Passagens e milhas

Qual o melhor assento da aeronave? Escolha a poltrona certa pra você!

Pinterest LinkedIn Tumblr

Você já teve dúvidas na hora de escolher qual assento reservar no avião? Então hoje suas dúvidas serão sanadas! Vou te contar os prós e contras de cada tipo de assento dentro da aeronave. Já pode começar a dizer adeus àquela sensação de decepção quando você entra no avião e descobre que seu assento é péssimo!

É importante lembrar que os melhores assentos tendem a acabar mais rápido. Então a melhor opção é reservar sua poltrona assim que você compra sua passagem, se possível for!

Caso sua opção de passagem não permita a marcação do assento logo após a compra, certifique-se quando será liberada a reserva e fique atento(a) a esse momento. Geralmente a opção de marcar poltrona fica disponível assim que abre o check-in online.

Considerando que muitas opções de passagens permitem a marcação do assento apenas no momento do check-in, preste muita atenção nesse momento e faça o check-in pela internet (na sequência você poderá escolher a melhor poltrona disponível pra você).

Em último caso, não sendo possível escolher o assento online (e caso você não queira pagar para escolher seu assento), considere chegar com mais antecedência no aeroporto, para ser um dos primeiros a despachar a bagagem e escolher os assentos.

melhor assento

Atenção: companhias aéreas low cost em regra cobram taxa adicional para escolha de assento com antecedência.

Nesse caso, considerando que você não vai querer gastar dinheiro com reserva de assento (eu não quero!), leia as instruções da companhia aérea com a qual vai viajar e se for caso de check-in, despacho de bagagem ou emissão de bilhete no balcão, chegue cedo para garantir que ainda haverá boas opções de assentos.

Pergunte à(ao) atendente quais opções ainda estão disponíveis ou, em sendo o caso, escolha sua poltrona na máquina de auto-atendimento.

Ainda, há aquelas companhias low cost que não marcam assento – você simplesmente entra na aeronave e senta onde tiver livre. Mas essa forma é exceção.

Então vamos ao que interessa! Descubra aqui qual é o melhor assento pra você:

Corredor ou janela?

Vamos começar no nível 1. Essa parte é fácil!

Escolher entre janela ou corredor depende das suas preferências, e apenas isso.

Se você gosta de apreciar a vista da janelinha ou apenas se posicionar melhor para dormir (apoiando a cabeça), então janela é melhor opção pra você.

Por outro lado, se você é daqueles que levanta várias vezes durante o voo, seja para esticar as pernas ou ir ao banheiro, melhor pegar corredor e não ter que pedir licença toda vez que quiser sair.

Evite sempre as poltronas do meio, pois elas não têm vantagem nenhuma…

Se estiver viajando acompanhado de outra pessoa, minha dica é escolher janela + corredor, mesmo que haja uma poltrona no meio.

Dificilmente alguém vai escolher a poltrona do meio, exceto no caso de voo lotado.

Sendo assim, há grande chance de vocês viajarem com mais espaço (3 poltronas para 2 pessoas).

Caso apareça alguém que escolheu o assento do meio, você pode oferecer para trocar, dando a ela o direito de escolher entre corredor ou janela. Provavelmente ela não vai se importar em sentar em um lugar melhor (não conheço ninguém que prefira a poltrona do meio).

A dica bônus é: escolhendo assentos na parte traseira da aeronave, a chance de viajar com mais espaço é maior, pois é a área que costuma ficar mais vazia. Você vai entender melhor sobre isso quando chegar a hora de eu falar sobre os assentos traseiros.

Você já está com viagem marcada? Não esquece de pedir seu chip de internet e fazer o seu seguro viagem – leitor do blog MV tem descontos!

Assento na frente da aeronave

Vantagens Desvantagens
Os passageiros desembarcam primeiro (isso faz muita diferença quando você desembarca de um voo internacional e precisa encarar a fila de imigração). As primeiras poltronas são destinadas às pessoas que compram ou têm direito ao espaço+ (aquelas poltronas com mais espaço que geralmente são comercializadas).
Os passageiros são servidos primeiro (no caso de ter refeição no voo). Maiores chances de viajar próximo a bebês de colo, que podem chorar durante o voo.

Isso acontece porque se os pais solicitarem berço no voo será ali nas primeiras poltronas que ele será acomodado.

Se você quiser comprar ou tiver direito às poltronas “espaço+”, é geralmente na frente da aeronave que elas se concentram. Geralmente o primeiro compartimento de bagagem na parte superior da aeronave é destinado à manutenção de equipamentos de segurança. Então se você sentar logo na primeira fileira, terá que colocar sua bagagem de mão em outro compartimento (que pode já estar ocupado).

Assento próximo às asas da aeronave

 Vantagens Desvantagens
É a parte mais estável da aeronave, o que significa menos turbulências. É a região mais barulhenta da aeronave (em razão do barulho das turbinas).
Caso tenha refeição no seu voo, você não demorará muito a ser servido.

Nos voos internacionais, em regra um comissário começa servindo os passageiros da frente, e outro comissário começa servindo a partir das poltronas do meio.

Num voo internacional, se você errar um pouco a posição, talvez você seja um dos últimos a ser servido na hora da refeição (caso o comissário comece a servir a poltrona logo atrás de você).
Você não demorará tanto para desembarcar. Se você é do tipo que valoriza uma bela vista, talvez possa se sentir um pouco frustrado por conta da asa, que de certa forma obstrui a visão.

Assento no fundo da aeronave

Vantagens Desvantagens
Considerando que o fluxo de ar circula da parte frontal da aeronave para a parte traseira, o fundo da aeronave é a parte menos fria. Os passageiros do fundo são os últimos a desembarcar (se for voo internacional, isso fará diferença na fila da imigração).
Maior probabilidade de viajar sozinho em duas ou mais poltronas, pois se o voo não está cheio, geralmente os assentos do fundo que ficam vazios. Os passageiros do fundo são os últimos a serem servidos nas refeições, e às vezes até acabam algumas opções de comida.
Por estar próximo da cozinha e dos banheiros, o fundo costuma ter mais barulho de pessoas, além do maior fluxo de passageiros.
 O fundo também é a área onde as turbulências são sentidas com maior intensidade.

Piores assentos

Assentos da última fileira do avião Não reclinam
Assentos na frente das saídas de emergência Não reclinam e não é permitido que os passageiros sentados nessa fileira tenham objetos no colo ou embaixo da poltrona da frente*

**Isso também acontece com as poltronas da primeira fileira do avião.

Assentos na saída de emergência

Fato é que os assentos localizados nas saídas de emergência são assentos com mais espaço, porém, há algumas restrições em relação a eles:

– Algumas companhias aéreas não permitem que os passageiros sentados nos assentos localizados ao lado das saídas de emergências tenham nada consigo no momento da decolagem e aterrissagem.

Então, nesse caso, é necessário guardar tudo que você tem em mãos no compartimento superior de bagagem, acima da sua poltrona, inclusive eventual blusa que você não esteja vestido, cobertor e até mesmo travesseiro de pescoço.

Isso pode ser bem chato se você é daquelas pessoas que entra no avião e já quer dormir.

– Existem restrições de idade em relação aos passageiros que sentam na saída de emergência, pois precisam ser pessoas aptas a operar a porta em caso de necessidade.

– Algumas companhias exigem que você domine o idioma oficial para ter certeza que irá entender na eventualidade de precisar seguir instruções de emergência.

– Os comissários solicitam que os passageiros sentados nas saídas de emergência leiam todas as instruções e avisos relacionados ao assunto.

*Como eu #soudessas que adora “chegar na poltrona já dormindo”, não curto nem um pouco as poltronas da saída de emergência. Porém, procuro escolher assentos próximos à saída de emergência (segurança extra nunca é demais), desde que não sejam os imediatamente à frente (pois não reclinam).

Reserve seu Airbnb pelo nosso link e garanta um bom desconto na sua primeira reserva. 

Vantagens em ser cliente fidelidade da companhia aérea

melhor assento

Em regra, clientes fidelidade da companhia têm várias regalias relacionadas ao voo, como check-in, embarque e despacho de bagagem prioritários, além da possibilidade de escolha de assento espaço +conforto sem custo e, até mesmo, eventuais solicitações de up grade de classe.

Em regra, para desfrutar do espaço mais conforto, é necessário fazer a solicitação no momento do check-in e/ou despacho de bagagem e, além disso, você precisa ser cliente fidelidade da companhia. Clientes sem categoria de vantagem, precisam pagar pelos assentos +conforto.

Como fazer para ser cliente fidelidade?

  • Viajar bastante com a companhia ou com alguma companhia da mesma aliança aérea;
  • ou assinar um clube de milhas que dê direito a um up grade de categoria.

Confira também aqui no blog MV: 

Dica bônus

Sabemos que as aeronaves podem ser bem diferentes, então como saber a estrutura interna da aeronave que vou viajar?

Para te ajudar a ter certeza que você está escolhendo o assento certo, existe o site SeatGuru.

Entre no site, coloque a companhia aérea e informações como data e o número do voo.

O site te mostra o mapa de assentos do avião e informações complementares sobre seu voo. Se você ainda tinha dúvida em que poltrona escolher, depois dessa dica bônus, ficará mais fácil.

Você gosta das minhas dicas? Siga o @maladeviagem no Instagram, assim você poderá acompanhar todas as minhas viagens em tempo real.

Já se inscreveu no nosso canal? Se ainda não, aproveita para se inscrever agora: Blog Mala de Viagem no Youtube.

O MV também está no TripAdvisor, com todas avaliações de cada experiência da viagem – aproveita e me segue lá também!

 

Salve esse post no Pinterest:

Imagem para Pinterest

Confira também aqui no MV:

 

Sempre que você faz sua reserva ou adquire um produto/serviço através de um link do MV, o blog recebe uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o Mala de Viagem sempre atualizado!

Hospedagem

Booking.com

Aluguel de carro

Rent Cars

Seguro Viagem

Seguros Promo

Passagens aéreas

Passagens Promo

Passeios e ingressos

Get Your Guide

Chip Internacional

SimPremium

 

Author

Wanderlust por natureza, no meu tempo livre estou sempre programando uma nova aventura ou experiência, pois acredito que a melhor viagem é sempre a que está por vir!

Write A Comment

Além de Paris: cidades da França que você precisa conhecer 8 lugares para aproveitar a Semana Santa em família no RJ 7 Motivos para incluir Seychelles na sua lista de viagens em 2023 Descubra quais são os 7 aeroportos com mais atrasos e cancelamentos Dicas para viajar com os animais nas férias Por que optar por se hospedar em imóveis de temporada? Anguila: conheça esse paraíso no Caribe 8 Passeios e atividades fora do óbvio no Rio de Janeiro 10 passeios para fazer na sua viagem a Buenos Aires O que considerar na hora de escolher um safari?