Paris

Disneyland Paris: Como é? Vale a pena? Quantos dias?

Pinterest LinkedIn Tumblr

Disneyland Paris é o atual nome da antiga Euro Disney. Também chamada de Disney Paris, fica a cerca de 30 quilômetros de distância da cidade de Paris e nesse post vou responder as dúvidas mais comuns sobre o parque: como é, como e quando ir, onde ficar, quais os tipos de ingressos, quais as atrações e se os parques valem a pena.

Talvez você já tenha ouvido o nome Euro Disney, mas esse é o nome antigo do parque. Hoje o parque se chama Disneyland Paris, mas provavelmente você vai ouvir falar apenas “Disney Paris”, que atualmente é a atração turística mais visitada de toda a Europa.

Os Parques da Disneyland Paris

Diferentemente da Disney de Orlando, a Disney Paris possui apenas dois parques: o Disneyland Park e o Walt Disney Studios.

Os parques são pequenos quando comparado aos parques da Disney Orlando. E é importante ressaltar isso para que as expectativas fiquem condizentes à realidade.

O Disneyland Park é o principal parque do complexo. Ele corresponde à Disneyland da Califórnia. Por sua vez, o Walt Disney Studios corresponde à uma versão menor do Hollywood Studios de Orlando, mas mantém as inspirações cinematográficas.

O destaque do Disneyland Park é o castelo da Bela Adormecida (enquanto o Magic Kingdom, em Orlando, tem por destaque o castelo da Cinderela). O Castelo da Bela Adormecida Disneyland se chama Le Château de la Belle au Bois Dormant e é o “palco” do show notuno de luzes, efeitos especiais e fogos de artifício.

O parque está dividido em 5 áreas, Discoveryland, Fantasyland, Adventureland, Frontierland e Main Street USA (rua principal logo na entrada do parque). 

Dentre os brinquedos, podemos citar: Piratas do Caribe, Mansão Fantasma, Star Tours (simulador baseado em Star Wars), montanha russa Space Mountain 2 (melhor brinquedo do parque na minha opinião).

No Disneyland Park acontecem as paradas com os personagens Disney e o espetáculo de luzes e fogos ao anoitecer (lindo por sinal).

Parada no Disneyland Park

O Walt Disney Studios é menor que o primeiro e lá o visitante encontra, dentre outras, as seguintes atrações: Twilight Zone Tower of Terror, Crush’s Coaster, RC Racer, Ratatouille Land (simulador 4D), Studio Tram Tour.

Disneyland Paris ou parques da Disney em Orlando?

Se o objetivo da viagem for ir aos parques da Disney, sem sombra de dúvidas os parques da Disney em Orlando são melhores, visto que lá o turista encontra 6 parques, além dos 3 da Universal, Sea World, Bush Gardens e afins. 

Mas se o objetivo da viagem é conhecer Paris (e outras cidades da Europa), por que não incluir um dia de Disneyland Paris no roteiro?

Simplificando, é essa a ideia: se você quer uma viagem focada em parques, tem que ir para Orlando. Por outro lado, se você quer uma viagem com outras prioridades e um adicional extra de diversão, a Disneyland Paris vai ser a melhor escolha.

Quantos dias são necessários para visitar a Disneyland Paris?

Os dois parques ficam lado a lado e o mais comum é comprar 1 ingresso para 1 dia, mas que dá acesso aos 2 parques.

Para adultos, sem dúvida 1 dia é o suficiente para conhecer ambos os parques.

Para viagem em família, com crianças pequenas, 2 dias de parque provavelmente é a melhor opção.

Disneyland Paris

Quando ir e onde comprar o ingresso

A Disneyland Paris fica aberta o ano todo, todos os dias do ano. Entretanto, os horários de funcionamento mudam de acordo com as estações do ano. Os horários podem ser consultados no site oficial do parque.

Geralmente, os parques ficam menos cheios durante meio da semana: terça, quarta e quinta feira. E os meses mais tranquilos são de meados de janeiro até meados de março. Estive na Disneyland Paris na primeira quinzena de março, num dia nublado, frio e chuvoso… Sinceramente? Imaginei que pelas características do dia, haveria pouca gente, mas, ao contrário disso, estava cheio (não estava lotado, mas sim, estava cheio).

No site oficial você também poderá comprar seu ingresso para os parques e, caso queira, reservar algum hotel do complexo Disney para se hospedar.

Atualmente (cotação em julho/22) o ingresso de 1 dia com acesso para 2 parques custa a partir de 81,00 €.

Os valores são variáveis conforme a época do ano (baixa, média e alta estação). Crianças entre 3 e 11 anos também pagam um pouco mais barato. O acesso é gratuito para crianças menores de 3 anos.

Se você já souber o dia da visita aos parques, compre o ingresso com data marcada, pois é mais barato. Eu comprei meu ingresso na véspera da visita, mas era período de baixa temporada, então não recomendo fazer isso na época de alta temporada (verão europeu).

Além do acesso regular ao parque, no site você também consegue incluir atividades extras, como refeições com personagens.

Pesquisando no site oficial é bem fácil entender as opções. O site é didático e ainda tem opção de você escolher que ele seja traduzido para o português de Portugal.

Quando comprar seu ingresso no site, ele será recebido via e-mail e com possibilidade de download na Wallet do seu celular. O ingresso digital é aceito (QR Code), então não precisa se preocupar em imprimir.

Depois que comprar o ingresso, baixe o app da Disneyland Paris para personalizar sua experiência e já conhecer os detalhes e atrações dos parques.

Como chegar à Disneyland Paris?

A Disneyland Paris está a 32 quilômetros do centro de Paris, na região chamada Marne-la-Vallée/Chessy.

Considerando que estamos falando da atração turística mais visitada da Europa, o acesso a ela é muito fácil.

A opção mais simples e barata para chegar aos parques é através de metrô.

Pegue a estação de metrô mais próxima do seu hotel e vá até uma das estações onde passa o RER A, a exemplo das seguintes estações: Charles de Gaulle Étoile, Auber, Châtelet Les Halles, Gare de Lyon e Nation.

Pegue o RER A e desça na estação Marne-la-Vallée Chessy. O trajeto dura cerca de 45 minutos e a estação de desembarque é na frente do acesso ao parque.

Se for comprar isoladamente, o ticket custa menos de 8 euros cada. Quando for comprar a ida, compre também a volta, pois assim evitará filas na hora do retorno.

Se você tiver optado por fazer o cartão Navigo Découverte ou Paris Visita zonas 1 a 5, as passagens de ida e volta já estarão inclusas. Eu expliquei melhor sobre esses cartões no meu post completo de Paris.

Não há dificuldade para pegar o RER A – linha Disneyland, já que no painel estará escrito que o trem vai até os parques, inclusive com uma carinha do Mickey do lado.

Os trens são frequentes, então se acontecer de perder um, não se preocupe, logo passará o próximo.

No retorno a ideia é a mesma: os últimos horários dos trens RER A em direção a Paris são 23:16, 23:31, 23:46, 00:00, 00:15 e 00:20. O ideal é, assim que o show estiver acabando, já sair do parque antes do fluxo de pessoas para pegar logo o primeiro trem (os trens da volta a Paris ficam lotados).

Para quem optar por ir de carro, tendo um celular com chip de internet, é só colocar as direções no Waze. O valor do estacionamento é 30€. Quem está hospedado nos hotéis do complexo Disney não paga estacionamento, pois os hotéis possuem estacionamento próprio.

Não viaje sem internet no celular! Eu sempre viajo com o chip de internet da SimPremium, que chega na minha casa antes da viagem. Assim, já embarco com o chip, ativo ele na hora que meu avião pousa no destino e não enfrento problemas com falta de internet na viagem. Leitor do blog MV tem 20% na aquisição do chip de celular SimPremium ao utilizar o cupom “maladeviagem”. Clique aqui para pedir o seu!

Fura fila na Disneyland Paris

Principalmente para visitas durante os meses de alta temporada, uma ideia legal para otimizar o tempo de filas são os passes fura filas.

O Standby Pass é gratuito e, em tese, com ele você consegue reservar horários em algumas atrações dos parques, via app da Disney Paris. Infelizmente o Standby Pass fica disponível somente determinados dias e horários, então não podemos contar com ele!

Você poderá ir monitorando no aplicativo e se surgir disponibilidade para marcar horário em alguma atração, é só ativar o Standby Pass. Depois basta comparecer na atração dentro do intervalo de tempo de 30 minutos reservado e mostrar o código QR do Standby Pass. Na minha visita em março/22 o sistema não estava operando, então não sei dizer se foi algo específico para aquele dia ou se realmente a Disneyland parou de usá-lo.

Se você quiser “furar fila”, mas sem depender da disponibilidade do Standby Pass, a opção é o Disney Premier Access, um serviço pago e que confere acesso rápido a algumas das atrações mais populares dos parques.

O valor do Disney Premier Access varia entre 8 e 15 euros por pessoa por atração. Talvez valha a pena para aquela atração que você considera imperdível e que a fila está com mais de 2 horas de espera!

O Disney Premier Access pode ser comprado para as seguintes atrações: Big Thunder Mountain, Peter Pan’s Flight, Ratatouille, Buzz Lightyear Laser Blast, Star Wars Hyperspace Mountain, Star Tours : l’aventure continue, The Twilight Zone Tower of Terrorᵀ, Autopia.

Big Thunder Mountain

Sei que a escolha das principais/melhores atrações é algo muito pessoal, mas dessa lista, eu só consideraria comprar Premier Access para a Star Wars Hyperspace Mountain.

A terceira forma de “furar fila” nos brinquedos é a minha forma preferida: a fila de single rider.

Uma quantidade considerável de atrações disponibilizam a fila de single rider e, sem dúvida, é a melhor opção se o objetivo for esperar menos tempo na fila, sem se importar em ter pessoas desconhecidas ao seu lado.

A fila de single rider serve para completar espaço. Se o brinquedo funciona num carrinho de 4 em 4 e chegou a vez de uma família com 3 membros, o 4º espaço é ocupado por um single rider. Geralmente essa fila compensa bastante para quem quer poupar tempo de espera. Eu adoro!

Onde comer na Disney Paris?

Os parques da Disney em Paris possuem cerca de 35 opções de locais para comer. As opções não mudam muito do que é oferecido nos parques da Disney de Orlando: pizzaria, hamburgueria e restaurantes que servem comida francesa ou opções mais requintadas.

Geralmente, para quem opta por fazer os 2 parques num só dia, a melhor opção acaba sendo fast food mesmo, não pela qualidade e valor nutricional da refeição, obviamente, mas pela otimização do tempo.

Há, ainda, muitos carrinhos espalhado pelos parques para comprar bebidas e comidas rápidas, incluindo água, refrigerante, hot dog, hambúrgueres, sorvetes, etc.

Os clássicos Disney, como Mickey Premium Ice Cream Bar, também marcam presença na Disneyland Paris.

Para quem não abre mão de uma refeição especial, a sugestão é o Captain Jack’s Restaurant des Pirates, que fica dentro da atração dos Piratas do Caribe. O menu oferece pratos da culinária crioula do sul dos EUA e ilhas caribenhas, incluindo mariscos e peixes. Considere o valor aproximado de 50€ por adulto e a necessidade de reserva prévia pelo app da Disneyland.

Mais uma opção de restaurante requintado no Disneyland Park é o Walt’s – An American Restaurant. Outro restaurante que faz sucesso é o Plaza Gardens, entre Main Street e Castelo da Bela Adormecida (antes do parque abrir, no Plaza Gardens é servido um café da manhã estilo americano com Mickey e outros personagens).

O Lucky Nugget Saloon chama atenção pela aparência e tem um show musical no palco. Funciona assim: o cliente chega, paga na entrada e escolhe uma mesa pra sentar; depois trazem a comida até você.

A próxima opção fica na Adventureland: o Agrabah Café, com cozinha internacional e árabe no sistema de buffet (paga um valor e come à vontade).

No parque Walt Disney Studios, claro que o destaque vai para o Bistrot Chez Rémy, dentro da atração Ratatouille. Importante fazer reserva prévia pelo app.

Disney Village

O Disney Village é um centro de compras e entretenimento logo na saída dos parques.

As melhores opções de restaurantes ficam no Disney Village e é possível tranquilamente sair do parque, ir até lá para comer e depois retornar ao parque.

No Disney Village as opções de restaurantes incluem o Earl of Sandwich, o Five Guys, o italiano Vapiano, o Starbucks, McDonalds, Rainforest e o Planet Hollywood.

Disney Village

Hotéis da Disneyland

O complexo Disneyland Paris possui seis hotéis, uns melhores que outros.

Para quem deseja fazer os 2 parques em apenas 1 dia, não faz sentido se hospedar nesses hotéis, pois a rede hoteleira de Paris te oferecerá opções melhores. Inclusive, um hotel que me agrada bastante em Paris, haja vista seu excelente custo benefício, é o Novotel Les Halles, ao lado de uma das principais estações de metrô da cidade.

Os hotéis localizados no interior do complexo Disney, incluem diária + as entradas para os dois parques, acesso às atrações e espetáculos, encontros com os personagens da Disney no hotel e nos parques.

Mais um diferencial oferecido por esses hotéis é o chamado Magic Extra Hours, um passe que permite acesso antecipado aos dois parques (antes da abertura oficial dos portões).

Quais são esses hotéis?

Estamos falando dos seguintes hotéis:

Disneyland Hotel Paris (4 estrelas, logo na entrada do parque e o mais caro de todos).

Disney’s Hotel New York – The Art of Marvel (4 estrelas, localizado a 10 minutos a pé dos parques e o mais novo de todos, pois foi recentemente renovado).

Disney Newport Bay Club (4 estrelas, a 15 minutos a pé dos parques – mas dispõe de ônibus interno, situado nas margens do lago Disney, renovado).

Disney’s Sequoia Lodge (3 estrelas, a 15 minutos a pé das atrações ou poucos minutos com o ônibus interno gratuito).

Disney’s Hotel Cheyenne (opção para quem quer um hotel simples. Oferece traslado gratuito com o ônibus do parque).

Disney’s Hotel Santa Fe (também é uma opção para quem quer um hotel simples. Oferece traslado gratuito com o ônibus do parque).

Além desses 6 hotéis, o complexo oferece ainda uma opção de camping, chamado Disney’s Davy Crockett Ranch.

Para quem deseja se hospedar perto da Disneyland Paris, mas não dentro do complexo, também existem opções como o Magic Circus Hotel Marne La Vallee, Radisson Blu Hotel Paris Marne-la-Vallée, Dream Castle Hotel Marne La Vallee, Explorers Hotel Marne-la-Vallée – mas tenho que ressaltar que nenhum deles tem uma avaliação tão boa no Booking.com (eu considero bem avaliado o hotel com pelo menos 8,5 pontos).

Atenção: independe do destino, não viaje sem seguro!

No site Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada e fácil dos preços dos seguros ofertados, analisando qual tem o melhor custo benefício para a sua viagem. Contrate AQUI o seu seguro viagem com desconto, utilizando o cupom MALADEVIAGEM5.

Sempre que você faz sua reserva ou adquire um produto/serviço através de um link do MV, o blog recebe uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o Mala de Viagem sempre atualizado!

Hospedagem

Booking.com

Aluguel de carro

Rent Cars

Seguro Viagem

Seguros Promo

Passagens aéreas

Passagens Promo

Passeios e ingressos

Get Your Guide

Chip Internacional

SimPremium
Author

Wanderlust por natureza, no meu tempo livre estou sempre programando uma nova aventura ou experiência, pois acredito que a melhor viagem é sempre a que está por vir!

Write A Comment

Além de Paris: cidades da França que você precisa conhecer 8 lugares para aproveitar a Semana Santa em família no RJ 7 Motivos para incluir Seychelles na sua lista de viagens em 2023 Descubra quais são os 7 aeroportos com mais atrasos e cancelamentos Dicas para viajar com os animais nas férias Por que optar por se hospedar em imóveis de temporada? Anguila: conheça esse paraíso no Caribe 8 Passeios e atividades fora do óbvio no Rio de Janeiro 10 passeios para fazer na sua viagem a Buenos Aires O que considerar na hora de escolher um safari?