Está planejando ir pra Califórnia? San Francisco está no roteiro? Então que tal dar uma esticadinha na viagem até o Napa Valley?
Napa Valley é a região onde estão concentradas as vinícolas mais famosa da Califórnia.
O acesso é fácil, o passeio é uma delícia e você ainda tem a opção de fazer essa viagem no “modo econômico” como fizemos!
As principais cidades do Napa Valley são:
Napa
Primeira cidade do Napa Valley, que dá nome à região não por ser a cidade mais importante, mas devido ao rio Napa que passa por ali.
Yountville
É a cidadezinha mais bonita da região, embora seja composta por praticamente uma única rua.
Oakville e Rutherford
Para ser bem sincera, essas cidades são tão pequenas que nem me lembro de ter passado por elas.
Santa Helena
Essa é a maior cidade, embora também seja pequena. Lá você encontra mercado, restaurante, padarias, além de vinícolas, claro.
Calistoga
É a última das cidades e tem um estilo “velho oeste” bem característico.
De Napa (primeira) até Calistoga (última) são somente 42 km, e nesses poucos quilômetros estão concentradas as centenas de vinícolas da região.
Tudo é muito pertinho: basta colocar no Waze que ele te dá o caminho certinho, inclusive mostrando o nome das vinícolas no próprio aplicativo, e se ela está do lado direito ou esquerdo da rodovia.
Quando se pensa em fazer um passeio em vinícolas norte-americanas, logo vem na nossa mente programas como degustações em dólar e vinhos caros, certo? Certo… Porém…
Não precisa ser exatamente assim se você não quiser ou não puder desembolsar muita grana.
Por isso quero dividir como você a minha experiência no Napa Valley e te encorajar a conhecer a região também, ainda que seja no “modo econômico”, pois é possível.
Não viaje sem seguro: no site Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada e fácil dos preços dos seguros ofertados, analisando qual tem o melhor custo benefício para a sua viagem. Contrate AQUI o seu seguro viagem com desconto, utilizando o cupom MALADEVIAGEM5.
Existem várias formas conhecer o Napa Valley:
Você pode comprar um tour em grupo saindo de San Francisco (mas nesse caso vai ficar vinculado ao passeio já pré-organizado pela agência), pode comprar um tour privado (com mais mobilidade de conhecer os lugares que você preferir), inclusive alugando uma limousine com motorista particular (vi algumas por lá), optar por comprar o romântico passeio de trem (Napa Valley Wine Train), ou alugar um carro em San Francisco, colocar no Waze o destino e chegar lá em mais ou menos uma hora e meia.
A forma mais econômica é alugar um carro e fazer a viagem por conta própria. Além disso, é a forma que te dá mais liberdade também.
*No Napa Valley tem o passeio de balão, mas ele está disponível apenas em determinadas épocas do ano, acredito que na alta temporada. Fomos no inverno e não vimos esse passeio sendo oferecido em nenhum lugar.
De todas as opções, ficamos com a de conhecer o Napa Valley de carro, partindo de San Francisco.
Ué Anna, mas se vocês estavam dirigindo, como fizeram para degustar os vinhos? Pois é, nem tudo são flores na viagem “modo econômico”. Sem contar que o slogan é sempre o mesmo em qualquer lugar: “Se dirigir, NÃO BEBA!” Ninguém quer ser preso nos EUA…
Então, desse vez, nossa escolha foi visitar o Napa de carro, conhecer as vinícolas que queríamos, comprar os vinhos recomendados e deixar de lado as degustações e os tours guiados.
Claro que ficou faltando toda essa parte, mas quem disse que não temos a intenção de voltar?
Óbvio que a parte da degustação deve ser incrível, inclusive tem vinícolas que você só entra com tour e horário previamente marcados, como é o caso da a Opus One.
Porém, a maioria das vinícolas permite o acesso para que você possa conhecer o lugar (gratuitamente) e comprar vinhos e outras coisas na lojinha.
Se você quiser fazer o tour para conhecer o cultivo das uvas, a fabricação dos vinhos e desfrutar de uma degustação ao final, será preciso pagar um valor pré-determinado, que varia conforme a vinícola. Esses tours precisam ser agendados com com antecedência.
A vantagem de visitar as vinícolas sem tour ou degustação, é que com o valor que gastaríamos fazendo isso, compramos vários vinhos excelentes. Por outro lado, deixamos de conhecer o processo de produção dos vinhos do Napa.
São escolhas… Mas naquele momento da viagem foi o que mais se encaixava nos nossos planos.
O preço dos tours variam bastante, mas se fosse para fazer uma média, acredito que seja em torno de 70, 80 dólares cada um.
Aí, com os nossos vinhos em mãos, fizemos nós mesmos nossa própria degustação no hotel!
Passamos no mercado Sunshine Foods (em Santa Helena), compramos queijos e mais alguns petiscos e pronto.
Não deixe de comprar pelo menos um vinho Zinfandel, ok? Os vinhos mais premiados do Napa Valley são dessa uva.
Onde se hospedar no Napa Valley?
Para quem quer investir numa hospedagem mais luxuosa/sofisticada:
Se busca algo mais simples, a dica é se hospedar na cidade de American Canion, onde os hotéis são mais baratos.
Ficamos no Holiday Inn Express & Suites Napa Valley – American Canyon. Hotel básico, mas atendeu a necessidade, que era apenas passar a noite.
O hotel é bom e o preço justo! Tem um quarto amplo, cama confortável, uma academia pequena, estacionamento incluso e um café da manhã simples, mas com opções de algumas frutas, iogurtes e pães.
Mas ficar em American Canion só vale a pena se no dia seguinte você já for retornar a San Francisco, pois ela fica na entrada do Napa. Se sua ideia for visitar outras vinícolas, então considere se hospedar em uma das cidades que fazem parte da região do Napa Valley, pois assim não ficará fora de mão.
Se você preferir alugar um Airbnb, pegue assim o seu cupom de desconto:
Reserve seu Airbnb pelo nosso link e garanta um grande desconto na sua primeira reserva.
Quantos dias preciso para conhecer o Napa Valley?
Ixe, muitos dias! São mais de 300 vinícolas concentradas na pequena região.
O acesso é sempre simples e uma vinícola é perto da outra… Mas se você não mora em San Francisco, acho impossível conseguir conhecer tudo numa mesma viagem.
Então escolha as vinícolas que mais te interessam, faça uma listinha de umas 5 ou 6 e essas você poderá visitar em 1 dia apenas.
O ideal é ter uns 2 ou 3 dias para aproveitar mais o destino. Um dia dá pra conhecer o básico, mas vai ser corrido.
Vinícolas escolhidas:
Visitamos as seguintes vinícolas:
Robert Mondavi Winery, Inglenook (vinícola do Copolla), Beringer, Castello di Amorosa, Chateau Montelena e Muun.
Com internet no celular, pesquisamos muita coisa na hora e fomos organizando o roteiro do dia conforme distância entre as vinícolas e horário de funcionamento.
Leitor do blog MV tem 10% na aquisição do chip de celular SimPremium ao utilizar o cupom “maladeviagem”. Clique aqui para pedir o seu! É esse o chip que eu uso em todas as minhas viagens.
Outras vinícolas
Essas gostaríamos de ter conhecido, mas não deu tempo:
Domaine Carneros by Taittinger, Domaine Chandon, V. Sattui, Cade Winery, B Cellars, ZD Wines.
Só lembrando que foi possível passar por todas essas em apenas um dia porque não fizemos nenhum tour-degustação (cada tour tem duração média de 1 a 2 horas).
Horário de funcionamento:
As vinícolas fecham cedo (principalmente durante o inverno) – entre 16:30 e 17:30, então programe bem seu tempo para não correr o risco de pegar sua vinícola preferida fechada.
Onde almoçar e jantar?
Almoçamos na Dean & DeLuca Bakery, pois não queríamos perder muito tempo com almoço e conseguir visitar o máximo de vinícolas possível.
A padaria é bem grande e as opções mais comuns são lanches feitos na hora ou saladas.
Se você quer investir mais no jantar, provavelmente vai adorar as opções da pequena Yountville.
Aliás, só o passeio por Yountville já é uma atração, principalmente se visitá-la em uma noite de dezembro, quando a rua principal da cidade fica toda decorada!
Algumas opções de restaurantes conhecidos em Yountville:
- Ad Hoc
- Bouchon
- The French Laundry
Os três são do famoso Chef Thomas Keller. Independentemente de qual restaurante escolher, faça sua reserva com antecedência.
Se quiser comprar queijos, petiscos ou até mesmo comida para fazer sua própria degustação/jantar, recomendo o mercado Sunshine Foods, em Santa Helena (Endereço: 1115 Main St, St Helena, CA 94574, EUA).
Qual a melhor época para ir ao Napa Valley?
Durante a colheita – setembro/outubro.
Ponto positivo: ver a região verdinha e mais bonita.
Ponto negativo: esse período é de alta temporada, então a região estará cheia de turistas e os preços mais altos.
Fui em dezembro, não vi um verdinho sequer nos parreirais. Já tinha bastante gente transitando por lá, mesmo na baixa temporada, então imagina como deve ser na alta estação?
Mas mesmo tendo sido uma viagem rápida, apenas para ter um panorama geral das vinícolas e da região, posso dizer que foi experiência fantástica e por isso recomendo que você vá, independentemente da época e duração da sua viagem!
O Napa Valley tem um estilo próprio, que não se assemelha ao esteriótipo americano. A estrutura da região tem um estilo “europeu”, bem charmoso!
Seja qual for a forma escolhida para conhecer o Napa, tenho certeza que irá adorar e querer voltar.
Eu mesma quero voltar para conhecer mais algumas vinícolas e, da próxima vez, quem sabe fazer o romântico passeio de trem com o Napa Valley Wine Train!
Ps. Se você gosta de conhecer vinícolas e fazer turismo enogastronômico, não pode perder os posts sobre a Região Vinícola do Cabo, na África do Sul:
- Conhecendo a Região Vinícola do Cabo: Stellenbosh
- Franschhoek: o que fazer na da Região Vinícola do Cabo
Já se inscreveu no nosso canal do Youtube? Se ainda não, aproveita para se inscrever agora: Blog Mala de Viagem no Youtube.
Você gosta das minhas dicas? Siga o @maladeviagem no Instagram, assim você poderá acompanhar todas as minhas viagens em tempo real.
35 Comments
Nossa, que dia delicioso hein?! kkk Gosto demais desses tours de degustação. Valeu demais pelas dicas, quando for sem duvida irei fazer também. Grande abraçom
Alexandre, é bom demais! pelo menos uma vez por ano tento fazer uma viagem pra um lugar que tenha vinícolas e degustação de vinhos! também adoro
Eu amo tour-degustação, mas tenho que confessar que ultimamente o “modo econômico” tem tomado conta de mim. hahahaha
Qual das vinícolas você mais gostou? Do tipo tenho que ir obrigatoriamente. rs
Beijos!!!
Ju, acho que você deve incluir a Beringer e o Castello di Amorosa! mas todas são excelentes e tenho certeza que existem muitas outras incríveis que eu não tive a chance de visitar dessa vez! bjs
Deve ter sido bem bacana essa viagem, hein? Vinícolas são lugares lindos… e opções econômicas são sempre bem-vindas! bjs
Exatamente! Tá aí a prova de que no modo econômico também da pra aproveitar muito bem!
Lugares e fotos lindas… mas o que mais me impressionou foi sua elasticidade rsrsrs Meninaaaa, como consegue?!?! Bom saber que tem um lugar assim e ainda por cima com dicas economicas para combinar com uma trip em San Francisco!!!
kkkkkkk Lo, foram muitos anos de ginástica rítmica, mas a cada ano que passa a flexibilidade diminui um pouco, isso é triste!
Que fotos lindas!! Esse tour deve ter sido incrível! Adorei as dicas!!
Sim Pri! que bom que gostou amore! beijos
Que abertura é essa molher?! kkk. Passeio super romântico. Vinícolas são sempre lindas e deliciosos passeios.
kkkkkk ainda sobrou alguma coisa de flexibilidade da época da ginástica, mas depende do dia, tem dia que fico super travada! Também adoro vinícolas, queria ter minha própria vinícola hehehe
Que viagem mais bacana!!! Muito legal, adorei ler o seu relato!!! Viajar mais e melhor exige planejamento mesmo
Oii Estela, que bom que gostou do post. Muito obrigada pela visita no Blog Mala de Viagem! beijos
Adoro opções econômicas, é assim que viajo hoje, por isso amei a dica. Eh a minha cara comprar petiscos no mercado e bebericar no hotel!rs
Não tinha ideia da quantidade de vinícolas em um só lugar! Achei o post mega explicadinho! Arrasaram!!!
Bjs
Muito obrigada Aninha! fico muito agradecida pela sua visita. Um beijo
Que lugar maravilhoso, esses castelinhos são fantástico quero muito conhecer, tudo muto bonito em Napa Valley, muito interessante conhecer tudo isso em apenas um dia, parabéns pelas dicas, Gostei
Paulo, a vontade era ficar pelo menos uma semana inteira por lá… com certeza é um lugar que eu quero voltar no futuro! obrigada pela visita!
Poucas pessoas divulgam o vale dos vinhos por lá. Ótima percepção em escrever a realidade econômica de que vale comprar o seu próprio vinho em vez de pagar pela degustação. Alguns lugares acabam exagerando mesmo no preço.
Dani, os vinhos são ótimos, a vontade era fazer degustação em todas as vinícolas por onde passamos, mas além do gasto teríamos o problema de ter que dirigir depois… No final das contas, nossa opção foi ótima e dentro das nossas necessidades. O passeio é uma delícia. Bjs
Uau, ótimas dicas… muito bom para quem estiver planejando uma viagem para lá. E mais de 300 vinicolas? Ótimo destino para os apaixonados por vinhos. De modo economico entao, melhor ainda. Parabens e obrigada pelas informações.
Ju, que bom te ver por aqui! Eu que agradeço a visita. Volte sempre querida. Bjs
Ja achei o título incrível… modo econômico. Na crise que nos cerca quem nao quer modo econômico. Ótimo post é ótimas dicas … super curti as fotos
Verdade né Thais! aproveitar um lugar lindo desse sem gastar muito, é fantástico! bjs e muito obrigada pela visita!
Anna adorei a dica pois sou apaixonada por vinhos, e a melhor parte é essa a qual compramos muitas garrafas e trazemos tuddooo, sou dessas as malas chegam quebradas sempre de tantas garrafas, os vinhos são bons?? confesso que não conheço esses da califo??
E eu fiz uma vendima em Portugal acredita? foi uma experiência única super indico quem puder vá as vinícolas na colheita!!!
Chris, os vinhos são ótimos! Quando for, experimente um zinfandel! Ainda não conheço Portugal, mas deve ser sensacional! bjs
Oiii, adorei o post. Uma dica super legal para quem vai p região do Napa sem muita grana. Muito legal mesmo.
Abs, Marlise
Verdade Marlise, assim da pra aproveitar a viagem sem gastar muito. Como já estávamos nos EUA a mais de um mês, a economia já tava no fim! mas mesmo assim deu pra aproveitar bastante a região. bjs
Adorei.. amamos Vinícolas, mas 300 é demais kkk ótimas dicas e fotos lindas
Simmm, 300 precisaríamos de alguns anos para conseguir ir em todas!
Amei demais o post e as dicas!! Modo econômico é sempre o meu preferido!! Hahaha obrigada por compartilhar!! Beijosss
Oi Jaque, sim! uma economia sempre vai bem né! hehehe
Parabéns pelo Post! Ficou ótimo com dicas sensacionais! Sem falar nas fotos!!! Vocês arrasaram!!
Oi Maria Carolina! fico feliz que tenha gostado das dicas e agradeço sua visita! bjs
olá