África

V&A Waterfront Cape Town: a atração mais visitada na África do Sul

Pinterest LinkedIn Tumblr

Tenho tanta coisa legal para contar sobre nossa viagem para a África do Sul, que às vezes que quero fazer um post novo a cada dia. Mas como as 24h diárias ainda não estão sendo suficiente pra minha rotina, vamos por partes. E pra dar sequência ao nosso “guia completo de Cape Town”, hoje o tema é: V&A Waterfront e tudo o que lá encontramos!

V&A Waterfront é um complexo turístico sensacional em Cape Town e é a atração mais visitada na África do Sul (pois é, errou quem pensou que fosse a Table Mountain ou o Kruger Park). Passamos por lá várias vezes e não consegui enjoar nem um pouco daquele lugar, pois as opções de coisas para fazer parecem infinitas.

O nome do local é uma homenagem à rainha Victoria e seu filho Alfred.

Está localizado junto à zona portuária da Cidade do Cabo, reunindo hotéis (os mais bem conceituados de luxuosos de Cape Town), condomínios residenciais, prédios e comércios, restaurantes e cafés, shopping com mais de 450 lojas, comércio de artesanatos, museus (incluindo Museu do Diamante e o recém-inaugurado em set/2017, o museu de arte contemporânea, Zeitz MOCAA), aquário, roda gigante e outras opções de entretenimento.

É até difícil pontuar tudo o que você encontrará no Waterfront, mas acho que deu pra ter uma ideia de como é o lugar, né?

Além de tudo isso, é de lá que parte o ferry que leva os turistas até o museu Robben Island (ilha onde Nelson Mandela ficou preso por 18 anos), é um dos pontos de onde partem os ônibus Citysightseeing – hop-on hop-off, bem como passeios de barco e até helicóptero.

Já vi gente comparando o Waterfront ao Fisherman’s Wharf, em San Francisco. Mas o Fisherman’s não é tão completo quanto o Waterfront, embora os dois tenham características semelhantes.

O que fazer em Cape Town - Table Mountain2
V&A Waterfront – Cape Town

Hotéis no Waterfront – Cape Town

Se você está procurando uma boa localização para se hospedar em Cape Town, os hotéis do Waterfront são os melhores nesse quesito. Inclusive aqui no blog já fiz um post completo mostrando o recém inaugurado Radisson Red.

Coladinho ao Waterfront também está o todo poderoso One & Only (onde tivemos o prazer de jantar um dia) e o charmoso Cape Grace, hotéis de alto padrão que aparecem na lista dos melhores da cidade.

Outras opções de hotéis no Waterfront:

  • Protea Hotel by Marriott Cape Town Waterfront Breakwater Lodge
  • The Commodore Hotel
  • The Portswood V&A Waterfront
  • Queen Victoria Hotel
  • Victoria & Alfred Hotel
  • Radisson Blu Hotel Waterfront
  • The Silo Hotel
  • City Lodge

Neste link (clique aqui) você pode conferir a lista completa dos hotéis, e muitos deles você encontra no Booking.com.

Restaurantes no Waterfront – Cape Town

Além de hotéis excelentes, no V&A Waterfront você encontra muitas opções de restaurantes (são mais de 80). Queria eu ter tido a oportunidade de conhecer todos (e voltar rolando, né?…).

Experimentamos o Harbor, especializado em frutos do mar (tem fama, mas confesso que achei meio fraquinho o cardápio e os pratos também), o Vovo Teló, que tem um cardápio variado, com opções de café da manhã, lanches e refeições (e é um restaurante/café/bar barato), e o asiático Willoughby & Co (adorei ele! fica dentro do shopping Victoria Wharf).

Ali também tem opções de restaurantes especializados em carnes, massas e comida típica.

O difícil é se decidir. A maioria tem vista privilegiada para o mar, Table Mountain ou para a The Cape Wheel.

Ótimas opções de cafés você acha lá também. Destaque para o Mugg & Bean, que visitamos várias vezes.

Outro ponto de parada obrigatório é o V&A Food Market, um complexo que se assemelha aos nossos tradicionais “mercadões”, porém num estilo mais sofisticado. São mais de 40 “barraquinhas” de comida (estilo “comida de rua”).

Food Market

V&A Food Market fica ao lado da Praça Nobel e conta com música ao vivo, cerveja artesanal e comida variada.

Opções de doces, salgados, refeições, wraps, pizzas, pães, comidas regionais, sucos naturais e smoothies, azeites, chocolates artesanais, as famosas samosas… Não deixe de conferir. Almoçamos lá pelo menos umas 5 vezes (durante as 3 semanas que estivemos estudando inglês na Cidade do Cabo).

Abre diariamente (mas fecha cedo) –  de novembro até abril das 10h00 até às 20h00, de maio a outubro das 10h00 até às 18h00.

Praça Nobel – Waterfront

Na foto acima a Praça Nobel, em homenagem a Albert Luthuli, Desmond Tutu, Nelson Mandela e Frederik de Klerk, que lutaram pelo fim do Apartheid na África do Sul.

Watershed – parte externa

No Water Shed, entre uma lojinha e outra, estão os cafezinhos charmosos. Foi ali, no quiosque de chá da entrada, que adquiri meu novo vício por chás e infusões.

Shopping Victoria Wharf – Waterfront

Se você quer fazer compras, eis aqui um bom local para isso: o shopping Victoria Wharf.

São mais de 450 lojas, incluindo desde supermercado até lojas de diamantes (muitas por sinal).

Quanto aos preços, não vi muita diferença em relação aos nossos. Porém, meu foco não foi compras nessa viagem, então não parei para procurar e fazer pesquisa de preços.

Mas se sua intenção é comprar joias e vinhos, então vale à pena fazer isso mesmo no turístico Victoria Wharf.

Além da variedade de lojas (incluindo lojas de grife, departamento e com produtos locais), o shopping ainda conta com muitos cafés e restaurantes, tanto na praça de alimentação como espalhados pelos corredores (sugiro o Willoughby & Co).

Também é um bom local para fazer câmbio.

Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 21h.

Cape Wheel

Quer ter uma vista de cima de todo o Waterfront? Então umas voltinhas na roda-gigante Cape Wheel é o programa certo pra você.

Fizemos esse passeio logo no nosso primeiro dia em Cape Town (compramos os ingressos na hora mesmo) e tiramos fotos lindíssimas lá de cima.

Valores: adultos – R130, crianças (4 – 17 years) – R60, maiores de 60 anos – R60

E de fato a vista é incrível. Vale à pena o passeio… Sem contar que é muito mais barato do que a roda-gigante de Las Vegas, por exemplo (lá a gente só observou do lado de fora mesmo…).

*1 real = 4 rands (aproximadamente).

onde comer em cape town
Cape Wheel

Two Oceans Aquarium

Era uma terça-feira, e o dia tinha amanhecido nublado e chuvoso. Resolvemos ir ao Waterfront para conhecer o Two Oceans Aquarium.

Não coloquei muitas expectativas no passeio, pois não sou muito fã de aquário. Mas esse surpreendeu. Melhor aquário que já visitei (mas eu não visito muitos aquários, então a opinião aqui no assunto não é de uma expert, ok?).

São mais de 3 mil espécies dos oceanos Atlântico e Índico (daí o nome: Aquário de Dois Oceanos).

Peixes de diversas espécies, tartarugas, tubarões, cavalos-marinho, pinguins, arraias… São alguns exemplos de animais que você encontra no aquário.

Olha o tamanho dessa tortuguita!

Caso você se interesse, em horários específicos tem uma exibição dos pinguins, quando as aves são alimentadas.

Horário de funcionamento: diariamente, das 9h30 às 18h.

Valores: comprando pela internet (site oficial) você garante 10% de desconto.

  Ticket Office price Online price (10% discount)
Adults R165 R149
Children 14 to 17 R120 R108
Children 4 to 13 R80 R72
Children under 4 Free Free
South African pensioners* R120 R108
South African students* R120 R108
Two Oceans Aquarium

Robben Island Museum

Também é no Waterfront que você pega o ferry para a Robben Island.

É um passeio disputado. Aconselho que compre o seu ingresso com antecedência (no próprio Mandela Gateway, ou pela internet).

São 3 horários de tours diários: 9h, 11h e 13h.

Valor: R340 para adultos e R190 para crianças (menores de 18 anos).

O Museu da Prisão da Ilha Robben tem status de Patrimônio Mundial da Humanidade e é um Patrimônio Nacional Sul-Africano.

A prisão onde Nelson Mandela esteve preso por 18 anos, hoje funciona como museu e em um tour de aproximadamente 3h, você terá a oportunidade de conhecer um pouco sobre o lugar que hoje até assume fundamental importância na luta pela democracia.

O tour tem início no Mandela Gateway, na V&A Waterfront e depois de uma viagem de meia-hora, 40min, chega-se na ilha.

O tour é guiado e os guias são ex-prisioneiros políticos.

Primeiro é feita uma volta de 45 minutos de ônibus ao redor da ilha, com relatos sobre sua história como sanatório, base militar e colônia de leprosos.

Depois vem a parte das visitas às celas.

Uma das celas da Ilha Robben

O tour finaliza com visita externa à cela de Mandela.

Cela de Nelson Mandela

Embora o lugar carregue um sentimento de tristeza e sofrimento, não é assim que os sul-africanos querem que você se sinta ao voltar pra casa, pois ali nasceu a emocionante história da luta sul-africana por democracia e igualdade.

Ali líderes se organizaram para por fim ao regime da segregação racial, então não é apenas uma antiga prisão, mas sim um lugar para homenagear todos aqueles que ali estiveram e lutaram por essa causa tão justa.

Robben Island era uma “universidade” informal, onde os prisioneiros, que seriam a próxima geração de líderes políticos na África do Sul, passavam muitas horas estudando e discutindo como acabar com o regime da segregação.

Isolados, líderes como Mandela, Walter Sisulu, Govan Mbeki e Ahmed Kathrada, mostraram ser super-heróis, lutando arduamente pela esperança de uma nova África do Sul.

Robben Island

Fotos da Table Mountain

A Table Mountain, que já foi tema de post aqui no blog (confira aqui), foi eleita uma das Sete Maravilhas da Natureza (única localizada na África).

E é do Waterfront que você garante uma vista incrível dessa maravilha!

"Cartão postal" Table Mountain no Waterfront
“Cartão postal” Table Mountain no Waterfront

Como se não bastasse todas essas atrações e opções, o Waterfront ainda é premiado com muitos artistas, entre músicos, dançarinos, atores, estátuas humanas… Impossível não parar para apreciar e se encantar com a cultura sul-africana.

Table Mountain a partir do Waterfront

Post anterior – Conhecendo a Região Vinícola do Cabo: Stellenbosh

Sempre que você faz sua reserva ou adquire um produto/serviço através de um link do MV, o blog recebe uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o Mala de Viagem sempre atualizado!

Hospedagem

Booking.com

Aluguel de carro

Rent Cars

Seguro Viagem

Seguros Promo

Passagens aéreas

Passagens Promo

Passeios e ingressos

Get Your Guide

Chip Internacional

SimPremium

Author

Wanderlust por natureza, no meu tempo livre estou sempre programando uma nova aventura ou experiência, pois acredito que a melhor viagem é sempre a que está por vir!

Comments are closed.

Além de Paris: cidades da França que você precisa conhecer 8 lugares para aproveitar a Semana Santa em família no RJ 7 Motivos para incluir Seychelles na sua lista de viagens em 2023 Descubra quais são os 7 aeroportos com mais atrasos e cancelamentos Dicas para viajar com os animais nas férias Por que optar por se hospedar em imóveis de temporada? Anguila: conheça esse paraíso no Caribe 8 Passeios e atividades fora do óbvio no Rio de Janeiro 10 passeios para fazer na sua viagem a Buenos Aires O que considerar na hora de escolher um safari?