Listas

Destinos curiosos, menos conhecidos ou escondidos na Europa

Pinterest LinkedIn Tumblr

O continente europeu é muito rico em história, cultura e mistérios milenares. E sabendo que muitos turistas se interessam por viagens com tais características, listamos destinos de viagem curiosos na Europa. Descubra quais são e, se gostar de algum deles, que tal vivenciar uma experiência única e embarcar nesse próximo destino?

Embora cidades como Paris, Roma e Londres sejam um prato cheio para qualquer primeira viagem à Europa, o continente europeu guarda muitas surpresas fascinantes para quem está disposto a explorar destinos exóticos, nem sempre tão populares ou famosos. Confira alguns deles:

Faroe Islands, Dinamarca

Esse arquipélago de 18 ilhas no Oceano Atlântico Norte (foto da capa) impressiona com suas paisagens paradisíacas de montanhas, cachoeiras e pastagens verdes cercadas por falésias. As ilhas têm rica cultura viking preservada nas suas pequenas aldeias de pescadores. É o lugar perfeito para relaxar e se conectar com a natureza.

Faroe Islands

Islândia

Islândia, a terra do fogo e do gelo mostra como os opostos realmente se atraem: vulcões ativos se misturam com geleiras, geysers, fontes termais, cachoeiras, campos de lavas, praias de areia preta, numa simbiose antagônica perfeita, criando um dos cenários mais surreais do planeta. No verão tem sol da meia noite, no inverno tem aurora boreal. O que falta de beleza e fenômeno natural nesse país é realmente difícil dizer. 

A Islândia é considerado um país exótico e, de certa forma, ainda pouco explorado pelos brasileiros, mas três fenômenos fizeram com que passasse a ser um destino mais buscado pelos turistas a partir de 2008.

A crise econômica mundial de 2008 tornou a Islândia um país mais acessível financeiramente. Não podemos dizer que é um país barato para brasileiros, mas é possível fazer uma viagem econômica, principalmente na baixa temporada. A Islândia te dá a possibilidade de modular os gastos da viagem de forma bem simples.

Outros fatores que popularizaram ainda mais o país foram a erupção do vulcão Eyjafjallajökull em 2010, e o aumento das gravações em paisagens islandesas, posteriormente utilizadas como locações de filmes, séries e clipes musicais. Posso citar e título de exemplo: Trapped, Passageiros da Vida, Sobrevivente, Viagem ao Centro da Terra, Metalhead, Coração de Pedra, Game of Thrones, Interestelar, Batman Begins, Thor. 

Islândia

Rila Monastery, Bulgária

Construído no século 10, esse impressionante mosteiro ortodoxo fica isolado entre as montanhas de Rila, ao sul da Bulgária. É considerado um tesouro do renascimento búlgaro e abriga afrescos e ícones centenários.

Rila Monastery

Não viaje sem internet no celular! Eu sempre viajo com o chip de internet da SimPremium, que chega na minha casa antes da viagem (ou com o E-sim, que é ainda mais prático, sem necessidade de troca de chip). Assim, desde a hora que meu avião pousa no destino, não enfrento problemas com falta de internet na viagem. Leitor do blog MV tem 20% na aquisição do chip de celular ou E-sim SimPremium ao utilizar o cupom “maladeviagem”. Clique aqui para pedir o seu!

Albarracín, Espanha

Essa pequena vila medieval parece ter saído de um conto de fadas, com suas muralhas, igrejas e casas de pedra. Situada entre penhascos de arenito, já foi lar de povos celtiberos, romanos e muçulmanos. Um excelente destino para quem busca muita história e rica arquitetura.

Albarracín

Bay of Kotor, Montenegro

Considerada uma das mais belas baías do Mediterrâneo, a baía de Kotor possui vilarejos charmosos emoldurados por montanhas íngremes. A cidade de Kotor em si também encanta, com construções venezianas e medievais bem preservadas.

Bay of Kotor

Giethoorn, Holanda

Conhecida como a “Veneza Holandesa”, essa vila idílica no centro do país não possui estradas, apenas canais e centenas de pontes. É o lugar perfeito para remar em pequenos barcos e se encantar com a arquitetura fascinante.

Giethoorn

Przejście, Polônia

Essa pequena cidade polonesa na fronteira com a República Tcheca possui elegantes prédios em estilo art nouveau, resultado de sua prosperidade no século 19, devido à indústria têxtil. Um destino surpreendente para apreciar arquitetura.

Cinque Terre, Itália

Localizada no litoral da região da Ligúria, no noroeste da Itália, Cinque Terre é formada por cinco vilarejos incríveis construídos em aclives rochosos que se projetam sobre o Mar da Ligúria. Cada um com seu charme singular, juntos eles formam uma paisagem estonteante e um destino imperdível para qualquer viajante.

Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al Mare são os cinco povoados que deram origem ao nome “Cinque Terre”, que significa “Cinco Terras” em italiano. Declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1997, a região encanta pela beleza natural de tirar o fôlego e pelo lifestyle singular, baseado em tradições locais, culinária típica e vinhos locais.

Uma das melhores maneiras de explorar Cinque Terre é caminhando pela trilha de 11 quilômetros de extensão que conecta todas as cinco vilas. O percurso sinuoso oferece vistas de cartão-postal a cada curva, indo da encosta da montanha até o nível do mar em diversos pontos. É preciso comprar um passe para acessar a trilha.

Outra sugestão é explorar cada vila individualmente. Em Manarola, visite a linda igreja gótica de San Lorenzo, de cima apreciando sua famosa vista panorâmica da cidade. Riomaggiore conta com ruas estreitas e prédios coloridos charmosos. Já Vernazza possui uma vivaz praça central e ruínas de um castelo.

De barco também dá para admirar as vilas de um ângulo diferente. Os passeios deixam você em cada povoado para explorar. Um passeio imperdível é até Portovenere, destino que completa o trecho conhecido como Riviera di Levante.

A culinária local também é uma atração à parte em Cinque Terre. Experimente pratos típicos como a anchova marinada, o polvo com batatas e o tradicional pesto alla genovese. E nada melhor para acompanhar do que um vinho branco Gelera, produzido nas vinícolas das encostas.

O melhor de visitar Cinque Terre é se perder sem pressa pelas ruas, trilhas, escadarias e vielas. Ao anoitecer, busque um local para apreciar o incrível pôr do sol no mar. E no dia seguinte, desbrave uma nova vila.

Cada uma tem sua igreja, seu point de observação panorâmica e seu charme único. E juntas elas formam um destino que proporciona uma experiência única para qualquer viajante, com paisagens de tirar o fôlego, cultura encantadora e gastronomia saborosa. Cinque Terre é pura poesia no litoral italiano.

destinos para viajar em junho
Cinque Terre

Não viaje sem seguro viagem! No site Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada e fácil dos preços dos seguros ofertados, analisando qual tem o melhor custo benefício para a sua viagem. Contrate AQUI o seu seguro viagem com desconto, utilizando o cupom MALADEVIAGEM5.

Hallstatt, Áustria

Localizada no coração da região alpina da Áustria, a pequena e pitoresca vila de Hallstatt é famosa por sua posição idílica junto a um lago e cercada por montanhas. Além de sua inquestionável beleza natural, Hallstatt também possui uma história única e diversas curiosidades interessantes para os visitantes descobrirem.

Uma das mais fascinantes particularidades da vila é que ela deu nome à cultura Hallstatt, uma civilização da Idade do Ferro que viveu na região entre 1200 e 500 a.C. Em Hallstatt fica o maior cemitério do período Hallstatt, com mais de 2000 túmulos já escavados. Neles foram encontrados objetos e joias que demonstram o alto nível de sofisticação e poder dessa sociedade pré-histórica.

Outro fato especial sobre Hallstatt é que a vila fica construída ao longo de uma estreita faixa de terra entre a base da montanha e a margem do Lago Hallstatt. Por esse motivo, o espaço para construção é limitadíssimo, fazendo com que todas as casas e prédios fiquem muito juntos e compactados uns aos outros pela falta de terreno.

Espaço também é um problema para os falecidos! Devido à falta de área para cemitérios, os mortos de Hallstatt ficam enterrados por apenas 10 ou 15 anos. Após esse tempo, os túmulos são reabertos e os ossos dos falecidos são transferidos para um ossário comum, ficando empilhados e organizados, para liberar novamente os coveiros.

Os moradores da vila dividem uma curiosidade histórica: quase todos os habitantes atuais de Hallstatt são descendentes diretos das 4 grandes famílias que dominavam a mineração de sal na região séculos atrás. Os nomes mais comuns da vila ainda hoje são Steiger, Heidenreich, Landl e Unterwegger, sobrenomes dessas antigas famílias que povoaram Hallstatt.

Por falar em sal, as minas de sal ainda hoje são uma atração. É possível conhecer as minas antiquíssimas, que já extraem o “ouro branco” da região há mais de 3000 anos. Um lento vagão leva os visitantes para dentro da escura mina, iluminada apenas por lâmpadas nos capacetes.

Sem dúvida, Hallstatt guarda histórias e curiosidades únicas que tornam a visita ainda mais especial. Entre belezas naturais e registros históricos surpreendentes, essa vila encantadora da Áustria cativa todos os viajantes que por lá passam.

Hallstatt

Bruges, Bélgica

Com seus canais charm osos, ruas de paralelepípedos, prédios históricos e uma atmosfera quase intocada no tempo, Bruges seduz todo viajante que a visita. Essa cidade medieval belga está repleta de recantos encantadores para explorar. Além de toda a beleza preservada, Bruges ainda guarda curiosidades interessantes para quem quer conhecer sua essência.

Uma das curiosidades é que Bruges já foi uma das cidades mais ricas e importantes da Europa no passado. No século 15, era o grande centro comercial internacional graças ao seu porto no Mar do Norte, que ligava o norte europeu ao Mediterrâneo. Bruges fazia parte da Liga Hanseática e chegou a rivalizar com Veneza e Gênova.

Outro fato histórico é que a cidade também foi lar de uma das primeiras bolsas de valores do mundo, estabelecida no século XIII. Comerciantes de diversos países se reuniam na casa van der Buerse para realizar negócios, o que acabou dando origem ao nome “bolsa”. A Praça da Bolsa é um ponto turístico até hoje.

Bruges abrigou diversos artistas renomados ao longo da história. O pintor Jan van Eyck, por exemplo, desenvolveu parte significativa de sua obra na cidade. Hoje é possível apreciar seus quadros no Groeningemuseum. Outro artista célebre que viveu em Bruges foi o escultor barroco Pieter Paul Rubens.

Um dos pontos mais emblemáticos da cidade é o Beffroi, a antiga torre da prefeitura. Construída em 1240, essa torre gótica de 83 metros de altura possui um repicar de sinos que povoa a paisagem sonora de Bruges até hoje. O som o acompanha aonde quer que você vá pelas ruas. No topo do Beffroi está localizada uma carrilhão com 47 sinos que pode ser visitado.

Bruges também tem conexão com a história britânica. No Mosteiro de Nossa Senhora está o túmulo de Maria de Borgonha, filha do duque inglês Charles, o Temerário. Ela foi a primeira esposa do imperador Maximiliano I e sua filha, Margarida da Áustria, governou os Países Baixos.

Um fato pitoresco é que em Bruges abriga a escadaria mais estreita da Europa — tem apenas 60 centímetros de largura. Outra curiosidade arquitetônica é a Casa do Salvador Inclinado, um prédio do século 16 que pende para o lado, devido a problemas na fundação.

Por fim, a cidade ainda preserva um mercado medieval no centro onde você sentirá o clima de comércio dos séculos passados. E para relaxar, é possível dar um passeio de barco pelos inúmeros canais e aproveitar a excelente gastronomia e cervejas locais. Bruges certamente é um destino singular que todo viajante precisa conhecer.

Bruges

As igrejas históricas de Veneza, Itália

Apesar de Veneza não ser um “destino menos conhecido”, tampouco um “destino escondido” na Europa, muitos turistas viajam até Veneza por conta dos seus canais.

O que nem todos sabem é que Veneza possui inúmeras e fascinantes igrejas históricas, que misturam estilos arquitetônicos e atraem a atenção dos visitantes mais atentos.

Assim, apesar de estarmos falando de uma das cidades mais visitadas do mundo, acho válido listar suas igrejas, para que você inclua no seu roteiro quando estiver por lá:

Basílica de São Marcos

É nada menos do que a igreja mais famosa de Veneza, sua arquitetura única mescla elementos bizantinos, góticos e orientais. O interior é ricamente decorado com mosaicos, afrescos e decorações em ouro. A visita inclui o Pala d’Oro, altar com pedras preciosas, e a sacristia com obras de Ticiano e Tintoretto.

Basílica de São Marcos

Santa Maria Gloriosa dei Frari

Essa imponente basílica gótica do século XIV abriga importantes obras de artistas como Ticiano, Bellini e Donatello. Seu interior amplo e austero contrasta com as decorações em ouro de outras igrejas venezianas.

Santa Maria della Salute

Uma das imagens mais icônicas de Veneza é a cúpula branca de Santa Maria della Salute. Edificada no século XVII, apresenta um estilo barrocomajestoso e uma decoração interior de fazer inveja.

Catedral de São Marcos

Anexa à famosa Basílica, essa catedral mais discreta também possui elementos arquitetônicos interessantes, como um imponente interior bizantino e um púlpito externo construído em fins do século XVI.

Scuola Grande di San Rocco

Essa irmandade laica contém o ciclo de pinturas sobre a vida de Cristo feito por Tintoretto. É considerada uma das maiores obras-primas do artista veneziano.

Igreja de Santa Maria dei Miracoli

Uma joia do início do renascimento, sua fachada de mármore decorada é um dos exemplares mais refinados do estilo renascentista-lombardo em Veneza. Seu interior abriga valiosas relíquias e afrescos.

Sempre que você faz sua reserva ou adquire um produto/serviço através de um link do MV, o blog recebe uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o Mala de Viagem sempre atualizado!

Hospedagem

Booking.com

Aluguel de carro

Rent Cars

Seguro Viagem

Seguros Promo

Passagens aéreas

Passagens Promo

Passeios e ingressos

Get Your Guide

Chip Internacional

SimPremium

Author

Wanderlust por natureza, no meu tempo livre estou sempre programando uma nova aventura ou experiência, pois acredito que a melhor viagem é sempre a que está por vir!

Write A Comment

Além de Paris: cidades da França que você precisa conhecer 8 lugares para aproveitar a Semana Santa em família no RJ 7 Motivos para incluir Seychelles na sua lista de viagens em 2023 Descubra quais são os 7 aeroportos com mais atrasos e cancelamentos Dicas para viajar com os animais nas férias Por que optar por se hospedar em imóveis de temporada? Anguila: conheça esse paraíso no Caribe 8 Passeios e atividades fora do óbvio no Rio de Janeiro 10 passeios para fazer na sua viagem a Buenos Aires O que considerar na hora de escolher um safari?