Bonito

Bonito/MS: conheça as mais lindas cachoeiras de Bonito

Pinterest LinkedIn Tumblr

Quem vai a Bonito se depara com vários encantos naturais. Entre eles, lá estão as mais lindas cachoeiras do estado de Mato Grosso do Sul

Além de apreciar a paisagem, o visitante tem a chance de aproveitar o ecoturismo local. Bonito é um “prato cheio” para quem ama aventura. 

Bonito é um dos destinos mais famosos do Brasil quando o assunto é ecoturismo. Destino mundialmente conhecido, encanta com sua natureza exuberante, riquíssima fauna e flora, rios de água cristalina e cachoeiras com água em abundância.

Aliás, é essencial ter em mente que a excelência de uma cidade como Bonito se deve por sua diversidade: rios, nascentes, piscinas naturais, cachoeiras, grutas e tudo o que envolve o lado verde da região inteira.

Nessas horas, os roteiros oferecidos pelas agências de turismo são os mais procurados. E, de fato, é a melhor opção para quem não quer perder nada do lugar. E também para fazer isso com mais segurança.

Antes de mais nada, vale ressaltar que o destino é também chamado de “capital do ecoturismo no Brasil”. Então, fica fácil entender por que se destaca dos demais nessa procura, não é mesmo?

Ecoturismo em Bonito: Brasil em sua forma natural

A importância do ecoturismo é cada vez maior para um país como o Brasil. Assim, como suas proporções são continentais, o turismo nacional tem forte ligação com a natureza, pois ela passa por diversos estágios até se tornar abraçada pelas iniciativas públicas e privadas.

Nisso, o ecoturismo tem papel importante porque ajuda a conservar flora e fauna brasileiras. Mas, mais do que isso, conscientiza turistas de todos os lugares do mundo de que as belezas naturais só existem porque ninguém interferiu nela.

Por isso, quando um lugar como Bonito se torna um dos principais destinos turístico do país, nada melhor do que trabalhar a sua preservação, apresentando, com consciência ecológica, toda a região a quem quer conhecê-la.

A fim de preservar a flora, a fauna e o bem-estar dos próprios turistas, a organização do turismo em Bonito, é levada a sério. Inclusive a qualidade natural das águas.

Desse modo, o destino oferece um “passaporte” para cada passeio, que deve sempre ser apresentado pelo visitante, ok? Com o passaporte são monitorados: o impacto ambiental, a quantidade de pessoas que visitam cada atrativo diariamente, bem com as formas de conscientizar a população sobre os cuidados com o meio ambiente.

Em Bonito tudo é organizado para ajudar a natureza a permanecer intacta, e o seu papel nessa viagem também é esse, combinado?

Aliás, tudo isso só é possível porque Bonito se tornou uma das capitais do ecoturismo não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Outro fator importante é a forma como os passeios são organizados. Tanto na cidade de Bonito, quanto em toda a região onde ela se encontra (incluindo outras cidades próximas, como Jardim e Bodoquena), há uma diversidade enorme de lugares para se visitar.

E todos esses locais e atrativos proporcionam uma ótima oportunidade para o visitante entender na prática o conceito de ecoturismo, além de ter a sensação única de visitar lugares de beleza incomparável.

Isso também ocorre com as cachoeiras. Já que a cidade de Bonito é dona de diversas quedas d’água, com visual de tirar o fôlego. E é sobre isso que vamos falar. 

Mas antes disso, é importante esclarecer que muitos passeios em Bonito estão situados dentro de propriedades privadas. Uma grande vantagem é a conservação dos espaços comuns, como sanitários, bebedouros, assentos e outras comodidades que vão te deixar muito mais confortável em suas aventuras.

Descubra agora quais são as melhores cachoeiras de Bonito-MS para conhecer.

Quais são as mais incríveis cachoeiras de Bonito?

Prepare-se para conhecer os 7 passeios que te levarão às mais belas cachoeiras da cidade de Mato Grosso do Sul que leva sua melhor definição no nome.

Prepare-se para fotos e filmagens espetaculares!

1) Cachoeira Boca da Onça

Esse passeio não fica em Bonito, mas sim na cidade vizinha Bodoquena. É um pouco mais longe, mas vale muito incluir esse atrativo na sua viagem.

A Cachoeira Boca da Onça é a cachoeira de maior extensão no estado de Mato Grosso do Sul. A área possui até 15 pontos de queda d’água, sendo 9 deles acessíveis para banho. Além disso, os praticantes de ecoturismo vislumbram toda a rota em uma trilha incrível que liga cada ponto. 

Para quem preferir, além da trilha, há a opção de praticar rapel, tudo feito e organizado com a presença de instrutores especializados pelas agências. Lá é possível fazer a descida de 90 metros no cânion do rio Salobra.

Mas, falando especificamente da Cachoeira “Boca da Onça”, a principal cachoeira do circuito, ela tem 156 metros de altura aproximadamente. E por isso, requer alguns minutinhos de pura contemplação. Trata-se de um verdadeiro espetáculo de encher os olhos.

Vale ressaltar que o passeio é liberado para crianças a partir de 3 anos de idade. E todo o circuito tem duração de cerca de 6 horas. Por exigir um certo esforço físico (por conta da trilha e paradas para banho), recomendo que seja a única atração turística do dia (ao todo são 4 quilômetros de trilha pela mata da serra da Bodoquena).

Além das cachoeiras, na fazenda há uma área de alimentação e uma lojinha.

Boca da Onça

2) Cachoeiras da Ceita Corê

Quem procura Bonito-MS para mergulho, tem a chance de conhecer a Cachoeiras da fazenda Ceita Corê. 

Trata-se de uma fazenda com até 7 quedas d’água do rio Chapena. Uma área com cenário perfeito para relaxar e curtir a vista.

Outro destaque do lugar fica por conta das opções de ecoturismo, visto que estamos diante de um atrativo que possui piscinas naturais para mergulho, tirolesa, trilhas, pontes e muita diversão!

Em geral, o passeio de circuito de cachoeiras Ceita Corê, em Bonito, é uma atividade de dia inteiro, portanto, reserve os dois períodos do dia. Pela manhã os visitantes aproveitam a tirolesa e o banho, já na parte da tarde, admiram a nascente do Chapena.

O passeio é permitido para todas as idades, com equipamentos de segurança e profissionais das agências de turismo.

Ceita Corê

3) Cachoeiras da Estância Mimosa

Continuando nossa lista das melhores cachoeiras de Bonito-MS, não poderíamos deixar de fora a Estância Mimosa. O local tem até 10 cachoeiras de águas cristalinas, localizadas em uma típica e charmosa fazenda, chamada “Estância Mimosa”.

A Estância Mimosa (estanciamimosa.eco.br) fica a 24 km do centro de Bonito, sendo 18 km asfaltado pela estrada MS 178 e 6 km de estrada interna cascalhada (bem tranquilo). É fácil de chegar, não tem erro! Caso você não esteja de carro, poderá agendar o serviço de traslado diretamente com a agência que contratou.

Como já é de se esperar, o roteiro de ecoturismo também é recheado por lá. Os visitantes podem fazer passeio a cavalo, mergulho em piscinas naturais, aproveitar nove áreas para banho, trilhas e ainda fazer pausas estratégicas para observar as aves e os animais silvestres da região.

Sem dúvida, esse é um passeio lindo e que promete ser inesquecível! 

Segundo Polly Bessa, gestora de uma das principais agências de turismo no local, “quem vem com a família em Bonito, no Mato Grosso do Sul, não pode perder a oportunidade de conhecer a Estância Mimosa. É a chance de se conectar com a natureza, criar momentos especiais com as pessoas que amamos. Com certeza, é um ambiente lindo e repleto de atrações para todas as idades. Então é perfeito!”.

Estância Mimosa

4) Cachoeiras da Serra da Bodoquena

As Cachoeiras da Serra da Bodoquena se trata de um parque de cachoeiras protegido pela UNESCO, o que significa dizer que sua beleza e importância para o meio ambiente são únicas.

O atrativo Cachoeiras da Serra da Bodoquena fica perto da cidade de Bonito (cerca de 1 hora e meia de viagem a partir de Bonito), mas pertence à Bodoquena, numa região com maior densidade de Mata Atlântica do interior do Brasil.

Localizada em uma fazenda de 400 ha (sendo 350 ha de mata preservada e áreas em recuperação), as Cachoeiras da Serra da Bodoquena têm como características uma exuberante fauna e flora, o que pode ser constatado durante a trilha que percorre cada uma das 6 cachoeiras da fazenda. As paisagens verdes são realmente surpreendentes!

Mata Atlântica e cerrado se fundem, enriquecendo a paisagem e encantando os visitantes.

A trilha inicia na sede da fazenda, e tem um total de 2,5 quilômetros. O nível é fácil, o que torna o passeio ideal para todas as idades. Durante o caminho são feitas várias paradas para banho entre as lindíssimas cachoeiras e piscinas naturais do Rio Betione.

Na mesma região e, ainda no mesmo passeio, existe a opção de um balneário, com toda a infraestrutura adequada para quem quiser relaxar e descansar, incluindo quadra de vôlei, tirolesa, piscina, bar e restaurante. É uma excelente oportunidade para relaxar depois da aventura pela Mata Atlântica.

A fazenda também dispões de opção de hospedagem: são 22 apartamentos, perfeitos para quem quer curtir mais do que somente o day use no local.

Cachoeiras da Serra da Bodoquena

5) Cachoeiras do Rio do Peixe

As Cachoeiras do Rio do Peixe, em Bonito-MS, também são espetaculares. Apesar de parecer redundante, porque todas as paisagens são belíssimas, neste caso há algumas razões extras.

O circuito de cachoeiras do atrativo Rio do Peixe também está localizado em uma fazenda particular, mas com o destaque que o local proporcional ainda mais opções de paradas para banho: o passeio contempla 11 piscinas naturais simplesmente incríveis.

A trilha que dá acesso às cachoeiras é bem sinalizada e segura, o que permite que o passeio seja feito por todos.

E, de quebra, se o turista quiser contemplar a fauna e flora local, pode fazer com toda a calma do mundo, apreciando macacos, tucanos e araras.

Aliás, há outra vantagem ótima para quem quiser aproveitar o tempo por ali: há alguns restaurantes espalhados pela fazenda, e todos oferecem culinária local com pratos típicos de fazenda. Tudo delicioso!

O passeio tem duração de um dia inteiro e o visitante não precisa se preocupar em ir embora logo, podendo curtir tudo com bastante calma.

BONITO RIO DO PEIXE
Rio do Peixe

6) Bosque das Águas

No Bosque das Águas, em Bonito, o visitante encontrará algumas razões para querer ficar em paz com a natureza.

Mas, além disso, o que ninguém te conta é que, neste caso, também existe a possibilidade de ficar em paz consigo mesmo, só apreciando o movimento das águas, em diversas corredeiras que passam por ali, quilômetros a fio.

No Bosque das Águas você não vai encontrar uma grande cachoeira, mas sim pequenas quedas d’água.

Para chegar ao local, é altamente recomendável que você conte com um guiamento profissional e assim não se preocupará com orientações em mapas ou GPS (principalmente porque estamos falando sobre locais em meio à natureza, onde não há sinal de internet).

O passeio pelo Bosque das Águas é uma excelente opção para quem quer algo mais calmo e tranquilo, e sem perder o espírito de aventura que o destino proporciona.

Por isso, não se espante se você estiver contemplando a natureza ao som das águas e algumas araras estiverem por perto, porque a paz neste ponto de Bonito é mesmo o mais interessante do passeio. Então desfrute da natureza!

7) Passeio de bote no Rio Formoso

Por falar em paz, o passeio de bote pelo rio Formoso é uma daquelas atividades calmas e perfeitas para combinar com os dias de visitação a uma das 50 cachoeiras de Bonito.

Por ser um passeio relaxante e mais rápido, vale a pena incluí-lo de forma intercalada com as atividades mais intensas, assim você equilibra o desgaste físico de uma viagem com tantas aventuras.

Saiba quando você embarcar em um dos botes no Rio Formoso, com capacidade para até 11 pessoas, você estará “embarcando” em um dos principais rios de Bonito e de todo o estado Mato Grosso do Sul.

Para o ecoturismo, essa é uma atividade importante, pois apresenta ao turista uma parte importante da região, intocada e conservada.

Faça este passeio sem pressa, e aprecie a natureza ao máximo. 

O que você precisa saber sobre os passeios

Em todos os passeios de cachoeiras e em suas redondezas, você vai encontrar a cidade de Bonito como o principal ponto do ecoturismo sul-matogrossense.

Bonito é a base de toda a sua experiência na região e recomendo que você se hospede lá (a cidade tem boa estrutura para atender os turistas – restaurantes, lojas, hotéis, mercados, bancos, etc.). Apesar disso, há muitos atrativos que ficam afastados da cidade ou em cidades vizinhas.

Pensando nisso, existem algumas recomendações que você deve seguir para conseguir aproveitar ainda a mais sua viagem:

  • Organize um roteiro com base em suas pesquisas sobre a região, mas deixe espaço extra para as indicações que surjam durante a viagem, como sugestões de lugares diferentes para visitar e refeições para experimentar;
  • Pesquise sobre a previsão do tempo para ter ideia de como serão seus dias de viagem;
  • Se você optar por montar base na em Bonito, a cidade será seu ponto de partida em todos os dias. Por isso, escolha uma acomodação que proporcione o conforto adequado para o seu perfil de viajante;
  • Outro fator essencial para aproveitar as cachoeiras da região é ter sempre uma muda de roupas a mais em sua mochila – aliás, leve uma mochila com o necessário para se proteger e se trocar, caso seja necessário;
  • Organize o seu roteiro e os passeios antes da viagem, incluindo a forma de locomoção no destino. Você pode alugar um carro ou pode contratar serviços de transfer sempre que precisar. Seja qual for a sua escolha, indicado tomar essa decisão antes da viagem, visando não se frustar com possíveis (e prováveis) reservas esgotadas;
  • Aproveite sua viagem para registrar ao máximo todos os detalhes, mas também reserve momentos de pura contemplação, pois o estado de Mato Grosso do Sul merece ser vivido em sua plenitude;
  • Na mala: roupas de banho, toalha para trilha/cachoeiras, protetor solar e repelente, óculos de sol e chapéu, roupas leves (evite preto, pois atrai mais os mosquitos), chinelo e tênis (passeios em grutas exigem tênis ou sandália antiderrapante).
Estância Mimosa

O que não fazer

Agora que você já sabe como se organizar, aqui estão algumas dicas do que você não deve fazer ao planejar sua viagem para Bonito-MS:

  • Não leve mochilas frágeis em seus passeios, do tipo que se rasga com um galho atravessado;
  • Não deixe de lado a garrafa com água, de preferência daquelas térmicas, que mantém a água em temperatura refrescante por horas;
  • Não beba água sem tratamento (a água dos rios possui alto índice de calcário e magnésio, podendo causar desarranjo);
  • Além da água, leve um lanche na mochila, pois os passeios são demorados e exigem certo grau de esforço físico por conta das caminhadas;
  • Não se esqueça do protetor solar e do repelente, mas faça uso das opções biodegradáveis, para não prejudicar o meio ambiente;
  • Não deixe a organização da viagem para última hora: o ideal é fazer reserva dos passeios com pelo menos 3 meses de antecedência na baixa temporada e 5 meses se sua viagem for durante a alta temporada (férias escolares e feriados nacionais).

Contrate seus passeios com uma agência de turismo

Além das cachoeiras que mencionamos, Bonito possui diversos outros complexos para ecoturismo, por isso é recomendável procurar uma boa agência de turismo para explorar as melhores rotas naturais da região e contar com o suporte de quem tem experiência com o turismo local.

Importante ressaltar que você precisará reservar seus passeios através de uma agência, pois não é possível chegar no atrativo e comprar o passeio na hora, pois os atrativos exigem um pré-agendamento e funcionam com limite diário de pessoas.

Os preços dos passeios são tabelados, mas é importante ter conhecimento das agências que operam na região para fazer uma escolha consciente, buscando o melhor atendimento e assistência durante sua viagem.

A Roteiro Bonito MS oferece indicações de hospedagens confortáveis, passeios de ecoturismo, guias, sugestões gastronômicas e confere o suporte que o visitante precisa para sua viagem.

Confira o site da agência: https://roteirobonitoms.com.br/

Sempre que você faz sua reserva ou adquire um produto/serviço através de um link do MV, o blog recebe uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o Mala de Viagem sempre atualizado!

Hospedagem

Booking.com

Aluguel de carro

Rent Cars

Seguro Viagem

Seguros Promo

Passagens aéreas

Passagens Promo

Passeios e ingressos

Get Your Guide

Chip Internacional

SimPremium
Author

Wanderlust por natureza, no meu tempo livre estou sempre programando uma nova aventura ou experiência, pois acredito que a melhor viagem é sempre a que está por vir!

Write A Comment

Destinos nacionais e internacionais para viajar com o seu pai Destino latino americano mais procurado em 2022 Viagem do mês: 10 destinos nacionais para viajar em outubro Confira como é o pacote de uma semana de esqui no Club Med Valmorel Confira como são os parques da Disneyland Paris! Viagem do mês: 10 destinos nacionais para viajar em setembro Os 10 melhores hotéis e resorts em Pernambuco Confira como é fazer um safari na África do Sul Os 11 melhores hotéis e resorts no Ceará 8 Destinos de praia para curtir o verão europeu