África

The Residence Mauritius: hotel cinco estrelas no Oceano Índico

Pinterest LinkedIn Tumblr

O The Residence Mauritius é o tal do hotel que até então eu só via pelas fotos do Instagram, até que um dia essa realidade mudou! Em setembro de 2017 tive a oportunidade de incluir Mauritius (Ilhas Maurício) no meu roteiro de viagem à África do Sul, e voltei encantada com aquela ilha no meio do Oceano Índico, bem como o hotel escolhido.

Leia também: Ilhas Maurício (Mauritius) – A Pérola do Oceano Índico

O The Residence Mauritius é um resort cinco estrelas localizado na praia de Belle Mare, em Mauritius, inspirado nas antigas casas coloniais do século XX. Puro luxo!

Um hotel tradicional que relembra a elegância do século passado, sem esquecer da sofisticação do século XXI.

Se fosse para comprar o The Residence Mauritius com um hotel nacional, a comparação seria com o nosso glorioso Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.

Leia também: Copacabana Palace: luxo e tradição no Rio de Janeiro

A rede The Residence também está presente nas Maldivas, Tunis e Zanzibar. Sem dúvida quero conhecê-los assim que possível!

The Residence Mauritius - Belle Mare
A praia do hotel The Residence Mauritius

Localização do The Residence Mauritius

O The Residence está situado em meio a 25 hectares de jardins tropicais em frente ao mar da região de Belle Mare, nas Ilhas Maurício.

Mapa – hotel The Residence
Mapa da Ilha Maurícios

A praia de Belle Mare é uma das mais lindas da ilha: águas calmas, azuis, areia branca e coqueiros cinematográficos.

Ainda que sua escolha não seja pelo The Residence, indico fortemente essa região da ilha para sua hospedagem, pois se seu desejo é curtir uma praia maravilhosa, rodeada por barreira de corais, lá é o lugar!

Na costa oeste as praias não são tão bonitas como as da costa leste, onde se situa Belle Mare.

Algumas pessoas optam por dividir a estadia na ilha em regiões diferentes, visando ter um panorama geral do lugar. Se você optar por esse estilo de viagem, não deixe de incluir Belle Mare como um dos pontos, inclusive, os melhores hotéis de Mauritius estão lá.

Do aeroporto até o The Residence são 50 minutos de carro. A ilha é grande e para percorrer distâncias de um lado a outro, geralmente se gasta de uma hora a uma hora e meia.

Optamos por não alugar carro na ilha, então quando foi necessário nos locomover por alguma razão, utilizamos o serviço de taxi que, vale dizer, não custa barato (mesmo porque as distâncias são longas).

O The Residence oferece serviço de transfer com carros mais confortáveis e com preço similar aos táxis tradicionais. No percurso de volta até o aeroporto, contratamos o transfer do hotel – carro confortável, com motorista uniformizado, que inclusive água nos serviu.

The Residence Mauritius - Belle Mare
A belíssima praia de Belle Mare

A Estrutura do Hotel

O The Residence Mauritius é um hotel luxuoso e clássico, tem até mordomo particular à disposição do hóspede.

Com todas suas estrelas e mordomias, acho que o preço cobrado é bastante justo. As razões você entenderá no decorrer do post.

Optei por diárias com café da manhã e jantar inclusos, mas também é possível optar por diária sem meia-pensão, embora eu não indique essa opção, pois adorei os jantares do hotel.

Assim, apenas o almoço não estava incluído na minha diária.

Além do quarto espaçoso (o maior que já fiquei até hoje), destaque para as áreas comuns, como piscinas, academia e serviço de praia.

Outra característica marcante é em relação às atividades incluídas na diária: o hotel oferece uma diversidade de atividades aquáticas, e maioria delas também já está inclusa no valor da diária, como é o caso do snorkeling, windsurf, stand up paddle, pedalinho, caiaque…

Também tive a oportunidade de conhecer o SPA e novamente o feed-back é positivo. A vontade era fazer uma massagem por dia!

Tudo foi pensado para que o hóspede não precise sair do hotel, e realmente não precisa (e eu que nunca pensei que fosse concordar com a ideia de viajar e não precisar sair do hotel…).

Opções gastronômicas variadas, muito lazer e um quilômetro de praia de mar azul, calmo e cristalino, tudo isso ao seu dispor.

Com tantas qualidades, nada melhor do que um post exclusivo destinado ao The Residence Mauritius, pois minha experiência satisfatória pode ser sua escolha na viagem de amanhã!

Lobby do hotel The Residence

Tirando a parte que eu cheguei super apurada pra fazer xixi e sai correndo em busca de um banheiro (que era maravilhosos, por sinal), o lobby do The Residente é aquele lugar perfeitamente definido como impactante!

O lobby é aberto, cheio de flores e vasos de plantas, compondo com móveis clássicos que remetem século XX e, ao mesmo tempo, ao clima “praia-chique” do local (não é à toa que várias celebridades já se hospedaram lá quando visitaram a ilha).

Por ser todo aberto, ao fundo já é possível observar as piscinas e o mar azul reluzente.

Quando o hóspede chega, é logo convidado a sentar e relaxar tomando um drink de boas vindas enquanto seu check-in é providenciado pela atenciosa equipe.

lobby - the residence mauritius
Lobby do hotel – pena que na foto não consegui mostrar a piscina e o mar ao fundo

Confesso que não deu tempo de ficar muito tempo curtindo a beleza do lobby não (afinal, tinha tanta coisa legal pra fazer), mas toda vez que eu passava por ali para ir para outra parte do hotel, eu adorava.

Acomodações do hotel The Residence

Oferecendo vistas deslumbrantes, as suítes do The Residence Mauritius te fazem querer morar ali pra sempre e pronto, vida resolvida.

São 135 apartamentos e 28 suítes, que agradam muito os casais em lua de mel (formalmente ou não) e também famílias completas, inclusive aquelas que viajam com crianças, pois o hotel aceita crianças sem restrição de idade.

Nossa suíte agradou muito. Sei que as fotos conseguem falar por si, mas para deixar a experiência mais completa, justo fazer uma descrição.

Após nosso check-in, fomos acompanhados até a suíte pelo nosso “mordomo particular”, que nos mostrou todas as instalações e serviços oferecidos aos hóspedes, inclusive nos dizendo que poderíamos chamá-lo se precisássemos de qualquer coisa, inclusive serviço de arrumação de mala (até isso).

Abrindo a porta me deparei com uma sala imensa, dividida entre sala de estar e espaço para café e refeições, inclusive com cafeteira à disposição, bem como um quite de boas vindas – com frutas, biscoitos e chocolates, acompanhado com uma cartinha assinada pelo gerente do hotel.

A mesinha no quarto é para caso o hóspede queira tomar café da manhã ou fazer alguma refeição no conforto do apartamento.

Sala do apartamento - The Residence Mauritius
Sala da suíte – The Residence Mauritius

Mesa, cafeteira, água (duas garrafas por dia eram grátis), televisão, escrivaninha/penteadeira, sofás, poltronas… Tudo isso compunha a sala. Logo de início já deu pra sentir que conforto era o ponto forte do The Residence.

Meu medo era só querer ficar naquela suíte maravilhosa e me esquecer de aproveitar o melhor que estava por vir.

“Superada” a parte da sala, era hora de apreciar o quarto e banheiro.

O quarto era composto por uma cama king com lençóis “o máximo de fios egípcios possíveis” mega confortável (daquelas que te puxam pra dentro, sabe? Costumo dar o nome de “cama de afunda” para essas maravilhas) e televisão.

O serviço de arrumação de quarto é feito durante o dia para limpeza e antes de dormir para preparo da cama para dormir (o chamado turndown service). Assim, quando o hóspede sai para jantar, a equipe deixa o quartinho prontinho para ele dormir quando retornar.

Tanto no quarto, quanto na sala havia portas para sacada, outra parte muito agradável do apartamento. Na sacada mais uma mesa e duas espreguiçadeiras, além da linda vista, claro!

Gostei do quarto, obviamente, mas o que me encantou mesmo foi o banheiro de princesa! Ah que sonho ter um banheiro daquele aqui em casa…

Muito, muito espaçoso: primeiro que o closet fica dentro do banheiro, então imagine o tamanho.

Além de ter um closet dentro do banheiro, havia também banheira de imersão, ducha, duas cubas e muito espaço.

Sim, minha parte preferida de toda a suíte foi mesmo o banheiro.

Banheiro, quarto e sacada - The Residence
Banheiro, quarto e sacada – The Residence

A vista da sacada era para o jardim, mas mesmo posicionado na lateral do prédio, ainda assim era possível ter uma visão parcial do mar azul e da piscina.

The Residence Mauritius
Café com vista todos os dias!

Voltando à história do mordomo pessoal, todas as noites ele vinha até nossa suíte se certificar de que tudo estava conforme o esperado e se estávamos precisado de algo. Estava tudo tão perfeito, que não precisamos de nada nenhum dia.

Sem dúvida uma suíte digna de hotel cinco estrelas. Impossível não recomendar.

Amenities:

  • Amenities de boas vindas
  • Ar condicionado
  • Ventilador de teto
  • TV LCD via satélite de 32″ e leitor de DVD
  • docking station para iPod (disponível mediante solicitação)
  • Telefone com discagem direta
  • Wifi complementar
  • Frigobar, café e chá (máquina)
  • Garrafa de água mineral de cortesia
  • Quartos adequados para idosos e acessíveis a cadeirantes
  • Segurança pessoal
  • Amenities de banho
  • Roupões de banho (de ótima qualidade por sinal) e chinelos
  • Secador de cabelo
  • Mosquiteiros (a pedido)
  • Registro de convidado no quarto
  • Limpeza diária e serviço de abertura de cama
  • refeições no quarto 24 horas
  • serviço de mordomo privado

Confira todas as opções de acomodação aqui.

Os restaurantes

Como eu disse, o The Residence Mauritius oferece opções de hospedagem com ou sem meia pensão e, ao meu ver, a opção com meia pensão é melhor, pois a comida dos restaurantes do hotel são de fato excelentes e muito saborosas (foge totalmente aquele estilo “all inclusive bandejão” que já vi por aí).

O The Dining Room é o restaurante principal, com cardápio que remete à culinária local (culinária creole) ou, a depender do dia, serve jantares temáticos.

O café da manhã também é servido nessa área do hotel, com opções de mesas que tem vista para o mar ou piscina.

O The Verandah é uma boa opção para almoço. Situado próximo à piscina, oferece opções variadas, incluindo sanduíches e frutos do mar. Aquela opção perfeita para beliscar algo sem ter que largar o conforto beira-mar.

O Plantation foi o meu preferido, tanto que repetimos ele duas vezes no jantar. O cardápio é sazonal e no sistema de diária com meia pensão, você recebe um crédito para consumo.

Na época que fui, lembro que com o valor do crédito era possível pedir entrada, prato principal e sobremesa, além de uma taça de vinho. Todavia, há mais de uma opção de prato, então a depender do seu pedido, saiba que poderá ser necessário pagar o que exceder do seu crédito.

Plantation - sempre com programações variadas para happy hour e jantar
Plantation – sempre com programações variadas para happy hour e jantar

Nesse restaurante você pode, inclusive, solicitar um jantar romântico na areia, pois ele fica de frente para o mar.

O blog Falando de Viagem contou como foi a experiência de ter um jantar romântico no Plantation.

O The Bar é a opção para drinks durante o dia e quando escurece funciona com música ao vivo.

Quanto às bebidas, importante fazer uma observação: na diária com meia pensão você tem direito a uma taça de vinho no restaurante Plantation e também no The Dining Room. O consumo que exceder será pago à parte, mas para nossa alegria os preços não são exorbitantes, principalmente dos vinhos (que foi o que consumimos).

Plantation The Residence
Plantation – com menu a la carte

Não poderia me prender aos cardápios, pois, como disse, são sazonais. Portanto, provavelmente o que me foi servido durante minha viagem, já não seja mais hoje. Mas o que importa realmente é a qualidade, e isso eu garanto que estava presente em todas as refeições. Fiquei encantada com a culinária local.

Para te orientar, no quarto há informações acerca de todas as atividades do hotel, inclusive com horário de funcionamento de cada uma delas.

Em relação aos restaurantes, há informações acerca do dress code, bem como se haverá jantar temático no The Dining Room e o que será servido no Plantation a cada dia da sua estadia (assim fica mais fácil escolher em qual ir a cada dia).

A título de exemplo, durante minha estadia, teve os seguintes jantares temáticos no The Dining Room: “Italian Buffet”, World Buffet”, “Mauritian Buffet & Show”, “Asian Buffet & Show” e “African Buffet”.

O hotel também solicita aos hóspedes que façam reserva prévia do restaurante que desejam jantar (basta ligar na recepção até às 15 horas solicitando reserva no restaurante “x” ou “y”).

O consumo que exceder o que está incluso na sua diária, será pago ao final da sua estadia. Para evitar desconfortos, sempre pergunte o que está incluso e o que deverá ser pago à parte.

No The Dining Room, apenas as bebidas serão eventualmente pagas à parte, pois ao contrário do Plantation, não há um crédito a ser gasto, podendo você fazer sua refeição livremente.

Acho interessante você ter a experiência de conhecer todos os restaurantes e depois escolher qual o seu favorito. Lembrando que o The Verandah é para lanches e almoço.

Em relação ao Plantation e o The Dining Room, dependerá do seu gosto pessoal. O primeiro funciona no sistema a la carte, e o segundo é buffet livre (com muitas opções de sobremesa, inclusive), que lembra um pouco o estilo dos buffets de Las Vegas.

The Residence Mauritius - restaurante the dining roomRestaurante Dining Room, onde é servido café da manhã e jantar no estilo buffet

O lazer e as facilidades

O The Residence Mauritius oferece as seguintes facilidades para aumentar o seu nível de experiência:

  • Kids Club com monitores – ótimo para divertir as crianças
  • Serviços de babá (contratado à parte)
  • Salão de beleza
  • Serviços de concierge – possibilita ao hóspede reservar passeios privativos pela ilha dentro do próprio hotel, como toda comodidade
  • Jacuzzi aquecida (acoplada à piscina)
  • Piscina ao ar livre
  • Piscina infantil
  • Wi-Fi grátis – em todas as aéreas do hotel
  • Quadras de tênis
  • Lavanderia
  • Jornal grátis
  • Spa
  • Academia
  • Boutique

Mas esses ainda não são o diferencial do hotel…

Quando pensamos em hotel cinco estrelas no Brasil, pensamos em hotéis luxuosos, de alto padrão, mas que oferece apenas café da manhã, acesso à academia e piscinas do hotel, certo?

Pois é, aqui no Brasil, geralmente atividades de lazer são pagas à parte. Mas nas ilhas Maurício os hotéis de luxo costumam incluir as atividades aquáticas no valor da diária.

Então realmente têm atividades para você desfrutar durante todo o dia dentro do próprio hotel.

Eis as atividades inclusas:

  • Trilhas para caminhada/ciclismo
  • Caiaque e pedalinho
  • Esqui aquático
  • Passeio de barco a motor
  • Mergulho com snorkel
  • Stand up paddle
  • windsurf

Outras atividades como aulas de golf, cavalgada e mergulho com cilindro são pagas à parte.

The Residence - esportes
Algumas atividades aquáticas como passeio de barco e snorkeling tem hora certa e exige reserva prévia

Aproveitei tudo que eu tinha direito, claro! Afinal, não é todos os dias que se encontra por aí um hotel com tantas atividades inclusas na diária.

The Residence - esportes
Atividades aquáticas inclusas no valor da diária

Eu também não poderia deixar de falar das piscinas e jacuzzi, outra parte de destaque do hotel. E sempre naquele esquema que a gente ama: cansou da piscina? Sem problemas, porque poucos metros a sua frente está o mar.

Em volta das piscinas cadeiras confortáveis para você relaxar. E não só isso… Basta você chegar perto de uma cadeira para deitar que antes do que você imagina surge um funcionário prestativo estendendo uma toalha pra você. Ah… como é fácil se acostumar com coisa boa…

The Residence Mauritius - piscina noturna
Iluminada a piscina fica ainda mais linda
The Residence Mauritius - piscina
Piscina ou mar? O verdadeiro significado de “tanto faz”

E para completar a mordomia, o The Residence Mauritius também oferece serviço de praia, com cadeiras e toalhas a disposição do hóspede.

praia the residence
Praia privada do hotel The Residence

Academia, aulas de ginástica e SPA

Além da academia, o The Residence oferece aulas de ginástica todos os dias pela manhã – tem cópia da programação semanal no apartamento do hóspede.

Também é possível contratar aulas de pilates e até mesmo um personal trainer. Quem disse que você precisa interromper os treinos quando viaja?

Leia também: Dieta na viagem: como manter?

Isso tudo sem contar nas quadras de tênis e aulas de golfe…

Acho que agora está ficando claro porque eu disse no início que o The Residence foi feito para o hóspede não precisar sair do hotel, né?

Eu tive tempo apenas para conhecer a academia e fazer um treininho básico e rápido! Mas posso afirmar que a academia é bastante satisfatória.

The Residence Mauritius - academia
Academia e espaço de pilates
The Residence Mauritius - academia
Não tem desculpa para não manter os treinos em dia

O The Residence tem ainda um SPA completo, com menu de tratamentos corporais, faciais e massagens relaxantes.

Tivemos a oportunidade de conhecer o Sanctuary SPA e fazer uma massagem de casal com produtos da marca francesa CARITA.

Sanctuary SPA
Sanctuary SPA

Logo que você chega ao SPA, servem-lhe um chá e você responde um questionário pessoal sobre sua saúde e preferências no tratamento/procedimento que será feito.

Sanctuary SPA
Tratamento vip no Sanctuary SPA

Na sequência, é levado até o vestiário, sendo-lhe entregue os trajes que serão utilizados na sessão, bem como um roupão.

Durante a sessão você pode solicitar mais ou menos pressão na massagem, conforme seu gosto pessoal.

Após, você pode tomar banho e depois desfrutar de um chá que lhe é servido em um lounge bastante intimista.

A dica é desfrutar dos serviços do SPA no final do dia, antes do jantar, para não perder o dia de sol e já ir relaxando para noite.

Pensa só na vontade de fiquei de fazer um tratamento diferente a cada dia? E opções não faltam.

Conclusão

Após tudo isso, seria impossível não recomendar o The Residence Mauritius, esteja você em lua de mel, viajando em família, com ou sem filhos. O destino se encaixa para todos esses perfis.

Não tenho do que reclamar do atendimento da equipe, bem como da estrutura do hotel. Tudo me agradou: quarto, piscina, praia, academia, SPA…

Você encontrará excelentes opções de hotéis nas Ilhas Maurício, mas dentre estes, recomendo o The Residence em razão de seu ótimo custo benefício.

Você encontra diárias em torno de R$ 800,00 para acomodação em quarto duplo (o valor pode variar conforme época do ano, em razão de ser alta ou baixa temporada).

Deixo por fim algumas distâncias:

  • Praia Palmar – 28 min de caminhada
  • Belle Mare Plage Golf Club – The Links – 4,7 km
  • Praia de Île aux Cerfs – 11,5 km
  • Silver Beach – 6,2 km
  • Mercado de Flacq – 6,7 km
  • Templo hindu – 8 km
  • Flacq Shopping Mall – 8 km
  • Shopping center Super U Flacq – 8,5 km
  • Praia de Blue Bay – 11,4 km

Embora o hotel ofereça ao hóspede uma infinidade de atividades, relaxamento e diversão, recomendo que você faça ao menos algum passeio pela ilha, pois a região é maravilhosa, repleta de belezas naturais como cachoeiras, vulcões adormecidos e praias encantadoras.

Dependendo da época do ano, você terá o prazer de desfrutar o nascer ou o por do sol visto diretamente da praia de Belle Mare. Certifique-se se na época da sua viagem o sol estará nascendo ou se pondo no mar, e se programe para não perder o espetáculo!

Eu tive o prazer de apreciar o nascer do sol e valeu à pena pular da cama cedinho para o show!

The Residence - nascer do sol
Quando acordar cedinho vale muito à pena

O Mala de Viagem recebeu incentivo do hotel The Residence Mauritius na hospedagem. Todavia, sempre descrevo minhas experiências tendo como parâmetro a excelência do serviço prestado, a satisfação com as instalações, gastronomia e atividades oferecidas a todos os hóspedes no hotel. Compartilho apenas conteúdos que acredito ser de extrema relevância para os leitores, sendo minha opinião totalmente livre e desvinculada de qualquer contraprestação.

Confira agora o vídeo do The Residence Mauritius e aproveite para se inscrever no Youtube do Mala de Viagem.

Sempre que você faz sua reserva ou adquire um produto/serviço através de um link do MV, o blog recebe uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o Mala de Viagem sempre atualizado!

Hospedagem

Booking.com

Aluguel de carro

Rent Cars

Seguro Viagem

Seguros Promo

Passagens aéreas

Passagens Promo

Passeios e ingressos

Get Your Guide

Chip Internacional

SimPremium

 

Author

Wanderlust por natureza, no meu tempo livre estou sempre programando uma nova aventura ou experiência, pois acredito que a melhor viagem é sempre a que está por vir!

Write A Comment

Além de Paris: cidades da França que você precisa conhecer 8 lugares para aproveitar a Semana Santa em família no RJ 7 Motivos para incluir Seychelles na sua lista de viagens em 2023 Descubra quais são os 7 aeroportos com mais atrasos e cancelamentos Dicas para viajar com os animais nas férias Por que optar por se hospedar em imóveis de temporada? Anguila: conheça esse paraíso no Caribe 8 Passeios e atividades fora do óbvio no Rio de Janeiro 10 passeios para fazer na sua viagem a Buenos Aires O que considerar na hora de escolher um safari?