Skip to main content

Sidecar: passeio encantador e jeito diferente de conhecer Cape Town

Conhecer a África do Sul e, em especial, Cape Town, foi uma ideia que surgiu no começo de 2017. Que o destino era uma escolha certa eu já sabia, mas conhecer a cidade mais incrível do país de um jeito bem inusitado, foi uma surpresa agradável. E foi pesquisando sobre passeios diferentes para fazer na Cidade do Cabo, que encontramos a Cape Sidecar Adventures.

Cape Town é uma cidade apaixonante. Aliás, até hoje nunca ouvi nenhum brasileiro que tenha dito ao contrário.

Acho que pegaram o melhor de cada lugar do mundo o colocaram lá: praias, montanhas, ótimos restaurantes, vinícolas premiadíssimas, hotéis para todos os gostos e bolsos, pessoas receptivas… Tudo envolvido num clima vibrante com toque final de diversidade cultural.

Ficamos na cidade por 3 semanas (fizemos curso de inglês nesse tempo – que será assunto para um próximo post) e embora tenhamos tido tempo para conhecer com calma os principais pontos turísticos da cidade (e olha que são muitos, viu!), foi o tour de Sidecar que nos encantou.

E você? Já pensou em “viajar no tempo” e fazer um passeio diferente por uma das cidades mais fascinantes do mundo em um Sidecar do mesmo modelo dos utilizados na 2ª Guerra Mundial?

Sidecar Adventures - Tour até a Chapman´s Peak
Cape Sidecar Adventure – Tour pelas praias de Cape Town até a Chapman´s Peak

A Cape Sidecar Adventure nos proporcionou um dos passeios mais incríveis em Cape Town, pois além de o Sidecar já ser uma atração à parte, ainda tivemos a oportunidade de conhecer as lindas praias de Cape Town de um ângulo bem diferente.

Camps Bay de Sidecar
Conhecendo Camps Bay de Sidecar

Os Sidecars são motocicletas militares originalmente utilizadas pelo Exército de Libertação dos Povos da China entre o início dos anos 1950 e meados da década de 1970.

São conhecidos como cj750’s e são baseados no antigo alemão BMW R71, usado extensivamente durante a Segunda Guerra Mundial.

A Cape Sidecar Adventure foi criada em 2005 e até hoje, com uma frota de 31 sidecars, transportou mais de 20 mil passageiros e rodou mais de 1 000,000 km sem incidentes, em virtude de seus motoristas experientes.

Cape Sidecar Adventure - ótima opção de passeio em Cape Town
Cape Sidecar Adventure – ótima opção de passeio em Cape Town

Nosso tour:

Escolhemos uma das opções de tour de 2h, chamado “2hr experience”.

Só para esclarecer (vou explicar melhor sobre os “tours e trips” adiante), a Cape Sidecar Adventure oferece passeios de 2h, meio dia e dia todo. Todas as opções você encontra clicando aqui.

Existem 3 opções de tour de 2h:

CITY & SURROUNDS SCENIC TOUR: passeio destinado a conhecer os principais pontos turísticos de Cape Town. Destaque para Table Mountain, cartão postal da Cidade do Cabo, que está na lista das Sete Novas Maravilhas da Natureza (New7Wonders).

Neste trajeto, o sidecar passa também pela estrada costeira, Greenmarket Square, parque Company’s Garden, Casas do Parlamento, Prefeitura, Castelo da Boa Esperança, Alojamento dos Escravos e bairro de Bo-Kaap (famoso bairro das casinhas coloridas).

EXPLORE THE WEST COAST: passeio pela costa oeste da cidade em direção a Bloubergstrand, de onde se tem uma belíssima vista da Table Mountain. O tour prossegue em direção a Big Bay, onde é feita uma parada para um café tipicamente sul-africano.

ATLANTIC SEABOARD + CHAPMANS PEAK DRIVE

Fizemos o ATLANTIC SEABOARD + CHAPMANS PEAK DRIVE: um tour pela costa (do lado do Oceano Atlântico) de Cape Town, chegando até a Chapman´s Peak Drive.

Início do passeio de sidecar
Início do passeio de sidecar – seguindo sentido Chapman´s Peak

 

Cape Sidecar Adventure
Cape Sidecar Adventure

O nosso motorista Bradkry  (só elogios pra ele: muito atencioso, simpático e ainda tirou altas fotos nossas) no pegou no hotel pela manhã e começamos o tour “sentido litoral”.

O passeio começa com o motorista da sidecar te buscando no seu hotel
O passeio começa com o motorista da sidecar te buscando no seu hotel

Passamos pelas praias de Bantry Bay, Sea Point, Clifton, Camps Bay e Hout Bay (linda baia onde há um porto de onde saem os passeios para a ilha dos leões marinhos; lá está também o Marine´s Wharf com vários restaurantes de frutos do mar), finalizando com um passeio na famosa e charmosa Chapman’s Peak.

Nosso motorista, além de tirar as fotos, ainda dava ideia de poses rsrs...
Nosso motorista Bradkry , além de tirar as fotos, ainda dava ideia de poses rsrs…

 

Um jeito divertido de conhecer Cape Town
Um jeito divertido de conhecer Cape Town

Fizemos várias paradas para fotos, e tanto no caminho como nas paradas, Bradkry  nos mantinha informados sobre onde estávamos e também sobre informações relevantes e curiosidades sobre cada um dos lugares.

Paradinha para foto em um dos bairros mais caros para morar em Cape Town
Paradinha para foto em um dos bairros mais caros para morar em Cape Town

A Chapman’s Peak é uma linda estrada costeira: de um lado o mar, do outro montanhas.

Um dos pontos de observação na Chapman´s Peak
Um dos pontos de observação na Chapman´s Peak – olha essa vista!

Em razão disso, aliado ao tempo doido, digo, instável (4 estações climáticas no mesmo dia) em Cape Town, a estrada nem sempre está aberta, pois se torna um lugar perigoso num dia de muito vento ou chuva (risco de deslizamentos).

Tivemos sorte, pois embora fizesse frio, a Chapman’s “funcionava” lindamente!

E que dia lindo!
E que dia lindo!

Na Chapman’s Peak paramos em um ponto para observação de baleias e golfinhos, mas infelizmente eles resolveram não dar o ar da graça naquele dia.

Já que as baleias não vieram, resolvemos tirar mais algumas fotos, afinal de contas, não é todo dia que se tem um sidecar nas mãos...
Já que as baleias não vieram, resolvemos tirar mais algumas fotos, afinal de contas, não é todo dia que se tem um sidecar nas mãos, literalmente…

 

Chapman´s Peak
Chapman´s Peak

*Se tiver a oportunidade, vale à pena ver o por do sol por ali… Coisa de cinema!

Na volta fizemos mais algumas paradas em alguns mirantes muito bonitos e finalizamos o passeio passando na frente do estádio Green Point Stadium, utilizado na Copa do Mundo de 2010.

Ficamos com muita vontade visitar todas essas praias no verão!
Ficamos com muita vontade visitar todas essas praias no verão!

Além do tour, o que também está incluso no passeio?

– jaquetas contra o frio/vento;

– capacetes;

– óculos de proteção (muito estilosos por sinal);

– bandana para proteger o rosto do vento (a bandana é uma graça e fica de presente… Inclusive a nossa foi muito útil no safari que fizemos no final da viagem);

– pedágio para ingresso na Chapman’s Peak.

Fomos no final de setembro e fazia frio em Cape Town. Num primeiro momento ficamos preocupados com o clima e com a ideia de passear de moto pela cidade num dia de vento, mas o “kit proteção contra frio e vento” nos deixou super confortáveis e não passamos frio algum, pois o vento não passava pela jaqueta.

Minha foto preferida! Camps Bay e 12 Apóstolos ao fundo
Minha foto preferida! Camps Bay e Doze Apóstolos ao fundo

A Cape Sidecar Adventure é bem flexível em relação ao clima: se no dia anterior ao seu passeio o clima estiver muito ruim, você pode reagendar ou cancelar (com reembolso total) o tour.

Quem dirige o Sidecar?

Quem dirige é um dos motoristas da Cape Sidecar Adventures (“self-drive” não é possível).

Mas a foto na direção não pode faltar...
Mas a foto na direção não pode faltar…

Rodrigo e eu revezamos entre garupa e carrinho, e as duas experiências são legais, sugiro que experimente as duas.

O carrinho é diferente (lembra o desenho da “corrida maluca”?), foi novidade pra mim… Mas é da garupa da moto (mais alta) que você tem a melhor visão!

Sidecar: conhecendo Cape Town de um jeito bem diferente
Sidecar: conhecendo Cape Town de um jeito bem diferente

Tours oferecidos pela Cape Sidecar Adventures:

Além dos tours de 2h (CITY & SURROUNDS SCENIC TOUR,  ATLANTIC SEABOARD + CHAPMANS PEAK DRIVE e EXPLORE THE WEST COAST), há ainda tours de meio dia e trip de dia todo.

Half Day: o tour inclui passeio pela cidade de Cape Town e costa atlântica (praias da cidade) + Chapman´s Peak Drive, Simon´s Town, False Bay e Constantia Winelands.

Full Day:

– Full Day Cape Peninsula: leva você até o Cabo da Boa Esperança, passando pela Boulders Beach e Simon´s Town.

– Full Day Cape Winelands: uma ótima forma de conhecer as vinícolas do cabo, fazer degustações e não se preocupar com a direção depois.

– Full Day to Bettys Bay: leva você até South Coast Meander (via Gordons Bay-Bettys Bay). A volta é pela Pringle Bay, com visita à colônia de pinguins de Stoney Point, além de uma parada no santuário Cheetah Outreach. O retorno a Cape Town é feito via Meerlust, com pausa para degustação de vinho.

*No site oficial você encontra todos os passeios oferecidos pela Cape Sidecar Adventures, bem como seus respectivos preços.

As reservas também podem ser feitas pelo próprio site, no ícone “book now”, correspondente ao passeio desejado.

Além de ser um passeio super estiloso, é possível para todas as idades. Para quem viaja com crianças, fica aqui a sugestão de mais uma atração divertida para fazer com crianças.

Passeio selo Blog Mala de Viagem de indicação!
Passeio selo Blog Mala de Viagem de indicação!

Gostou? Então aqui você encontra todos os contatos da Cape Sidecar Adventure:

Tel: +27 21 434 9855
Fax: +27 21 434 9860
Cell: 082 308 5483
E-mail: info@sidecars.co.za 
Depot: 1 Dickens Road, Salt River, 7925, Cape Town, South Africa.
Postal address: P.O. Box 12401, Mill Street, 8010, South Africa.
Site: http://www.sidecars.co.za/
FaceBook: @sidecars
Cape Sidecar Adventure no Trip Advisor

O Blog Mala de Viagem foi convidado pela Cape Sidecar Adventures para o fazer o tour ATLANTIC SEABOARD + CHAPMANS PEAK DRIVE, mas sempre prezamos pela sinceridade e honestidade com nossos leitores, não sendo nossa opinião influenciada, havendo total controle editorial sobre todo o conteúdo publicado no blog.

Essa vista já deixou saudade!
Essa vista já deixou saudade!

Confira aqui o vídeo do nosso tour (e aproveita para se inscrever no nosso canal no YouTube aqui!):

 

Se você gosta do conteúdo do Blog Mala de Viagem, gostaria de te pedir uma ajuda: faça sua reserva de hospedagem pelo Booking.com através do banner aqui na lateral direita do blog. Você não pagará nada a mais por isso, contribuirá para que façamos mais viagens, e sem dúvida novos posts sempre aparecerão por aqui! Muito obrigada!

Post anterior – Colômbia: alegria e prazer!

Próximo post – Portugal, um reencontro com a ancestralidade

  • Maravilhoso Anna! Que vontade de pegar esse vento. Vistas deslumbrantes e de tirar o fôlego 😍😍 post super completo e o minivideo deu um tchan rs. Amei!

  • Flavia

    Quando fomos a Cape Town também fizemos esse passeio com nossa pequena e amamos. Fomos nos final da tarde para ver o por do sol na Chapmans Peack. Simplesmente inesquecivel!

  • Sa Brina Guerreiro

    Não tinha idéia de quão bonito é Cape Town, e essa idéia de conhecer com Side Car foi fantástica! Nada como vento nos cabelos!!

  • Jaqueline Caixeta

    Acompanhei a viagem de vocês pelo instagram e deu muita vontade de conhecer a África!! Que lugar perfeito!! E adorei esse “carrinho moto” hahaha parece ter sido muito bom!

  • Erik Trovão Diniz

    Concordo demais quando vc diz que Cape Town é apaixonante! Também conhecemos a cidade este ano e saímos de lá encantados com tanta beleza. Não fizemos o passeio de sidecar, mas parece ser, realmente, maravilhoso (adorei o fato deles reagendarem ou reembolsarem em caso de condições climáticas desfavoráveis. Isto é algo fundamental em uma cidade de tantas variações climáticas). Percorremos a Chapman´s Peak Drive de carro e a beleza daquele lugar não sai da minha memória. Quero muito voltar um dia!!

    • Verdade Erik, pois quem já foi a Cape Town, conhece a fama de “cidade com 4 estações num mesmo dia”. Abraço

  • Aninha Lima

    Desde que vi essa foto no insta de vcs,fiquei contando os dias pelo relato detalhado no blog! Amei a dica, já quero!!!

    • Que bom Aninha, fico feliz! Foi incrível mesmo. Obrigada pela visita no blog!

  • Aline Laudelina Pires

    Conhecer a Africa do Sul realmente deve ser um sonho (que um dia ainda irei realizar), Cape Town é lindo e esse passeio maravilhoso.

  • Anna, fico até emocionado ao ver um post desses. Fizemos o passeio mais longo – de Sidecar até o Cabo da Boa Esperança, passando também pela Chapman’s Peak. E foi um dos melhores passeios ever. Bom demais o vento, a paisagem, as praias pitorescas com montanhas, a cidade, TUDO! BOM DEMAIS!

    Aliás, se alguém não curtir Cape Town… tem algum problema! Acho que não visitamos a mesma cidade 😀

  • Manuela

    Admito que minha mente sempre se fechou um pouco para a África do Sul por remeter muito à safari (coisa que não me anima), mas achei muito massa esse passeio de sidecar! Vou começar a rever meus conceitos…

  • Carla Macedo

    2 palavras: estou encantada! Genteeee, que demais! Adorei tudo! O post é está super completo, com todas as dicas e informações possíveis! As fotos estão deslumbrantes! Parabéns!

  • Alexandre Nunes

    Gente do Céu.. Conhecer um lugar lindo como essa já é uma sonho de viagem… Mas vcs conheceram e nao foi de qualquer maneira, foi com estilo hein ?! kkkkkk. Curti demais esse post, quando eu for vou querer fazer da mesma forma. Experiência top demais. Abraços e obg por compartilharem 🙂

    • kkkkk muito estilo né Alexandre? Teve jaqueta de couro, óculos estilo retrô, capacete e até bandana! Foi muito legal.

  • Marilisa Domingues

    Ana já estou me imaginando nessa motocicletas rs… adoreii esse passeio vou colocar pra minha listinha rs.. Ahh esse guia hein? muitas poses legais, as fotos ficaram sensacionais. Passeio imperdível, valeuu pela dica preciosa .beijos

    • Foi muito divertido Marilisa. Anota aí sim, porque vale muito à pena. Bjs

  • Acompanhei a sua viagem pelo insta e vi vcs realizando cada passo desse lindo projeto. Foi tudo incrível!
    Eu amo lugares diferentes e pouco visitados, por isso, acho que vcs desbravaram como ninguém. A ideia de fazer um intercâmbio no local foi ótima também. Parabéns pelo relato de viagem.

    • Muito obrigada Dani. Foi incrível mesmo… queria morar lá!

  • Glaucia

    Gente, achei esse passeio sensacional! Vocês dois estavam parecendo atores daqueles filmes de anos 60. Com certeza um passeio imperdível

    • Foi muito bacana mesmo Glaucia. Adoramos ver Cape Town de um ângulo diferente!

  • Renata Sucena

    Que demais Aninha! Amei esse passeio, já quero! Muito vintage 😊😊 Vc sempre arrasando nas dicas! As fotos estão muito boas, parabéns!!

    • Anna

      Obrigada Re! O passeio é realmente muito bacana!

    • Muito obrigada Re! Bjs

  • Liany Garves

    Puxa que legal!!! Amei a sua viagem pela África do Sul. Eu fiquei 10 dias e já me encantei! O tempo que você ficou deu pra fazer coisas incríveis! E esse passeio parece bem legal mesmo! Quando vi as fotos pensei, nossa que pessoa preparada que já levou jaqueta própria na mala, mas aí li que já está incluso no kit!! Perfeito né, eles pensam em tudo!!

    • Anna

      Sim Liany, tudo pensado e programado! Não precisa se preocupar com nada. Estava ventando bastante e nem frio passamos. Adorei o serviço deles.

    • E ainda tinha tanto pra fazer… já quero voltar! O passeio no sidecar foi um dos pontos altos da trip!

  • Livia Melo

    Que máximo esse passeio! Lembro de um filme que assisti com essas motinhas e sempre tive vontade de andar, bom saber que em Cape tem! Amei o post, já salvei!

    • Anna

      É show Lívia, super gostoso o vento no rosto e a sensação de liberdade!

    • Muito vintage né Lívia! Super bacana o passeio. Bjs