasil é muito longo, é porque ainda não conheceu o Carnaval uruguaio!

Chamado de Carnaval mais longo do mundo, a festa no Uruguai dura aproximadamente 40 dias, começando no final de Janeiro e se prolongando até Março.

O Carnaval Uruguaio também ocorre ao ar livre pelas ruas da cidade, com a reunião de muitas pessoas, embaladas por ritmos típicos da região, o Candombe e Murga, que misturam a cultura africana e europeia.

Entre as opções internacionais, é o destino mais barato para quem quer passar o Carnaval fora do Brasil.

O clima no Uruguai é semelhante ao da região sul do nosso país, portanto, embora seja verão nessa época do ano, não faz tanto calor, sendo possível aproveitar temperaturas amenas.

Compartilhe sua experiência: que outro destino você indica para o Carnaval? Deixe sua dica aqui embaixo nos comentários!

O melhor lugar para viajar no carnaval vai depender do que você procura (agito ou descanso) e do seu orçamento. Mas o bom é saber que opções de destinos não faltam, seja você do grupo da folia ou do sossego!

Já se inscreveu no nosso canal do Youtube? Se ainda não, aproveita para se inscrever agora: Blog Mala de Viagem no Youtube.

Salve esse post no Pinterest:

Sempre que você faz alguma reserva ou adquire algum produto/serviço utilizando um link aqui do blog, eu ganho uma pequena comissão do site. Você não paga nada a mais por isso e ainda me ajuda a manter o Mala de Viagem atualizado e sempre cheio de novidades!

Aluguel de carro

Rent Cars

Seguro Viagem

Seguros Promo

Passagens aéreas baratas

Passagens Promo

Passeios e ingressos

Get Your Guide

Chip Internacional

SimPremium

Bruna
Bruna
Nossa colunista Bruna é advogada e ama viajar. Sempre em busca de incluir o próximo destino na lista, adora conhecer pessoas, estudar sobre a história dos lugares que visita, aprender novas culturas, idiomas e desfrutar de uma boa culinária. Está aqui para aprender e compartilhar sua paixão por viagens!