Direitos e documentos

Como tirar o Visto Americano de bebês e crianças

Pinterest LinkedIn Tumblr

Para quem tem planos de fazer uma viagem em família para os EUA, logo surge a dúvida sobre como tirar o visto americano de bebês e crianças, documento indispensável para ingressar em território norte-americano. Confira aqui o passo a passo para conseguir o visto americano para seu filho:

Viajar para os Estados Unidos a turismo, negócios ou para estudo, requer, na maioria dos casos, a obtenção de visto na embaixada americana.

O visto atesta que o viajante cumpre os requisitos básicos de elegibilidade e não representa ameaça à segurança nacional. Ele dá o aval para que o visitante possa solicitar a admissão na imigração.

E viajar para os Estados Unidos com crianças requer planejamento e organização extras, especialmente no que diz respeito à obtenção do visto adequado.

A notícia boa é que o processo de emissão do Visto Americano para bebês e crianças com menos de 14 anos é mais simples, pois essa faixa etária não precisa passar por entrevista com o Consulado Americano e pode ser representada por um responsável no CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto).

Dependendo da idade e situação, bebês e crianças precisarão de vistos diferentes para entrar nos EUA. Veja as opções e passo a passo para solicitar o visto na embaixada americana.

Qual a documentação necessária para emissão do Visto Americano para bebês e crianças?

O menor de idade não precisa comparecer no Consulado Americano, mas precisa apresentar as documentações para realizar esse procedimento.

Porém, caso o Consulado Americano entenda necessário mais documentações ou comparecimento ao Consulado para eventual confirmação, via de exceção, o responsável deverá ir até o local com o bebê ou criança. 

Documentos necessários:

  • Passaporte válido;
  • cópia do visto dos responsáveis legais (opcional);
  • confirmação do preenchimento do formulário DS-160;
  • página da confirmação do agendamento com o CASV;
  • foto 5×5 ou 5×7 recente do bebê.

Em relação à foto do bebê, importante lembrar que ela precisa respeitar os parâmetros exigidos pelo Consulado Americano:

  • O tamanho da foto deve ser 5×5 ou 5X7 cm, com a cabeça centralizada – a pessoa precisa estar de frente com ombros e orelhas expostos, bem como queixo e topo da cabeça;
  • não é permitido brincos, óculos, chapéus ou acessórios que cubram os cabelos;
  • a foto pode conter uma margem branca pequena (de cerca de 0,5 cm);
  • a foto deve ser recente – deve ter sido tirada nos últimos 6 meses;
  • a foto deve ser como a do passaporte, com fundo branco e colorida;
  • a roupa do bebê/criança não pode ser branca, para não confundir com o fundo;
  • a foto do visto não pode ser a mesma do passaporte.

Dica para conseguir uma boa foto do bebê de colo:

No caso do bebê de colo, provavelmente não será possível fotografá-lo em estúdios comerciais regulares (não costumam ter estrutura para tirar foto de bebê de colo). Assim, foto caseira será a melhor opção.

Procure um local da casa com boa iluminação natural, fundo completamente branco (pode colocar o bebê na cama, em cima de um lençol branco).

Respeite o tempo do bebê e escolha um momento que ele esteja tranquilo. A expressão deve ser neutra.

Não viaje sem internet no celular! Eu sempre viajo com o chip de internet da SimPremium, que chega na minha casa antes da viagem (ou com o E-sim, que é ainda mais prático, sem necessidade de troca de chip). Assim, desde a hora que meu avião pousa no destino, não enfrento problemas com falta de internet na viagem. Leitor do blog MV tem 20% na aquisição do chip de celular SimPremium ao utilizar o cupom “maladeviagem”. Clique aqui para pedir o seu!

Validade do Visto Americano para bebês e crianças

O Visto Americano para bebê tem a mesma validade do Visto Americano para adultos, que é de até 10 anos. Porém, esse prazo dependerá da análise do agente consular e, em alguns casos, pode ser deferido prazo menor de validade.

Sabendo que o prazo do passaporte do bebê ou da criança tem prazo menor que o visto americano, caso o passaporte tenha vencido, será necessário viajar com o passaporte vencido onde consta o visto + passaporte válido.

Visto Americano de turista para menores de 14 anos (B2)

A principal diferença do visto americano concedido para adultos do visto para menores de 14 anos, é a isenção da entrevista para este grupo.

Só será necessário entregar o formulário preenchido e os documentos para aprovação.

Os menores de 14 anos têm o Visto Americano pré aprovado, assim como Renovação de Visto Americano – existe pequena chance do Consulado Americano negar esse tipo de Visto ou chamar os responsáveis legais para uma entrevista.

O solicitante deverá efetuar o pagamento da taxa MRV (taxa de solicitação do Visto Americano), que custa US$160,00 (dólares).

Não viaje sem seguro viagem! No site Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada e fácil dos preços dos seguros ofertados, analisando qual tem o melhor custo benefício para a sua viagem. Contrate AQUI o seu seguro viagem com desconto, utilizando o cupom MALADEVIAGEM5.

O passo a passo para emissão do Visto Americano do bebê/criança

Formulários DS160

1- Preencha o formulário DS-160 e inicie o pedido do visto americano para menores de idade:

O primeiro passo para solicitar o visto americano é preencher o formulário DS-160, que consiste em perguntas que objetivam coletar informações importantes para que a entrada do turista seja autorizada.

As informações fornecidas serão armazenadas no banco de dados do governo, por isso é importante preencher tudo com atenção.

Prefira os navegares Google Chrome, Mozilla Firefox ou Edge para o preenchimento. Evite o Safari.

As perguntas são todas em inglês, então, para facilitar o preenchimento, mude a linguagem para “Português”, no canto superior direito. Assim, você poderá conferir a tradução da pergunta quando passar o cursor do mouse em cima de cada frase:

Há muito conteúdo disponível na internet ensinando como preencher o formulário, que é extenso.

Você pode pesquisar esses conteúdos e preencher você mesmo, seguindo toda a orientação disponibilizada ou, caso prefira, contratar uma agência que faça isso por você.

Como é um documento cheio de detalhes e que não pode ter erros, eu prefiro contratar uma agência especializada, que faça o preenchimento por mim. Mas isso fica a critério de cada pessoa, claro.

Taxa consular

2- Pagar a taxa + aguardar o processamento do visto americano para menores de idade:

Depois de preencher o formulário, faça o pagamento da taxa. O valor varia de acordo com a categoria do visto (a taxa do visto de turismo – B2 – custa US$160,00). O pagamento pode ser feito com cartão de crédito ou boleto bancário.

Guarde o comprovante de pagamento, caso seja necessário apresentá-lo futuramente.

Aguarde a confirmação e o processamento do pedido. O prazo médio de processamento é de seis dias.

Após, será possível agendar o atendimento presencial (que dependerá da idade do menor).

Entrevista

3- Entrevista no consulado para menores de idade:

A entrevista no consulado americano é uma etapa obrigatória para todos os adultos que desejam tirar o visto. Mas, no caso dos menores de idade, nem sempre ela será necessária.

Pessoas com 14 anos ou mais precisam comparecer à entrevista no consulado. Portanto, no caso dos adolescentes entre 14 e 17 anos, obrigatoriamente, deverão passar pela entrevista no consulado.

Além disso, caso o menor não seja emancipado, é necessário que pelo menos um dos pais ou responsáveis o acompanhe durante esta etapa do processo.

Já no caso de menores de 13 anos, não há necessidade de comparecimento no consulado americano para entrevista, exceto se o oficial do governo americano entender necessário o comparecimento do menor de idade ao consulado.

Portanto, no caso de bebês, crianças e adolescentes até 14 anos incompletos, bastará que pai, mãe, responsável legal ou representante compareça ao CASV e depois aos consulado.

Documentos

4- Leve a documentação do menor de idade ao CASV:

Antes de comparecer ao consulado americano será necessário comparecer ao CASV, que é o Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto.

O CASV é a instituição responsável pela coleta dos dados biométricos dos solicitantes de visto. Todavia, pessoas menores de 13 anos (e maiores de 80 anos), não precisa realizar a coleta de biometria.

Por outro lado, apesar da isenção da coleta de biometria, será necessário levar a documentação destes solicitantes ao CASV, só assim será possível obter o visto americano.

A notícia boa é que tais documentos podem ser levados por um representante da pessoa, isto é, não precisa ser pai ou mãe.

O atendimento no CASV é feito com hora marcada, mediante agendamento da visita.

Como facilitar o procedimento:

Se ninguém da família tem visto americano ainda, então o comparecimento do pai e da mãe será obrigatório, de modo que podem aproveitar a viagem, agendar e apresentar também a documentação do filho (de até 14 anos incompletos).

No caso de pai e mãe que já possuem visto americano (e não precisam mais comparecer ao CASV e consultado), dá para facilitar o procedimento do visto do filho (até 14 anos incompletos) contratando uma assessoria especializada para obter o visto do menor de idade.

Talvez você não more em nenhuma das cidades que contam com centro de atendimento (São Paulo; Rio de Janeiro; Brasília; Recife; Porto Alegre), e viajar para isso te gerará custos (passagens, hospedagem, alimentação…).

Nesse caso, uma assessoria especializada, chamada de representante consultar, pode representar seu filho menos de 14 anos, levando a documentação até o centro de atendimento.

Fizemos o visto do nosso bebê com a Mundo dos Vistos, que tem assessoria especializada tanto para emissão do visto americano como para outros vistos (Canadá, Austrália, Nova Zelândia, China, dentre outros).

A Mundo dos Vistos assessora todo o processo da solicitação do documento, visando que nenhum documento adicional seja solicitado. o assessoramos é feito desde a lista de documentos, preenchimento do formulário, orientações e demais dúvidas.

Ficamos muito satisfeitos com o serviço prestado pela Mundo dos Vistos, que acompanhou o processo de emissão do visto do João até que fosse finalizado. Todas as informações foram disponibilizadas na área do cliente para consulta online e, ao fim do processo, recebemos o passaporte (com o visto) na nossa casa.

Visto Americano de estudante

Para crianças que irão estudar nos EUA por períodos mais longos, o visto estudantil F-1 é necessário. Escolas e programas de intercâmbio geralmente supervisionam o processo e fornecem o formulário I-20.

No caso do menor que ingressa nos EUA para estudar, será necessário comprovar fundos para cobrir os custos dos estudos e ter seguro saúde nos EUA. As taxas de visto e SEVIS devem ser pagas. O visto de estudante permite permanecer no país durante a vigência do programa de estudos.

As crianças que obtêm o visto de estudante podem permanecer nos EUA enquanto o programa de estudos estiver ativo. Este visto deve ser renovado anualmente ou quando o curso terminar.

Visto Americano de imigrante

Se a criança tem residência permanente nos EUA, seja por relação familiar ou Green Card, ela precisará do visto de imigrante. Este visto dá direito à moradia fixa e trabalho no país, além de permissão para estudar em escolas públicas.

O processo envolve peticionamento e mais documentos, incluindo exames médicos e certidão de antecedentes criminais se maiores de 16 anos. Taxas de US$ 325 devem ser pagas. As entrevistas podem demorar meses para serem agendadas.

No caso de visto de imigrante, se a criança vai residir nos Estados Unidos, a validade é de 6 meses. Dentro desse período o portador deve solicitar o Green Card para poder fixar moradia permanente.

Dicas importantes para tirar o Visto Americano

  • Agende a entrevista com antecedência, pois as esperas são longas. Priorize manhãs, quando os funcionários estão menos cansados.
  • Não minta ou omita nenhum fato, mesmo que prejudique o caso. Tudo será verificado e descoberto.
  • Demonstre fortes vínculos com o Brasil, como propriedades, empregos, escola, etc.
  • Tenha uma história clara sobre o motivo da viagem e datas. Evite respostas vagas ou confusas.
  • Organize todos os documentos necessários bem antes da data da entrevista.

Ao submeter uma solicitação de visto, o requerente passa por uma apuração dos seus dados para avaliar se cumpre os requisitos para a categoria de visto desejada.

Isso envolve verificar informações pessoais, intenção de viagem, tempo de permanência, condições financeiras, antecedentes criminais, vínculos com país de origem e outros detalhes. O visto emitido comprova formalmente que o viajante está apto a viajar para aquela finalidade específica.

Viajar para os EUA com crianças exige organização e paciência, mas com planejamento e tranquilidade, você conseguirá levar sua família para aproveitar as férias ou estudos no exterior de forma segura.

Não viaje sem internet no celular! Eu sempre viajo com o chip de internet da SimPremium, que chega na minha casa antes da viagem (ou com o E-sim, que é ainda mais prático, sem necessidade de troca de chip). Assim, desde a hora que meu avião pousa no destino, não enfrento problemas com falta de internet na viagem. Leitor do blog MV tem 20% na aquisição do chip de celular SimPremium ao utilizar o cupom “maladeviagem”. Clique aqui para pedir o seu!

Quando deve ser apresentado o Visto Americano de bebês e crianças?

O visto para os Estados Unidos de bebês e crianças precisa ser apresentado já na primeira etapa de controle de entrada no país, ainda no aeroporto de partida.

Ao embarcar no avião com destino aos EUA, o check-in da companhia aérea solicitará o visto adequado no passaporte de cada pessoa da família, incluindo os menores de idade. Sem o visto, a empresa aérea recusa embarque.

Na chegada ao aeroporto americano, o controle de imigração também pedirá o passaporte com visto válido de todos os viajantes estrangeiros, seja adulto ou criança. É neste ponto que a autorização de entrada no país é verificada e carimbada.

Mesmo em conexões nos EUA a caminho de outro país, os vistos precisam ser apresentados para que o menor possa entrar na área de trânsito do aeroporto americano.

Não viaje sem seguro viagem! No site Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada e fácil dos preços dos seguros ofertados, analisando qual tem o melhor custo benefício para a sua viagem. Contrate AQUI o seu seguro viagem com desconto, utilizando o cupom MALADEVIAGEM5.

Author

Wanderlust por natureza, no meu tempo livre estou sempre programando uma nova aventura ou experiência, pois acredito que a melhor viagem é sempre a que está por vir!

6 Comments

  1. Dúvida referente ao seu relato sobre FOTO DE BEBÊ. No meu caso seria pro meu filho de 2,8 anos.

    Em relação à foto do bebê, importante lembrar que ela precisa respeitar os parâmetros exigidos pelo Consulado Americano:
    – a foto do visto não pode ser a mesma do passaporte.

    De onde vc tirou essa info sobre a foto não poder ser a mesma do passaporte? Não li isso em nenhum lugar a não ser aqui. No site usembassy não menciona nada disso.
    Gostaria de ter certeza pois eu vou levar a mesma foto do passaporte. Fico no aguardo, obrigado.

  2. No caso do menor de idade devo completar o telefone com o número do responsável, inclusive email? E se sim, incluir os endereços de email anterior e números de telefones também?

  3. Para entrevista do visto americano, pode ser o irmao de 23 anos a acompanhar o de 17?

    • Ele poderá acompanhar caso também tenha agendado entrevista no mesmo dia e horário próximo. Pois só entra quem tem entrevista marcada, só se no caso fosse tivesse menos de 15 anos, para ter acompanhante.

Write A Comment

Além de Paris: cidades da França que você precisa conhecer 8 lugares para aproveitar a Semana Santa em família no RJ 7 Motivos para incluir Seychelles na sua lista de viagens em 2023 Descubra quais são os 7 aeroportos com mais atrasos e cancelamentos Dicas para viajar com os animais nas férias Por que optar por se hospedar em imóveis de temporada? Anguila: conheça esse paraíso no Caribe 8 Passeios e atividades fora do óbvio no Rio de Janeiro 10 passeios para fazer na sua viagem a Buenos Aires O que considerar na hora de escolher um safari?