O Brasil é um país mundialmente conhecido por seu clima tropical, muita agitação e belas praias. Contudo, o que poucos sabem é que não utilizar proteção solar, ainda que isso seja um hábito comum para a maioria dos brasileiros, é perigoso para a saúde.
Existem diversas formas de se prevenir contra os raios solares e uma delas é o uso de roupas e acessórios com proteção UV, uma excelente alternativa para evitar as consequências negativas causadas pelo sol.
Por isso, explicarei a seguir a importância da utilização dessas peças no dia a dia, esclarecendo também seu funcionamento e os tipos existentes.
O que são roupas e acessórios com proteção UV?
Atualmente existem duas principais formas de se proteger dos raios solares: utilizando barreiras químicas ou físicas.
Como barreiras químicas, destaca-se o uso dos famosos protetores solares em creme ou spray.
Em contato com a pele, esse tipo de produto forma uma barreira invisível que impede que os raios UV atinjam as camadas superficiais e mais profundas da derme.
Já as barreiras físicas podem abranger tecidos em geral, lentes de óculos, chapéus e demais acessórios que impeçam visivelmente que os raios UV atinjam a pele.
O que são os raios UV?
Os raios de sol prejudiciais à pele são chamados de raios UV (ultravioleta), e se dividem em 3 principais grupos: UVA, UVB e UVC.
UVA são aqueles que atingem as camadas mais profundas da pele. Não causam queimaduras aparentes, mas aceleram o envelhecimento e danificam as células.
Os raios UVB atuam sobre a porção mais superficial da pele, causando a aparência de bronzeamento ou queimaduras.
Os raios UVC, em tese, são os mais nocivos. No entanto, a camada de ozônio protege a entrada da maior parte desse tipo de ultravioleta, o que não é motivo para relaxarmos em relação ao uso de produtos que protejam a nossa pele contra estes raios danosos.
Qual a importância da utilização de roupas e acessórios com proteção UV?
A exposição excessiva aos raios solares pode danificar a pele de maneira irreversível. Para evitar isso, cito algumas vantagens da utilização de roupas e acessórios com proteção UV. Confira!
1. Oferece alto grau de proteção contra raios nocivos
Roupas e acessórios com proteção UV são desenvolvidos com o objetivo de impedir com que os raios solares agridam as camadas da pele.
Enquanto o grau de proteção das barreiras químicas é medido em FPS, o de roupas e acessórios é medido em FPU. Em geral, esse índice varia entre 93% e 97% nas peças, o que é considerado bastante eficiente.
2. Bloqueia igualmente raios UVA e UVB
Nos protetores químicos, os raios UVA são bloqueados, em média, com 50% menos intensidade do que os UVB.
Nas roupas e acessórios com proteção, ambas as frequências passam a ser bloqueadas com a mesma intensidade durante todo o tempo de uso das peças.
Além disso, a barreira visível permite com que você tenha melhor noção da proteção que está atuando sobre a pele.
3. Evita insolações e queimaduras
Principalmente durante as férias de verão, a exposição ao sol passa a ser inevitável. Seja em parques, praias ou clubes, a proteção deve estar sempre presente.
Insolações ou queimaduras podem acabar com todo o conforto e diversão de uma viagem, principalmente em crianças, que possuem a pele mais sensível.
Elas têm muita energia e não param! Com as roupas contendo a proteção, você fica tranquilo sabendo que, por mais que elas entrem e saiam da água ou que rolem na areia, continuarão protegidas.
4. Protege contra doenças oculares
Acessórios com proteção UV, como óculos de sol, são extremamente importantes para a saúde da visão.
A catarata, por exemplo, é um dos principais problemas oculares causados pelo excesso de exposição aos raios UV.
Contudo, sua prevenção é bastante simples quando utilizados óculos adequados.
Os efeitos negativos causados pela exposição ao sol sem a proteção adequada podem vir a sentidos depois de anos.
Previna-se!
5. Combate o câncer de pele
Atualmente, há inúmeros estudos que comprovam o desenvolvimento de câncer de pele a partir dos danos provocados por raios UV.
O tipo mais famoso é chamado de melanoma e se encontra na lista de maiores ocorrências da doença no Brasil. Este é um dos motivos mais do que relevantes para se proteger, não acha?
6. Previne manchas e o envelhecimento da pele
Ao consultar um dermatologista, é muito comum receber recomendações a respeito da proteção contra os raios solares.
O principal motivo para que isso aconteça é que os danos provocados pelo sol em nossa pele são capazes de ocasionar, além da desidratação, uma degradação das células mais profundas.
Com o tempo, é possível notar o surgimento de rugas, flacidez, manchas e do envelhecimento da pele como um todo.
Desse modo, é recomendável que tais danos sejam evitados com a utilização de roupas e acessórios com proteção UV. Para o rosto, os chapéus são uma ótima opção.
7. Proporciona proteção solar duradoura
Diferente do que ocorre com os protetores solares químicos, a eficiência de roupas e acessórios com proteção UV é alta e envolve também a durabilidade das peças adquiridas.
Isto é, as peças podem ser reutilizadas quantas vezes forem necessárias, desde que a barreira de proteção visível não seja rompida.
Portanto, ainda que o investimento inicial pareça ser mais elevado, deve-se levar em conta que a peça poderá durar anos, por isso apresenta excelente custo-benefício.
Ainda assim, é importante respeitar todas as recomendações feitas por especialistas da área de saúde, em especial os dermatologistas. Uma delas é evitar exposição em horários de luz solar intensa.
Se você deseja conquistar aquele bronzeado, aprecie o sol da manhã. Já no período da tarde, invista na proteção UV para poder curtir o ambiente com maior tranquilidade.
Contudo, saiba reconhecer também o limite entre aquilo que é ou não saudável ao seu corpo.
Conheça aqui linhas completas de roupas e acessórios com proteção UV.
Leia também aqui no MV: