Norte da Argentina

Norte da Argentina, surpresas além de Buenos Aires

Pinterest LinkedIn Tumblr

A desvalorização do peso argentino frente ao real, está colocando a Argentina em posição de destaque quando o assunto é viagem internacional com bom custo-benefício. Porém, o que se nota é que, geralmente, turistas brasileiros e visitantes de várias partes do mundo sempre buscam conhecer a Argentina a partir de Buenos Aires, Bariloche e Patagônia. Entretanto, viajar para o Norte da Argentina pode revelar paisagens, experiências e cultura única para o visitante. 

Para nós, brasileiros, essa região do país vizinho está situada a apenas três horas das capitais São Paulo e Rio de Janeiro. Tendo em vista essa proximidade e o fato de se tratar de uma viagem de baixo a médio custo, além de viajar de avião para a Argentina, o turista brasileiro ainda pode planejar essa viagem de carro ou até de motorhome.

Inicialmente, podemos considerar as regiões Norte e Noroeste da Argentina como as áreas mais católicas do país vizinho, com muitas igrejas históricas e importantes para a história do país, a exemplo da Basílica e Convento de São Francisco, na cidade de Salta, cujas construções datam do século XVII. 

Viajar para o Norte da Argentina: importância histórica

Além da proximidade e da facilidade para turistas brasileiros e sul-americanos, a região do Norte da Argentina é reconhecida internacionalmente por ser onde aconteceu um dos momentos históricos mais importante para o povo argentino.

Nessa região, podemos conhecer a província de Tucumã, situada a 300 quilômetros de Salta, onde na data de 9 de julho de 1816, o Congresso local, ainda nos tempos da Colônia, se reuniu para declarar a Argentina independente da Espanha

“Casa de Tucumán”, onde foi declarada a Independência da Argentina em 1816

Não viaje sem internet no celular! Eu sempre viajo com o chip de internet da SimPremium, que chega na minha casa antes da viagem (ou com o E-sim, que é ainda mais prático, sem necessidade de troca de chip). Assim, desde a hora que meu avião pousa no destino, não enfrento problemas com falta de internet na viagem. Leitor do blog MV tem 20% na aquisição do chip de celular SimPremium ao utilizar o cupom “maladeviagem”. Clique aqui para pedir o seu!

Descubra a beleza do Norte da Argentina: 5 melhores roteiros de viagem

O norte da Argentina se trata de uma região incrível, repleta de paisagens deslumbrantes, cultura rica e experiências únicas. Se você está planejando uma viagem para essa região encantadora, aqui temos algumas sugestões de roteiros imperdíveis.

Desde cidades históricas até paisagens de tirar o fôlego, aqui estão os 5 melhores roteiros de viagem no Norte da Argentina:

1. Salta e Jujuy

Salta e Jujuy: inicie seu roteiro pela cidade de Salta, conhecida por ter uma tradicional arquitetura colonial espanhola, onde você poderá explorar seus museus e igrejas históricas, além de uma “floresta de cactos”, os chamados Cardones. Em seguida, siga para Jujuy, onde você encontrará paisagens naturais exuberantes, como as coloridas colinas de Purmamarca e a Quebrada de Humahuaca, um desfiladeiro impressionante. Desfrute da culinária local e aprecie a cultura indígena, tão presente nessa região.

Floresta de cactos em Salta
Colinas de Purmamarca, em Jujuy

2. Catamarca e Tucumán

Catamarca e Tucumán: Catamarca é famosa por sua arquitetura religiosa, com destaque para a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Vale. Aproveite para fazer uma visita ao Parque Nacional El Rey, onde poderá fazer trilhas e visitar cachoeiras. Em seguida, siga para Tucumán, cidade histórica onde foi declarada a independência da Argentina. Visite a Casa Histórica de Tucumán e aprenda mais sobre a história do país.

Catamarca, no norte da Argentina

Não viaje sem seguro viagem! No site Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada e fácil dos preços dos seguros ofertados, analisando qual tem o melhor custo benefício para a sua viagem. Contrate AQUI o seu seguro viagem com desconto, utilizando o cupom MALADEVIAGEM5.

3. Formosa e Corrientes

Formosa e Corrientes: Formosa é conhecida por suas reservas naturais e pela rica biodiversidade. Visite o Parque Nacional Río Pilcomayo e faça um passeio de barco pelo Rio Paraguai. Em seguida, siga para Corrientes, uma cidade com uma rica herança cultural. Explore o centro histórico, visite a Catedral e aproveite para conhecer a tradição do chamamé, um estilo de música típico da região.

Formosa

4. Santiago del Estero e La Rioja

Santiago del Estero e La Rioja: Santiago del Estero é a cidade mais antiga da Argentina e possui um rico patrimônio histórico. Visite o Museu Histórico Cultural e a Catedral Basílica e desfrute das belas praças e parques. Em La Rioja, você pode explorar o Parque Nacional Talampaya, conhecido por suas formações rochosas impressionantes, além de visitar a Catedral de La Rioja.

Santiago del Estero
Parque Nacional Talampaya, em La Rioja

5. Misiones e Corrientes

Misiones e Corrientes: conclua sua viagem pelo Norte da Argentina visitando as províncias de Misiones e Corrientes. Em Misiones, você pode explorar as famosas Cataratas do Iguaçu (na cidade de Puerto Iguazú), uma das maravilhas naturais do mundo. Em seguida, siga para Corrientes e aproveite as praias do Rio Paraná e a cultura do carnaval, conhecido como “Carnaval de Corrientes”.

Cataratas do Iguaçu, Puerto Iguazú

O Norte da Argentina é uma região rica em cultura, história e paisagens deslumbrantes. Com essas sugestões de 5 roteiros de viagem, você poderá explorar o melhor que cada cidade tem a oferecer. Prepare-se para se encantar com cidades históricas, paisagens naturais, culinária típica e experiências únicas. Não perca a oportunidade de visitar o Norte da Argentina e descobrir tudo o que essa região incrível tem a oferecer. 

Para quem quer festa: Como é o Carnaval de Corrientes, na Argentina?

O Carnaval é uma festa conhecida em todo o mundo, e na Argentina, uma das celebrações mais famosas acontece na cidade de Corrientes. O Carnaval de Corrientes é uma experiência única, repleta de cores, danças e músicas contagiantes, geralmente comemorado entre os meses de fevereiro e março de cada ano. 

O Carnaval de Corrientes tem uma história rica e remonta ao século XIX. A cidade de Corrientes, localizada no nordeste da Argentina, é conhecida como a capital do carnaval no argentino. A festa tem raízes profundas nas tradições culturais e é uma das celebrações mais antigas e autênticas da Argentina.

Ao viajar para o Norte da Argentina, aprendemos que a história do Carnaval de Corrientes está intimamente ligada à cultura do chamamé, um estilo de música e dança típico da região. O chamamé é uma fusão de influências indígenas, africanas e europeias, e é um dos elementos centrais do carnaval correntino.

A festa começou como uma celebração popular, com desfiles de rua e apresentações espontâneas de músicos e dançarinos locais. Com o tempo, o Carnaval de Corrientes se tornou uma festa organizada e altamente valorizada, atraindo visitantes de toda a Argentina e do mundo.

Em relação ao conceito de desfiles e comparsas, no Carnaval de Corrientes, as comparsas são os principais grupos de dança que desfilam pela cidade durante os dias de festa. Cada comparsa é formada por um grande número de dançarinos, músicos e figurantes, e todos se vestem com trajes coloridos e elaborados.

Os desfiles das comparsas são verdadeiros espetáculos, com coreografias elaboradas, música ao vivo e muita energia. Cada comparsa compete para impressionar o público e os jurados, e o desfile é uma mistura de ritmo, movimento e beleza visual.

As comparsas têm seu próprio tema e história, e estão divididas em duas categorias principais: as tradicionais e as fantasiosas. As comparsas tradicionais são conhecidas por preservar as raízes culturais da região, enquanto as fantasiosas são mais criativas e inovadoras, com trajes e performances mais exuberantes.

Além dos desfiles das comparsas, o Carnaval de Corrientes também apresenta shows musicais, apresentações teatrais e outras atividades culturais. A festa acontece durante várias semanas, com destaque para os finais de semana, quando há os desfiles principais.

Carnaval de Corrientes

Atrativos do Carnaval de Corrientes

O Carnaval de Corrientes é conhecido por sua autenticidade e energia contagiante. As comparsas, com suas danças e trajes coloridos, são o ponto alto da festa. A música do chamamé embala os desfiles e faz com que todos se sintam contagiados pelo ritmo.

Além disso, a cidade de Corrientes oferece uma atmosfera única durante o carnaval. As ruas se enchem de vida, com vendedores ambulantes, barracas de comida típica e pessoas animadas celebrando juntas. É uma oportunidade para conhecer a cultura local, experimentar a comida tradicional e se divertir ao som da música tradicional.

O Carnaval de Corrientes é uma festa imperdível para quem visita a Argentina. Com sua história rica, tradições culturais e desfiles espetaculares, esse carnaval oferece uma experiência única para quem gosta desse evento.

A energia contagiante, as cores vibrantes e a música envolvente, criam um ambiente mágico que encanta tanto os moradores locais quanto os visitantes. Se você tiver a oportunidade, não deixe de vivenciar a magia do Carnaval de Corrientes e se encantar com a festa.

Para quem quer algo a mais: Descubra a beleza da Quebrada das Flechas, em Salta

Ao viajar para o Norte da Argentina, se você quer “algo a mais”, vale a pena incluir no roteiro uma região bastante peculiar, a Quebrada das Flechas.

Como já sabemos, a Argentina é um país repleto de paisagens espetaculares, e uma das mais impressionantes é a Quebrada das Flechas, localizada no nordeste da Argentina, na região de Salta.

A Quebrada das Flechas é um verdadeiro tesouro natural, uma maravilha geológica. Provavelmente você adorará descobrir o motivo pelo qual esse lugar é um destino imperdível para os amantes da natureza.

Descrição da Quebrada das Flechas

A Quebrada das Flechas é uma formação rochosa única, que se estende por cerca de 30 quilômetros entre as cidades de Cachi e Payogasta, na província de Salta. A paisagem arranca suspiros dos visitantes, com penhascos íngremes e afiados que se assemelham a flechas apontando para o céu.

A formação rochosa da Quebrada das Flechas é composta principalmente por arenito, que cria uma variedade de tons de vermelho, laranja e marrom. Ao longo dos séculos, a ação do vento e da água esculpiu essas rochas com formas afiadas e pontiagudas.

Quebrada das Flechas, na província de Salta

Explorando a Quebrada das Flechas

Para explorar a Quebrada das Flechas, é possível fazer passeios de carro ou contratar um guia local. A estrada que percorre a região é a Rota Nacional 40, uma das estradas mais famosas da Argentina, conhecida por suas vistas panorâmicas deslumbrantes.

Durante o percurso, os visitantes podem parar em mirantes estratégicos para apreciar a beleza da paisagem. Além disso, é possível fazer caminhadas curtas para explorar as formações rochosas de pertinho. Os guias locais fornecem informações sobre a geologia e a história da região, tornando a experiência ainda mais enriquecedora.

A Quebrada das Flechas também oferece a oportunidade de apreciar a vida selvagem local. A região abriga uma variedade de espécies de animais e plantas adaptadas ao clima árido. É possível avistar aves de rapina, como falcões e águias, além de cactos e outras plantas resistentes à seca.

Dicas para visitar a Quebrada das Flechas:

  • O melhor período do ano para visitar a Quebrada das Flechas é durante a primavera (setembro a novembro) e o outono (março a maio), quando as temperaturas são mais amenas.
  • É recomendável levar água, protetor solar e chapéu, pois a região pode ser bastante quente e seca.
  • Use calçados confortáveis para caminhar pelas trilhas e explorar a Quebrada das Flechas com segurança.
  • Respeite o ambiente natural e não deixe lixo na região. Preserve a beleza deste espaço natural único.

A Quebrada das Flechas, no nordeste da Argentina, é uma das paisagens mais impressionantes do país. Com suas formações rochosas afiadas, é um destino que atrai os amantes da natureza e os admiradores da geologia. Se você estiver planejando uma viagem para o norte da Argentina, não deixe de incluir a Quebrada das Flechas em seu roteiro. 

Não viaje sem internet no celular! Eu sempre viajo com o chip de internet da SimPremium, que chega na minha casa antes da viagem (ou com o E-sim, que é ainda mais prático, sem necessidade de troca de chip). Assim, desde a hora que meu avião pousa no destino, não enfrento problemas com falta de internet na viagem. Leitor do blog MV tem 20% na aquisição do chip de celular SimPremium ao utilizar o cupom “maladeviagem”. Clique aqui para pedir o seu!

Próximo a Salta: Cristo Redentor En La Caldera

A Argentina é um país famoso por suas paisagens deslumbrantes e monumentos icônicos. Um desses monumentos é o Cristo Redentor En La Caldera, localizado na província de Salta. Ao viajar para o Norte da Argentina o visitante interessado em turismo religioso, poderá conhecer e explorar a história deste monumento, que oferece um pequeno mirante, com vistas panorâmicas dos arredores.

O Cristo Redentor En La Caldera é uma estátua de Jesus Cristo erguida no topo de uma colina, na cidade de La Caldera. A estátua tem uma altura de aproximadamente 15 metros e é feita de concreto armado.

A estátua do Cristo Redentor En La Caldera foi erguida em 1939, como um símbolo de fé e esperança pelos moradores locais. A construção foi uma iniciativa da comunidade, que se mobilizou para tornar o projeto uma realidade. O monumento se tornou um local de devoção e peregrinação, atraindo fiéis e turistas em busca de paz e inspiração.

Além da estátua, o Cristo Redentor En La Caldera está situado em um belo parque, com jardins e espaços para contemplação. Os turistas podem caminhar pelos jardins e desfrutar da tranquilidade do ambiente, enquanto contemplam a vista das montanhas e do vale.

O local também é usado para celebrações religiosas, a exemplo da Semana Santa, quando missas e procissões são realizadas no local. O Cristo Redentor En La Caldera se tornou um marco importante na região e é considerado um lugar de grande significado espiritual para os habitantes de Salta e seus visitantes.

Cristo Redentor En La Caldera

Como visitar o Cristo Redentor En La Caldera?

O Cristo Redentor En La Caldera pode ser visitado de carro ou com excursões turísticas. Há um estacionamento disponível próximo à estátua, onde os visitantes podem deixar seus veículos.

Ao chegar ao topo, os visitantes podem apreciar a vista panorâmica das montanhas e do vale circundante.

Dicas para visitar o Cristo Redentor En La Caldera:

  • Use roupas confortáveis e calçados adequados para caminhar pelos jardins ao redor da estátua;
  • Leve água e protetor solar, pois o clima pode ser quente e ensolarado na região;
  • Respeite o local sagrado e siga as instruções dos funcionários e guias turísticos;
  • Tire um tempo para contemplar a vista panorâmica e aproveitar a paz do ambiente.

Fugir do tradicional e viajar para o Norte da Argentina é uma experiência única e permite ao viajante explorar roteiros culturais, religiosos e históricos, além de ter a oportunidade de desfrutar da culinária local e ainda conhecer as vinícolas da região.

Não viaje sem seguro viagem! No site Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada e fácil dos preços dos seguros ofertados, analisando qual tem o melhor custo benefício para a sua viagem. Contrate AQUI o seu seguro viagem com desconto, utilizando o cupom MALADEVIAGEM5.

Author

Wanderlust por natureza, no meu tempo livre estou sempre programando uma nova aventura ou experiência, pois acredito que a melhor viagem é sempre a que está por vir!

Write A Comment

Além de Paris: cidades da França que você precisa conhecer 8 lugares para aproveitar a Semana Santa em família no RJ 7 Motivos para incluir Seychelles na sua lista de viagens em 2023 Descubra quais são os 7 aeroportos com mais atrasos e cancelamentos Dicas para viajar com os animais nas férias Por que optar por se hospedar em imóveis de temporada? Anguila: conheça esse paraíso no Caribe 8 Passeios e atividades fora do óbvio no Rio de Janeiro 10 passeios para fazer na sua viagem a Buenos Aires O que considerar na hora de escolher um safari?