Hospedagem

Alaya Tulum: hotel eco-friendly na zona hoteleira de Tulum

Pinterest LinkedIn Tumblr

Localizada na Riviera Maya, a cidade praiana Tulum surgiu como um dos destinos internacionais mais cobiçados do momento. Com estilo bem diferente ao de Cancún, Tulum oferece um turismo em meio a ruas de areia, hotéis pé na areia, ruínas maias e belezas naturais. Em junho de 2021 tive a oportunidade de voltar à cidade (a primeira vez foi em abril de 2016) e me hospedar no mega charmoso Alaya Tulum, um hotel boutique familiar rústico-chique, cujo review você acompanha agora:

Tulum integra a Riviera Maya e é uma cidade que aparece no roteiro da maioria dos turistas que visitam o México.

A cidade tem uma vibe bem diferente daquela que vigora em Cancún, sem grandes prédios e resorts. Em Tulum a integração do visitante com a natureza é bem maior, visto que a rua principal da zona hoteleira é de terra e seus hotéis são pé na areia, predominando as construções menores, com poucos quartos, na modalidade hotel boutique com clubes de praia.

Dentre as atividades turísticas da cidade e região, destacam-se: ruínas maias, praias, cenotes e uma vila turística repleta de bares, restaurantes, lojas e beach clubs de fama mundial.

Dentre tantas opções de hospedagem, encontrei o hotel Alaya Tulum, que faz parte da Ahau Collection. O Alaya é a opção perfeita para quem quer ter uma real experiência sobre como é se hospedar em um hotel boutique estilo rústico-chique na zona hoteleira da cidade.

Confira aqui tudo que o hotel oferece e para qual público é destinado:

Para quem é o Alaya Tulum

O hotel Alaya Tulum está localizado na zona hoteleira de Tulum, próximo a restaurantes, lojas e beach clubs.

Trata-se de um hotel familiar eco-friendly, com opções de acomodação para todos os estilos de viajante, incluindo famílias maiores que buscam espaço e conforto.

O Alaya traz de forma inovadora o conceito de “casa na praia”: suas suítes no estilo bangalô pé na areia e com saída direta para o mar proporcionam maior contato com a natureza, sem que o hóspede tenha que abrir mão do conforto.

Assim, o Alaya Tulum é a opção ideal para os hóspedes que buscam um hotel boutique rústico-chique, tranquilo, integrado à natureza, com atendimento personalizado, boa localização e comodidades zen, como prática de ioga matinal.

Alaya Tulum: hotel familiar pé na areia

Ahau Collection

Fazem parte da coleção Ahau os seguintes hotéis: Ahau Tulum, Alaya, Villa Pescadores, Casa Ganesh, Aldea Canzul e Kanan.

Os hotéis Ahau Collection são hotéis ecológicos onde predomina o contato direto e a preservação da natureza. O conceito de hospedagem, iniciativas ecológicas e sustentabilidade ambiental estão atrelados, sem que o hóspede tenha que abrir mão do conforto, tendo a oportunidade e a real experiência de se hospedar em hotéis boutique que fazem o estilo rústico-chique.

O consumo sustentável de energia, as práticas de preservação da água, as amenities ecológicas, o uso de produtos orgânicos na preparação dos alimentos e o oferecimento de atividades de saúde e bem estar aos hóspedes, são exemplo dessa postura de preservação adotada pelos hotéis Ahau Collection.

Os hotéis Ahau Collection são considerados hotéis Green Key (vencedores de prêmios relacionados à sustentabilidade), comprometidos com o meio ambiente e com os três pilares da sustentabilidade: ambiental, sociocultural e econômico, além do comprometimento com melhorias e realização de projetos dentro da comunidade local e na natureza, como estímulo do crescimento econômico e geração de empregos para as pessoas que residem em Tulum.

Proteção da vida marinha e das reservas naturais, bem como políticas para evitar desperdício de alimentos e acabar com a fome, também são compromissos da Ahau Collection.

Alaya Tulum

As acomodações do Alaya Tulum

As acomodações no hotel Alaya Tulum são em cabanas de madeira no estilo rústico-chique, com portas de vidro que vão do chão ao teto e possibilitam a passagem de luz solar e acesso à área externa.

Os quartos são equipados com ventilador de teto, ar condicionado (funcionamento limitado das 18 às 10h), Wi-Fi, secador de cabelo (mediante solicitação), cofre, ducha quente efeito chuva, roupões e toalhas de banho premium (hipoalergênicos), amenities Organic Yucatan Senses e produtos de higiene pessoal Portento.

*As amenities Organic Yucatan Senses e produtos de higiene pessoal Portentos são naturais e biodegradáveis.

As opções de acomodação são:

Suíte frente para o mar: localizada a apenas 25 metros do mar, essas cabanas apresentam móveis de madeira feitos à mão, piso de madeira personalizado e elementos de design natural com deck privativo. O quarto é equipado com uma cama king-size com lençóis de alto padrão e travesseiros hipoalergênicos. O banheiro tipo spa possui ilha de design exclusivo e pia com cuba dupla. O chuveiro é de efeito de chuva com alta pressão e as paredes apresentam mosaico de mármore.

Suíte com vista: equipada com móveis de madeira feitos à mão, um sofá, piso de madeira e cama king-size, essa suíte tem localização central, de frente para o mar. O banheiro está equipado com pia de madeira feita à mão e chuveiro efeito chuva com alta pressão. As paredes do chuveiro são feitas com mosaicos de mármore e os pisos são feitos com tábuas de madeira para uma experiência spa. O terraço privativo é um ambiente perfeito para a prática de ioga matinal e meditação.

Suíte – cama king-size – Alaya Tulum

Suíte dupla oceano com vista parcial: suíte dupla com duas camas de casal equipadas com lençóis de alto padrão, piso de madeira feito à mão e janelas grandes. Localizadas a apenas 45 metros do mar, essa acomodação eco-chiques é ideal para famílias e grupos. O banheiro é espaçoso, equipado com chuveiro efeito chuva e mosaico de mármore.

Quarto duplo deluxe com vista parcial do mar: suítes com design elegante e vista parcial para o mar, que está localizado a apenas 45 metros. Essa modalidade de acomodação está equipada com um grande sofá com espaço suficiente para acomodar 5 pessoas, além de duas camas de casal grandes, cada qual com o seu próprio armário. Os quartos têm pisos de madeira feitos à mão e janelas grandes que vão do chão ao teto. As casas de banho são espaçosas e equipadas com WC separado e cabine de ducha com espaço para se vestir. A área de banho possui paredes de mosaico de mármore, chuveiros pressurizados e piso de tábuas de madeira.

Family Villa: essa vila possui paredes de pedra, arquitetura mexicana natural e móveis de madeira feitos à mão. Está equipada com uma cama queen-size no quarto da frente e com duas camas de solteiro estilo beliche no segundo quarto. É uma opção de acomodação ideal para famílias com crianças. A Vila conta ainda com um deck coberto, separado por uma parede de vidro. O banheiro luxuoso possui chuveiro com efeito chuva de alta pressão, paredes de mosaico de mármore e piso de tábuas de madeira.

Garden Villas: essas vilas únicas oferecem um ambiente natural íntimo com vista parcial para o mar. Com vista para o jardim, o deck coberto de 400 pés, através de portas de vidro, conecta o exterior com o interior. A cama de tamanho king-size é equipada com lençóis de alto padrão e o banheiros possui chuveiros de alta pressão.

Garden Apartments: com estilo residencial, cozinha completa e banheiro luxuoso estilo spa, os apartamentos Alaya estão localizados no 1º e 2º andares do edifício principal. Com paredes de pedra, arquitetura mexicana natural e móveis de madeira feitos à mão, os apartamentos estão equipados com uma cama king-size e banquetas que possibilitam refeições no quarto.

Casa Alaya: a Casa Alaya (aproximadamente 1000 pés quadrados de espaço externo privativo), projetada e construída por David Graziano, é uma das poucas casas particulares à beira-mar em Tulum. Construída com materiais de origem local, equipada com móveis feitos à mão e acabamentos personalizados, esta propriedade possui 2.000 pés quadrados de espaço interior; dois quartos (com mezanino no quarto principal) e pé direito duplo. O loft de dormir também funciona como um escritório com um lavabo.

A Casa Alaya possui um deck beira-mar com mesa de jantar para 10 pessoas, sofá-cama e espreguiçadeiras, terraço na suíte master – estúdio de ioga e espaço para massagem no terceiro andar. O piso térreo conta com cozinha equipada com utensílios de aço inoxidável, ilha de jantar e sala de estar.

Restaurantes

O hóspede do hotel Alaya Tulum pode desfrutar de qualquer restaurante da Coleção Ahau, bem como ter acesso aos clubes de praia de todos hotéis da coleção, independente de qual hotel Ahau estiver hospedado.

Os restaurantes dos hotéis Ahau Collection visam o abastecimento sustentável com produtos orgânicos e utilização de métodos tradicionais de cozinha, incluindo grelhadores à lenha e fornos de fogo lento.

Os pratos gourmet são inspirados na culinária internacional, sem deixar de lado o típico toque mexicano.

Café da manhã no Alaya Tulum

Restaurante Alaya:

O restaurante Alaya, no hotel Alaya Tulum, possui uma autêntica cozinha latino-americana com produtos orgânicos e saudáveis. O menu inclui frutas frescas, produtos e proteínas de origem local, além de uma seleção de bebidas quentes e frias com toques regionais.

O menu contempla pratos preparados com alimentos saudáveis e feitos na hora. Além da bela apresentação, os pratos são muito saborosos e bem servidos.

Funcionamento: das 8 às 20 horas.

Restaurante Alaya

Ahau Tulum:

No restaurante Ahau Tulum o visitante degusta o melhor cozinha rústica elegante, com um cardápio que inclui opções da culinária mexicana e caribenha.

O restaurante Ahau funciona no café da manhã, almoço e jantar, e além dos pratos sofisticados do menu, possui um cardápio especial com coquetéis refrescantes e bebidas tropicais.

Funcionamento: das 7h30 às 22h30.

*Ainda, fazendo opção pelo Authentic Mexican Dinner, o visitante terá uma legítima experiência gastronômica maia guiada pela chefe internacionalmente aclamada Rosalia Chay.

Ahau Beach Grill :

No Ahau Beach Grill (hotel Ahau) o visitante pode experimentar peixes, frutos do mar, carnes e produtos regionais grelhados, preparados de frente para a praia, sempre com sabores e temperos locais. A sugestão do chefe são os peixes curados com mezcal (espécie de cachaça típica mexicana).

Funcionamento: das 12h às 22h30.

Raw Love Cafe:

O Raw Love é um restaurante vegano localizado no hotel Ahau Tulum, que serve pratos saudáveis ​​e criativos, além de uma seleção especial de sucos naturais e verdes. Aproveite para experimentar os superalimentos com ingredientes regionais orgânicos como coco, mamão e abacaxi.

Restaurante Villa Pescadores Tulum:

O restaurante Villa Pescadores Tulum apresenta a mais autêntica culinária mexicana tanto no café da manhã quanto no almoço. Os pratos são preparados com ingredientes locais frescos, incluindo frutos do mar, sanduíches, pratos de massa, ceviches artesanais e pratos especiais do dia.

Funcionamento: das 11h30 às 18h.

Kanan Sunset Dinner:

A experiência de jantar ao pôr do sol nos famosos ninhos, surpreendente os hóspedes que escolhem o Kanan Tulum para esse momento especial. Uma mesa particular à luz de velas é montada na praia para que o hóspede possa desfrutar de uma refeição deliciosa e romântica a dois. *Esse serviço exige reserva prévia.

Funcionamento: das 18 às 12 horas.

Kanan Sunset Dinner

Restaurante Caracol:

O Restaurante Caracol está localizado no hotel Kanan Tulum. Nele você poderá saborear a culinária mexicana tradicional e fresca em um restaurante sofisticado e rústico à beira-mar.

O menu é composto por especiarias sazonais, frutos do mar, produtos, aves e carnes locais, com opções vegetarianas, veganas e sem glúten.

Funcionamento: das 7h30 às 17 horas.

Para mais informações sobre as opções de menus e restaurantes, confira aqui.

Amenidades e facilidades oferecidas pelo Alaya Tulum

Tulum Jungle Gym: hóspedes do Alaya Tulum podem frequentar a Tulum Jungle Gym, uma academia ao ar livre inspirada nos Flintstones da vida real. A academia fica em outro hotel Ahau Collection, de frente para o mar e seus equipamentos são feitos de madeira, pedra e bambu. Além de se tratar de um centro fitness inusitado, sua estrutura está em conformidade com as práticas sustentáveis do Alaya Tulum ​​e seu compromisso com a natureza.

A Tulum Jungle Gym está a apenas quinze minutos a pé da praia do hotel Alaya.

Ioga: o Alaya Tulum oferece aulas de ioga ou retiros em grupo. As aulas buscam iluminar a mente e o corpo e acontecem diariamente.

Meditação de cura pelo som: com essa meditação o hóspede tem a oportunidade de limpar seus chakras e descobrir o poder do som. As sessões de cura usam vibrações para ajudar a reduzir o estresse, alterar a consciência, aliviar dores no corpo e criar uma sensação de paz. As sessões de meditação de cura pelo som acontece todas as quintas-feiras às 19:00.

A recepção funciona das 7 às 22 horas, o restaurante e o serviço de quarto das 7 às 20 horas.

O Alaya Tulum dispõe de estacionamento gratuito para hóspedes, segurança 24 horas, Wi-Fi grátis nos quartos e áreas públicas.

Beach club: o Alaya Tulum possui o seu próprio beach club com sofás, cadeiras, espreguiçadeiras e guarda-sóis preparados para receber os hóspedes do hotel. As toalhas de praia ficam nos quartos e o hóspede pode utilizá-las conforme a necessidade.

Café e chá na varanda: como cortesia do hotel Alaya, pela manhã é servida uma bandeja com chá, café e bolachinhas na varanda de cada chalé, O hóspede escolhe o horário que prefere para que sua bandeja seja entregue. Essa prática agrega muito valor à experiência, pois logo que levanta o hóspede pode abrir a porta da varanda e tomar um café ou chá apreciando a vista (melhor ainda se estiver em um chalé próximo ao mar, pois terá uma bela vista para aproveitar o momento).

Experiência de café/chá na varanda do chalé pela manhã
Nada melhor do que começar o dia com um café quentinho na varanda!

Serviços oferecidos mediante custo adicional: aluguel de bicicletas (15 USD / 24 horas), traslados do aeroporto com Tulum Transport, serviço de spa (massagem) e jantar romântico na praia (uma mesa privativa à luz de velas é montada junto à praia para que você possa ter um momento especial a dois).

Minha experiência no Alaya

Da primeira vez que estive no México, em abril de 2016, visitei Tulum apenas num bate-volta a partir de Cancún. O objetivo da visita era conhecer as ruínas maias da cidade e alguns cenotes.

Em junho de 2021 tive a oportunidade de retornar ao México. Dessa vez eu montei um roteiro bem diferente e quis incluir Tulum como uma das cidades base.

Reservei 3 dias para Tulum, pois assim poderia curtir com calma o clima do local, conhecer alguns restaurantes e visitar cenotes diferentes.

Se escolher os passeios foi tarefa fácil, o mesmo não posso dizer em relação à hospedagem, visto que Tulum cresceu bastante a aumentou sua oferta hoteleira nos últimos anos.

Eu queria um hotel que representasse realmente o clima zen de Tulum, que tem uma estrutura que me lembra Jericoacoara, no Ceará.

Definitivamente eu buscava uma hospedagem localizada na zona hoteleira, próxima dos restaurantes e dos principais beach clubs da cidade.

A rua principal (rua da zona hoteleira) é de areia. De um lado predominam os hotéis e beach clubs e do outro os bares, restaurantes e lojas. Hospedando-se nessa região é possível passear a pé no final da tarde, sem necessidade de carro. Por outro lado, para fazer os passeios de cenotes, é necessário carro ou transfer (com agências de turismo), visto que ficam mais afastados, já fora da cidade.

E depois de pesquisar bastante, encontrei o Alaya Tulum, um hotel boutique familiar que representava bem o que eu buscava: todo pé na areia, com acomodações em cabanas (chalés) rústicos, porém muito confortáveis.

Cama king-size, travesseiros hipoalergênicos, filtro de água, amenities biodegradáveis, roupões de banho e ducha efeito chuva são algumas das comodidades oferecidas e características da suíte.

O Alaya é um hotel pequeno, então o atendimento despendido a cada hóspede é muito personalizado. Como exemplo disso posso citar a bandeja com chá e café deixada na varanda ao amanhecer e as aulas diárias de ioga.

Além dessas comodidades, o Alaya possui seu próprio beach club, com espreguiçadeiras e guarda-sóis já preparados para o conforto dos hóspedes.

Infelizmente o tempo não colaborou e o sol quase não deu às caras durante nossa passagem por Tulum. Isso fez com que eu direcionasse meu roteiro para conhecer os cenotes em detrimento ao aproveitamento da praia.

Embora eu não tenha conseguido aproveitar o beach club do Alaya (em razão do tempo instável naqueles dias), pude conferir a estrutura do local e assim afirmar que se trata de um ambiente muito agradável para passar a tarde num dia ensolarado!

Assim, confirmo que o Alaya Tulum é a escolha ideal para quem viaja em casal ou em família (existem acomodações diferentes para cada caso) e quer um ambiente zen e relaxante, com atendimento personalizado e atividades que contribuem para o bem estar, como aulas de ioga, estrutura de beach club, restaurante com pratos preparados com ingredientes frescos, bandeja com chá e café na varanda do chalé, integração do a natureza e bastante conforto!

Meu quarto no Alaya Tulum

Observações gerais sobre o Alaya Tulum

Check-in: o check-in nos hotéis Ahau Collection é às 15h, no entanto, se houver disponibilidade, o quarto será liberado assim que você estiver pronto, sem custo extra.

Check-out: o check-out é ao meio dia. A opção de check-out tardio fica sujeito à disponibilidade e tem um custo adicional de US$ 30 para hospedagem com extensão até às 18 horas.

Valores: diárias para 2 pessoas a partir de 355 dólares.

Contato por e-mail: [email protected] ou [email protected].

Quero registrar meus sinceros agradecimentos à Ahau Collection e ao Alaya Tulum, na pessoa do Dirk van Stockum (diretor de comunicações), que oportunizou ao Blog Mala de Viagem uma experiência completa no hotel, possibilitando que todo o conteúdo criado fosse compartilhado com os leitores do blog.

*O MV esteve no Alaya Tulum a convite da Ahau Collection. Todavia, descrevo minhas experiências tendo como parâmetro a excelência do serviço prestado, a satisfação com as instalações, gastronomia e atividades oferecidas a todos os hóspedes e clientes. Compartilho apenas conteúdos que acredito ser de relevância para os leitores, sendo minha opinião totalmente livre e desvinculada de qualquer contraprestação.

Sempre que você faz sua reserva ou adquire um produto/serviço através de um link do MV, o blog recebe uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o Mala de Viagem sempre atualizado!

Hospedagem

Booking.com

Aluguel de carro

Rent Cars

Seguro Viagem

Seguros Promo

Passagens aéreas

Passagens Promo

Passeios e ingressos

Get Your Guide

Chip Internacional

SimPremium

Author

Wanderlust por natureza, no meu tempo livre estou sempre programando uma nova aventura ou experiência, pois acredito que a melhor viagem é sempre a que está por vir!

Write A Comment

Além de Paris: cidades da França que você precisa conhecer 8 lugares para aproveitar a Semana Santa em família no RJ 7 Motivos para incluir Seychelles na sua lista de viagens em 2023 Descubra quais são os 7 aeroportos com mais atrasos e cancelamentos Dicas para viajar com os animais nas férias Por que optar por se hospedar em imóveis de temporada? Anguila: conheça esse paraíso no Caribe 8 Passeios e atividades fora do óbvio no Rio de Janeiro 10 passeios para fazer na sua viagem a Buenos Aires O que considerar na hora de escolher um safari?