África

Safari na África do Sul: safari de carro no ADDO Elephant Park

Pinterest LinkedIn Tumblr

No post anterior te contei como foi a experiência de fazer um safari no Sanbona Wildlife Reserve e agora é a vez de contar como foi fazer um safari de carro no ADDO Elephant Park, um Parque Nacional pertinho da cidade Port Elizabeth.

Ao contrário do Sanbona, que é uma reserva privada, o ADDO é um Parque Nacional, assim como o Kruger.

O ADDO fica em Eastern Cape (o Sanbona em Western Cape) e é uma zona livre de malária.

Como a Garden Route já estava nos planos, aproveitamos para dar uma esticadinha até o ADDO e ter mais uma experiência de safari. Foi fantástico! Que bom que decidimos ir!

Como é fazer um safari de carro no ADDO

O ADDO Elephant Park te oferece várias opções de safari, isto é, você pode escolher como quer “desbravar” o parque:

  • Fazendo um safari no seu próprio carro (self-safari), que foi a nossa opção;
  • contratando um game-drive diretamente com o parque ADDO (pelo site com antecedência, pois dificilmente conseguirá fazer reserva no dia – tentamos e não tinha mais lugar);
  • contratando um game-drive privado (são guias/rangers de empresas privadas que fazem safari dentro do parque);
  • ficando hospedado em uma reserva privada próxima, que inclua a opção de safari no ADDO (um exemplo é a reserva Schotia).

Estávamos meio perdidos, não sabíamos qual opção escolher.

Chegamos no ADDO pela manhã para tentar comprar o game-drive das 10 horas (ou algo próximo a isso), mas ao nos dirigirmos até o escritório para fazer a compra, a notícia: tudo lotado para o dia!

Então nos restou a opção de fazer um self-safari, que foi muito legal, pois foi diferente do estilo de safari que fizemos no Sanbona (que foi no estilo game-drive).

Dizem que se você for contratar o game-drive com guias do próprio ADDO, os mais recomendados são o do nascer e o do por do sol. Todavia, como o do nascer do sol começa antes de abrir os portões do parque, e o do sunset termina após fechamento dos portões, você só consegue fazer esses games se estiver hospedado dentro do ADDO.

Sobre horários de game-drives e opções de hospedagem no ADDO Elephant Park, consulte a página oficial do parque.

A opção mais barata é fazer o safari com seu carro. O valor é por pessoa e não por veículo.

Se você optar por um game-drive dentro do park (com guias do park, feito em carro aberto), então, além da entrada, também paga o game.

Fazer um game-drive, com guia (ranger), em carro aberto é uma experiência que não pode faltar na sua lista. Como já tínhamos feito esse tipo de safari no Sanbona, o self-safari acabou sendo uma boa escolha, pois:

  • tivemos sorte e vimos vários animais;
  • o dia estava nublado e chuvoso (passaríamos frio no carro aberto);
  • foi a opção mais econômica.

Dirigir dentro do parque ADDO é bem fácil, o importante é sempre ir devagar para não correr o risco de atropelar nenhum bichinho e também para não perder nenhum movimento deles!

Várias pessoas fazem self-safari, então a parte chata é que muitas vezes fica aquele congestionamento de carro no mesmo lugar para ver o mesmo animal.

Elefante ADDO
Elefante no ADDO

Quando você entra, recebe um mapa do parque. O ADDO é bem grande, mas se você chegar cedo (perto do horário de abertura dos portões) e sair próximo ao horário de fechamento dos portões, será possível percorrer todo ele. Nós percorremos.

Pela manhã fizemos a parte norte, paramos para almoço e a tarde fomos para o sul do ADDO, e saímos pelo portão sul com rumo a Port Elizabeth, onde dormimos a última noite da viagem antes de pegar o voo de volta ao Brasil no dia seguinte.

ADDO ELEPHANT PARK ZEBRAS
No ADDO também vimos animais diferentes dos que vimos no Sanbona.
ADDO ELEPHANT PARK
ADDO Elephant Park

Fazer um self-safari é mais “difícil” do que um game-drive, guiado por um ranger que estuda o comportamento dos animais, sabe onde encontrá-los e se comunica com outros guias para saber onde foram vistos pela última vez.

Mas a sensação de se deparar com uma leoa atravessando a estrada bem na sua frente, é impagável quando se está fazendo um safari no próprio carro. Uma verdadeira surpresa, porque você encontra o animal assim, de repente (tem que contar com a sorte).

ADDO ELEPHANT PARK leoa
ADDO – vimos leões

Esse foi sem dúvida o grande momento do safari!

Rodrigo já estava dirigindo há um bom tempo. O último animal visto havia ficado quilômetros e quilômetros para trás.

Estava já estava quase cochilando, quando, de repente: uma leoa atravessando a estrada.

Foi incrível!

Tem que ter paciência, pois às vezes você encontra vários animais na sequência, mas outras vezes dirige por horas sem encontrada nadica de nada! Safari é imprevisível e exige paciência, principalmente se você está fazendo nesse estilo, dirigindo o próprio carro.

Vimos muitos filhotes no ADDO também.

Na parte da tarde (no sul do parque ADDO) encontramos muitos elefantes. Foi engraçado porque até os leões já tínhamos visto, e nada dos elefantes aparecerem…

Parte sul do ADDO

Do lado do restaurante do parque você encontra um painel onde consta um mapa do ADDO. Neste mapa as pessoas fazem marcações dos animais que viram e onde (aproximadamente) foram vistos.

É bom para se orientar. Não significa que será fácil encontrar os bichos nas áreas marcadas, mas é possível ter uma noção.

Foi com base nesse mapa que vimos tantos animais na parte da tarde.

ADDO ELEPHANT PARK
Não sei se estavam brincando ou brigando, mas a cena foi incrível

Outro big momento do dia, foi quando encontramos nosso quatro big 5: o búfalo!

ADDO ELEPHANT PARK
Foi o que nos deu mais trabalho para ser encontrado!

Localização do ADDO: R335, Paterson Road, Addo, 6105 – fica a 75km de Port Elizabeth e 861km de Cape Town (fizemos a Garden Route sentido: Cape Town – Port Elizabeth, então o ADDO foi a última atração da viagem).

Contrate seu seguro viagem com desconto:

No site Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada e fácil dos preços dos seguros ofertados, analisando qual tem o melhor custo benefício para a sua viagem. Contrate AQUI o seu seguro viagem com desconto, utilizando o cupom MALADEVIAGEM5.

Contrate seu chip de viagem com desconto:

Leitor do blog MV tem 10% na aquisição do chip de celular SimPremium ao utilizar o cupom “maladeviagem”. Clique aqui para pedir o seu! É esse o chip que eu uso em todas as minhas viagens.

Onde ficar perto do ADDO – hospedagem

Chegamos na região do ADDO por volta das 17 horas.

Programamos dormir em uma guest-house fora do ADDO, mas bem próxima à entrada principal.

Como vínhamos da Rota Jardim e não estávamos com essa parte final da viagem muito cronometrada e organizada, deixamos para fazer a reserva da hospedagem de última hora (na verdade, foi no dia anterior da chegada).

Não estávamos esperando muito, e pensamos: “ah, só um lugar “ok” para dormir já está bom”.

Mas, para nossa agradável surpresa, acertamos em cheio na escolha da guest-house e, por isso, acho que vale muito a pena recomendá-la aqui no blog:

A Hopefield fica bem pertinho da entrada principal do ADDO. Chegamos até ela com waze.

Os funcionários foram muito receptivos e nos passaram muitas informações sobre o ADDO e as opções de safari. O Hopefield não oferece safari, é apenas uma opção de hospedagem mesmo, mas eles te dão todo o suporte necessário se você quiser contratar alguma empresa privada para seu game-drive.

Recepção da Hopefield

O preço foi bom (em torno de R$ 400,00) e o lugar superou “real” nossas expectativas. Um ótimo custo-benefício.

O café da manhã tinha até um menu à la carte (além das opções de pães, frutas, cerais…).

ADDO
Café da manhã no Hopefield

O hotel também oferece um jantar muito gostoso. É pago separadamente, mas vale a pena.

O jantar é servido no mesmo local do café da manhã. Um ambiente romântico: nosso jantar foi à luz de velas e do ladinho da lareira. E foi assim que fechamos nossa viagem com chave de ouro!

Observações finais em relação ao ADDO

  • Existem várias outras opções de hospedagem, tanto dentro, como fora do ADDO. Como eu disse, não programamos essa parte da viagem com antecedência, mesmo porque não tínhamos certeza se incluiríamos o parque no nosso roteiro;
  • Se você quiser se hospedar dentro do ADDO, as opções você encontra no próprio site oficial;
  • Um dia de safari no ADDO foi suficiente para nós, principalmente porque já tínhamos conhecido o Sanbona antes;
  • Tem gente que se hospeda em Port Elizabeth e dirige até o ADDO. Eu não faria isso, já que é possível encontrar várias opções legais de hospedagem ali perto;
  • Não é permitido sair do carro durante o safari, exceto nas áreas delimitadas (mas tem placa dizendo que é por sua conta e risco);
  • Em um self-safari só é permitido dirigir pelas estradas. Há placas informando onde os carros não podem entrar (áreas permitidas somente se você estiver fazendo um game-drive);
  • Entre o Sanbona e o ADDO eu gostei mais do Sanbona, mas é uma comparação desleal, já estão em patamar financeiro, categorias e estilos diferentes… Mas isso não significa que eu não tenha gostado do ADDO, na verdade eu adorei o ADDO e super recomendo que você o conheça. Desejo que você encontre muitos animais, assim como nós!

Já se inscreveu no nosso canal do Youtube? Se ainda não, aproveita para se inscrever agora: Blog Mala de Viagem no Youtube.

Você gosta das minhas dicas? Siga o @maladeviagem no Instagram, assim você poderá acompanhar todas as minhas viagens em tempo real.

Reserve seu Airbnb pelo nosso link e garanta um grande desconto na sua primeira reserva. 

Sempre que você faz sua reserva ou adquire um produto/serviço através de um link do MV, o blog recebe uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o Mala de Viagem sempre atualizado!

Hospedagem

Booking.com

Aluguel de carro

Rent Cars

Seguro Viagem

Seguros Promo

Passagens aéreas

Passagens Promo

Passeios e ingressos

Get Your Guide

Chip Internacional

SimPremium

Author

Wanderlust por natureza, no meu tempo livre estou sempre programando uma nova aventura ou experiência, pois acredito que a melhor viagem é sempre a que está por vir!

Comments are closed.

Além de Paris: cidades da França que você precisa conhecer 8 lugares para aproveitar a Semana Santa em família no RJ 7 Motivos para incluir Seychelles na sua lista de viagens em 2023 Descubra quais são os 7 aeroportos com mais atrasos e cancelamentos Dicas para viajar com os animais nas férias Por que optar por se hospedar em imóveis de temporada? Anguila: conheça esse paraíso no Caribe 8 Passeios e atividades fora do óbvio no Rio de Janeiro 10 passeios para fazer na sua viagem a Buenos Aires O que considerar na hora de escolher um safari?