África

Joanesburgo: o que fazer na cidade? roteiro de 2 ou 3 dias em Joanesburgo

Pinterest LinkedIn Tumblr

Já se foi a época em que Joanesburgo era considerada apenas uma “cidade conexão” para outras regiões da África do Sul, principalmente para o Kruger Park ou para Cape Town. E pensando nisso, organizei atividades para um roteiro de 2 dias, e assim te orientar durante sua viagem.

Hoje em dia, Joanesburgo já é vista com outros olhos e definitivamente assumiu o papel de “cidade a ser visitada” na África do Sul.

A vantagem é que você não precisa de muito tempo para conhecer “Joburg“: poucos dias será o suficiente para visitar os pontos turísticos principais da cidade (o que não significa que não existam atrações para mais tempo de viagem – isso dependerá da sua disponibilidade).

Durante os 2 dias e meio que estive na cidade, conclui o seguinte: se você gosta de passear em São Paulo, provavelmente gostará de Joanesburgo também, pois as características de ambas cidades são semelhantes.

A diferença é que Joanesburgo não é uma cidade noturna como SP. Tudo fecha cedo por lá, então se programe bem para curtir o melhor da cidade respeitando essa característica.

Joanesburgo é uma “big city”, com muitos prédios, trânsito intenso, centro comercial e financeiro funcionando a todo vapor.

Outra característica que me chamou a atenção foi a quantidade de prédios em construção, o que deixa claro que a cidade está em constante expansão.

Também não pude deixar de notar a organização, principalmente no bairro onde ficamos hospedados: Sandton.

E de tudo que vi por lá, o destaque extra vai para a parte histórico de Joanesburgo:

Os melhores museus da África do Sul estão lá, como o Museu do Apartheid e o Constitution Hill, além da casa do Nelson Mandela no Soweto, que hoje também funciona como museu.

Acho que depois dessa pequena introdução, já deu pra ter uma ideia porque Joburg já não pode mais ser considerada apenas uma “cidade conexão”, né?

Então chegou a hora de compartilhar minhas dicas e atrações para que você inclua no seu roteiro:

Como chegar em Joanesburgo?

O voo direto de São Paulo a Joanesburgo tem duração de 8 horas.

A LATAM e a South African Airlines fazem o trajeto direto.

Confira também as nossas dicas de Cape Town: Bo-Kaap, Kirstenbosh e Constantia; Cabo da Boa Esperança; as praias de Cape Town; as montanhas de Cape Town, onde comer na Cidade do Cabo; Waterfront de Cape Town.

Quantos dias ficar em Joanesburgo?

2 ou 3 dias completos é o suficiente para conhecer os principais pontos turísticos da cidade e aproveitar para ir a alguns restaurantes legais (gostei muito da culinária do país).

Onde ficar? Hotéis em Joanesburgo

O bairro de Sandton é um bairro organizado, seguro e com muitas opções de hotéis.

Segue uma listinha de sugestões:

The Ivy Villa Hotel & Spa: a 3,7 km do shopping Sandton City, o hotel possui restaurante próprio, estacionamento privativo gratuito, piscina ao ar livre e academia.

Sandton Sun: o hotel é conectado ao Sandton Convention Centre e ao shopping Sandton City. Oferece quartos espaçosos, várias opções gastronômicas e uma moderna opção de Suíte Business.

Sandton Executive Suites – Hydro Park: localizado em Sandton, a 1,4 km da Praça Nelson Mandela, o Sandton Executive Suites oferece acomodações tipo apartamento. A propriedade dispõe de piscina ao ar livre e um jardim com churrasqueira.

Radisson Blu Hotel Sandton: o hotel tem localização privilegiada no centro financeiro de Sandton. As instalações incluem uma piscina no 8º andar, com deck e vista para a cidade, uma academia e uma pista de corrida.

The Capital on the Park: localizado a 2,3 km do shopping Sandton City, o hotel dispõe de restaurante, estacionamento privativo gratuito, piscina ao ar livre e academia.

Se preferir reservar um Airbnb:

Reserve seu Airbnb pelo nosso link e garanta um grande desconto na sua primeira reserva. 

Como se locomover em Joanesburgo?

Nós preferimos o Uber, mas outra alternativa é o Gautrain.

O Gautrain tem estações nos bairros de Sandton, Rosebank, Hodesfield, Midrand, Centurion e também vai até a capital Pretoria.

O que fazer em Joanesburgo?

Nelson Mandela Square e Sandton City

A Nelson Mandela Square, ou praça Nelson Mandela é onde está a grande estátua do Nelson Mandela – a estátua é um ícones da cidade.

A praça é rodeada por bons restaurantes. É o lugar preferido dos turistas para comer.

Nelson Mandela Square - Joanesburgo
Nelson Mandela Square – Joanesburgo

Acoplado à praça Nelson Mandela, está o shopping Sandton City, onde você encontra mais opções de restaurantes, cafés, lojas, bancos, casas de câmbio e até supermercado.

Por isso que recomendo pegar um hotel nessa região de Sandton: tudo que você precisar, possivelmente encontrará por lá.

*Lembre-se de guardar as notas fiscais dos produtos (não inclui comida/bebida/restaurantes) que você comprar na África do Sul, pois no dia da sua volta (no aeroporto), você poderá apresenta-las e solicitar o “tax refund”, referente ao imposto (VAT).

Dicas de restaurantes na praça Nelson Mandela:

  • Pappas on the square
  • Septimo
  • Tasha’s
  • The big mouth

Museu do Apartheid

Sem dúvida o Museu do Apartheid é o “must go” de Joanesburgo.

Museu do Apartheid - Joanesburgo
Museu do Apartheid – Joanesburgo

Reserve algumas horas do seu dia para conhecer de perto a história do Apartheid (que durou de 1948 a 1994) e saber mais sobre a vida e história do Nelson Mandela.

O tour pelo museu é pesado e você certamente sairá de lá emocionalmente tocado(a), mas é um lugar absolutamente importante historicamente e deve ser visitado.

O ingresso para entrada no museu tem uma inscrição que diz “non-whites” ou “whites”, conforme o que estiver escrito no seu ingresso, você escolhe a catraca. A ideia é mostrar aos visitantes quão discriminatório e cruel era o regime.

O museu tem muito conteúdo (muitos painéis e exibição de filmes) e é realmente imenso. Se sua intenção for fazer uma visita detalhada, provavelmente meio período do dia não será o suficiente.

Reservamos cerca de duas horas e meia para visita-lo, mas poderíamos ter ficado muito mais, tendo em vista a riqueza de conteúdo do lugar.

Valor para adultos (2017): 85 rands (R$ 1,00 = R 4,00). Compramos os ingressos na entrada e não tinha fila no dia que fomos. Aceitam cartão como forma de pagamento.

Não viaje sem seguro viagem:

No site Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada e fácil dos preços dos seguros ofertados, analisando qual tem o melhor custo benefício para a sua viagem. Contrate AQUI o seu seguro viagem com desconto, utilizando o cupom MALADEVIAGEM5.

­­­­Soweto e casa de Nelson Mandela

Soweto é o bairro onde viviam as pessoas denominadas “non-whites” ou “nie-blankes” durante o regime do apartheid (1948-1994).

De acordo com o regime da segregação racial, negros (os chamados “não brancos”) não podiam viver em áreas reservadas aos brancos (europeus). Sendo assim, alguns bairros foram criados para serem destinados a essa maioria marginalizada.

Atualmente você ainda observa a população majoritariamente negra no imenso bairro Soweto.

A casa do Nelson Mandela (1918-2013), ou “Mandela House”, onde viveu o primeiro presidente negro da África do Sul, fica no seguinte endereço: 8115 Vilikazi Street, Orlando West, e hoje funciona como museu.

Mandela House - Soweto - Joanesburgo
Mandela House – Soweto – Joanesburgo

A casa foi construída em 1945. Mandela se mudou para lá em 1946 com sua primeira esposa e seu primeiro filho. Viveu na casa até 1962, quando foi preso.

Interior da casa do Nelson Mandela - Soweto - Joanesburgo
Interior da casa do Nelson Mandela – Soweto – Joanesburgo

Compramos os ingressos na hora e não tinha muita fila. O valor é R60,00 por pessoa (valor em setembro/2017) e aceitam cartão.

O museu abre diariamente das 9h às 16:45 (para mais informações consulte o site oficial da Mandela House).

Rua Vilakazi é a única do mundo onde moraram dois ganhadores do Prêmio Nobel: Nelson Mandela e o arcebispo Desmond Tutu (mas a casa não é aberta à visitação).

Se você tiver curiosidade em conhecer melhor o Soweto, há empresas que organizam tour/passeios de bicicleta no bairro. Não tivemos tempo para fazê-lo, então nos contentamos em visitar a rua onde está a casa de Nelson Mandela (uma parte do Soweto bem turística).

Para entender melhor o Soweto, tente não se limitar apenas à rua Vilakazi, pois, embora muito importante, tornou-se um lugar extremamente turístico, com bares, restaurantes, vendedores ambulantes, e por isso acaba não retratando a realidade do bairro.

Constitution Hill

O Constitution Hill é o atual Tribunal Constitucional da África do Sul, e funcionou como uma prisão para presos políticos no passado. No local já estiveram presos Nelson Mandela (por um ano) e Mahatma Gandhi.

Constitution Hill - Joanesburgo
Busto de Mahatma Gandhi – Constitution Hill – Joanesburgo

O local também abriga obras de arte contemporânea e pinturas.

Constitution Hill conta a história da jornada da África do Sul para a democracia, mostrando o seu passado turbulento e discriminatório, quando pessoas eram presas em razão da cor de sua pele e não tinham direitos.

Constitution Hill - Joanesburgo
Constitution Hill – antigo presídio – Joanesburgo
Constitution Hill - Joanesburgo
Constitution Hill – Joanesburgo

Neighbourgoods Market

Neighbourgoods Market é uma feira de comidas de rua, arte, moda e música, que acontece aos sábados em Joanesburgo. A feira é super legal, adorei conhecer.

São várias barracas com comida de rua e você pode optar por comer de tudo um pouco. Algumas oferecem degustação.

São dois andares de feira. No segundo andar tem música, mesas ao ar livre, além de uma feira de moda (roupas, bolsas, bijuterias, objetos de decoração).

Definitivamente, é um lugar que deve ser visitado se você estiver em Joanesburgo no sábado.

Localização: bairro de Braamfontein. Horário de funcionamento: das 9 às 15 horas.

Compre com desconto o seu chip de internet para celular:

Leitor do blog MV tem 10% na aquisição do chip de celular SimPremium ao utilizar o cupom “maladeviagem”. Clique aqui para pedir o seu! É esse o chip que eu uso em todas as minhas viagens.

Restaurantes em Joanesburgo

Recomendo que você sempre faça a sua reserva com antecedência, pelo site do restaurante ou por telefone.

Marble:

Marble é um bar/restaurante super moderno, destaque em Joanesburgo. Vale a pena tanto para um jantar, quanto para um drinque no fim da tarde.

Clico:

Esse restaurante fica dentro de um hotel e foi uma surpresa. Procurando indicações no TripAdvisor, encontramos o Clico, e o menu degustação de 6 etapas nos surpreendeu.

O atendimento foi excelente e praticamente exclusivo (pegamos uma mesa na parte externa, pois estava tendo um aniversário na parte interna).

Fazia um pouco de frio, e os garçons foram super atenciosos trazendo aquecedor e cobertor para nossa mesa.

Valor do “tasting menu“: R600 sem vinho ou R750 com vinho.

Urbanologi:

Escolhemos esse restaurante para almoçar. É um restaurante diferente, grande e descontraído. No almoço estava bem tranquilo e havia várias mesas disponíveis.

O cardápio é dividido por sabor: salgado, azedo, doce… Como no “The Pot Luck Club” (Cape Town), e os pratos são no estilo “tapas”.

Vale a pena se você estiver pela região, mas não recomendo se tiver que percorrer uma longa distância apenas para chegar até ele.

Market on Main:

Localizado no bairro de Maboneg, lá você encontra vários cafés, restaurantes e lojas.

Gostaríamos de ter provado o Cube Tasting Kitchen e no DW-Eleven-13, mas sem reserva prévia, ficamos só na vontade.

Agora você pode acompanhar o vídeo dos nossos momentos em Joanesburgo:

Já se inscreveu no nosso canal do Youtube? Se ainda não, aproveita para se inscrever agora: Blog Mala de Viagem no Youtube.

Você gosta das minhas dicas? Siga o @maladeviagem no Instagram, assim você poderá acompanhar todas as minhas viagens em tempo real.

Salve esse post no Pinterest:

Sempre que você faz sua reserva ou adquire um produto/serviço através de um link do MV, o blog recebe uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o Mala de Viagem sempre atualizado!

Hospedagem

Booking.com

Aluguel de carro

Rent Cars

Seguro Viagem

Seguros Promo

Passagens aéreas

Passagens Promo

Passeios e ingressos

Get Your Guide

Chip Internacional

SimPremium

Author

Wanderlust por natureza, no meu tempo livre estou sempre programando uma nova aventura ou experiência, pois acredito que a melhor viagem é sempre a que está por vir!

36 Comments

  1. Pingback: 10 países onde o Real vale mais: exterior com economia

  2. Marie Walewska Reply

    Bom dia! Adorei seus posts! Estamos indo em meados de abril e retorno em maio para Johannesburgo, Kruger, Cape Town, Seychelles e voltando para Johannesburgo. Quanto à dinheiro o que recomenda para utilizar em 13 dias de África? Vou levar dólares e trocar por Rands. Recomenda casas de câmbio em aeroportos? E o Uber funciona bem e é seguro? Se puder me ajudar, agradeço. ??

    • Marie Walewska Reply

      Ah! Estou salvando seus posts que estão incríveis ??

    • Olá Marie! Muito obrigada pelo elogio, fico muito feliz que esteja gostando dos posts. Acho que a melhor opção é sim levar em dólar e lá trocar por Rands. Em Joburg vale à pena trocar no shopping Sandton (Praça – Nelson Mandela Square), em Cape Town há boas opções de casa de câmbio no Waterfront. Uber funciona muito bem – utilizando muito o Uber, tanto em Joburg, como em Cape Town. Esse viagem será demais!

  3. Quando fomos para a Africa do Sul optamos por seguir apara cape Town por conta de estarmos com a nossa filha de 3 anos, mas achei super bacana o passeio para ir sem ela. E o que é o Neighbourgoods Market? Que lugar incrivel com altos pratos e ainda um charmoso terraço. Amei conhecer as dicas da cidade!

  4. Alexandre Nunes Reply

    Muito bom mesmo seu post. Bem dividido e com dicas preciosas pra otimizar a visita. Tenho mta vontade de conhecer e poder mergulhar um pouco mais na historia de Nelson Mandela; claro que a praça e a casa q ele morou não poderia deixar de fora né? abraços e parabéns pelo blog 🙂

  5. Isabelle Oliveira Reply

    A minha vontade de conhecer a África do Sul vem aumentando de ver a experiência que as pessoas tem ido nessa viagem!! Muito legal!!

  6. Livia Melo Reply

    Que bacana ler um post com dicas de Joburgo! Tenho super vontade de conhecer, mesmo com a fama de cidade de conexão, rs. Super completo o post, parabéns, anotei todas as dicas! Bjss

  7. Elaine Villatoro Reply

    Esse lugar me traz lembranças boas e ruins (falta de segurança) mas ainda assim voltaria. Fui no The Orbit que é um bar de jazz, foi uma delícia!!! Quero visitar os museus e o Soweto na próxima.

    • Sério? Não tivemos problemas com segurança, mas realmente, é uma cidade grande e problemas de cidades grandes estão presentes lá também! Bjs

  8. Liany Garves Reply

    Eu conheci Joanesburgo somente como parada, já que fui para o Kruger e na volta fiquei um dia lá antes do meu vôo para o Brasil e não fiz metade das coisas que você fez rs! Gostaria muito de ter ido até Soweto mas o Museu do Apertheid foi uma experiência incrível para mim, eu ficaria lá o dia inteiro e me deixou muito tocada.
    Mas tirando isso não gostei muito da cidade. No geral não gosto de grandes cidades e não me senti muito segura por lá!

    • Museu do Apartheid é sensacional! Eu gostei da cidade… mas tb adoro passear em SP, que tem o mesmo estilo. O lado histórico da cidade é o que mais me chamou atenção tb! bjs

  9. Tô ainda mais interessado por um tutorial de “como escrever no blog enquanto viaja”. Tua habilidade de máquina é invejável, Anna. Haha!

    Joanesburgo nos passou longe, já que só visitamos a Cidade do Cabo. Não tínhamos tempo, infelizmente! Quem sabe numa outra oportunidade? Quero conhecer, sim. Uma coisa que me deixa curioso é que a gastronomia parece ser típica da África do Sul mesmo, né? A “gastronomia do engordol”. XD Porque socorro, na África do Sul engordei litros e mais litros e mais centímetros cúbicos e não tinha como!

    • kkkkkkkkkkk Foram só alguns! Agora que o bicho tá pegando aqui… acho que ainda tenho mais de 10 posts pra escrever sobre a África do Sul.
      Nem me lembre da gastronomia, porque só de lembrar eu já engordo Igor!

  10. Adorei conhecer Joburgo e relembrar a cidade lendo seu post foi demais!
    Me emocionei com o Museu do Apartheid…
    Seu post foi super saudosista e me deu mais vontade de voltar na cidade e comer essas delícias que você comeu! Deu água na boca!!!

  11. Marilisa Domingues Reply

    Ana essa cidade é completa, o Paulinho ia adorar, tem a a cara dele, opções de sobra principalmente comidas rs… .. Ahh.. eu sou fã do Mandela, ia adorar conhecer a casa dele, achei super interessante. Com ctz está em minha listinha bjs. ótimas dicas!

  12. Aninha Lima Reply

    Já entendi que melhor que visitar Joanesburgo é comer em Joanesburgo!!
    Adorei a dica! Queria demais ir pra África do Sul ano que vem! Continue me tentando com seus posts!

  13. Gente que maravilha de cidade Anna! Amei os bolos só de ver. Comida boa. História. Certeza que me emocionaria na casa de Nelson Mandela e no museu do Aparthaid. Até agora quero fazer tudo igual a seu roteiro na África!

  14. Imagino que ir no museu do apartheid deva ter um efeito similar a ir num campo de concentração. É muita história e muitos questionamentos sobre as atitudes humanas.

  15. Jaqueline Caixeta Reply

    Ahhh esse é o guia que eu vou indicar para o meu primo que está indo pra Africa!! Muito bem explicado, como sempre!! Parabéns pelo belo trabalho!

  16. Sa Brina Guerreiro Reply

    Adorei conhecer Johanesburgo com vc! Nunca pensei em visitar a África do Sul, mas já tô comentando a pensar nisso.

  17. Carla Macedo Reply

    Uauuuuu! Que demais! Maravilhoso post! E que comidas são essas? Estou salivando! RS
    Só me deixou com mais vontade de conhecer a Africa do Sul.

  18. Renata Sucena Reply

    Hum deve ter sido demais essa viagem! As fotos dos pratos estão dando água na boca! Africa do Sul é um destino que tá na minha lista. O único probleminha é o tamanho da lista… hehe

Write A Comment

Além de Paris: cidades da França que você precisa conhecer 8 lugares para aproveitar a Semana Santa em família no RJ 7 Motivos para incluir Seychelles na sua lista de viagens em 2023 Descubra quais são os 7 aeroportos com mais atrasos e cancelamentos Dicas para viajar com os animais nas férias Por que optar por se hospedar em imóveis de temporada? Anguila: conheça esse paraíso no Caribe 8 Passeios e atividades fora do óbvio no Rio de Janeiro 10 passeios para fazer na sua viagem a Buenos Aires O que considerar na hora de escolher um safari?