Américas

San Diego: o que fazer na cidade mais linda da Califórnia

Pinterest LinkedIn Tumblr

Já declaro de início minha suspeição, mas San Diego foi e continua sendo minha cidade preferida na Califórnia, principalmente por ter o legítimo clima californiano, muitas praias e os melhores sunsets de todos os Estados Unidos.

Que o o nosso Brasil é um espetáculo quando o assunto é “praia”, ninguém discorda, mas ainda que as águas do Oceano Pacífico não sejam tão cristalinas, morninhas e de tonalidade azul ou esverdeada como vemos com frequência por aqui, a localização privilegiada de San Diego  torna cada por do sol na praia um momento mágico e só estando lá para sentir a magia do lugar. 

E foi por tais razões que escolhi San Diego para meu intercâmbio de três meses na Califórnia.

Ter a oportunidade de morar por um mês em uma cidade linda como San Diego foi incrível. E sua beleza se revela em cada pedacinho, tudo é novidade, tudo é um agrado aos olhos, o que faz com que uma simples caminhada seja algo muito prazeroso. Que cidade!

Nas praias, o sol se põe no mar e o resultado disso é um jogo de cores de tirar o fôlego, juro que faz qualquer fotógrafo amador pegar gosto pela fotografia, começar um curso e querer se aprofundar no assunto.

Confira também aqui no blog MV: Dicas infalíveis para melhorar suas fotos de viagem!

Durante a programação da viagem a San Diego, um plano já estava em mente: queríamos ver o máximo de sunsets beaches possíveis. E o resultado não desapontou nem um pouco.

Considerando que o que há de melhor em San Diego são suas praias, agora deixo para você uma lista completinha de todas as praias maravilhosas que você deve visitar quando estiver por lá.

E, depois da lista de praias, mais sugestões de passeios pars você fazer em San Diego.

Ocean Beach

Nossa primeira praia visitada foi Ocean Beach, que fica a alguns quilômetros ao norte de San Diego.

O bairro de Ocean Beach lembra o estilo da cidade de Venice Beach, em Los Angeles.

É uma praia “roots”, que preserva o espírito californiano da década de 1960: músicos de rua, hippies, surfistas… Trata-se do típico lugar onde você pode sair de casa para comprar seu café vestindo pijamas e ninguém irá reparar.

No verão, é uma praia muito frequentada por surfistas e por quem adora praticar atividades físicas com uma vista privilegiada!

A principal atração é, sem dúvidas, o pier municipal de 800 metros – um dos maiores de toda a Califórnia. O passeio pelo pier com o sol se pondo no mar é um programa free para o seu bolso, mas de valor imensurável!

Fique sempre atento(a) ao horário do por do sol para não chegar atrasado(a).

Ocean Beach – San Diego

No pier você encontra um Café com balcão e baquetas posicionadas exatamente onde o sol se põe. Sentar por ali, tomar um drinque ou comer um petisco me pareceu uma ótima opção.

Quando o sol se foi, ficando apenas o crepúsculo, fomos ao South Beach Bar & Grille aproveitar o Taco Tuesday (evento muito tradicional em San Diego).

Às terças, muitos restaurantes de San Diego fazem promoção de tacos, e a esse evento se dá o nome de Taco Tuesday.

O bar tem um rooftop bacana, com vista direta para o pier de 800 metros de Ocean Beach, sendo também um bom ponto para apreciar o por do sol se você quiser prefere ter uma vista panorâmica da praia.

Reserve seu Airbnb pelo nosso link e garanta até R$ 170,00 de desconto na sua primeira reserva. 

Sunset Cliffs

Esse é um dos lugares que deve ser incluído em sua programação, mesmo que você esteja só de passagem por San Diego.

Dizem que ali tem o sunset mais bonito de San Diego.

Sanset Cliffs fica no final de Ocean Beach, onde há um parque natural cheio de penhascos (“be careful“, pois há erosão no local). A vista é realmente UAU!

Pegamos um dia meio nublado, e mesmo assim já achei tudo lindo. Imagina num tradicional dia de sol californiano?

Coronado Island

ilha de Coronado se trata de uma península situada logo em frente a baía de San Diego.

Coronado é repleta de belas casas e também um lugar muito agradável para caminhar pelo calçadão, vendo as mansões de um lado e ampla praia do outro.

Atravessando a ponte, é possível chegar na ilha de carro (a vista da ponte é linda). Adorei o trajeto de volta, quando já estava escuro e dava pra ver o centro de San Diego com seus prédios todos iluminados.

Também é possível chegar em Coronado com ônibus de linha comum ou de ferry (a rota de barco dura cerca de 15 minutos).

Em Coronado está o famoso Hotel del Coronado, construído em 1887 e referência no local. O hotel possui cinco estrelas é a cara do “American way of life“.

Hotel del Coronado

Saiba que mesmo que você não esteja hospedado no hotel, é possível caminhar pelas dependências externas ou frequentar seus bares e restaurantes.

No final do ano (dezembro), o hotel monta uma pista de patinação no gelo de frente para a praia, aberta a quem tiver interesse (pagamento à parte). Para quem curte a atividade, é legal patinar de frente para a praia, curtindo o por do sol.

Patinando ao por do sol em Coronado Island
por do sol em Coronado Island, San Diego
Fim de tarde em Coronado Island

La Jolla

La Jolla é um belíssimo bairro de alto poder aquisitivo em San Diego, e isso você percebe logo que chega lá.

Lembra um pouco Beverly Hills, com suas árvores imensas pelas ruas, lojas de grife, concessionárias de carros de luxo e por aí vai…

Caminhar pelo bairro já é uma das atrações do local, pois tudo é muito bonito.

Em La Jolla (como também, em geral, em toda cidade de San Diego), você encontra muitas opções de restaurantes saudáveis, vegetarianos, veganos, com opções gastronômicas maravilhosas. Se você curte esse estilo de alimentação, minha sugestão é o Trilogy Sanctuary.

Para a sobremesa sugiro um gelato da Bobboi, uma gelateria bem famosa na região.

Além de passear pelas ruas, comer e fazer compras, La Jolla tem algo muito especial: os leões marinhos.

Em La Jolla Cove você consegue chegar bem próximo a eles, já que estão sempre por ali descansado e tomando um solzinho. Só aviso de antemão que o cheiro não é dos melhores (mas ok, da pra aguentar numa boa).

E pra fechar o dia em La Jolla, precisa ter sunset! Escolha qualquer lugar da praia e apenas aprecie a vista. Tenho certeza que verá mais um por do sol inesquecível de San Diego.

Leitor do blog MV tem 10% na aquisição do chip ao utilizar o cupom “maladeviagem”. Clique aqui para pedir o seu!

Mission Beach e Pacific Beach

Reserve um dia no roteiro para conhecer Mission Beach e Pacific Beach – uma praia é vizinha da outra.

Trata-se de uma região com vida noturna agitada e bastante frequentada por jovens.

Ambas as praias possuem um calçadão mega agradável, Você vai ver muita gente se exercitando por ali (patins, bicicleta, skate…). Essas praias são “a cara da Califórnia”.

A praia de Mission Beach fica perto do Sea World San Diego, e é lá que está o Belmont Park, um parque de diversões praticamente beira mar, famoso por sua antiga montanha russa de madeira. O parque já foi bem famosos no passado, hoje está meio caidinho.

Você não paga nada para entrar no Belmont Park – pagará apenas pelo ingresso do brinquedo (mas a maioria dos brinquedos são mais para as crianças mesmo). É um bom spot para fotos tipicamente americanas em parque de diversões.

Não tivermos muita sorte nesse dia e o por do sol não foi dos melhores, pois as nuvens atrapalharam um pouco.

Mission Beach – San Diego

Após conhecer Mission Beach, siga caminhando e chegará em Pacific Beach, que também possui boardwalk imenso (são quase 5km).

Aproveite para curtir um pouco da noite em Pacific Beach, que é cheia de bares e restaurantes com música animada, agito e muitos jovens.

Outro lugar bonito em Pacific Beach é o Crystal Pier, onde há um hotel horizontal que chama a atenção: são várias casinhas, uma ao lado da outra, todas com vista para o mar.

Na praia de Pacific Beach também há um parque chamado Mission Bay Park, ideal para relaxar num fim de tarde.

Não viaje sem seguro viagem! No site do Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada de maneira rápida e fácil os preços de diferentes de seguros ofertados, analisando qual possui o melhor custo benefício para a sua viagem. Contrate AQUI seu seguro viagem com desconto utilizando o cupom MALADEVIAGEM5.

Balboa Park San Diego

O Balboa Park ocupa uma área de mais de 1.400 metros, e é o maior parque de San Diego.

É dentro do Balboa que está um dos maiores zoológicos do mundo, o San Diego Zoo.

Sempre no início de dezembro, o Balboa é sede de um evento (estilo exposição) natalino chamado Balboa Park December Nights. Além de luzes natalinas, corais e eventos típicos dessa época do ano, você encontra diversas barraquinhas de comidas típicas, além de um parque de diversões para crianças.

Balboa Park – San Diego

Independentemente da época do ano, não é cobrado nenhum valor para ingressar no Balboa, mas o mais bacana é que, durante o Balboa Park December Nights, é possível visitar todos os museus do parque sem pagar nada.

Visitamos o museu de arte moderna, museu do automóvel, da aeronáutica e do esporte (faltou o museu do homem, que dizem ser muito bom também). Nossos preferidos foram o de arte moderna e o do automóvel. Também passamos na frente do museu de história natural, mas não deu tempo de entrar porque já estava fechando.

Seja qual for a época da sua viagem a San Diego, vale sim incluir o Balboa Park no roteiro.

USS Midway

Na região central de San Diego, próximo ao bairro histórico de Gaslamp Quarter, está o famoso USS Midway, que é o maior museu dentro de um porta aviões do mundo.

USS Midway – San Diego

O USS Midway está atracado em Navy Pier (na região de Seaport Village) e integra a lista dos melhores pontos turísticos para visitar em San Diego.

O Midway foi lançado ao mar no fim da II guerra mundial (em 1945) e teve sua aposentadoria compulsória em 1992, quando se tornou um navio ultrapassado. Foi então transformado em museu e aberto ao público em 2004.

San Diego é a sede da maior base naval da costa oeste, o que justifica sua escolha como domicilio definitivo do USS Midway. Em seu interior, o museu possui 27 aeronaves, algumas delas utilizadas durante a II guerra mundial.

Ao lado do porta aviões está a Uncondicional Surrender, a famosa escultura do marinheiro beijando a enfermeira em Nova York, em comemoração ao fim da II guerra.

Uncondicional Surrender

Point Loma e Cabrillo National Monument

Point Loma é uma península montanhosa (localizada cerca de 15km do centro San Diego).

Do seu lado oeste está o Oceano Pacífico, e ao seu lado leste a Baía de San Diego Bay.

Chegando no Parque Nacional, você vai se deparar com um cemitério militar. São centenas de túmulos branquinhos (todos de militares) estrategicamente posicionados de frente para a baía de San Diego.

A vista que se tem do Cabrillo National Monument está no meu “top five San Diego”, que faz o valor do ingresso super valer a pena. De lá se tem uma visão ampla da Baía de San Diego, graças à sua considerável elevação.

Juan Rodriguez Cabrillo foi o primeiro Espanhol a pisar no que hoje é compreendida como a costa oeste norte-americana no século XVI. E o primeiro lugar que sua expedição chegou foi justamente em Point Loma, onde hoje está o Parque Nacional e o Cabrillo National Monument.

O parque, além da linda vista (Baía de San Diego de um lado e praia de Point Loma do outro), abriga o monumento em homenagem a Cabrillo e o Old Point Loma Lighthouse (farol de Point Loma), construído no século XIX para orientar as embarcações que chegavam na baía de San Diego.

Chegamos no parque mais ou menos 1 hora antes de fechar. No início ficamos chateados, achando que não teríamos tempo suficiente, mas acabou dando pra conferir (rapidamente) tudo: a vista da baía e da cidade, a vista para o Pacífico, o monumento em homenagem a Cabrillo e o farol.

Com mais tempo você pode fazer também a trilha que tem dentro do parque chamada de “Tidepool”, pela qual você caminha até as pedras na beira do mar.

Point Loma – San Diego

A praia na região de Point Loma é semelhante a Sunset Cliffs, cheia de falésias e muito frequentada por surfistas.

Old Town San Diego

Old Town é o bairro mais antigo de San Diego e fica relativamente próximo ao centro da cidade (de Uber chegamos rapidinho).

San Diego é o berço da Califórnia (primeira cidade do estado) e mescla a cultura Mexicana com a Americana de uma maneira única. Essa mistura você enxerga claramente em Old Town, que possuí construções históricas do século XIX muito bem preservadas.

Old Town – San Diego

O bairro tem um charme próprio e remete à cultura hispânica (lembra também um cenário de um filme de velho oeste).

Além de passear e comer em um dos vários restaurantes mexicanos do local, é uma boa oportunidade para conhecer um pouco mais sobre a história e fundação da cidade de San Diego em seus museus.

Vimos também muitas lojinhas de artesanato, doces, cafeterias e pessoas vestidas a caráter. Não deixe de entrar e tirar fotos nos prédios mais antigos de San Diego: primeiro banco, escola, tabacaria, hotel, delegacia, teatro, estábulo… Alguns deles funcionam como museu e a entrada é “free“.

Parece uma cidade cinematográfica

Também é em Old Town que está a famosa Whaley House, conhecida por ser uma casa mal-assombrada que já foi cenário de vários filmes, como Missão Impossível 3, Forrest Gump e da série Star Trek.

Sugiro começar o passeio pelo San Diego State Historic Park e depois seguir caminhando pelas ruas do bairro.

Seaport Village

O Seaport Village é um lugar legal para visitar quando está passando pelo centro de San Diego ou no mesmo dia em que você for ao USS Midway, pois fica praticamente do lado.

Trata-se de um conjunto de lojas e restaurantes à beira-mar. Conta também com um bom espaço para caminhar e tem uma vista bonita para o mar.

Durante meu intercâmbio, era o lugar onde eu ia sempre correr. Também há uma escada imensa que liga o Seaport ao centro de convenções da cidade, onde eu aproveitava para me exercitar mais um pouco (estava bem focada naquela época).

Seaport Village – San Diego

Não importa a época do ano, Califórnia sempre será uma boa opção de viagem. Quanto a San Diego, lembre-se que essa linda cidade merece muito mais do que um simples bate-volta de Los Angeles!

Inclusive, se você começar sua viagem por Los Angeles e não quiser alugar carro para ir até San Diego, existe a opção de fazer uma viagem de trem entre essas duas cidades. Essa experiência você pode conferir no post: Viagem de trem de Los Angeles a San Diego, no blog Latitude Infinita.

Confira também aqui no blog MV: dicas de viagem a San Francisco.

Agora o Mala de Viagem também está no TripAdvisor, com todas avaliações de cada experiência da viagem – aproveita e me segue lá também!

Você gosta das minhas dicas? Siga o @maladeviagem no Instagram, assim você poderá acompanhar todas as minhas viagens em tempo real.

Já se inscreveu no nosso canal? Se ainda não, aproveita para se inscrever agora: Blog Mala de Viagem no Youtube.

Salve esse post no Pinterest:

Sempre que você faz sua reserva ou adquire um produto/serviço através de um link do MV, o blog recebe uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o Mala de Viagem sempre atualizado!

Hospedagem

Booking.com

Aluguel de carro

Rent Cars

Seguro Viagem

Seguros Promo

Passagens aéreas

Passagens Promo

Passeios e ingressos

Get Your Guide

Chip Internacional

SimPremium

Author

Wanderlust por natureza, no meu tempo livre estou sempre programando uma nova aventura ou experiência, pois acredito que a melhor viagem é sempre a que está por vir!

2 Comments

Write A Comment

Além de Paris: cidades da França que você precisa conhecer 8 lugares para aproveitar a Semana Santa em família no RJ 7 Motivos para incluir Seychelles na sua lista de viagens em 2023 Descubra quais são os 7 aeroportos com mais atrasos e cancelamentos Dicas para viajar com os animais nas férias Por que optar por se hospedar em imóveis de temporada? Anguila: conheça esse paraíso no Caribe 8 Passeios e atividades fora do óbvio no Rio de Janeiro 10 passeios para fazer na sua viagem a Buenos Aires O que considerar na hora de escolher um safari?