Planejamento e economia

Quanto custa viajar? Aprenda a calcular o preço da sua viagem

Pinterest LinkedIn Tumblr

Quanto eu preciso levar de dinheiro para passar uma semana no destino “x”? Eis a pergunta que eu torço para que não me façam… Mas claro que é uma das que mais aparece! Eita perguntinha difícil, né não? Bom, mas hoje vou te ensinar a resolver esse problema de uma forma bem simples. Chegou a hora de saber quanto custa viajar!

Dizem por aí que “quem converte não se diverte!” – eu não curto essa frase!

Se eu tivesse rios de $$$, tudo bem dizer isso, mas a realidade é outra, e se eu simplesmente não convertesse, provavelmente não viajasse tanto como viajo hoje em dia.

Tudo é muito programado e planejado, pois não pretendo “viajar de férias uma vez por ano”.

Eu quero viajar o máximo que der, aproveitar cada pequeno feriado para conhecer um novo destino.

E eu digo mais: eu converto e me divirto muito! Pois a isso dou o nome de “fazer escolhas certas”.

Claro que é necessário analisar o custo de vida do local. Não estou dizendo para você ir pra Inglaterra e não curtir a viagem porque tudo é caro, mas sim para fazer escolhas estratégicas – solta aqui, segura ali, sabe?

Se um dia gastou uma pequena fortuna num restaurante TOP, então provavelmente no dia seguinte seja interessante poupar um pouco na hora do almoço.

Claro que isso depende da realidade de cada um, dos seus recursos financeiros e da quantidade de viagens que faz por ano.

Mas, sem mais delongas, vamos ao que interessa:

Como saber quanto custa viajar?

O custo da viagem compreende basicamente passagens, hospedagem, alimentação, passeios, transporte, seguro viagem e compras.

Infelizmente, mesmo que eu já tenha ido para o destino das suas próximas férias, eu não consigo te dizer quanto você vai gastar, pois isso depende de “n” fatores.

Qual seu estilo de viajante?

Eu gosto de hospedagem conforto/luxo e comida boa, mas não viajo para fazer compras (exceto quando vou para os Estados Unidos) e uso transporte público numa boa…

Cada viajante tem seu próprio perfil, suas prioridades e preferências, e isso influencia diretamente no custo diário da viagem.

Você pode jantar com 20 dólares ou com 100. Andar só de metrô gastando pouco, ou pegar Taxi a todo momento.

A primeira parte da definição do custo da viagem é fácil, pois engloba despesas que você já sabe de antemão quanto vai custar, como as passagens aéreas e a hospedagem.

O que varia de 8 a 80 são exatamente as despesas durante a viagem.

Eu sei que parece estranho dizer isso, mas a verdade é que você vai gastar quanto você tiver de dinheiro disponível pra gastar.

Mas como se organizar?

É simples: você precisa pesquisar!

Após comprar tudo aquilo que é adquirido antes da viagem (passagens, hospedagem, seguro…), você deve pesquisar os valores dos passeios e tour que deseja fazer, bem como os custos que terá com a locomoção no seu destino (vai usar transporte público? Alugar carro? Pedir Uber?).

Daí é só fazer uma tabela com os passeios desejados e seus valores, e o mesmo em relação ao meio de locomoção. Inclusive, se for alugar carro, isso já pode ser feito com antecedência, pela internet e pagando em real.

Pronto, agora você já incluiu a maioria das despesas da sua viagem e vai faltar basicamente o gasto com alimentação.

E essa parte depende do quanto você tiver disponível, então não precisa esquentar a cabeça com isso.

Se seus recursos estiverem limitados, compre comida no mercado, coma em fast-food ou procure no TripAdvisor opções de comida barata.

Se você gosta de investir em gastronomia, pesquise os restaurantes bem avaliados do seu destino, leia as avaliações e faça as reservas.

Mas se mesmo seguindo esses passos você acha que é necessário uma previsão melhor do custo da sua viagem, tenho uma dica pra você…

Sites “mão na roda”

Existem sites que te ajudam na hora de calcular o custo de uma viagem.

numbeo.com

O Numbeo pode ser utilizado inclusive para comparar o custo de vida e os preços em diversos países e cidades. Assim, se torna um auxiliador até mesmo na hora de decidir o destino a ser visitado.

Preço médio de hotéis, refeições, ônibus, táxi, comidas… Tudo isso o Numbeo te informa.

O site também traz informações sobre a segurança do destino escolhido, saúde, poluição, trânsito e qualidade de vida.

O Numbeo tem até um mapa que mostra as cidades mais caras e as mais baratas para se viver. É interessante não apenas para quem vai viajar, mas também para quem está procurando um novo lugar para morar.

quantocustaviajar.com.br

Adoro o “Quanto custa viajar”, pois além de ser em português, ele te fornece muitas informações sobre o custo da viagem conforme o destino desejado conforme o seu padrão de viajante (baixo custo, econômico ou conforto).

Você informa o destino, época e duração da viagem, e ele te informa preços médios.

Nomadlist.com

No Nomad List você seleciona os filtros do seu interesse e depois o site mostra o ranking das cidades conforme o filtro que você selecionou.

É um bom site para fazer comparativo entre destinos.

Outros sites com a mesma proposta:

Com essas dicas descobrir quanto custa viajar vai ficar mais fácil daqui pra frente!

Confira também aqui no MV:

Author

Wanderlust por natureza, no meu tempo livre estou sempre programando uma nova aventura ou experiência, pois acredito que a melhor viagem é sempre a que está por vir!

Write A Comment

Além de Paris: cidades da França que você precisa conhecer 8 lugares para aproveitar a Semana Santa em família no RJ 7 Motivos para incluir Seychelles na sua lista de viagens em 2023 Descubra quais são os 7 aeroportos com mais atrasos e cancelamentos Dicas para viajar com os animais nas férias Por que optar por se hospedar em imóveis de temporada? Anguila: conheça esse paraíso no Caribe 8 Passeios e atividades fora do óbvio no Rio de Janeiro 10 passeios para fazer na sua viagem a Buenos Aires O que considerar na hora de escolher um safari?