DicasSaúde e viagem

Você sabia? Brasileiros podem ser atendidos gratuitamente em três países!

CDAM

Olá, meus viajantes! Tudo tim tim com vocês? Espero que sim! Caso não esteja, tenho certeza que depois do nosso bate-papo as coisas vão melhorar. Shalon!

Sentiram saudades de mim, né? Peraí, gente! Calma aí! Eu sei que vocês estão pensando que sou mais doido que o Batman, mas sou normalzinho. Estou aqui para compartilhar minhas experiências com vocês. Lembrando que ficarei muito feliz se me enviarem sugestões e críticas. Só não me ofendam, Ok? Fico chateado e cabisbaixo. Rsrs (Brincadeira).

Vamos para o assunto de hoje? Apertem os cintos!

Vocês sabiam que os brasileiros têm direito a atendimento médico gratuito em três países?

Tenho certeza que muitos de vocês torceram o nariz e disseram que não. É isso mesmo, produção! Os brasileirinhos com destino a Itália, Portugal e Cabo Verde podem consultar, gratuitamente, em hospitais públicos desses países, desde que portem um certificado de Direito à Assistência Médica (CDAM), de acordo com o Ministério da Saúde.

A notícia é boa demais pra ser verdade, né? Por essa vocês não esperavam! A novidade não acaba por aí. Existem algumas regrinhas básicas. Acalmem-se e continuem a leitura!

Quem aí conhece a Itália? Foi um dos países mais lindos que já conheci em toda minha vida. A maioria das construções são imensas. A cidade de Roma exala história. Nunca vi tanta riqueza de detalhes. Não tenho palavras para exemplificar a maravilha de Veneza. Vale a pena conhecer!

Cabo Verde é um país localizado no Continente Africano. O Estado ainda é pouco explorado pela população mundial. Fiquei maravilhado com as fotos. São praias belíssimas. Nunca ouvi falar de alguém que foi pra lá. E vocês?

Portugal é o amor da minha vida. Que país maravilhoso! Vocês sabem que muitos brasileiros estão mudando pra lá, né? Sim! Além do idioma ser semelhante ao nosso, a qualidade de vida é topíssima. Os brasileiros amam visitar Portugal. Super indico!

Vale lembrá-los que o certificado (CDAM) não substitui o seguro viagem. Não confundam as bolas, hein? O documento não garante translado de corpo, muito menos o atendimento particular de saúde.

Prevenção é vida. Devemos ser sempre positivos, mas vai que acontece. Quem me conhece sabe que não abro mão de um bom seguro. É importante demais! Sou hipocondríaco, amigos. Qualquer dor de cabeça é motivo de ficar doido, achando que é a morte batendo na porta. Rsrsr ( Dramático que só ele).

E quem pode solicitar o documento?

O “rolê” na Itália e em Cabo Verde é mais complicado um pouquinho, pois para solicitar o documento (CDAM) é preciso ser contribuinte na Previdência Social (INSS). É obrigatória a comprovação da contribuição, ou seja, não tem como burlar o sistema.

Pois bem, em Portugal as coisas são mais simples para os brasileiros, pelo fato de serem taxados como “Países Irmãos”.

Em Cabo Verde e na Itália é preciso ser pensionista do INSS para obter o documento. Já em Portugal,  qualquer pessoa, de qualquer idade pode obter o certificado, seja pensionistas ou não.

Em relação ao pagamento das consultas, funciona assim: os direitos são iguais! Se o hospital for particular e os portugueses pagarem, consequentemente os brasileiros pagarão também. Caso seja gratuito, os brasileiros não pagarão.

Não é porque sou brasileiro que pagaria uma consulta grátis para os portugueses. Entende? Direito iguais!

Qual a validade da autorização (CDAM)?

A autorização tem validade de um ano, contando a partir da data de emissão.

Como solicitar o danadinho do documento?

Digamos que o processo não é complicado. Basta clicar no link abaixo e começar o procedimento. Enjoy this experience!

http://aplicacao.saude.gov.br/cdam-publico/visao/externo/solicitacao/solicitacaoindexpage.html?6

O menor de idade poderá ser titular do CDAM?

Não! Salvo a emancipação (devendo esta ser comprovada). Apenas será registrado como dependente, tendo como titular um dos pais ou seu tutor/curador.

E para finalizar…

Meus viajantes, basta clicar no link que passei acima para acessar todas as informações que envolvem o procedimento. Já ouvi relatos de algumas pessoas que conseguiram o documento. Confesso que fiquei alegrinho. Estou indo para Portugal no final do ano, e então vou começar todo o processo para pedir o CDAM. Vou contando todos os detalhes p/ vocês! Vamos ver se esse “trem” funciona, né?

Adorei nosso papo de hoje!

Tem alguma dúvida? Mande um direct pra mim!? @jrmatiasviaja

FUIIIIIIIIIIII!

Abraço forte e “bão”!

Anna
Anna
Escorpiana assumida, Defensora Pública em MS e wanderlust por natureza. Está sempre programando uma nova aventura e em busca de experiências, porque acredita que a melhor viagem é sempre a próxima!