Patagônia Argentina

Patagônia Argentina: o que fazer em El Calafate e em Ushuaia

Pinterest LinkedIn Tumblr

Patagônia Argentina oferece atividades para quem busca adrenalina e aventura, mas também contempla o visitante com a oportunidade de descansar, comer bem, apreciar bons vinhos e admirar a natureza exuberante que cerca essa região tão peculiar do planeta. São muitos lagos, montanhas e cenários deslumbrantes.

Em 1520 e o explorador português Fernão de Magalhães, financiado pelo rei da Espanha, desembarcou em uma região inóspita e gelada banhada pelo Atlântico com a sua tripulação. Assim foi descoberto o estreito onde Magalhães, que permitiu a primeira viagem de circunavegação da Terra.

Hoje o destino é procurado por viajantes exploradores que desejam ver de perto as belezas da Patagônia, seus cenários cinematográficos, fauna, flora, montanhas e formações rochosas.

A Patagônia compreende um território de 1.043.000 km² divididos entre Argentina e Chile. A viagem inclui paisagens que parecem pinturas, glaciares, rios, lagoas e montanhas com picos nevados. Sem dúvida uma experiência imperdível para quem ama a natureza.

Preparativos para conhecer a Patagônia Argentina

Documentos

A Argentina integra o Mercosul, portanto, os brasileiros não precisam de visto para entrar no país e passaporte não é obrigatório, podendo viajar com a carteira de identidade em boas condições de conservação (foto visível, identificável e documento atual).

*CNH é um documento nacional e não vale para ingresso em outro país.

Comprovante de vacinação contra Covid19: outro documento que passou a ser exigido no cenário pós-pandemia. Leve uma cópia em espanhol ou use a versão online com QR Code extraída diretamente do app do SUS.

Regra que já não subsiste mais é a obrigatoriedade do seguro viagem com cobertura para covid-19, incluindo hospitalização, isolamento e transferências. Todavia, se tem algo que a pandemia nos ensinou é que não se viaja para fora do país sem seguro viagem, não é mesmo?

Para escolher o melhor seguro para sua viagem, recomendo o site Seguros Promo.

No site Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada e fácil dos preços dos seguros ofertados, analisando qual tem o melhor custo benefício para a sua viagem. Contrate AQUI o seu seguro viagem com desconto, utilizando o cupom MALADEVIAGEM5.

Regras sobre o câmbio na Argentina

A moeda do país é o peso argentino (ARS), mas o dólar geralmente é aceito no comércio local (todavia, a cotação não é vantajosa para quem opta por pagar em dólar).

O ideal é levar dólares ou reais do Brasil e realizar o câmbio lá na Argentina. Mas calma que tem muita informação relevante sobre câmbio na Argentina… Informações que podem te proporcionar câmbio pela metade do preço.

E sobre esse assunto, recomendo que você faça a leitura do post “Tudo o que você precisa saber antes de ir para a Argentina: documentos, câmbio, dicas de viagem“, pois lá eu expliquei detalhadamente sobre esse assunto, que é fundamental para que sua viagem para a Argentina tenha um ótimo custo benefício.

A ressalva que eu faço é que eu experimentei duas situações diferentes: enquanto em Bariloche não tive dificuldade nenhuma em sacar dinheiro via Western Union, em El Calafate não tinha dinheiro disponível para sacar via Western Union. Portanto, varie a forma de câmbio: você pode sim usar a WU, mas ela não pode ser a única forma de câmbio utilizada por você, visto que a depender do dia, hora e local, pode acontecer de não ter mais dinheiro disponível para saques.

Leve real e/ou dólar também, pois caso a remessa WU se torne inviável, mesmo que com uma cotação menos favorável, você terá outros meios para fazer câmbio.

Não viaje sem internet no celular! Eu sempre viajo com o chip de internet da SimPremium, que chega na minha casa antes da viagem. Assim, já embarco com o chip, ativo ele na hora que meu avião pousa no destino e não enfrento problemas com falta de internet na viagem. Leitor do blog MV tem 20% na aquisição do chip de celular SimPremium ao utilizar o cupom “maladeviagem”. Clique aqui para pedir o seu!

Clima na Patagônia Argentina

A estação mais recomendada para visitar a região é durante o verão (novembro a abril), quando os dias são mais logos. Primavera e outono também são opções, mas o inverno, por ser muito rigoroso, deve ser evitado – muito frio, vento, neve, temperaturas negativas, dias curtos e muitas atrações podem estar fechadas para visitação. 

Nos meses que compreendem as estações de verão, primavera e outono, os termômetros podem variar entre 5 e 25ºC. Todavia, não tem como precisar temperatura nem se ater à previsão do tempo, pois as variações ocorrem com frequência. O importante é sempre levar roupas de frio adequadas, vestindo-se em camadas.

O que levar na mala para a Patagônia Argentina?

A quantidade de roupas de frio vai depender da época da sua viagem, mas na Patagônia o padrão de vestimenta é como no Atacama, ou seja, em camadas.

O clima na Patagônia Argentina oscila muito, até mesmo dentro do mesmo dia. Pode amanhecer com tempo fechado e mudar 2 ou 3 vezes durante o dia. Além disso, pode ventar bastante, então é importante usar as roupas adequadas para se manter quente e confortável.

Se estiver frio, inicie vestindo roupas térmicas, invista na segunda camada de fleece e finalize com um casaco pesado estilo corta vento.

No pé o ideal é usar bota impermeável para trekking e os acessórios principais são: luvas, gorros e óculos de sol.

Para mais dicas de como se vestir para uma viagem de inverno, recomendo a leitura do post: “O que levar na mala para uma viagem de inverno“.

Principais atrativos da Patagônia Argentina

El Calafate

El Calafate é uma pequena e charmosa cidade que abriga os glaciares mais famosos da Patagônia Argentina, no Parque Nacional Los Glaciares, como o Upsala, O’nelli, Spegazzinni e o conhecido Glaciar Perito Moreno, que tem 60 metros de altura.

Ushuaia

Ushuaia é a cidade mais austral das Américas e tem boa infraestrutura para receber os viajantes, incluindo grande variedade de restaurantes, lojas, hotelaria e até mesmo centros de esportes de inverno para quem visita o destino nessa época do ano.

Os destaques ficam por conta do Parque Nacional Terra do Fogo e o passeio no Trem do Fim do Mundo, a região dos Lagos, o Canal de Beagle e o Complexo Cerro Castor (centro de esqui).

El Chaltén

Na fronteira com o Chile, está El Chaltén, conhecida como capital mundial do trekking. Trata-se de um destino irresistível para os aventureiros que buscam trilhas de diferentes níveis de dificuldade e muita integração com a natureza.

Os dois famosos complexos de montanhas, Fitz Roy e Cerro Torre, são ideais para escalada e trekking de variados níveis, com boa estrutura e sinalização.

Península Valdés

A Península Valdés é uma área natural protegida onde o turista pode ver muitas espécies de animais em seu habitat natural, como baleias-francas, orcas, lobos e elefantes-marinhos, pinguins, golfinhos, aves, dentre outros.

A melhor época para visita essa parte da Patagônia Argentina são os meses compreendidos entre julho e dezembro, quando as baleias-francas são visíveis tanto no mar como nas orlas das praias.

Cruzeiro Australis

Uma experiência ainda mais autêntica é conhecer a Patagônia Argentina e Chilena a bordo dos cruzeiros de expedição Australis, que podem ter duração de 3 a 7 noites. O cruzeiro é guiado por profissionais especializados, principalmente por biólogos que conhecem de forma aprofundada as características geográficas, fauna e flora da região.

Meu roteiro de viagem pela Patagônia Argentina

Após visitar a Patagônia Chilena, segui para a cidade de El Calafate, que é uma das principais cidades da Patagônia Argentina. O traslado de um destino a outro foi feito via terrestre e foi fornecido pelo Hotel Tierra Patagônia onde eu me hospedei em Torres del Paine, mas esse trecho pode ser feito de ônibus (há ônibus de linha ligando a cidade de Puerto Natales, no Chile, até El Calafate, na Argentina), carro ou com transfer privado/em grupo.

E aqui compartilho o meu roteiro e não a minha experiência, pois se você me acompanha no Instagram @maladeviagem, provavelmente já sabe que precisei interromper a viagem por motivos de saúde.

Todavia, como a viagem foi toda planejada e organizada, ainda que o relato não possa retratar a minha experiência nos destinos, pode ilustrar como foram os preparativos, pesquisas e escolhas.

E justamente por não conseguir expor minha experiência em relação a toda a viagem, esse post ficará mais resumido se compararmos com a forma detalhada que eu gosto de escrever por aqui.

El Calafate

El Calafate fica na região sul da Patagônia Argentina, a 2750 km, 1430 km de Bariloche e 878 km de Ushuaia.

Se você estiver começando sua viagem em El Calafate, pode chegar até lá de avião, usando como porta de entrada o aeroporto Internacional Comandante Tola, a 20 km da cidade. E quando desembarcar, você pode pegar um táxi para ir ao seu hotel.

O acesso terrestre começa através da Ruta 40, e depois pela Ruta 11. Essa opção deve ser adotada por quem gosta de percorrer grandes distâncias de carro.

El Calafate é a cidade base para conhecer o Glaciar Perito Moreno. O parque fica a 80 km da cidade e é a principal atração da região, onde o turista pode fazer basicamente três coisas: caminhar pelas passarelas com vista para o glaciar; fazer uma navegação pelo lago glaciar (safari náutico), chegando pertinho da geleira; fazer o mini trekking no glaciar.

Eu passei 2 dias em El Calafate antes de interromper a viagem e posso relatar um pouco da minha experiência nessa parte:

A cidade é pequena (pouco mais de 6 mil habitantes conforme registros de 2010) e charmosa. Dá pra fazer tudo a pé, então se você não pensa em alugar carro, tudo bem, pois em El Calafate você não verá necessidade.

O ideal é pegar um hotel perto do centrinho para facilitar ainda mais sua locomoção. No centrinho estão os restaurantes, bares, lojas, farmácias, sorveterias e o que mais você possa eventualmente precisar durante sua passagem pela cidade. A avenida principal se chama Avenida Libertador San Martín.

Sugestões de hospedagem em El Calafate

Eu optei por me hospedar no hotel Esplendor by Wyndham e recomendo! O hotel fica num ponto mais alto da cidade, perto do centro. Tem uma bela vista para o lago e é um hotel que oferece conforto.

O hotel Mirador del Lago também pode ser uma boa opção de hospedagem. Todavia, pesquisando este e o Esplendor, preferi o Esplendor.

Sugestões de restaurantes em El Calafate

Quanto aos restaurantes, tive a oportunidade de experimentar apenas um e também acho válido a indicação: La Zaina. O ambiente é charmoso, com decoração retrô e cardápio variado! Eu optei por truta com risoto de limão e Rodrigo optou por uma carne. Nós dois saímos satisfeitos do local, incluindo ambiente, sabor dos pratos e valores. A conta total ficou 9.350 pesos, com duas empanadas de entrada, dois pratos principais, uma água sem gás e uma taça de vinho.

Sugestões de outros restaurantes em El Calafate:

  • Casimiro Biguá
  • La Lechuza
  • El Quincho
  • Nativos da Patagônia
  • La Tablita
  • Borges y Alvarez Libro-Bar
Glaciar Perito Moreno

Glaciar Perito Moreno

No tocante aos passeios, meu roteiro em El Calafate incluiu apenas o Parque Nacional Perito Moreno, mas saiba que há outras mais opções de excursões saindo da cidade, como passeios a cavalo, passeios off road em 4×4, além das que excursões para El Chaltén e Torres Del Paine (onde eu estava antes de chegar em El Calafate).

O Perito Moreno é um glaciar da Patagônia Argentina, formado por paredes de gelo de mais de 5 km de largura, chegando a 60 metros de altura em seu pico.

O Glaciar Perito Moreno fica no Parque Nacional Los Glaciares (criado em 1937), que abriga 356 geleiras.

O passeio básico no Perito Moreno é a caminhada pelos quase 3 km de passarelas e mirantes construídos na frente do glaciar.

Para quem quer algo a mais, a sugestão é comprar o mini trekking na geleira. Para a atividade você precisará de equipamentos especiais (oferecidos pela empresa que executa o passeio) e guias.

A terceira opção é a navegação, chamado Safari Náutico, pelo lago glaciar, com a oportunidade de ver as geleiras mais de perto do que a vista que se tem das passarelas.

Para quem deseja sair do Brasil com tudo organizado dia a dia, recomendo fechar o pacote Patagônia Argentina com a agência Cia Trip Viagens, que organizou todos os meus passeios e foi excelente no atendimento e planejamento da minha viagem (inclusive me deram todo o suporte necessário quando eu precisei cancelar os passeios por conta a interrupção da viagem).

E eu consegui cupom de desconto para leitores do Blog MV: leitores e seguidores têm 5% de desconto na compra de pacote de viagem para a Patagônia Argentina através deste link: https://bit.ly/MALA_DE_VIAGEM_CIATRIP.

Perito Moreno

Se além do passeio até o Glaciar Perito Moreno você tiver mais dias e quiser complementar sua passagem por El Calafate, sugiro os seguintes passeios:

É importante que você escolha os passeios tendo por base quantos dias ficará em El Calafate e quantos dias ficará em Ushuaia, pois alguns são específicos de cada cidade, enquanto outros podem ser realizados em um ou no outro destino.

Exemplo: se você deseja conhecer El Chaltén num day tour, é melhor que o faça a partir de El Calafate, haja vista a proximidade. Todavia, se você quer fazer um passeio 4×4 off road, pode fazê-lo tanto em El Calafate ou, preferencialmente, em Ushuaia, que te leva para conhecer paisagens ainda mais bonitas.

Na hora de decidir os passeios, recomendo contar com a experiência de quem conhece bem a região e pode te orientar da melhor forma, conforme suas preferências e interesses pessoais. Por isso indico a agência Cia Trip que, inclusive, está oferecendo aos leitores do Blog MV, 5% de desconto na compra de pacote de viagem para a Patagônia Argentina.

Ushuaia

Planejei meu roteiro para 2 dias em El Calafate e 4 dias em Ushuaia, começando em El Calafate e chegando em Ushuaia com um voo da Aerolineas Argentinas (é possível emitir passagem com a Aerolineas Argentinas usando milhas Smiles).

Se Ushuaia for sua porta de entrada para a Patagônia Argentina, você precisará pegar um voo com conexão em Buenos Aires, pois não existem voos diretos do Brasil para Ushuaia – o voo a partir de Buenos Aires dura aproximadamente 3 horas e 30 minutos, com as companhias Latam e Aerolineas Argentinas (voo internacional) ou também JetSmart (se comprar um voo interno).

Ushuaia, conhecida como Fim do Mundo (por conta de sua localização austral), oferece muitas oportunidades: pode ser sua porta de entrada ou mesmo o seu último destino visitado na Patagônia Argentina. O acesso por via terrestre, marítima e aérea, possibilidade muitas formas de planejamento do roteiro.

Trata-se da cidade mais ao sul do planeta, a 3.077 km de Buenos Aires e 2.170 km de Bariloche. A Antártica está a apenas 1.000 km de distância (por isso Ushuaia é ponto de partida para os cruzeiros que zarpam rumo à Antártica).

A cidade e a região oferece caminhadas por parques nacionais, passeios de barco no Canal de Beagle, esqui nas montanhas de Cerro Castor (se ainda for temporada de esqui), caiaque e outras aventuras.

Ushuaia tem cerca de 60 mil habitantes e uma boa infraestrutura. A cidade é bem preparada para receber os turistas, até porque gira em torno dessa atividade econômica.

A época da viagem também influencia o roteiro: a média anual da temperatura em Ushuaia é 6ºC. No inverno a média fica em torno 2ºC e no verão em torno dos 10ºC. Além do frio intenso, no inverno os ventos são fortes, deixando a sensação de frio ainda maior. Por isso o ideal é viajar entre os meses de novembro a abril.

Quem viaja para Ushuaia no inverno, terá dias mais curtos e frio intenso, mas a vantagem é a possibilidade de ver neve, lagos congelados e praticar atividades de inverno nas estações de esqui de Ushuaia, que têm a temporada de neve mais longa da América do Sul em razão da localização.

Outra característica marcante no “Fim do Mundo” é o clima inconstante, que alterna entre chuva e sol rapidamente e, às vezes, mais de uma vez dentro do mesmo dia.

No verão os dias são longos e o sol se põe por volta das 23 horas. Essa acaba sendo a época preferida dos viajantes, que conseguem aproveitar muito mais o dia para os passeios a atividades ao ar livre. Consequentemente, é o período da alta-temporada, quando a cidade fica mais cheia e os preços mais altos. Também é no verão que os pinguins são vistos nas ilhas de Ushuaia.

Ushuaia

Sugestões de hospedagens em Ushuaia

Sugestões de restaurantes em Ushuaia

  • Kuar 1900
  • Kaupé
  • Casimiro Biguá
  • Kalma Resto
  • Tía Elvira (para comer centolla)
  • Chiko
  • Maria Lola
  • Chez Manu
  • Tante Nina
  • Bodegón Fueguino
  • Laguna Negra
  • La Cantina Fueguina de Freddy
  • Taberna del Viejo Lobo
  • La Cabana Casa de Té

Passeios em Ushuaia

Para quem deseja sair do Brasil com tudo organizado dia a dia, recomendo fechar o pacote Patagônia Argentina com a agência Cia Trip Viagens, que organizou todos os meus passeios e foi excelente no atendimento e planejamento da minha viagem (inclusive recebi todo o suporte necessário quando eu precisei cancelar os passeios por conta a interrupção da viagem).

E eu consegui cupom de desconto para leitores do Blog MV: leitores e seguidores têm 5% de desconto na compra de pacote de viagem para a Patagônia Argentina através deste link: https://bit.ly/MALA_DE_VIAGEM_CIATRIP.

Navegação pelo Canal de Beagle

O Canal de Beagle banha a cidade de Ushuaia e separa a Argentina e o Chile, ligando os oceanos Atlântico e Pacífico entre as ilhas do Arquipélago da Terra do Fogo.

É um passeio contemplativo da flora e fauna local, para apreciação de lobos marinhos, aves, além da bela cordilheira dos Andes.

Na navegação pelo Canal Beagle se entende o sentido de “Fim do Mundo”, já que o que resta mais ao sul, é “somente” o gelo antártico. 

O embarque é feito no porto turístico do Canal Beagle. O canal é cortado ao centro por uma linha imaginária que divide Argentina e Chile. A navegação é feita por águas argentinas, mas com a possibilidade de apreciar também as montanhas e ilhas do lado chileno do canal.

A navegação segue pela “Bahía Ushuaia”, de onde se pode observar a cidade em posição privilegiada, apreciando as montanhas e glaciares que a cercam.

No caminho, o barco passa pela Ilha dos Pássaros – um momento para contemplar diversas aves marinhas fueguinas, como skúas, albatrozes, gaivotas, cauquenes e patos.

Outro ponto alto do passeio é a Ilha dos Lobos, que é o habitat natural de dois tipos de lobos marinhos. Além dos lobos, é possível avistar os cormoranes, geralmente confundidos com pinguins.

Navegando um pouco mais estará o emblemático Farol Les Eclaireurs, onde se encontram outras colônias de cormoranes, tanto os imperiais quanto os roqueros.

Durante todo o percurso, o guia conta um pouco da história local e sobre a fauna e flora da região.

O caminho de volta é feito margeando a costa Argentina, avistando a Playa Larga e o porto.

*Confira mais detalhes desse passeio com a agência Cia Trip.

Canal Beagle

Parque Nacional Tierra del Fuego

O Parque Nacional Tierra del Fuego é o parque mais austral do planeta, além de ser o único da Argentina que une montanhas, bosque e mar.

Trata-se de uma atração obrigatória para quem deseja contato com a natureza e conhecimentos sobre a história da região. 

A primeira parada do passeio é feita um pouco antes da entrada do Parque, na estação Fin del Mundo. Nesse momento, quem se interessar em fazer o passeio de trem, poderá adquirir o bilhete. A bordo do trem (o passeio dura cerca de 1 hora), além de desfrutar da paisagem, o turista aprende sobre a história da ferrovia que levava os detentos da prisão de Ushuaia até a encosta do Monte Susana.

Depois do trem, inicia-se o passeio pelo Parque, com um trajeto de 30 km com paradas em pontos específicos para apreciação.

Uma das paradas é no Lago Roca, também conhecido como Acigami. Nesse local é possível avistar parte da cordilheira chilena, desfrutar da beleza do Lago e da floresta e fazer uma caminhada pela margem do lago. 

O passeio segue pela estrada de terra até o restaurante do Parque, que oferece tortas, cafés, bebidas e uma bela vista. O local também abriga um museu de interpretação Indígena Alakushi.   

A próxima parada é na Bahia Lapataia. Já na chegada há uma placa mostrando curiosidades do local, como o marco final da estrada mais ao sul do planeta, a Ruta 3. Eis o lugar onde você vai se sentir literalmente no “Fim do Mundo”.  

No Parque, também está localizado o famoso “Correio do Fim do Mundo”, onde é possível carimbar o passaporte e enviar um postal dos confins da América do Sul. O correio fica fechado de 15/05 a 15/10.

*Confira mais detalhes desse passeio com a agência Cia Trip.

Parque Nacional Tierra del Fuego

Trekking Laguna Esmeralda

Esse trekking passa por bosques e vales da Patagônia Argêntina, com possibilidade de observação das famosas turbas fueguinas, castoreiras, rios e lagos. A caminhada até a Laguna Esmeralda é cercada pela Cordilheira dos Andes.  

O trekking tem 4,7 km para ir e o mesmo percurso será feito no retorno. A caminhada é feita por um bosque de Lengas, em solo esponjoso, conhecido como turbas.

Seguindo à margem de riachos de coloração ímpar, logo poderão ser vistas as castoreiras (diques construídos pelos castores). O guia acompanha o grupo e faz pausas para compartilhar um pouco do conhecimento que tem sobre flora e fauna da região.

São cerca de 2 horas de caminhada até chegar na Laguna Esmeralda, que é alimentada pelo glaciar Ojo del Albino, compondo um dos mais lindos cartões postais da Patagônia Argentina.

*Confira mais detalhes desse passeio com a agência Cia Trip.

Laguna Esmeralda

Expedição Off Road em Ushuaia

A expedição off road é ótima oportunidade para explorar as paisagens da região dos lagos de Ushuaia. São 5 horas e meia de passeio, passando por grandes marcos naturais e turísticos da Tierra del Fuego, incluindo um caminho cheio de bosques, rios, castoreiras e pontos estratégicos da Cordilheira dos Andes, de onde se tem uma ampla visão da região. 

Um dos pontos altos do passeio é a parada no local de filmagem do filme “O Regresso”, com Leonardo DiCaprio, que entre outros ganhou também o Oscar de melhor fotografia. 

Além disso, outro mirante estonteante é o que oferece vista para o Vale Cabajal. E em seguida haverá uma parada no famoso Paso Garibaldi, o ponto mais alto da Ruta 3, de onde se pode ver os Lagos Escondido e Fagnano, dentre as diversas montanhas que compõem os Andes de Ushuaia.

O passeio também contempla uma trilha Off Road, cujo percurso tem duração de 40 minutos de emoção garantida, adentrando em bosques, passando por grandes castoreiras e chegando até o grande Lago Fagnano.

Para fechar com chave de ouro, o 4×4 para em refúgio no meio do bosque, onde o almoço será servido para o grupo.

*Confira mais detalhes desse passeio com a agência Cia Trip.

Expedição off road 4×4

Esses foram os passeios que eu escolhi para a minha viagem em outubro/2022 – mês de transição entre o inverno e verão, mas o ideal é sempre adequar o planejamento com a época da viagem, pois alguns passeios são sazonais.

Ushuaia no inverno

Como eu disse, é preferível que Ushuaia seja visitada no verão por conta das condições climáticas severas no inverno.

Todavia, caso por alguma razão sua viagem coincida com a estação invernal, saiba que é sim possível adequar o planejamento para curtir muito a região e aproveitar o melhor da estação.

Sugestões de passeios para se fazer no inverno em Ushuaia:

Parque Nacional Tierra del Fuego
Sempre que você faz sua reserva ou adquire um produto/serviço através de um link do MV, o blog recebe uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o Mala de Viagem sempre atualizado!

Hospedagem

Booking.com

Aluguel de carro

Rent Cars

Seguro Viagem

Seguros Promo

Passagens aéreas

Passagens Promo

Passeios e ingressos

Get Your Guide

Chip Internacional

SimPremium
Author

Wanderlust por natureza, no meu tempo livre estou sempre programando uma nova aventura ou experiência, pois acredito que a melhor viagem é sempre a que está por vir!

2 Comments

    • Anna Reply

      Lindo mesmo! Verdade, Ushuaia exige boas roupas térmicas e casacos na mala.

Write A Comment

Além de Paris: cidades da França que você precisa conhecer 8 lugares para aproveitar a Semana Santa em família no RJ 7 Motivos para incluir Seychelles na sua lista de viagens em 2023 Descubra quais são os 7 aeroportos com mais atrasos e cancelamentos Dicas para viajar com os animais nas férias Por que optar por se hospedar em imóveis de temporada? Anguila: conheça esse paraíso no Caribe 8 Passeios e atividades fora do óbvio no Rio de Janeiro 10 passeios para fazer na sua viagem a Buenos Aires O que considerar na hora de escolher um safari?