Mala de viagem

A importância de roupas e acessórios com proteção UV

Pinterest LinkedIn Tumblr

O Brasil é um país mundialmente conhecido por seu clima tropical, muita agitação e belas praias. Contudo, o que poucos sabem é que não utilizar proteção solar, ainda que isso seja um hábito comum para a maioria dos brasileiros, é perigoso para a saúde.

Existem diversas formas de se prevenir contra os raios solares e uma delas é o uso de roupas e acessórios com proteção UV, uma excelente alternativa para evitar as consequências negativas causadas pelo sol.

Por isso, explicarei a seguir a importância da utilização dessas peças no dia a dia, esclarecendo também seu funcionamento e os tipos existentes.

O que são roupas e acessórios com proteção UV?

Atualmente existem duas principais formas de se proteger dos raios solares: utilizando barreiras químicas ou físicas.

Como barreiras químicas, destaca-se o uso dos famosos protetores solares em creme ou spray.

Em contato com a pele, esse tipo de produto forma uma barreira invisível que impede que os raios UV atinjam as camadas superficiais e mais profundas da derme.

Já as barreiras físicas podem abranger tecidos em geral, lentes de óculos, chapéus e demais acessórios que impeçam visivelmente que os raios UV atinjam a pele.

O que são os raios UV?

Os raios de sol prejudiciais à pele são chamados de raios UV (ultravioleta), e se dividem em 3 principais grupos: UVA, UVB e UVC.

UVA são aqueles que atingem as camadas mais profundas da pele. Não causam queimaduras aparentes, mas aceleram o envelhecimento e danificam as células.

Os raios UVB atuam sobre a porção mais superficial da pele, causando a aparência de bronzeamento ou queimaduras.

Os raios UVC, em tese, são os mais nocivos. No entanto, a camada de ozônio protege a entrada da maior parte desse tipo de ultravioleta, o que não é motivo para relaxarmos em relação ao uso de produtos que protejam a nossa pele contra estes raios danosos.

Qual a importância da utilização de roupas e acessórios com proteção UV?

A exposição excessiva aos raios solares pode danificar a pele de maneira irreversível. Para evitar isso, cito algumas vantagens da utilização de roupas e acessórios com proteção UV. Confira!

1.    Oferece alto grau de proteção contra raios nocivos

Roupas e acessórios com proteção UV são desenvolvidos com o objetivo de impedir com que os raios solares agridam as camadas da pele.

Enquanto o grau de proteção das barreiras químicas é medido em FPS, o de roupas e acessórios é medido em FPU. Em geral, esse índice varia entre 93% e 97% nas peças, o que é considerado bastante eficiente.

2.    Bloqueia igualmente raios UVA e UVB

Nos protetores químicos, os raios UVA são bloqueados, em média, com 50% menos intensidade do que os UVB.

Nas roupas e acessórios com proteção, ambas as frequências passam a ser bloqueadas com a mesma intensidade durante todo o tempo de uso das peças.

Além disso, a barreira visível permite com que você tenha melhor noção da proteção que está atuando sobre a pele.

3.    Evita insolações e queimaduras

Principalmente durante as férias de verão, a exposição ao sol passa a ser inevitável. Seja em parques, praias ou clubes, a proteção deve estar sempre presente.

Insolações ou queimaduras podem acabar com todo o conforto e diversão de uma viagem, principalmente em crianças, que possuem a pele mais sensível.

Elas têm muita energia e não param! Com as roupas contendo a proteção, você fica tranquilo sabendo que, por mais que elas entrem e saiam da água ou que rolem na areia, continuarão protegidas.

4.    Protege contra doenças oculares

Acessórios com proteção UV, como óculos de sol, são extremamente importantes para a saúde da visão.

A catarata, por exemplo, é um dos principais problemas oculares causados pelo excesso de exposição aos raios UV.

Contudo, sua prevenção é bastante simples quando utilizados óculos adequados.

Os efeitos negativos causados pela exposição ao sol sem a proteção adequada podem vir a sentidos depois de anos.

Previna-se!

5.    Combate o câncer de pele

Atualmente, há inúmeros estudos que comprovam o desenvolvimento de câncer de pele a partir dos danos provocados por raios UV.

O tipo mais famoso é chamado de melanoma e se encontra na lista de maiores ocorrências da doença no Brasil. Este é um dos motivos mais do que relevantes para se proteger, não acha?

6.    Previne manchas e o envelhecimento da pele

Ao consultar um dermatologista, é muito comum receber recomendações a respeito da proteção contra os raios solares.

O principal motivo para que isso aconteça é que os danos provocados pelo sol em nossa pele são capazes de ocasionar, além da desidratação, uma degradação das células mais profundas.

Com o tempo, é possível notar o surgimento de rugas, flacidez, manchas e do envelhecimento da pele como um todo.

Desse modo, é recomendável que tais danos sejam evitados com a utilização de roupas e acessórios com proteção UV. Para o rosto, os chapéus são uma ótima opção.

7.    Proporciona proteção solar duradoura

Diferente do que ocorre com os protetores solares químicos, a eficiência de roupas e acessórios com proteção UV é alta e envolve também a durabilidade das peças adquiridas.

Isto é, as peças podem ser reutilizadas quantas vezes forem necessárias, desde que a barreira de proteção visível não seja rompida.

Portanto, ainda que o investimento inicial pareça ser mais elevado, deve-se levar em conta que a peça poderá durar anos, por isso apresenta excelente custo-benefício.

Ainda assim, é importante respeitar todas as recomendações  feitas por especialistas da área de saúde, em especial os dermatologistas. Uma delas é evitar exposição em horários de luz solar intensa.

Se você deseja conquistar aquele bronzeado, aprecie o sol da manhã. Já no período da tarde, invista na proteção UV para poder curtir o ambiente com maior tranquilidade.

Contudo, saiba reconhecer também o limite entre aquilo que é ou não saudável ao seu corpo.

Conheça aqui linhas completas de roupas e acessórios com proteção UV.

Leia também aqui no MV:

Você gosta das minhas dicas? Então aproveita e segue também o @maladeviagem no Instagram, assim você poderá acompanhar todas as minhas viagens em tempo real!
Author

Wanderlust por natureza, no meu tempo livre estou sempre programando uma nova aventura ou experiência, pois acredito que a melhor viagem é sempre a que está por vir!

Write A Comment

Além de Paris: cidades da França que você precisa conhecer 8 lugares para aproveitar a Semana Santa em família no RJ 7 Motivos para incluir Seychelles na sua lista de viagens em 2023 Descubra quais são os 7 aeroportos com mais atrasos e cancelamentos Dicas para viajar com os animais nas férias Por que optar por se hospedar em imóveis de temporada? Anguila: conheça esse paraíso no Caribe 8 Passeios e atividades fora do óbvio no Rio de Janeiro 10 passeios para fazer na sua viagem a Buenos Aires O que considerar na hora de escolher um safari?