Fotografia

6 dicas para fotos mais bonitas nas viagens (mesmo para quem viaja só)

Pinterest LinkedIn Tumblr

Hoje o assunto interessa a quem, assim como eu, ama fotos bonitas! Seja porque você viaja sozinha ou porque seu namorado, marido, ou o crush  não tá muito afim de fazer um book seu. O fato é que é possível voltar da sua viagem com a memória da câmera ou do celular cheia de fotos maravilhosas pro seu feed! Curtiu a ideia? Então só seguir as dicas desse post.

Não tem magia nem feitiçaria, é apenas tecnologia (nossa, hoje estou mesmo inspirada)! Use os equipamentos corretos, sinta o lugar, observe os cenários e se inspire. Vai dar certo!

1.Observe o mundo ao seu redor

Aceite que tem momentos bons e momentos péssimos para uma boa foto. Aceite que nem sempre a foto boa vem na hora que você quer.

Sem o equipamento correto, lugares muito lotados não são a melhor opção para belas fotos. Mas, de repente, você pode usar a multidão para compor sua imagem e criar algo diferente a partir daí.

Vamos imaginar que já é noite e você está na escadaria vermelha da Times Square, em Nova York.

Leia também aqui no MV: Roteiro de 5 dias em Nova York

Provavelmente uma foto sua na escada não vai ficar boa (eu já tentei e achei que ficou péssimo).

Escadaria da Times Square
Praticamente um “perrengue chique” tentar uma foto na escadaria vermelha

Mas e se você tiver com um sorvete ou outra comida fotogênica na mão e fazer uma foto da sua guloseima, desfocando o fundo? Provavelmente vai ficar bem legal!

E esse tipo de foto você mesma consegue tirar, nem precisa da ajuda de ninguém.

*Quer aprender um pouquinho mais sobre os tipos de fotografia? Esse artigo do “Estou na Viagem” apresenta 15 tipos diferentes.

Ache formas de registrar os lugares, tirando deles o melhor ângulo. Às vezes, para conseguir a melhor foto, você precisa se adaptar e alterar aquela ideia inicial.

Se está em meio à multidão e sabe que, não importa o quanto você espere, o fluxo de pessoas não vai diminuir (parques da Disney são um exemplo perfeito), então use roupas que destaquem, porque um pontinho azul, preto, marrom ou branco no meio da “muvuca” vai passar despercebido!

Outra dica que geralmente funciona é: ESPERAR!

O fluxo de pessoas pode até não acabar, mas vai ter aquele momento em que elas não estão tão perto de você. Se as pessoas aparecerem apenas como “plano de fundo” da cena, você ganha destaque, e a probabilidade de sua foto ficar boa, aumenta.

Se mesmo assim ainda não deu certo, então tente mais uma vez, agora desfocando o fundo.

Castelo do Magic Kingdom
Foto mais próxima para esconder a grade embaixo e enfatizar o castelo e céu azul ao fundo

2.Preste atenção na luz e no enquadramento das suas fotos

Hoje em dia, com as inúmeras opções de aplicativos de edição de imagem, arrumar a iluminação da foto não é tarefa difícil.

Porém, se você tirar sua foto contra o sol, a imagem vai estourar (leia-se “ficar com uma parte toda branca”), e aí já era…

Então o mínimo é se certificar para que lado está o sol e não tirar foto contra ele.

A exceção são as fotografias de nascer e por do sol. Nesses momentos do dia, sinta-se à vontade para fotografar a paisagem e, caso você também queira aparecer, a dica é buscar a silhueta.

Quando se fala em melhor hora do dia para fotografar tendo como parâmetro a luz, o destaque vai para o início da manhã e o final da tarde (a chamada golden light ou hora mágica).

No quesito enquadramento, analise antes a composição da sua foto e veja onde é melhor você se “encaixar”. O que você quer que apareça mais? Essas considerações devem ser feitas antes do clique.

Se estiver viajando sozinha, um tripé para câmera ajuda muito, pois nem sempre você vai encontrar o melhor lugar para posicionar sua câmera/celular e, simultaneamente, o melhor ângulo da foto.

A proximidade da foto é uma questão de gosto. Tem gente que prefere fotos mais próximas, outros fotos mais de longe… O importante é sempre sentir o lugar, observar qual distância fica melhor naquela circunstância.

Procure sempre se posicionar de forma mais natural (embora no fundo, no fundo, de natural geralmente a foto não tem quase nada). Fotos muito “posadas” (sorriso e mão na cintura, por exemplo) costumam não ser as melhores.

Procure não olhar diretamente para foto em todos os cliques! Faça testes, descubra seu melhor ângulo!

Aqui estamos falando de fotos de viagens, então é interessante que o lugar apareça e que você seja uma composição dentro da imagem. Mesmo que você goste de fotos no enquadramento “selfie”, arrisque uns cliques de média a longa distância também.

Por do sol em Lisboa
Fotos de nascer e por do sol são ótimas opções para enfatizar a paisagem

Confira também aqui no MV: Confira a lista dos melhores aplicativos de viagem!

3.Invista em pelo menos um bom equipamento

Claro que isso depende muito do seu objetivo, mas pelo menos um bom equipamento fotográfico você precisa ter.

Eu viajo com meu celular (Iphone – o modelo vou mudando conforme os lançamentos), GoPro, câmera (mudo de tempos em tempos, mas no final das contas prefiro mesmo o celular) e um drone DJI Mavic Air.

Se você não tem um blog de viagem e não precisa de uma variedade quase infinita para o seu feed do Instagram, então digo que um bom celular já salva sua vida! Sou muito fã de fotos tiradas com o próprio celular, pois além da facilidade, as câmeras dos celulares estão cada vez melhor.

E se você gosta desse assunto e quer aprender mais dicas sobre como tirar fotos bonitas e como editar suas fotos com o seu próprio celular, deixo aqui o link para o meu curso prático e online “Fotografia Sem Segredo” – no FSS eu ensino todos os meus truques e você pode colocá-los imediatamente em prática!

Torre de Belém em Lisboa
Um bom equipamento + uma rápida edição

5.Edite suas fotos

Hoje em dia não precisa ser expert em fotografia para saber um pouco de edição.

Os aplicativos mais simples estão no celular mesmo, então só editar e postar! Rapidinho.

Claro que nem toda edição é assim e o trabalho do profissional exige muita dedicação. Mas aqui estamos falando de uma foto bonita, com enquadramento legal, cores bacanas. Endireite fotos tortas, ajuste enquadramento, regule cores e iluminação, corte um intruso que apareceu ser chamado…

Meu app queridinho do momento é o Lightroom versão mobile, mas existem outros como Snapseed e VSCO, que também são muito populares, principalmente para a parte de filtros. Baixe alguns, teste e veja quais gosta mais. Criar os seus próprios presets (eu ensino tudo no Fotografia sem Segredo) ou mesmo comprar algumas pré-definições irão contribuir para seu feed de sucesso!

Até a mais linda das fotos merece uma ediçãozinha!

Com o tempo você vai encontrando seu estilo e tonalidades preferidas (tons pastéis, contrastes e cores vibrantes…), criando sua própria identidade.

Vila Nova de Gaia, cidade do Porto
Hoje em dia com 5 minutos ou até menos, você consegue uma foto editada no seu próprio celular

6.Busque inspiração e se organize

Sabe aquela foto linda que viu no feed alheio outro dia? Salva!

Às vezes, antes da viagem, a gente fica cheia de ideias e inspiração… Mas quando tá lá no lugar, cadê? As ideias somem, da um branco total! E agora?

A melhor forma de evitar esse “branco” é salvar as fotos que te inspiraram em algum momento. Assim, dias antes da viagem você pode dar uma conferida e fazer sua própria releitura.

Pense em poses, acessórios, composição, enquadramento. Tudo isso é muito pessoal e o interessante é você saber bem o que gosta e o que não te agrada.

Outra ideia é, na hora de fazer a mala, priorizar as roupas que te valorizam. Sempre tem aquelas roupas que ficam mais bonitas em fotos. Eu também adoro os lenços para ajudar na composição.

Lembre-se que qualidade é melhor que quantidade, por isso que cada foto tem que ser pensada. Não adianta fazer um milhão de cliques e pensar: “ah, um vai dar certo”. A ideia é criar e não tentar a sorte!

igrejas em Ouro Preto, Minas Gerais
Busque inspirações, mas crie sua própria identidade!

Boas fotos!

Já está com viagem marcada? Não esquece de pedir seu chip de internet e fazer o seu seguro viagem – leitor do blog MV tem descontos!

Leitor do blog MV tem 10% na aquisição do chip de celular Simpremium ao utilizar o cupom “maladeviagem”. Clique aqui para pedir o seu!

No site do Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada de maneira rápida e fácil os preços de diferentes de seguros ofertados, analisando qual possui o melhor custo benefício para a sua viagem. Contrate AQUI seu seguro viagem com desconto utilizando o cupom MALADEVIAGEM5.

Agora o Mala de Viagem também está no TripAdvisor, com todas avaliações de cada experiência da viagem – aproveita e me segue lá também!

Você gosta das minhas dicas? Siga o @maladeviagem no Instagram, assim você poderá acompanhar todas as minhas viagens em tempo real.

Já se inscreveu no nosso canal? Se ainda não, aproveita para se inscrever agora: Blog Mala de Viagem no Youtube.

 

Salve esse post no Pinterest:

imagem para Pinterest: dicas para tirar fotos mais bonitas

Sempre que você faz sua reserva ou adquire um produto/serviço através de um link do MV, o blog recebe uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o Mala de Viagem sempre atualizado!

Hospedagem

Booking.com

Aluguel de carro

Rent Cars

Seguro Viagem

Seguros Promo

Passagens aéreas

Passagens Promo

Passeios e ingressos

Get Your Guide

Chip Internacional

SimPremium

 

Author

Wanderlust por natureza, no meu tempo livre estou sempre programando uma nova aventura ou experiência, pois acredito que a melhor viagem é sempre a que está por vir!

Write A Comment

Além de Paris: cidades da França que você precisa conhecer 8 lugares para aproveitar a Semana Santa em família no RJ 7 Motivos para incluir Seychelles na sua lista de viagens em 2023 Descubra quais são os 7 aeroportos com mais atrasos e cancelamentos Dicas para viajar com os animais nas férias Por que optar por se hospedar em imóveis de temporada? Anguila: conheça esse paraíso no Caribe 8 Passeios e atividades fora do óbvio no Rio de Janeiro 10 passeios para fazer na sua viagem a Buenos Aires O que considerar na hora de escolher um safari?