DicasPassagens aéreas

9 motivos para conhecer o Uruguai

Uruguai_Casapueblo

Buenos Aires costuma ser um dos destinos da América Latina mais visitados por brasileiros, devido à proximidade e aos baixos custos da viagem. Mas há tantos outros hermanos no continente, e apostar em uma viagem para o Uruguai é uma boa dica para quem quer fazer uma viagem internacional diferente e cheia de atrativos.

Neste guia, iremos apresentar 9 motivos para conhecer o Uruguai.

1. Não precisa de passaporte

O Uruguai é um dos países da América Latina onde os brasileiros podem entrar somente com a carteira de identidade. Com RG nas mãos faz-se o embarque e o desembarque normalmente no país, sem necessidade de visto.

O único cuidado é ter o documento em bom estado e com menos de 10 anos de emissão. Vale lembrar que Carteira de habilitação não é considerado documento de identidade por lá.

2. Não precisa fazer câmbio no Brasil

Quem decidiu fazer a viagem de última hora e não teve tempo de trocar moeda, não precisa preocupar: leve real mesmo. Nas grandes cidades do Uruguai é possível trocá-lo por peso uruguaio ou até comprar com real mesmo. É mais vantajoso fazer a troca, mas nunca a faça no aeroporto, pois a taxa é mais cara.

Cidades menores não têm caixa eletrônico internacional, então a dica é ter o dinheiro em mãos.

Museu Rally em Punta del Este

3. É possível circular pelo Uruguai de ônibus

É relativamente barato fazer um tour pelo Uruguai usando apenas ônibus. São duas as companhias rodoviárias que fazem rotas terrestres pelo país: COT e Rutas del Sol.

Os preços podem ser pesquisados online, mas as passagens só podem compradas na rodoviária. Uma viagem de quatro horas e meia de Montevidéu a Punta del Diablo custa cerca de R$ 80* por pessoa ( *preço pesquisado em setembro de 2019. ).

4. É possível dar um pulinho em Buenos Aires

Uruguai e Argentina estão ali, lado a lado, o que facilita uma visitinha rápida.

Saindo de Colônia, é possível pegar um ferry boat para Buenos Aires, aproveitar um ou dois dias e voltar para Montevidéu.

5. Dá para dirigir com CNH brasileira

Quem quiser alugar um carro para fazer um roteiro turístico mais rápido, pode dirigir usando a carteira de habilitação brasileira, visto que no país, a CNH é aceita.

O uso do carro é indicado principalmente para quem pretende aproveitar as atrações de Punta del Este, que podem ser bem afastadas umas das outras.

Dica: pedágios só aceitam pesos uruguaios.

Casapueblo – Punta Ballena

6. Portunhol é praticamente uma língua oficial

Uruguaios adoram receber turistas brasileiros, portanto não é preciso dominar espanhol ou castelhano para compreender e ser compreendido. Tanto o sotaque dos uruguaios é leve quanto eles fazem um grande esforço para entender os brasileiros.

Aprenda o básico para ser cortês: hola, por favor, gracias.

7. Uruguai oferece muitos atrativos

O país é repleto de cidades turísticas que guardam atrativos dos mais diversificados.

Em uma viagem de sete dias, é possível conhecer cidades como Montevidéu, Colonia del Sacramento, Carmelo e Punta del Este, aproveitando centros históricos, parques, museus, praias, natureza e vida noturna.

8. A gastronomia é interessante

A comida uruguaia é fascinante e muito próxima aos costumes dos brasileiros carnívoros.

Entre os pratos que não se pode deixar de provar é a parrillada, uma seleção de cortes e miúdos disponíveis em restaurantes especializados em carnes.

As milanesas uruguaias também fazem grande sucesso, com carne empanada crocante e cobertura diversa. Vale a pena também provar chivito (um tipo de sanduíche) e pancho (uma espécie de cachorro
quente vendido em vans).

9. Baixa temporada tem bons preços

Viajar para o Uruguai pode não ser tão barato na alta temporada, como em qualquer destino turístico. Os meses de janeiro até o carnaval brasileiro são os mais procurados.

Como o destino é um tanto frio, visitar fora da temporada exclui idas à praia, mas dá um bom alívio no bolso.

Para pesquisar passagens em promoção clique aqui.

Anna
Anna
Escorpiana assumida, Defensora Pública em MS e wanderlust por natureza. Está sempre programando uma nova aventura e em busca de experiências, porque acredita que a melhor viagem é sempre a próxima!