Patagônia

Patagônia Chilena: confira como é a experiência no Tierra Patagônia

Pinterest LinkedIn Tumblr

A Patagônia chilena oferece atividades para quem busca adrenalina e aventura, mas também contempla o visitante com a oportunidade de descansar em meio à natureza exuberante. São muitos lagos, montanhas e cenários deslumbrantes. A vida selvagem é riquíssima e a região concentra o maior número de geleiras fora das áreas polares.

Preparativos para a viagem à Patagônia Chilena

Documentos

O Chile integra o Mercosul, portanto, os brasileiros não precisam de visto para entrar no país e passaporte não é obrigatório, podendo viajar com a carteira de identidade em boas condições de conservação (foto visível, identificável e documento atual).

*CNH é um documento nacional e não vale para ingresso em outro país.

Comprovante de vacinação contra Covid19: outro documento que passou a ser exigido no cenário pós-pandemia. Leve uma cópia em espanhol ou use a versão online com QR Code extraída diretamente do app do SUS.

Não é mais necessário quarentena para ingressar no Chile, tampouco teste negativo para Covid19 (exceto se o visitante não se vacinou).

Outra regra que já não subsiste mais é a obrigatoriedade do seguro viagem com cobertura para covid-19, incluindo hospitalização, isolamento e transferências. Todavia, se tem algo que a pandemia nos ensinou é que não se viaja para fora do país sem seguro viagem, não é mesmo?

Para escolher o melhor seguro para sua viagem, recomendo o site Seguros Promo.

No site Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada e fácil dos preços dos seguros ofertados, analisando qual tem o melhor custo benefício para a sua viagem. Contrate AQUI o seu seguro viagem com desconto, utilizando o cupom MALADEVIAGEM5.

Parque Nacional de Torres del Paine

Moeda

A moeda no Chile é o peso chileno. O real brasileiro e o dólar podem ser aceito em alguns estabelecimentos, mas com cotação desfavorável.

No Chile eu usei a Wise para fazer minhas remessas.

Wise é uma conta digital multimoeda com cartão internacional (conta e cartão gratuitos). Você envia real e converte na moeda desejada, com a melhor taxa de câmbio que eu tenho conhecimento até o momento. Além do valor do câmbio ser mais atrativo, a taxa de IOF é menor que a tradicional e a transação se efetiva em poucos minutos.

Eu já tenho usado a Wise há algum tempo (usei na Suíça, na França, no Egito e no Chile) e não tive problemas, achei segura e confiável. A plataforma tem regulamentação do Banco Central do Brasil, garantindo transferências internacionais seguras. Para as dúvidas, há canais de atendimento no Brasil (por email ou telefone – 0800 878 1204).

Teste o serviço da Wise com uma transferência de até 500 GBP sem tarifas, através do meu link: clique aqui para garantir a isenção de tarifas (válido para novas contas apenas).

Localização da Patagônia Chilena

A Patagônia Austral tem mais de 800 mil km² e está localizada no extremo sul do continente sul-americano, dividida entre Chile e Argentina.

A parte norte da Patagônia é mais árida e desértica (território da Argentina). A parte sul, é contemplada com florestas e fiordes (Chile). A Cordilheira dos Andes separa a Patagônia chilena da Patagônia argentina.

Como chegar na Patagônia Chilena

Não existem voos diretos do Brasil para a Patagônia Chilena, sendo necessária uma conexão em Santiago.

A melhor opção é fazer o trajeto até Santiago e de lá pegar um voo para Punta Arenas ou Puerto Natales. Saindo do Brasil, consegui conexão em Santiago e voo para Punta Arenas. Se você “quebrar a viagem”, pode fazer: Brasil – Santiago – Puerto Natales (que fica mais perto do Parque Nacional de Torres del Paine).

Na opção voo internacional com conexão, consegui apenas a opção Punta Arenas como destino final. O voo de Santiago até Punta Arenas tem duração estimada de 4h50min e é operados pelas companhias aéreas Latam, JetSmart e SKY.

Atenção: chegando em Santiago, mesmo que você estiver numa conexão que tem Punta Arenas como destino final, é necessário retirar suas malas na esteira do voo de origem e fazer novo despacho de bagagem no voo que vai a Punta Arenas. Se você não fizer esse procedimento, sua mala provavelmente ficará em Santiago.

A outra opção para quem quer fazer ambas as Patagônias na mesma viagem, é ir até Buenos Aires, de lá pegar um voo a Ushuaia, Bariloche ou El Calafate e a partir daí ir montando o roteiro com as combinações desejadas.

Existe ainda a possibilidade de explorar a Patagônia de carro, mas tenha em mente que haverá necessidade de percorrer grandes distâncias e o planejamento da viagem exigirá mais cautela.

Não viaje sem internet no celular! Eu sempre viajo com o chip de internet da SimPremium, que chega na minha casa antes da viagem. Assim, já embarco com o chip, ativo ele na hora que meu avião pousa no destino e não enfrento problemas com falta de internet na viagem. Leitor do blog MV tem 20% na aquisição do chip de celular SimPremium ao utilizar o cupom “maladeviagem”. Clique aqui para pedir o seu!

Parque Nacional de Torres del Paine

Clima na Patagônia Chilena

A estação mais recomendada para visitar a região é durante o verão (novembro a abril), quando os dias são mais logos. Primavera e outono também são opções, mas o inverno, por ser muito rigoroso, deve ser evitado – muito frio, vento, neve, temperaturas negativas, dias curtos e muitas atrações podem ser fechadas para visitação. 

Nos meses que compreendem as estações de verão, primavera e outono, os termômetros podem variar entre 8 e 23ºC. Todavia, não tem como precisar temperatura nem se ater à previsão do tempo, pois as variações ocorrem com frequência. O importante é sempre levar roupas de frio adequadas, vestindo-se em camadas.

O que levar na mala para a Patagônia Chilena?

A quantidade de roupas de frio vai depender da época da sua viagem, mas na Patagônia o padrão de vestimenta é como no Atacama, ou seja, em camadas.

O clima na Patagônia chilena oscila muito, até mesmo dentro do mesmo dia. Pode amanhecer com tempo fechado e mudar 2 ou 3 vezes durante o dia. Além disso, sempre venta bastante, então é importante usar as roupas adequadas para se manter quente e confortável.

Se estiver frio, inicie vestindo roupas térmicas, invista na segunda camada de fleece e finalize com um casaco pesado corta vento.

No pé o ideal é usar bota impermeável para trekking e os acessórios principais são: luvas, gorros e óculos de sol.

Para mais dicas de como se vestir para uma viagem de inverno, recomendo a leitura do post: “O que levar na mala para uma viagem de inverno“,

Quantos dias são necessários para conhecer a Patagônia Chilena?

Estamos falando de uma região muito extensa, então obviamente que em uma viagem você conhecerá apenas uma parte da Patagônia chilena.

Por ser um destino com essa característica, o melhor a se fazer é primeiro definir quantos dias você tem disponível para essa viagem e depois montar o roteiro priorizando as suas preferências.

Minha viagem começou por Punta Arenas (1 dia inteiro) e depois segui para o Parque Nacional de Torres del Paine (mais 5 dias). Se fosse incluir outros destinos ou mais passeios dentro do parque, sem dúvida seriam necessários mais dias.

O fato é que não tem uma quantidade de dias necessários ou suficientes. Você precisa definir sua possibilidade de dias e depois montar o roteiro dentro daquele período.

Principais destinos da Patagônia Chilena

Quando se pensa em Patagônia Chilena, o ponto de partida é definir o que você deseja conhecer, pois estamos falando de uma região muito grande, sendo impossível visitar tudo numa só viagem.

A principal porta de entrada é Punta Arenas, onde fica o principal aeroporto da região, mas se o foco da viagem for o Parque Nacional de Torres del Paine, pode ser mais interessante pegar um voo de Santiago a Puerto Natales (de lá também saem ônibus para outras cidades próximas, inclusive para El Calafate, na Argentina).

  • Punta Arenas
  • Puerto Natales
  • Torres Del Paine
  • Reserva Nacional Futaleufú 
  • Parque Nacional Bernardo O’ Higgins
  • Carretera Austral
  • Puerto Varas
  • Pucón
  • Chiloé

Punta Arenas é a principal porta de entrada dos visitantes da região e por onde passa o famoso Estreito de Magalhães. Apesar de ser uma cidade pequena, possui boa infraestrutura em comparação a outros vilarejos locais.

Se estiver passando por lá, saiba que o principal passeio é a visita à Ilha Magdalena – com um curto trajeto de barco, o turista por visitar o lar de mais de 200 mil pinguins. Porém, os pinguins só migram para a Ilha Magdalena no auge do verão. Também é de Punta Arenas que os viajantes saem para a extremidade mais austral da América do Sul: o Cabo Horn (faz a ligação entre os oceanos Atlântico e Pacífico e já foi passagem obrigatória para toda navegação que precisasse passar de um oceano a outro, até a construção do canal do Panamá).

Sugestões de hotéis em Punta Arenas:

A pouco mais de 3 hora de Punta Arenas está Puerto Natales, que é a principal cidade base para quem deseja conhecer o Parque Torres del Paine, o grande atrativo da Patagônia. A cidade é pequena e o objetivo de fato é servir de base para os passeios, caso o visitante opte por não se hospedar dentro do parque.

Sugestões de hotéis em Puerto Natales:

O Parque Torres del Paine sem dúvida é o destino mais procurado em toda a Patagônia chilena, com seus 250 mil hectares tombados como Reserva da Biosfera pela Unesco e mais de 250 quilômetros de trilhas de diferentes níveis de dificuldade.

O parque recebeu esse nome devido ao conjunto de montanhas cobertas de neve, com os picos proeminentes: Cuernos del Paine, Torres del Paine, Paine Grande e Cerro Fortaleza.

Outra grande atração do parque é o Glaciar Grey, a terceira maior área de gelo continental do planeta. Além do passeio de barco que chega pertinho da geleira, ainda é possível subir os paredões e fazer trilhas sobre o gelo.

Reserva Nacional Futaleufú também é uma das áreas protegidas da Patagônia, com mais de 12 mil hectares de áreas verdes e muita biodiversidade. Os visitantes podem praticas atividades de aventura e ecoturismo no Rio Futaleufú, incluindo rafting e caiaque.

O Parque Nacional Bernardo O’ Higgins é a maior reserva de água doce do planeta. No local o visitante vai ter a oportunidade de contemplar icebergs e os glaciares Balmaceda e Serrano, cascatas congeladas, aves exóticas e lobos marinhos.

A Carretera Austral é uma rodovia com 1.240 quilômetros de extensão, ligando a Vila O’Higgins com a cidade de Puerto Montt, passando por fiordes, canais, vales, reservas naturais, bosques e geleiras. O grande destaque é o Parque Nacional Queulat, onde está a montanha Ventisquero Colgante. Quem adora uma road trip, não pode deixar a Carretera Austral de fora do roteiro.

E além da Carretera Austral, há ainda a Carretera Sur, cujo destaque é a Capilla de Mármol – formações de mármore que deram origem a cavernas, grutas e rochas. A visita pode ser feita de barco.

Também conhecida como “cidade das rosas”, Puerto Varas tem arquitetura germânica e muita natureza em seu entorno, mas o grande destaque vai para o maior lago da região de Los Lagos, o Lago Llanquihue. O píer da Plaza de Armas é um bom ponto para contemplação do horizonte, com os vulcões Osorno e Calbuco.

O Parque Nacional de Torres del Paine

Criado em 1959, a reserva foi inicialmente chamada de Parque Nacional de Turismo Lago Grey e, em 1978, foi declarado como Reserva da Biosfera pela UNESCO.

A área situada ao sul da Cordilheira dos Andes, banhada pelo Oceano Pacífico, corresponde à Patagônia chilena. Eis uma região é perfeita para os viajantes que desejam contemplar paisagens intocadas pelo homem, incluindo glaciares e montanhas de granito cobertas de neve. Também é o destino ideal para quem deseja aventuras como trekkings, montanhismo e cavalgadas.

O parque agrada os mais diversos tipos de viajantes, pois possui desde de trilhas com duração de 15 minutos, até hikings que podem levar mais de uma semana. Isso sem falar na infinidade de rios, lagos azuis, cachoeiras, glaciares, icebergs e uma riquíssima fauna, com destaque para os guanacos, flamencos chilenos, ñandús, condores e pumas – tivemos o imenso prazer de ver todos eles!

O Parque Nacional Torres Del Paine une conservação ambiental e desenvolvimento humano sustentável, visando preservar o local para a presente e futuras gerações.

Tem mais de 200 mil hectares e recebe cerca de 160.000 viajantes por ano. Eis o grande atrativo quando pensamos em Patagônia chilena, seja pelos turistas que viajam em busca de expedições fotográficas e caminhadas mais curtas, seja pelos que desejam fazer o trekking circuito W ou circuito O.

O parque fica na província de Última Esperanza (aproximadamente 110 km de Puerto Natales, 253 km de El Calafate/Argentina e 417 km de Punta Arenas).

O Tierra Patagônia

Existem muitas formas interessantes de montar um roteiro para conhecer o Parque Nacional de Torres del Paine, mas quem deseja fazer isso da forma mais exclusiva e com muito conforto, deve optar pelos pacotes do hotel Tierra Patagônia, que busca criar refúgios ecológicos sustentáveis com espaços que convidam o hóspedes a se conectar com as belezas do Chile.

A rede Tierra atualmente é composta por 3 hotéis de luxo e experiência, todos eles localizados no Chile:

  • Tierra Patagônia
  • Tierra Atacama
  • Tierra Chiloé

Os hotéis Tierra oferecem experiências de luxo aos seus hóspedes, com diárias all inclusive que contemplam toda a parte gastronômica e os passeios no destino escolhido.

Tierra Patagônia

A arquitetura dos hotéis Tierra

Localizados em destinos remotos, os hotéis eco-sustentáveis proporcionem vistas privilegiadas dos cenários locais.

O objetivo da rede Tierra é manter o toque rústico em sua arquitetura e preservar as características culturais de cada destino. A arquitetura do hotel é perfeitamente integrada com a paisagem local, com matérias-primas locais e obras de arte e vistas deslumbrantes do Parque Nacional.

O Tierra também está comprometido a minimizar o impacto ambiental, sempre buscando formas mais eco-conscientes, como o uso de energias renováveis, proteção de recursos naturais, responsabilidade pela gestão de resíduos e assegurando relações íntegras com as comunidades locais e as organizações que as defendem.

Os apartamentos Tierra Patagônia

Os apartamentos e suítes foram planejados com o objetivo de espelhar o ambiente natural que os rodeia. No Tierra Patagônia observamos uma decoração e construção com o predomínio de madeira e cimento.

Os apartamentos são elegantes e com decoração sutil, reproduzindo a natureza do lado exterior para dentro do quarto, com muito aconchego e uma linda vista para o Lago Sarmiento e para o Maciço Paine.

O detalhes da decoração ficam por conta dos delicados artigos artesanais e moldes de fósseis encontrados nas proximidades do hotel.

O Apartamento Standard é a primeira opção de acomodação, com móveis inspirados na natureza local e vista para das Torres del Paine. A banheira está estrategicamente posicionada para dar um ar extra de elegância e aconchego ao ambiente.

Apartamento Standard – Fonte: tierrahotels.com

O Apartamento Superior é amplo, com grande cama e banheiras de imersão no banheiro. A janela que corta o apartamento tem vista para as torres e para o lago. Dez desses apartamentos superiores estão interconectados, transformando-se em apartamentos familiares que acomodam até seis pessoas.

As Suítes possuem dois andares, com um quarto na parte de baixo e uma acolhedora sala de estar em cima. Essas acomodações estão estilizadas com simplicidade rústica, cercadas por artesanatos esculpidos em troncos patagônicos encontrados na margem do lago.

Todas as acomodações estão equipadas com banheiros internos, aquecimento central, secador de cabelo, cofre de segurança e banheira de imersão.

Spa e bem estar

A rede Tierra prioriza a combinação perfeita entre aventura e relaxamento. Os Spas estão repletos elementos naturais, como tratamentos e terapias influenciados pelo meio ambiente, piscina e hidromassagem externas em estilo ofurô com vista para a natureza exuberante da região.

O Maciço Paine é o quadro que se aprecia a partir do Uma Spa do Tierra Patagonia. Depois de um dia de passeio, nada melhor do que aproveitar a banheira de hidromassagem ao ar livre, a sauna ou a bela piscina coberta com paredes de vidro. Um ambiente relaxante que faz parte da experiência Tierra,

E para elevar ainda mais o seu momento de descanso, que tal uma massagem, tratamentos ou terapias? O acesso à área do Uma Spa é livre aos hóspedes e os procedimentos do Spa tem custo adicional e funcionam com hora agendada.

A piscina coberta aquecida contempla também uma hidromassagem e jatos de água. A banheira de hidromassagem ao ar livre (com água mais quente do que a da piscina coberta) é o ambiente perfeito para quem busca relaxar com vista para a mais bela paisagem da Patagônia chilena.

O espaço de bem-estar inclui ainda um estúdio de yoga e salas de relaxamento separadas para homens e mulheres, revestidas em madeiras e pedras da região, harmonizando com a estética do hotel.

Estúdio de yoga – Fonte: tierrahotels.com

Experiência gastronômica

A boa gastronomia é levada a sério no Tierra Patagônia, com ingredientes de origem local para contemplar o melhor da culinária chilena e elevar o nível cultural da sua viagem.

A cozinha patagônica combina receitas cruas, cozidas, sopas e pratos saborosos, feitos com ingredientes de fazendas localizadas redondezas do hotel.

Com viés de culinária contemporânea, as técnicas gastronômicas e nos ingredientes, resultam em um menu variado e adequado a todos os paladares, preferências e dietas, incluindo opções vegetarianas.

O menu muda diariamente e sempre oferece pratos sofisticados, com 3 opções de entradas (1 entrada crua, uma sopa ou uma salada), 3 opções de pratos principais (sempre uma opção é vegetariana) e mais 3 ou 4 opções de sobremesas para os mais diversos paladares e exigências.

O ambiente do restaurante (onde são servidas todas as refeições) está decorado com luzes aconchegantes e tons de madeiras. Enquanto desfruta do seu café da manhã, almoço ou jantar, estará sempre contemplando a paisagem externa e o seu clima surpreendente, que muda várias vezes dentro de um mesmo dia.

O sistema all inclusive inclui, além das refeições, as bebidas alcoólicas e não alcoólicas. Portanto, o bar do hotel é sempre um bom lugar para passar depois de um passeio ou para terminar a noite. Cervejas patagônicas, vinhos chilenos e os drinques (incluindo o Calafate Sour) estão esperando pelos hóspedes.

Excursões diárias

No Tierra Patagonia Hotel Aventura & Spa o hóspede pode estabelecer seu próprio relacionamento com o Parque Nacional Torres del Paine, optando pelas excursões ao ar livre que corresponderem aos seus interesses pessoais.

Logo após o check-in, o hóspede se dirige até a mesa de atendimento para agendamento dos passeios. Você pode já tem em mente tudo o que deseja fazer e apenas ajustar os dias de passeios ou pode chegar lá sem saber e pedir ajuda dos funcionários do hotel.

As excursões são realizadas dentro e ao redor do Parque Nacional de Torres del Paine, incluindo opções de expedições a pé, a cavalo, de bicicleta ou de barco. Dentro do seu estilo de viajante e gostos pessoais, você organizará seu cronograma de aventuras. Saem várias excursões por dia, então sempre haverá uma opção ideal para o seu gosto.

Os guias são experientes e acompanham os grupos de hóspedes, mantendo a segurança de todos.

As excursões estão dividas por tipos, incluindo: atividades aquáticas, cavalgada, ciclismo, hiking, interesses especial e viagens cênicas. Ainda, quanto ao nível de dificuldade, separam-se em: nível fácil, média-fácil, média, média-alta e alta.

Quanto à duração, há opções de excursões de meio-dia e de dia inteiro. Cada diária contempla a possibilidade de marcar uma excursão de dia inteiro ou duas de meio-dia. No dia do check-in, há possibilidade de fazer uma excursão de meio-dia.

No caso das excursões de meio-dia, o hóspede sai para o primeiro passeio após o café da manhã e retorna para almoçar no hotel. Na parte da tarde sai novamente para o segundo passeio, retornando antes do jantar.

No caso das excursões de dia inteiro, o hóspede não volta para o almoço, então o Tierra disponibiliza um lanche que será consumido durante o passeio.

A experiência também se completa com lanches e petiscos ao final de alguns tours. O melhor é que o hóspede não precisa se preocupar com nada além de curtir o passeio.

A maioria das excursões estão incluídas no custo da diária, ressalvado os pedidos especiais para excursões não previstas no portfólio do hotel e prevista para todos os hóspedes (se você desejar fazer o circuito W ou O, deverá entrar em contato prévio com o hotel e verificar a possibilidade).

O passeio de barco até o Glaciar Grey também é um passeio terceirizado, com custo extra de 100 dólares por pessoa (referência: outubro/2022).

O Lago Grey contempla trilhas, mirantes, icebergs, glaciares, passeio de barco e até um hotel. Apesar do custo extra, achamos válido ter a experiência e conhecer a bela região. Sem contar que o trajeto de ida e volta entre hotel Tierra e Lago Grey é espetacular, com uma infinidade de mirantes e cartões postais pelo caminho.

E o grande passeio no Parque Nacional de Torres del Paine e oferecido sem custo adicional pelo Tierra Patagônia é o trekking até a base das torres. Um trekking de dificuldade alta, envolvendo 20 km de percurso total com bastante inclinação. Quem faz, surpreende-se com a vista que tem quando chega na base das torres e volta com o sentimento de superação!

O Tierra Patagonia sem dúvida vai encantar quem busca por um lodge boutique que combina turismo de aventura e luxo em meio a um dos lugares mais incríveis do planeta.

Sempre que você faz sua reserva ou adquire um produto/serviço através de um link do MV, o blog recebe uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o Mala de Viagem sempre atualizado!

Hospedagem

Booking.com

Aluguel de carro

Rent Cars

Seguro Viagem

Seguros Promo

Passagens aéreas

Passagens Promo

Passeios e ingressos

Get Your Guide

Chip Internacional

SimPremium
Author

Wanderlust por natureza, no meu tempo livre estou sempre programando uma nova aventura ou experiência, pois acredito que a melhor viagem é sempre a que está por vir!

1 Comment

  1. Bom dia, tudo bem? Você poderia me ajudar estou muito preocupado em relação a levar dinheiro para Puerto Natale, já fiz o cartão Wise mas estou com receio de não ser bem aceito, gostaria de saber se você indica usar o cartão Wise ou levar real em espécie e trocar em Puerto Natales? Desde já agradeço muito.

Write A Comment

Além de Paris: cidades da França que você precisa conhecer 8 lugares para aproveitar a Semana Santa em família no RJ 7 Motivos para incluir Seychelles na sua lista de viagens em 2023 Descubra quais são os 7 aeroportos com mais atrasos e cancelamentos Dicas para viajar com os animais nas férias Por que optar por se hospedar em imóveis de temporada? Anguila: conheça esse paraíso no Caribe 8 Passeios e atividades fora do óbvio no Rio de Janeiro 10 passeios para fazer na sua viagem a Buenos Aires O que considerar na hora de escolher um safari?