Safari

Safari no Sanbona: a maior reserva privada perto da Cidade do Cabo

Pinterest LinkedIn Tumblr

O Sanbona Wildlife Reserve é a maior reserva privada da região de Western Cape (Cabo Ocidental). Se você quer uma opção de safari próximo a Cape Town e Garden Route, pronto! Acaba de encontrar uma reserva excelente, com “selo Mala de Viagem de qualidade”.

Estivemos na África do Sul entre os meses de setembro e outubro de 2017 – passamos praticamente um mês no país. Já dá pra falar que moramos na África do Sul?.

O país é um mix das melhores coisas do mundo, isso é fato! Mas se tem uma coisa que faz com que turistas atravessem oceanos, são os animais e os safaris.

Se você já gosta de documentários sobre a vida selvagem, prepare-se: você voltará do safari ainda mais apaixonado(a).

Se você não se liga muito em Animal Planet e National Geographic, grandes chances de eles se tornarem seus canais de TV preferidos depois de um game-drive. Inclusive, estou aqui assistindo um programa sobre safari na Nat Geo Wild enquanto escrevo.

*Game-drive é o termo utilizado para designar o safari feito com o guia (denominado ranger) em um jipe aberto.

A reserva está a 3 horas da Cidade do Cabo e a estrada até lá é lindíssima. Vale a pena alugar um carro em Cape Town e dirigir até o Sanbona Wildlife Reserve.

Optamos por sair de Cape Town no dia anterior ao check-in no Sanbona, então reservamos uma guest house simples na cidade de Montagu. Confira a nossa rota.

Montagu é uma cidade bem pequena. Foi apenas um ponto de parada para pernoite e café da manhã.

E essa parte da viagemfoi rápida, tanto que chegamos ao Sanbona bem adiantados. O transfer para nosso lodge seria apenas 2h depois, então decidimos nos “aventurar” e seguir de carro desde os portões de entrada da reserva até o nosso lodge.

Usamos o waze praticamente durante toda a rota. Quando chegou na estrada que dá acesso ao Sanbona, a internet se foi, mas a partir dali é fácil se guiar pelas placas, até chegar no portão de entrada da reserva, onde havia um funcionário simpático que falava a língua nativa o Xhosa.

O Sanbona ocupa uma área semidesértica no coração do Little Karoo, na Rota 62 (que é a rota de vinho mais longa do mundo) e ao pé das altas montanhas de Warmwaterberg. Possui 58 mil hectares de montanhas de Cape Fold esculpidas, planícies de Karoo abertas e alguns exemplos de arte de San Rock (alguns com mais de 3.500 anos).

Não é “apenas” uma reserva de “Big 5”, mas também uma imensidão de paisagem exuberante. O safari em meio aos vales é uma lembrança pra guardar para toda a vida. E essa é a grande diferença entre um safari no Sanbona e um safari no Kruger. Apesar de ser muito mais famoso, no Kruger não se tem as mesmas paisagens que são encontradas no Sanbona.

*Big 5: já foi o termo utilizado para designar o grupo dos 5 animais mais difíceis de serem caçados pelo homem. Hoje a caça é proibida, mas infelizmente não significa que, ilegalmente, não aconteça. Esses lodges fazem sérios trabalhos de conscientização, preservação e reinserção ao habitat de animais que sofreram maus tratos advindos da caça ilegal.

Hoje o termo “big 5” ainda é muito comum nos safaris, pois é utilizado para designar os 5 maiores animais:

  • Leão
  • Leopardo
  • Bufalo
  • Rinoceronte
  • Elefante

Dessa lista, o mais difícil de encontrar é o leopardo, pois são animais que se adaptaram para viver no topo de árvores e montanhas, uma consequência de adaptação gerada pelo período em que a caça era permitida.

Meu receio de fazer um safari em uma reserva privada (e não em um parque nacional como o Kruger), era de me deparar com um “grande zoológico” (existem muitos nesse estilo na região perto de Cape Town).

Mas não… Você pode ir ao Sanbona Wildlife Reserve sem medo de ser feliz, pois em nada se compara a um zoológico. É sem dúvida em grande território de vida selvagem. A reserva é imensa!

Mas você deve estar se perguntando: se eu não conhecia o Sanbona Safari e tinha um mês na África do Sul, então porque o Kruger Park não foi minha primeira opção? Explico:

Embora tivesse um mês na África do Sul, fiz 3 semana de curso de inglês em Cape Town, o que me “prendeu” na cidade e na região. Até daria para associar a viagem com uma ida ao Kruger no início ou no final, mas para isso eu teria que sacrificar outra parte do roteiro que queria muito fazer: a Garden Route. Então a melhor solução foi pesquisar um bom safari próximo à Cidade do Cabo. Escolha certa!

No Sanbona Safari não é permitido fazer Self-Safari, ou seja, você só faz game-drive guiado e, para isso, precisa fazer uma reserva e se hospedar em um dos lodges. Assim, ao contrário do Kruger, ADDO e outros parques nacionais, para fazer safari no Sanbona é necessário se hospedar lá.

O Sanbona possui 3 lodges de luxo e 1 acampamento. Os lodges de luxo operam de forma independente, cada um com equipe própria. São eles:

  • Dwyka Tented Lodge
  • Gondwana Family Lodge
  • Tilney Manor (onde nos hospedamos)

O acampamento é o Sanbona Explorer Camp e tem uma proposta diferente, pois opera apenas no verão e proporciona walk-safaris e trilhas aos seus hóspedes.

Dwyka Tented Lodge:

Eu queria ter me hospedado nesse lodge, mas não consegui fazer reserva, pois estava lotado.

Parece ser o mais charmoso de todos: situado numa curva e escondido entre as rochas, o isolado Dwyka Tented Lodge sintetiza uma atmosfera de luxo e privacidade. Só aceita hóspedes maiores de 18 anos.

São tendas de luxo, com decks e jacuzzis aquecidas privativas. Ideal para uma viagem romântica.

Características da tenda: ar condicionado e aquecedor, chuveiros interno e externo (banho livre), deck privado com banheira de hidromassagem, mini-bar, Instalações para fazer chá e café, telefone, crofre eletrônico.

O lodge conta também com restaurante a céu aberto, lounge com televisão, wine cellar, lojinha e SPA.

Gondwana Family Lodge:

É o lodge para família e aceita crianças de todas as idades (porém, para fazer o game-drive, a criança precisa ter mais do que 4 anos).

Tem vista para a barragem de Bellair, oferce conforto e modernidade. Possui restaurante a céu aberto, piscina, lounge com televisão, lojinha, SPA e espaço kids.

Para os pequenos há o programa Kids on Safari, que oferece experiências educacionais e recreativas para a vida selvagem.

Conta também com um retiro de relaxamento com extenso menu de terapias e tratamentos, incluindo sauna a vapor.

Características da suíte: a quantidade e estilo de camas (cama de solteiro, king-size, sofá-cama…) varia conforme a suíte, mas todas possuem ar condicionado, aquecimento, mini-bar, deck ou varanda privativa, instalações para fazer chá e café, cofre eletrônico, telefone e duchas para banho.

Sanbona Explorer Camp:

Uma verdadeira experiência de acampamento de luxo você encontrará no Explorer Camp. As barracas são confortáveis e essa forma de hospedagem lhe permitirá explorar o local a pé.

O acampamento está localizado ao longo do leito do rio e os guias aprimoram as experiências de observação de pássaros, com chances de encontrar também “big 5” (mas não sei dizer qual a probabilidade, já que você estará a pé).

O Explorer Camp só opera nos verão (outubro a abril) e as trilhas levam dois dias para serem completadas (partidas às sextas-feiras).

Há limite de idade para as trilhas: não é permitido para menores de 16 anos ou maiores de 60 anos.

Característica das tendas: o Explorer Camp oferece três tendas de lona que podem acomodar até duas pessoas.

Atenção: os animais selvagens podem se deslocar pelo campo a qualquer momento.

Cada barraca inclui: cama/maca com lençóis, edredons e travesseiros, repelente de insetos, toalhas, sacos sanitários, bem como gel de banho e shampoo.

Definitivamente é uma opção para quem gosta de encarar altas aventuras!

Tilney Manor:

Foi o lodge que escolhi. São poucos quartos (apenas 6 suítes), onde a privacidade e exclusividade imperam.

O lodge Tilney Manor não aceita crianças menores que 12 anos.

O quarto é imenso, muito confortável, com varanda privativa e até uma área de banho externa.

Características da suíte: ar condicionado, telefone, chaleira, chuveiros ao ar livre, chuveiro interno, banheira, mini bar privado, cofre eletrônico, lareira, varanda privativa.

E não tem apenas turn down service não: na verdade o quarto é arrumado 3 vezes ao dia. Quando o hóspede sai para o game-drive da manhã, é feita a primeira arrumação. Quando você retorna do game-drive da tarde, o quarto está novamente organizado. Por fim, quando retorna do jantar, a cama está pronta para dormir.

A experiência dos hóspedes incluem a cozinha Karoo e uma piscina (que talvez possa usar no verão, já que eu fui no mês de outubro e ainda estava muito frio).

Há ainda um centro de relaxamento e SPA, além da sauna a vapor.

Na recepção do lodge tem uma lojinha – útil caso você queira comprar um binóculos, gorro, luvas…

Quando eu fui, a iternet só funcionava na área comum do lodge (basicamente na área da recepção e restaurante).

Horários de check-in e check-out:

  • Check-in: 14h
  • Check-out: 11h

*É possível chegar até o lodge dirigindo seu próprio carro ou solicitar o serviço de transfer – nesse caso o carro ficará na entrada da reserva e você deverá chegar a tempo para o horário do transfer. Optamos por ir com nosso carro alugado, pois chegamos muito cedo para esperar pelo transfer.

O que está incluso na diária:

  • Transfer até o lodge (caso você não queira ir com seu carro), com parada no lodge de recepção para café, chá, biscoitos…
  • Refeições (sem bebida inclusas, exceto a bebida oferecida no game-drive do turno tarde);
  • 2 safaris (game-drive) por dia.

*Ficamos 2 diárias e achamos suficiente, pois foram 4 game-drives no total.

Valor:

O custo da diária varia conforme a época do ano e a categoria de hospedagem desejada. No Booking.com você confere algumas opções e pode simular os preços para as datas desejadas.

Comodidades:

O Sanbona me encaminhou um e-mail com várias questões, visando conhecer o hóspede antes da chegada.

Seguem a baixo as perguntas que me foram feitas por e-mail antes da nossa viagem:

  • All guest’s full names (nomes dos hóspedes)
  • Any dietary or medical requirements and who this is for (dieta especial ou recomendações médicas)
  • Any special occasions being celebrated and the date of the occasion (se o hóspede está celebrando /comemorando algo especial)
  • Estimated time and means of arrival and departure (hora estimada de chegada e saída)
  • Contact details (in case the lodge needs to contact you) – (contato do hóspede)
  • Do you require the 12:30 welcome lounge transfer or will you be self-driving to the lodge (se o hóspede quer fazer uso do transfer que o Sanbona disponibiliza ou se vai dirigindo o próprio carro até o lodge)
  • Is this your first time at Sanbona? (se é a primeira vez do hóspede no Sanbona).

Estávamos comemorando o aniversário do Rodrigo. Fiz essa observação e ganhamos um jantar romântico especial em nosso quarto, com direito à champanhe e bolo!

A culinária no Tilney – cozinha Karoo:

A diária inclui as seguintes refeições:

  • desjejum com chá, café e biscoitos antes do game-drive das 6h30min;
  • café da manhã com opções buffet e à la carte no retorno do game-drive (por volta das 9h30min);
  • almoço à la carte (entrada, prato principal e sobremesa) – geralmente há 3 opções no menu: uma com carne, outra com peixe ou frango e ainda uma terceira opção vegetariana;
  • bebida (alcoólica ou não) e snacks no game-drive da tarde;
  • jantar à la carte (entrada, prato principal e sobremesa) – as opções do jantar você escolhe depois do almoço.
  • bebidas não estão inclusas (exceto aquela servida do game-drive da tarde).

*Gostei muito do cuidado para com os hóspedes: sempre tinha garrafas de água no quarto, chá, biscoitos e o chocolate ao lado da cama antes de dormir.

O que levar na mala para um safari no Sanbona?

  1. Roupas

As roupas adequadas dependerão muito da época da sua viagem.

O Sanbona fica em uma região de semideserto e é natural que faça bastante frio ao amanhecer e ao entardecer. Os carros são abertos e venta bastante. Provavelmente você vai sentir frio!

Consulte a previsão do tempo, mas se sua viagem for em setembro/outubro, como foi a minha, recomendo casacos, luvas, gorros, cachecóis e tudo o que for necessário pra te ajudar a aquecer.

No game-drive do turno da manhã o staff deixa uma bolsa térmica disponível para cada hóspede aquecer as mãos e pernas, além de uma mantinha pra dar um toque final de conforto.

Geralmente os game-drives começam bem cedo, antes mesmo de clarear o dia e duram até perto das 10h manhã.

O nosso game-drive da manhã tinha início às 6h30min (dependendo da época esse horário é antecipado para as 5h30min), então ainda estava muito frio. O game-drive da tarde se encerra com o por do sol, quando a temperatura cai também.

Ao longo do dia, com o sol, pode esquentar bastante.

Por do sol no Sanbona

No verão dá pra trocar o gorro por um chapéu, mas independente de frio ou calor, por ser uma região semidesértica, o sol sempre aparece forte, então protetor solar é fundamental.

Use sempre sapatos (usei tênis) e roupas confortáveis e de cores neutras (o recomendado é o bege, caqui ou verde escuro), para não atrair a atenção dos animais. Mas isso não é regra não viu gente? É só sugestão.

Se tiver certeza que sua viagem será em época mais quente, então invista em roupas leves, porém com mangas, para não sofrer tanto com a ação do sol.

  1. Acessórios

Para melhores fotos, é indicado câmera com lentes entre 300 – 600mm.

Binóculos é muito útil também. Não levamos (faltou espaço na mala), mas usamos o do nosso guia (ranger) emprestado algumas vezes. Também da pra usar a lente da câmera e ver os animais com o zoom. 

Apesar das câmeras dos celulares estarem cada vez melhor, para safari não vai ser bom, justamente porque você precisa ter um zoom de qualidade para conseguir boas fotos.

Não esqueça seus medicamentos pessoais caso faça uso de algum, pois será difícil conseguir comprar alguma coisa de farmácia por ali.

Protetor solar, protetor labial e repelente também são importantes. Não usei repelente porque não havia insetos… Mas imagino que isso depende muito da época.

Como é fazer um game-drive no Sanbona Safari?

Embora eu já tenha dito bastante coisa, agora vou criar alguns tópicos, que podem ser duas dúvidas sobre o game-drive. Bora lá?

Cada game-drive tem duração de 3h aproximadamente (e são muitas horas de deslocamento de um lado a outro da reserva);

Sempre é o mesmo ranger que acompanha o grupo (nosso grupo era composto por 3 casais);

O game-drive é feito em um jipe todo aberto. É seguro e você se sente seguro, pois o ranger é uma pessoa especialista em comportamento animal e sabe como manter o grupo fora de risco;não é permitido tirar nenhuma parte do corpo para fora do jipe;

Não é permitido falar muito alto ou gritar quando os animais se aproximam (por isso existe limitação de idade e geralmente crianças não são admitidas nos game-drives);

Não é permitido fazer movimentos muito bruscos quando os animais se aproximam;

Não é permitido descer do jipe sem autorização do ranger

ranger explica muito sobre a vida selvagem, vegetação, animais e curiosidades;

Os rangers se comunicam entre si para dizer onde os animais foram vistos pela última vez e garantir que você veja o maior número de animais possíveis em cada game-drive;

Game-drive envolve sorte e às vezes você pode encontrar muitos bichos de uma só vez, outras não (tivemos muita sorte em todos eles);

Os leões são monitorados e isso também acontece nas outras reservas, inclusive no Kruger, para garantir a proteção e preservação da espécie;

Os leões brancos são albinos (não se trata de espécie diferente, apenas gene recessivo). São raros e o Sanbona é um dos poucos lugares onde podem ser encontrados (onde são autossustentáveis e vivem com total liberdade em seu habitat natural).

O ranger sabe a distância segura que pode ficar dos animais e se afasta quando verifica algum perigo (aconteceu quando encontramos os elefantes – percebendo que um dos elefantes estava mais agitado, ele preferiu dar ré com o jipe e manter distância maior);

Dos “Big 5” vimos leões (brancos), elefantes e rinocerontes. Não vimos búfalos nem leopardo, embora eles também possam ser encontrados no Sanbona;

Vimos muitos outros animais além dos 3 primeiros e fiquei encantada com todos;

4 game-drives foi o suficiente (2 diárias);

Beba água, mas não exagere, pois não tem banheiro durante o game-drive.

Confira também aqui no MV: Como é fazer um self-safari no ADDO Elephant Park?

Sempre que você faz sua reserva ou adquire um produto/serviço através de um link do MV, o blog recebe uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o Mala de Viagem sempre atualizado!

Hospedagem

Booking.com

Aluguel de carro

Rent Cars

Seguro Viagem

Seguros Promo

Passagens aéreas

Passagens Promo

Passeios e ingressos

Get Your Guide

Chip Internacional

SimPremium
Author

Wanderlust por natureza, no meu tempo livre estou sempre programando uma nova aventura ou experiência, pois acredito que a melhor viagem é sempre a que está por vir!

1 Comment

  1. Régis Aragão Reply

    Oi Anna! Obrigado pelo post! Foi bem útil e nos ajudou a escolher o sanbona. Uma dúvida: vamos de carro e gostaríamos de saber quanto tempo demora do welcome lounge (ou do portão principal) até o lodge tilney manor. Eles falam q demora em torno de 1h e 20min, mas acho q estão dando uma previsao conservadora…

Write A Comment

Além de Paris: cidades da França que você precisa conhecer 8 lugares para aproveitar a Semana Santa em família no RJ 7 Motivos para incluir Seychelles na sua lista de viagens em 2023 Descubra quais são os 7 aeroportos com mais atrasos e cancelamentos Dicas para viajar com os animais nas férias Por que optar por se hospedar em imóveis de temporada? Anguila: conheça esse paraíso no Caribe 8 Passeios e atividades fora do óbvio no Rio de Janeiro 10 passeios para fazer na sua viagem a Buenos Aires O que considerar na hora de escolher um safari?