Lisboa

Four Seasons Hotel Ritz – o hotel ícone de Lisboa

Pinterest LinkedIn Tumblr

Lisboa foi um dos destinos escolhidos para nossa primeira viagem internacional em família com baby João, aos 8 meses de idade (comemorados na viagem). Nossa segunda visita à capital portuguesa merecia ser ainda mais especial, então não tive dúvida sobre a escolha do hotel: Four Seasons Hotel Ritz, considerado o mais sofisticado e elegante da cidade.

A capital Lisboa costuma ocupar posição de destaque no ranking de destinos mais buscados por brasileiros. E não é para menos, afinal, a bela cidade oferece diferentes experiências para quem procura lazer, cultura e gastronomia, sendo perfeita para uma viagem a dois (como a que fizemos em 2018) e também para uma viagem em família, como essa última.

Ficamos hospedados por duas noites, mas para quem pretende ficar mais tempo, é interessante destacar que, a depender da época do ano, o Four Seasons Hotel Ritz oferece a quarta noite de cortesia ou 50% de desconto para famílias que precisam reservar dois quartos.

Design do Four Seasons Hotel Ritz

O Four Seasons é um hotel situado em um edifício modernista histórico, com localização privilegiada em Lisboa.

A pedido do ditador Salazar, foi construído em 1959. Projetado pelo arquiteto Porfírio Pardal Monteiro, tinha como objetivo ser um ícone, representando a inauguração do luxo na cidade, mostrando todo o glamour de Lisboa, que merecia destaque no cenário internacional.

Embora parte da população mais tradicional ainda o chame de Ritz Hotel, o hotel foi adquirido pelo grupo Four Seasons em 1997 e hoje está reformado. A reforma trouxe modernidade, mas o hotel soube com maestria manter a tradição e o requinte da época de sua construção, sendo, até hoje, referência de luxo na capital portuguesa.

Hospedar-se nele é ter a oportunidade de desfrutar da cultura de Portugal e mergulhar na história através dos estilos arquitetônicos Art Déco e Luís XVI, tudo projetado pelo designer de interiores francês Henri Samuel, que trouxe para a decoração do hotel elementos de design autênticos da década de 1950.

O suntuoso lobby lembra os salões da realeza, com mobiliário do século XVIII e tapeçaria portuguesa, incluindo peças originais.

Lobby do Four Seasons Hotel Ritz, em Lisboa

O design se expressa através dos revestimentos em mármore: a estrutura modernista do hotel é complementada por fachadas, paredes e pisos revestidos por mais de 40 mil metros quadrados de mármore raro – muito luxo por todos os lados!

Para completar a decoração, obras de arte contemporâneas de artistas portugueses como Almada Negreiros, Carlos Botelho e Pedro Leitão, estão expostas pelos corredores do hotel e fazem parte de uma das maiores coleções de arte privadas de Portugal.

Não se trata apenas de uma hospedagem, mas de uma experiência cultural repleta de estilo, conforto e sofisticação, ideal para vários perfis de público, desde executivos que visitam Lisboa a trabalho, até famílias com bebês de colo, como foi o meu caso.

Os hotéis da marca Four Seasons têm como público alvo viajantes tradicionais que valorizam uma estadia de luxo. O Four Seasons Ritz Lisboa já foi a principal escolha para hóspedes que viajavam a trabalho, mas, após restauração do hotel, essa proposta mudou, passando a ser uma ótima escolha para viagens em família.

Localização

O Four Seasons Hotel Ritz está localizado na Rua Rodrigo da Fonseca, n. 88, no “coração” de Lisboa, ao lado do Parque Eduardo VII, a 15 minutos a pé da cidade velha e da principal área de compras da cidade e distante algumas ruas da Avenida da Liberdade, uma das principais avenidas de Lisboa. O aeroporto está a apenas 20 minutos do hotel (em um dia de trânsito não intenso).

Essa localização privilegiada favorece os passeios pela cidade, tanto com o uso de transporte público, carro ou caminhadas.

Do último andar (onde está a pista de corrida) é possível ter uma vista panorâmica de toda a cidade, incluindo o Parque Eduardo VII, o Castelo de São Jorge e rio Tejo.

A localização facilitou muito os nossos passeios e tivemos a oportunidade de passear pelas redondezas caminhando ( Parque Eduardo VII e Avenida da Liberdade) e pegando Uber (com corridas curtas, pois estávamos a uma distância curta dos nossos pontos de interesse – exemplo: bairros de Alfama e Chiado).

Four Seasons Hotel Ritz
Four Seasons Hotel Ritz visto do Parque Eduardo VII

O diferencial do Four Seasons Hotel Ritz

Hospedar-se nos hotéis Four Seasons é ter a certeza do exímio atendimento. Não se trata apenas de um hotel 5 estrelas, mas de uma experiência irretocável de luxo, suntuosidade e atendimento de excelência.

Não poderia ser diferente dessa vez. O atendimento do time do Four Seasons Ritz Lisboa foi simplesmente impecável, um primor. Impossível não ficar encantada!

E digo isso porque viajei com o meu bebê de 8 meses, e sei como o hotel precisa estar preparado para atender às necessidades peculiares desse perfil de público.

O grande diferencial do hotel se mostrou no momento do café da manhã, quando João foi atendido com cadeirão de alimentação, kit refeição especial composto por pratos, talheres, copo e babador de silicone e muita atenção da equipe Four Seasons. Ver João se divertir no café da manhã e se sentir incluído no ambiente, fez-me ter a certeza que fizemos a escolha correta quanto à hospedagem.

Muitas famílias pensam que se hospedar em um hotel de luxo com um bebê de colo “não combina” ou têm receio de não se encaixarem ao perfil do hotel. Porém, pela experiência que tenho com os hotéis da marca Four Seasons, atender famílias com maestria é um grande diferencial do hotel.

E digo mais: quando o hotel de luxo está preparado para receber uma família com bebê, como é o caso do Four Seasons Ritz Lisboa, fica muito mais fácil para os pais, pois encontrarão tudo à sua disposição, como o tratamento diferenciado no café da manhã (mencionado acima), além de berço, lixeira para fraldas, banheira e kit amenities especial para o bebê, disponíveis no quarto.

Acomodações

No hotel há um total de 282 quartos, incluindo 41 suítes, divididos em 10 andares. As acomodações foram renovadas em 2021 pelos designers Artur Miranda e Jacques Bec, cujo trabalho fez questão de preservar a estética clássica dos anos 50, mas agregando a modernidade e o conforto contemporâneos.

O resultado não poderia ser outro: quartos amplos, confortáveis e com comodidades que todos os hóspedes desejam, como tomadas na cabeceira da cama, sistema integrado e automatizado de iluminação, criando ambientes mais ou menos iluminados conforme sua vontade, automação das cortinas, que abrem e fecham com um simples toque no controle instalado na mesa de cabeceira e vaso sanitário com controle japonês ao invés do antigo bidê ou duchas higiênicas.

As acomodações estão divididas em:

– Guest rooms

– Suítes

– Suítes especiais

Os quartos – guest rooms – são elegantes, bem equipados, oferecem conforto e garantem a privacidade dos hóspedes.

Dentre as opções de quartos, estão: quarto premier com vista para o parque, quarto premier com vista para a cidade, quarto deluxe com vista para o parque, quarto deluxe com vista para a cidade, quarto superior com vista para o parque e quarto superior com vista para a cidade.

Todas os quartos são espaçosos: os quartos com vista para o parque possuem 49 metros quadrados, enquanto os com vista para a cidade 42 metros quadrados.

Os quartos das categorias “premier” e “deluxe” comportam 2 adultos ou 2 adultos + 1 criança menor que 3 anos de idade. Já os quartos da categoria “superior”, comportam 3 adultos ou 2 adultos + 1 criança + um bebê até 3 anos.

As suítes são ideais para férias em família, pois oferecem espaço extra, com sala de estar separada do quarto.

As suítes estão divididas em: Four Seasons Suite, Grand Suite, Deluxe Suite e Four Seasons Junior Suite. As metragens variam entre 73 metros quadrados e 115 metros quadrados, sendo a Grand Suite a maior delas. Todas elas comportam 3 adultos ou 2 adultos + 1 criança + um bebê até 3 anos.

As suítes especiais, de categoria premium, são recomendadas para viagens em família, amigos ou estadias prolongadas, com área de estar separada da área de dormir e espaço extra para relaxar ou se divertir.

São 4 suítes premium: Almada Negreiros, Pedro Leitão, Royal e Presidential. As 3 primeiras possuem 175 metros quadrados, enquanto a última possui 247 metros quadrados. Todas elas comportam 3 adultos ou 2 adultos + 1 criança + um bebê até 3 anos.

Para quem viaja com filho menor, assim como nós, vale ressaltar que o Four Seasons não cobra nenhuma taxa adicional para crianças/adolescentes até 18 anos que se hospedam no mesmo quarto dos pais ou responsáveis (desde que a acomodação escolhida comporte o filho, conforme sua faixa etária).

O nosso quarto:

Ficamos hospedados em um quarto (guest room) da categoria deluxe, recentemente reformado, com vista para o Parque Eduardo VII, com 49 metros quadrados de muito conforto e sofisticação.

Os móveis são elegantes, a exemplo da chaise longue estilo anos 50, e os detalhes enriquecem o design, como as almofadas com réplicas de obras do museu Pompidou.

O que mais me chamou a atenção foi a automatização do quarto, principalmente no tocante às luzes e cortinas, que abrem e fecham com um mero toque no controle.

A iluminação estava disposta em 3 categorias: iluminação máxima, para deixar o quarto bem claro, média, criando um ambiente mais aconchegante e mínima, aproximando-se do conceito de penumbra. Adorei a ideia e já penso em fazer algo semelhante quando mudar para outra casa.

O banheiro é todo revestido de mármore, com muitos espelhos e duas pias. Apesar das cubas não contemplarem bancadas, são pias amplas e combinam com o design do banheiro. Para garantir o conforto, roupões felpudos de algodão e chinelos à nossa disposição.

Os itens de higiene pessoal são Oliófora, incluindo shampoo, condicionador, gel de banho, sabonete líquido para as mãos e hidratante corporal no banheiro. João também recebeu seu kit amenities especial e banheira para banho.

Outro destaque da sala de banho é a apresentação da banheira separada da ducha, garantindo duas experiências diferentes. Não sei se é uma opinião só minha, mas não me agrada quando a ducha é dentro da banheira, além de ser ultrapassado, acaba sendo uma forma de anular o uso da banheira (não acho higiênico).

Sala de banho espaçosa

Cama king size padrão Four Seasons (a melhor que já experimentei), berço clássico de madeira com lençóis macios (do mesmo padrão de qualidade da cama king size), armários em abundância, mesa de trabalho, TV, chaise, mesinha com cadeira para refeição, cafeteira e minibar, completam a descrição dos móveis do quarto.

Quarto amplo e confortável

A varanda privativa tem um amplo espaço, grande o suficiente para acomodar com tranquilidade uma mesa com cadeiras. Tudo isso com vista para o Parque Eduardo VII.

Ter um quarto amplo foi de fundamental importância para nossa viagem. João estava com 8 meses e cheio de energia para engatinhar e tentar caminhar se segurando nas coisas. Ele adorou a chaise longue e o berço em estilo clássico! Isso sem falar da cama… Um pequeno Lord, desde cedo experimentando as melhores camas de hotéis pelo mundo!

O fato do quarto ter mesas e cadeiras facilitou as refeições do João. Ele ainda mantém uma rotina alimentar em horários diferentes dos nossos, então eu consegui fazer essas refeições no quarto mesmo, com bastante praticidade.

Serviços no quarto:

O serviço de quarto (room service) funciona 24h – o café da manhã pode ser servido no quarto das 6:00 às 11:30 AM e o all-day menu pode ser servido das 11:00 AM às 11:00 PM.

O serviço de housekeeping é feito duas vezes por dia: uma durante o dia e a outra ao final do dia, para abertura de cama, chamado “turn-down service”, com a retirada do cobre leito e das almofadas extras, fechamento da cortina, posicionamento da pantufa na beira da cama, reposição de amenities e disponibilização de garrafas reutilizáveis de água.

Para quem viaja com bebês e crianças:

O hotel dispõe de serviço de babysitting, amenities especiais, lixeira para fraldas, berço, banheira infantil e aquecedor de mamadeira.

No café da manhã o hotel oferece cadeirão, kit especial composto por talheres, prato, bowl e copo de plástico e babador de silicone.

O fato de ser um hotel de luxo não intimidou em nada nossa hospedagem com João, muito pelo contrário, o Four Seasons Lisboa é extremamente preparado para receber famílias com bebês, e isso tornou nossa hospedagem ainda mais especial e tranquila.

Lazer e facilidades do Four Seasons Hotel Ritz

Rooftop com pista de corrida: uma pista de 400 metros de corrida localizada no 10º andar do hotel oferece vista da cidade em 360º. Mesmo que você não esteja pensando em correr durante sua hospedagem, vale a pena subir para apreciar a vista da cidade.

Piscina externa: a forma curva da piscina foi inspirada nos modelos iniciais do hotel (antigo hotel Ritz). Guarda-sóis, espreguiçadeiras e cabanas compõem a paisagem arborizada. Para completar a descrição do ambiente, a piscina é aquecida e equipada com sistema moderno que garante que a música também toque embaixo da água. O funcionamento é sazonal, de modo que a piscina externa não funciona entre outubro e março, meses de outono e inverno no hemisfério norte. Nossa viagem aconteceu em fevereiro, logo, não tivemos a oportunidade de desfrutar desse ambiente.

Piscina interna: localizada do ambiente do spa (piso térreo), essa piscina de 18 metros é ideal para os meses de outono e inverno, quando a piscina externa não está em funcionamento e faz frio lá fora. João e meu marido aproveitaram a piscina interna (eu passei a atividade, pois gosto da água mais quente). Ainda que você não queira entrar na água, o ambiente da piscina interna é uma delícia para relaxar, com cadeiras, espreguiçadeiras, toalhas, água e frutas à disposição dos hóspedes. Além de curtir a piscina, João aproveitou e fez uma soneca.

Piscina interna

Academia: a academia fica do topo do edifício, com janelas do chão ao teto e vista 360º para a cidade e equipamentos modernos. No mesmo ambiente, mas em salas separadas, há também um estúdio de pilates. Numa viagem com bebê e sem auxílio de rede de apoio, fica complicado malhar ou correr, mas adorei conhecer as facilidades do hotel, já pensando na próxima oportunidade.

Spa: o destaque do spa vai para as duas massagens assinatura. A primeira é a chamada “Sete Montes de Lisboa”, que traz como proposta o alívio para pernas e corpos cansados, com imersão sensorial que homenageia as frutas e fragrâncias de Lisboa e uso de ingredientes orgânicos regionais. A segunda recebe o nome de “Mente e Corpo Detox Digital Total”, cuja proposta é convidá-lo a fugir um pouco do mundo digital através do tratamento exclusivo Ignae, criado para aliviar o corpo e a mente das tensões causadas pelo estilo de vida digital, abordando tanto o stress muscular causado pelas longas horas passadas em dispositivos digitais, como o impacto prejudicial da luz azul na pele. *As massagens e tratamentos de spa possuem custo adicional. A estrutura do spa é completa, dispondo de roupão, toalhas e área para troca de roupas.

Gastronomia

*menu vegetariano e vegano estão disponíveis.

Cura: restaurante de alta gastronomia comandado pelo chef premiado com estrela Michelin e curador culinário Pedro Pena Bastos. O chef se destaca por utilizar ingredientes de maneira meticulosa, tal como um artista quando escolhe suas tintas. A proposta do menu é o uso de ingredientes regionais e sazonais que garantem pratos artesanais, saborosos e repletos de significado e alegria, como “musgo de rena crocante” e “carne marmorizada de porco ibérico do Alentejo”.

O restaurante Cura funciona no jantar (mediante reserva), das 7:00 PM às 10:00 PM.

O “Origens Menu” (menu degustação) oferece uma refeição em 5 ou 10 etapas. A opção “10 Moments” tem o custo de 185 euros e a “5 Moments” 145 euros (valores: referência – feveiro/24). A terceira opção de menu é o com pratos vegetarianos.

Varanda: restaurante atemporal que se destaque pelo seu brunch luxuoso, servido aos finais de semana com vista para o Parque Eduardo VII e cardápio diversificado, com especialidades e uso de ingredientes locais.

O café da manhã é servido no restaurante Varanda, das 7:00 às 10:30 AM, e o almoço é servido das 12:30 às 3:00 PM. O brunch acontece aos sábados e domingos, das 12:30 às 4:00 PM.

O farto café da manhã inclui um variado buffet e pedidos à la carte. As opções são inúmeras, com vasta seleção de frutas, iogurtes, pães salgados e doces, frios, ovos, salada, além de salmão, cogumelos, tortas e até mesmo açaí. Sucos, cafés, chás e água são servidos na mesa. Os ovos, em suas mais variadas apresentações, compõem o cardápio à la carte.

Além da variedade e qualidade dos alimentos oferecidos, o atendimento é digno de nota. A equipe Four Season é solícita e dispensa atendimento excepcional aos hóspedes, inclusive nos chamando pelo nome.

Ritz Bar e O Japonês Sushi Counter: o Ritz Bar oferece uma extensa carta de vinhos (incluindo uma seleção de vinhos do Porto) e coquetéis criador pelo criativo Sandro Pimenta. O ambiente é casual-chique, ideal para um drinque. O Sushi Counter serve sushis, sashimis e pratos assinatura como o tempurá de camarão, o John Dory Fillet e a salada de espinafre com lagosta.

O Ritz Bar funciona diariamente, das 9:30 AM às 1:00 AM. O Sushi funciona de terça a sexta, das 12:30 às 3:00 PM.

Ritz Bar

Ritz Pool Bar: ideal para um dia de verão, o Ritz Pool Bar tem vista sobre as copas das árvores do Parque Eduardo VII. Oferece refeições ao ar livre, cocktails e petiscos na beira da piscina. O bar funciona diariamente, das 11:00 AM às 7:00 PM, porém a piscina externa funciona apenas de abril a outubro (nossa viagem foi no inverno – fevereiro).

Almada Negreiros Lounge: o Lobby Almada Negreiros tem uma grande instalação floral no teto, com carpetes no chão, móveis em tons contrastantes de amarelo e verde escuro, além de lustres ornamentados pendurados. É o ambiente ideal para encontrar amigos, ler um livro ou desfrutar um chá da tarde, que é servido diariamente, das 4:00 às 6:00 PM.

Para mais informações sobre o Four Seasons Hotel Ritz, consulte o site oficial.

Nossa experiência no Four Seasons Hotel Ritz foi memorável e por isso não poderia deixar de recomendá-lo como uma excelente opção de hospedagem em Lisboa, em especial para famílias que viajam com seus filhos pequenos e desejam desfrutar do conforto de um hotel que preza pelo conforto de seus hóspedes.

Author

Wanderlust por natureza, no meu tempo livre estou sempre programando uma nova aventura ou experiência, pois acredito que a melhor viagem é sempre a que está por vir!

Write A Comment

Além de Paris: cidades da França que você precisa conhecer 8 lugares para aproveitar a Semana Santa em família no RJ 7 Motivos para incluir Seychelles na sua lista de viagens em 2023 Descubra quais são os 7 aeroportos com mais atrasos e cancelamentos Dicas para viajar com os animais nas férias Por que optar por se hospedar em imóveis de temporada? Anguila: conheça esse paraíso no Caribe 8 Passeios e atividades fora do óbvio no Rio de Janeiro 10 passeios para fazer na sua viagem a Buenos Aires O que considerar na hora de escolher um safari?