Olá, meus viajantes! Tudo tim tim com vocês? Espero que sim! Caso não esteja, tenho certeza que depois do nosso bate-papo as coisas vão melhorar. Shalon!
Sentiram saudades de mim, né? Peraí, gente! Calma aí! Eu sei que vocês estão pensando que sou mais doido que o Batman, mas sou normalzinho. Estou aqui para compartilhar minhas experiências com vocês. Lembrando que ficarei muito feliz se me enviarem sugestões e críticas. Só não me ofendam, Ok? Fico chateado e cabisbaixo. Rsrs (Brincadeira).
Vamos para o assunto de hoje? Apertem os cintos!
Vocês sabiam que os brasileiros têm direito a atendimento médico gratuito em três países?
Tenho certeza que muitos de vocês torceram o nariz e disseram que não. É isso mesmo, produção! Os brasileirinhos com destino a Itália, Portugal e Cabo Verde podem consultar, gratuitamente, em hospitais públicos desses países, desde que portem um certificado de Direito à Assistência Médica (CDAM), de acordo com o Ministério da Saúde.
A notícia é boa demais pra ser verdade, né? Por essa vocês não esperavam! A novidade não acaba por aí. Existem algumas regrinhas básicas. Acalmem-se e continuem a leitura!
Quem aí conhece a Itália? Foi um dos países mais lindos que já conheci em toda minha vida. A maioria das construções são imensas. A cidade de Roma exala história. Nunca vi tanta riqueza de detalhes. Não tenho palavras para exemplificar a maravilha de Veneza. Vale a pena conhecer!
Cabo Verde é um país localizado no Continente Africano. O Estado ainda é pouco explorado pela população mundial. Fiquei maravilhado com as fotos. São praias belíssimas. Nunca ouvi falar de alguém que foi pra lá. E vocês?
Portugal é o amor da minha vida. Que país maravilhoso! Vocês sabem que muitos brasileiros estão mudando pra lá, né? Sim! Além do idioma ser semelhante ao nosso, a qualidade de vida é topíssima. Os brasileiros amam visitar Portugal. Super indico!
Vale lembrá-los que o certificado (CDAM) não substitui o seguro viagem. Não confundam as bolas, hein? O documento não garante translado de corpo, muito menos o atendimento particular de saúde.
Prevenção é vida. Devemos ser sempre positivos, mas vai que acontece. Quem me conhece sabe que não abro mão de um bom seguro. É importante demais! Sou hipocondríaco, amigos. Qualquer dor de cabeça é motivo de ficar doido, achando que é a morte batendo na porta. Rsrsr ( Dramático que só ele).
E quem pode solicitar o documento?
O “rolê” na Itália e em Cabo Verde é mais complicado um pouquinho, pois para solicitar o documento (CDAM) é preciso ser contribuinte na Previdência Social (INSS). É obrigatória a comprovação da contribuição, ou seja, não tem como burlar o sistema.
Pois bem, em Portugal as coisas são mais simples para os brasileiros, pelo fato de serem taxados como “Países Irmãos”.
Em Cabo Verde e na Itália é preciso ser pensionista do INSS para obter o documento. Já em Portugal, qualquer pessoa, de qualquer idade pode obter o certificado, seja pensionistas ou não.
Em relação ao pagamento das consultas, funciona assim: os direitos são iguais! Se o hospital for particular e os portugueses pagarem, consequentemente os brasileiros pagarão também. Caso seja gratuito, os brasileiros não pagarão.
Não é porque sou brasileiro que pagaria uma consulta grátis para os portugueses. Entende? Direito iguais!
Qual a validade da autorização (CDAM)?
A autorização tem validade de um ano, contando a partir da data de emissão.
Como solicitar o danadinho do documento?
Digamos que o processo não é complicado. Basta clicar no link abaixo e começar o procedimento. Enjoy this experience!
http://aplicacao.saude.gov.br/cdam-publico/visao/externo/solicitacao/solicitacaoindexpage.html?6
O menor de idade poderá ser titular do CDAM?
Não! Salvo a emancipação (devendo esta ser comprovada). Apenas será registrado como dependente, tendo como titular um dos pais ou seu tutor/curador.
E para finalizar…
Meus viajantes, basta clicar no link que passei acima para acessar todas as informações que envolvem o procedimento. Já ouvi relatos de algumas pessoas que conseguiram o documento. Confesso que fiquei alegrinho. Estou indo para Portugal no final do ano, e então vou começar todo o processo para pedir o CDAM. Vou contando todos os detalhes p/ vocês! Vamos ver se esse “trem” funciona, né?
Adorei nosso papo de hoje!
Tem alguma dúvida? Mande um direct pra mim!? @jrmatiasviaja
FUIIIIIIIIIIII!
Abraço forte e “bão”!