Europa

Hotel Infante Sagres: descubra onde se hospedar no Porto

Pinterest LinkedIn Tumblr

Porto é uma das cidades mais buscadas por turistas que visitam Portugal. A preferência tem razão de ser, pois a cidade une beleza em suas ruas e ladeiras, história em suas igrejas, estações e monumentos, boa gastronomia e o mundialmente conhecido e respeitado vinho do porto, pelo qual me apaixonei. E essas são algumas das razões pela qual sua passagem por lá merece ser memorável. Para que isso aconteça, um hotel localizado no coração da cidade é primordial para curtir o melhor de Porto da forma mais gostosa: caminhando! E é aí que entra o Hotel Infante Sagres, um prédio histórico e luxuoso no centro da cidade, que faz parte da coleção The Small Luxury Hotels of The World.

A história do Hotel Infante Sagres

A história do Hotel Infante Sagres teve início há mais de seis décadas (o hotel foi inaugurado em 1951), e isso, além de explicar sua tradição, torna-o um marco da hotelaria portuguesa: é o primeiro hotel cinco estrelas do Porto.

No passado, o Infante Sagres foi ponto de encontro da elite da cidade do Porto, bem como o hotel mais desejado pelos hóspedes internacionais que viajavam a Portugal e queriam tratamento exclusivo. Lá já se hospedaram personalidades como Dalai Lama, os Reis da Noruega, a Rainha Beatriz da Holanda, Bob Dylan, Catherine Deneuve, o Príncipe Eduardo de Inglaterra, John Malkovich e até mesmo a banda U2.

O Infante Sagres foi criado pelo empresário e filantropo Delfim Ferreira, que sentiu a necessidade de inaugurar um hotel de luxo no Porto, tendo como parâmetro o mesmo nível dos melhores hotéis europeus da época.

A parte interna edifício, de interesse histórico, possui grande riqueza decorativa, com pormenores de ferro trabalhado e madeira esculpida, além dos belíssimos vitrais do atelier de Ricardo Leone.

O nome do hotel é uma homenagem ao Infante Dom Henrique, cognominado “O Navegador”, por ter impulsionado a era das navegações e as primeiras viagens de exploração portuguesas.

O príncipe nasceu no Porto em 1394, filho do Rei D. João I de Portugal e da Dona Filipa de Lencastre, irmã do Rei Henrique IV de Inglaterra, e era conhecido como o Infante de Sagres, nome derivado do lugar onde fundou sua escola de navegação.

Após passar por uma minuciosa restauração que durou cinco meses (até mesmo esponjas, bisturis e escovas de dente foram utilizadas no minucioso processo de recuperação das folhas de ouro de alguns dos ambientes), o hotel reabriu suas portas em abril de 2018, mantendo seu patrimônio histórico e decorativo, mas unindo-o a traços contemporâneos e espírito cosmopolita.

O que mais me chamou a atenção foi que a restauração conseguiu manter todo o luxo clássico do hotel, combinando-o com um estilo moderno.

É como se você estivesse realmente se hospedando em um hotel inaugurado em 1951, mas que ao mesmo tempo estivesse à frente do seu tempo, pois a contemporaneidade está presente em perfeita sintonia com o passado.

Não poderia deixar de mencionar os maravilhosos vitrais da escada e até mesmo a própria escadaria com tapete vermelho e detalhes suntuosos em ferro e madeira.

Outra característica própria do Infante Sagres é o seu elevador de época, com banquinho e tudo! Eu tinha que revezar entre ir pela escada ou pegar o elevador, pois as duas formas tinha seus encantos. Até então nunca havia me hospedado num hotel que fizesse o caminho entre recepção e quarto ser tão mágico.

A localização do hotel

O Hotel Infante Sagres é a chamada “Joia do Porto”, pois se trata do hotel de luxo mais prestigiado e com a melhor localização da cidade, bem no coração do Porto (na Praça D. Filipa de Lencastre) e a poucos minutos (a pé) dos principais pontos turísticos como Livraria Lello, Estação São Bento, Torre dos Clérigos, Avenida dos Aliados, ruas históricas e Ribeira.

Simplesmente deixamos o carro no estacionamento durante toda a estadia e conhecemos a cidade do Porto do melhor jeito: caminhando em cada uma de suas ruas e ladeiras.

O hotel em si não tem estacionamento próprio, mas por um valor adicional, oferece serviço de estacionamento com manobrista assim que você chega na entrada do Infante Sagres.

Fizemos uso do carro apenas após check-out quando fomos a Vila Nova de Gaia, do outro lado do rio Douro. Inclusive, muita gente, para ter ambas as experiências, divide a hospedagem entre Porto e Vila Nova de Gaia.

Em sendo também essa a sua vontade, recomendo o maravilhoso Hotel The Yeatman, dos mesmos proprietários (The Fladgate Partnership) do Infante Sagres, mas localizado em Vila Nova de Gaia, perto das caves de vinho do porto.

*A The Fladgate Partnership também é proprietária das casas de vinho do Porto Taylor’s, Fonseca, Croft e Krohn, bem como do The Yeatman e o The Vintage House (onde nos hospedamos em Pinhão, no Vale do Douro).

Infante Sagres | Foto: Anna
Infante Sagres | Foto: Anna

Os Quartos e Suítes

O Infante Sagres possui 85 quartos e suítes, cada um deles com sua própria decoração, mas sempre mantendo o luxo e a elegância.

Os quartos e suítes foram decorados individualmente com obras de arte originais e detalhes requintados. A suite Royal é o expoente máximo do luxo e requinte, caracterizando o “novo velho” Infante Sagres.

Infante Sagres
Infante Sagres | Foto: divulgação

São opções de quartos/suítes: quarto clássico, quarto superior, quarto deluxe, quarto deluxe premium, suíte, suíte premium e a suíte Royal.

Ficamos hospedados em um quarto deluxe premium, com sacada e uma bela vista para a cidade.

Infante Sagres | Foto: Anna
Infante Sagres | Foto: Anna
Hotel Infante Sagres | Foto: Anna

Recepcionados com vinho do porto e pasteis de nata, claro que a programação para conhecer a cidade sofreu atraso de algumas horinhas, do que não me arrependo nem um pouco, pois foram momentos de descanso preciosos para curtir a viagem com muita disposição na sequência.

No quarto, além do mini-bar (abastecido com água mineral), uma garrafa de água natural fica a disposição do hóspede a cada diária.

A decoração inclui acabamentos em madeira natural e mármore, que concede aconchego e sofisticação ao ambiente. Impossível não se encantar com o conforto do local.

Além dos detalhes da belíssima decoração, destaque merecido à roupa de cama de excelente qualidade, composta por travesseiros confortáveis e lençóis finos.

Os tamanhos de cama variam em queen e king size, a depender da suíte e preferência do hóspede, que consegue fazer a alteração do momento da reserva.

Infante Sagres | Foto: Anna
Infante Sagres | Foto: Anna

Todos os quartos são equipados com Wi-fi gratuito, ar condicionado, TV LCD e cofre.

O ar condicionado é sempre mantido a uma temperatura padrão, mas o hóspede pode alterá-lo (mediante acesso ao controle digital encontrado na parede) para adequá-la às suas preferências.

No banheiro de mármore e estilo moderno, amenities Claus Porto (consagrada marca local), bancada com cuba dupla, espelho com sistema desembaçador (era só apertar um botão central e pronto: o espelho desembaçava), espelho ampliador para maquiagem e roupões fofinhos.

A arrumação do quarto é feita duas vezes por dia: ao acordar e antes do hóspede dormir (preparação da cama), quando um chocolatinho é deixado em cada um dos criados mudos.

O café da manhã

Ao fazer sua reserva no Infante Sagres, é possível escolher entre incluir ou não o “pequeno-almoço” (café da manhã).

Recomendo muito que o inclua, pois realmente é diferenciado, variado e de qualidade.

Hoje em dia sinto que muitos hotéis, até mesmo aqueles considerados de alto padrão, estão perdendo a essência do que é servir um real bom café da manhã, e acabam substituindo os produtos naturais pelos industrializados, reduzindo drasticamente a qualidade.

Fiquei feliz em saber que isso não acontece no Infante Sagres, pois tudo é cuidadosamente preparado e é possível sentir o frescor dos alimentos.

Muitas variedades de frutas, saladas, salmão defumado, ovos, cogumelos, queijos, frios, cereais, pães, bolos, doces, sucos, café, chá… Mantive a dieta como pude, mas precisei abrir exceção ao pastel de nata, que estava delicioso!

Além da fartura, os olhos se voltam para o lugar: o salão do café da manhã é lindíssimo, rico em detalhes, lustres e ambientes diferentes conforme o tamanho da mesa que o hóspede precisa (tem até alguns sofás muito charmosos no centro do salão). A beleza do salão de pequeno-almoço do Infante Sagres, na minha opinião, ganhou disparadamente do famoso Majestic Café (referência como um dos cafés mais bonitos do mundo, situado na cidade do Porto).

Infante Sagres | Foto: Anna
Infante Sagres | Foto: Anna

Para os meses mais quentes, há também um pátio a céu aberto destinado aos hóspedes que desejarem tomar seu café da manhã ao ar livre!

O Vogue Café & Bar

O Vogue Café & Bar teve sua decoração esboçada pelo designer de interiores portuense Paulo Lobo. Marcado pelos jogos de padrões em preto e branco, detalhes em dourado e espelhos, é um ambiente altamente convidativo e moderno, localizado no andar térreo do Hotel Infante Sagres.

Infante Sagres | Foto: Anna
Infante Sagres | Foto: Anna

Além de estar presente no Porto, o cosmopolita Vogue Café & Bar também é encontrado em cidades como Dubai, Moscou e Bangkok, servindo café, cocktails e refeições leves.

O Vogue Café serve pratos com belas apresentações, reunindo simplicidade e criatividade, sem abrir mão de ingredientes frescos e naturais.

O menu enfatiza pratos leves e equilibrados, combinando-os com a sazonalidade dos ingredientes orgânicos e de origem local.

Dispõe também de seleção de vinhos e champanhe, cocktails de assinatura, sucos naturais, chás e bebidas não alcoólicas preparados por sua equipe experiente.

Sem dúvida você encontrará um serviço atencioso, reforçando a preocupação com o bem-estar, como é prioridade em todo o hotel. Vale a pena uma pausa para um bom porto tónico no Vogue Café.

A área de lazer

Considerando que viajamos no outono (temperatura em torno de 10 a 14 graus), a área do lazer do Infante Sagres não estava funcionando.

Para quem conhecer a cidade do Porto nos meses mais quentes, pode relaxar na piscina e espreguiçadeiras da área de lazer do hotel, um espaço pequeno, mas cuidadosamente decorado, que mantém o estilo aconchegante presente em cada um dos seus ambientes.

Infante Sagres
Infante Sagres | Foto: divulgação

Conclusão sobre o Hotel Infante Sagres

O Infante Sagres é um hotel intimista, cheio de detalhes em sua riquíssima decoração clássica, ambientes aconchegantes e requintados que te fazem querer ficar mais e mais… Quando chega a hora de ir embora vai dando de fato um aperto no peito.

O serviço é impecável, desde o momento do check-in brindado com vinho do porto, até o check-out, passando pela arrumação dupla do quarto, café da manhã farto e funcionários sempre solícitos.

Sem dúvida o Infante Sagres é a opção perfeita de hospedagem no Porto se você busca um ambiente requintado, serviço personalizado, elegância e sofisticação.

Infante Sagres | Foto: Anna
Infante Sagres | Foto: Anna

Contato do Hotel Infante Sagres

Praça D. Filipa de Lencastre, 62, 4050-259, Porto, Portugal
Geral: (+351) 223 398 500
Reservas: (+351) 220 133 115
Grupos & Eventos: (+351) 220 133 121
Email: [email protected]

Ou faça sua reserva no Hotel Infante Sagres clicando aqui.

O MV se hospedou no Infante Sagres a convite do hotel. Todavia, sempre descrevo minhas experiências tendo como parâmetro a excelência do serviço prestado, a satisfação com as instalações, gastronomia e atividades oferecidas a todos os hóspedes. Compartilho apenas conteúdos que acredito ser de extrema relevância para os leitores, sendo minha opinião totalmente livre e desvinculada de qualquer contraprestação.

Leia também aqui no MV:
Você gosta das minhas dicas? Então aproveita e segue também o @maladeviagem no Instagram, assim você poderá acompanhar todas as minhas viagens em tempo real!
Já se inscreveu no nosso canal? Se ainda não, aproveita para se inscrever agora: Blog Mala de Viagem no Youtube.
Agora o Mala de Viagem também está no TripAdvisor, com todas avaliações de cada experiência da viagem – aproveita e me segue lá também!
Sempre que você faz sua reserva ou adquire um produto/serviço através de um link do MV, o blog recebe uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o Mala de Viagem sempre atualizado!

Hospedagem

Booking.com

Aluguel de carro

Rent Cars

Seguro Viagem

Seguros Promo

Passagens aéreas

Passagens Promo

Passeios e ingressos

Get Your Guide

Chip Internacional

SimPremium

 

Salve esse post no Pinterest:

Onde se hospedar na cidade do Porto

Author

Wanderlust por natureza, no meu tempo livre estou sempre programando uma nova aventura ou experiência, pois acredito que a melhor viagem é sempre a que está por vir!

Write A Comment

Além de Paris: cidades da França que você precisa conhecer 8 lugares para aproveitar a Semana Santa em família no RJ 7 Motivos para incluir Seychelles na sua lista de viagens em 2023 Descubra quais são os 7 aeroportos com mais atrasos e cancelamentos Dicas para viajar com os animais nas férias Por que optar por se hospedar em imóveis de temporada? Anguila: conheça esse paraíso no Caribe 8 Passeios e atividades fora do óbvio no Rio de Janeiro 10 passeios para fazer na sua viagem a Buenos Aires O que considerar na hora de escolher um safari?