Américas

Highway 1, Califórnia: de San Francisco a Los Angeles

Pinterest LinkedIn Tumblr

A Highway 1, também conhecida como Pacific Coast Highway ou SR1, é a maior estrada costeira e já foi a única estrada existente na costa oeste da Califórnia. Hoje as coisas mudaram, rodovias mais rápidas foram criadas e a Highway 1 passou a ser utilizadas como rota turística, dada sua beleza ímpar. Confira no post de hoje dicas sobre os melhores pontos de interesse nesse trajeto, onde se hospedar e como curtir o melhor da estrada mais bonita da Califórnia!

Qual o trecho mais famoso da Highway 1?

O trecho mais famoso é o que liga San Francisco a Los Angeles, e tem 730 km (também fizemos o percurso entre Los Angeles e San Diego, que é fantástico).

A dica número 1 é fazer exatamente esse sentido: San Francisco a Los Angeles, pois assim você estará descendo do lado correto, margeando o Oceano Pacífico e facilitando as paradas. O sentido contrário te fará atravessar a rodovia a cada parada, o que além de desconfortável, pode ser perigoso!

HIGHWAY 1 - california
Highway 1

Quantos dias são necessários para percorrer a Highway 1?

Quanto mais dias você tiver, melhor. Não aconselho menos do que 3 dias inteiros, e mesmo assim será um roteiro apertadinho.

Aqui não estou contando os dias para conhecer San Francisco, mas sim o tempo a partir do momento que você deixa San Francisco. Para conhecer San Francisco recomendo 4 dias pelo menos.

Confira aqui o post com as dicas de passeios, hospedagem, onde comer e o que fazer em San Francisco.

Highway 1 – De São Francisco a Los Angeles

Onde dormir?

No trajeto de San Francisco até Los Angeles há várias cidadezinhas charmosas pelo caminho.

Se você dispuser de 3 noites, considere dormir a primeira em Monterey ou Carmel by The Sea, a segunda no trecho Big Sur (você encontra opções de pousadas nesse trecho) ou em San Luis Obispo, e a terceira noite em Santa Barbara.

Com apenas 2 noites, a primeira poderá ser em Monterey ou Carmel e a segunda em Santa Barbara.

Roteiro dia a dia pela Highway 1:

Foi um roteiro de 3 dias e 2 noites até Santa Bárbara (e mais 2 noites em Los Angeles). Conheci tudo o que queria, mas sempre com tempo cronometrado. Uma noite a mais em Big Sur ou em San Luis Obispo não seria de se jogar fora.

1º dia – Highway 1

Saia de San Francisco o mais cedo possível e pegue a Highway 1 desde o início. Alguns pulam os primeiros quilômetros, mas a estrada é linda desde o comecinho, então se você já foi até lá, não vale a pena perder nenhum pedacinho!

Nossa primeira parada na Highway 1
Era dezembro e ventava muito!

O destino final do dia será preferencialmente Carmel by The Sea. Digo isso porque antes de Carmel está Monterrey, e mesmo que você opte por dormir em Monterrey, considere ir até Carmel no primeiro dia para ver o por do sol lá (na praia de Carmel) e jantar em um dos seus charmosos restaurantes.

E se eu cheguei até Carmel, por qual razão eu voltaria para Monterrey? Porque os hotéis em Carmel são mais caros. Eu optei por reservar um hotel próximo a Monterrey, então fui até Carmel no primeiro dia e depois retornei alguns quilômetros para economizar com hospedagem (mas se estiver com orçamento folgado, fique em Carmel que é mais bonita).

Hotéis/hospedagem em Monterrey: confira aqui.

Hotéis/hospedagem em Carmel: confira aqui.

Se preferir reservar um Airbnb:

Reserve seu Airbnb pelo nosso link e garanta um grande desconto na sua primeira reserva. 

Pontos de interesse no trecho entre San Francisco e Carmel by The Sea:

-Half Moon Bay – praia localizada a 40 km de San Francisco.

-Pescadero State Beach – praia localizada a mais ou menos 30 min após Half Moon Bay.

-Pigeon Point Lighthouse – farol onde há um Hostelling Internacional. A vista do local é imperdível.

Highway 1 – Pigeon Point Lighthouse
Pigeon Point Lighthouse

-Monterey Bay Aquarium (Monterey) – um super aquário com mais de 35 mil animais marinhos.

-Fisherman´s Wharf (Monterey) – um pier bacana para passear e comer seafood a um valor convidativo. Com tempo e sendo a época adequada, você poderá fazer o whale watching tour e ver as baleias em alto mar (fizemos esse passeio em San Diego, uma experiência fantástica).

Fisherman´s Wharf (Monterey)
Por do sol em Fisherman´s Wharf (Monterey)

-Cannery Row (Monterey) – antigamente o lugar era ocupado por fábricas de sardinhas, hoje deu espaço a uma rua charmosa com opções legais para tomar um café ou almoçar.

Cannery Row (Monterey)

-Lover´s Point Park (Monterey) – parque muito bonito em Monterey com uma bela vista do mar. De um lado tem uma montanha de pedras e do outro escadas que te permitem chegar até a praia.

-Pacific Grove (Monterey) – fica em Monterey mesmo, um pouco pra frente do aquário.

-Monterey a Carmel pela 17-Mile Drive – trata-se de uma estrada particular que liga o bairro de Pacific Grove (Monterey) até Carmel. A estrada tem 15 quilômetros e cada carro paga uma taxa para entrar (algo em torno de 10 dólares). Ao ingressar você recebe um mapa para percorrer o condomínio Pebble Beach, onde você pode admirar a paisagem natural em sintonia com as arquiteturas suntuosas criadas pelo homem.

-Carmel by The Sea – ideal para ver o por do sol na praia e para um jantar romântico. Jantamos no restaurante “Basil”. Boas opções de restaurantes não é problema por lá (o problema será conseguir uma mesa se você não fizer uma reserva com antecedência).

Carmel by The Sea
Carmel by The Sea

Não viaje sem seguro. Cote o seu com desconto por aqui:

No site Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada e fácil dos preços dos seguros ofertados, analisando qual tem o melhor custo benefício para a sua viagem. Contrate AQUI o seu seguro viagem com desconto, utilizando o cupom MALADEVIAGEM5.

2º dia – Highway 1

Novamente saia de Monterey ou Carmel o mais cedo possível, porque hoje será o dia de ver os pontos de parada mais bonitos da estrada.

Aqui a velocidade da viagem dependerá da sua disponibilidade, pois o ideal é passar a sua segunda noite no trecho Big Sur, para desfrutar de cada pedacinho com mais calma.

San Simeon e San Luis Obispo estão neste trecho, e também são boas escolhas para passar a noite caso você queira conhecer o Hearst Castle.

Com menos tempo, o segundo dia será reservado para fazer o trecho Big Sur e a hospedagem poderá ser em Santa Barbara (nesse caso não dá tempo de conhecer o Hearst Castle).

Pontos de interesse no trecho entre Carmel e Santa Bárbara:

Big Sur: trecho de 137 km mais lindo de toda a Pacific Coast Highway. Principais pontos nesse trajeto:

-Point Lobos State Reserve (MON 70.2) – é um parque estadual com muita vegetação. O importante é chegar cedo, pois há limite de visitantes/dia. É necessário pagar uma taxa pra entrar no parque (algo em torno de 10 dólares), mas esta taxa já serve para outros parques da região como o Andrew Molera State Park, Pfeiffer Big Sur State Park e Julia Pfeiffer Burns State Park.

Point Lobos State Reserve

-Rocky Point (MON 62.0)

-Rocky Creek Bridge (MON 60.1)

Rocky Creek Bridge

-Bixby Creek Bridge (MON 59.8)

Bixby Creek Bridge

-Point Sur Lightstation State Historic Park (MON 54.1)

-Pfeiffer Big Sur State Park (MON 46.9) – parque para onde os visitantes podem acampar. No local também há café e restaurante. Fomos durante o inverno e o parque estava fechado.

-Julia Pfeiffer Burns State Park (MON 35.0) – a grande atração é a praia de água azul e a cachoeira McWay Fall, que criam um cenário de filme. Não é possível descer até a praia, então precisamos nos contentar com a linda vista.

Julia Pfeiffer Burns State Park
Julia Pfeiffer Burns State Park

-Point Piedras Blancas Vista Points (SLO 62.4) – durante o inverno é possível ver muitos elefantes marinhos por ali.

-Hearst Castle (San Simeon) e San Luis Obispo – o castelo, idealizado pelo milionário William Randolph Hearst, foi construido no alto de uma montanha e está a 65 km de San Luis Obispo, e hoje funciona como um parque estadual (não tivemos tempo suficiente para visitá-lo, mas sei que precisa fazer reserva com antecedência). San Luis Obispo é uma opção de cidade para pernoitar antes de seguir viagem até Santa Barbara. San Luis Obispo está a cerca de 160 km de Big Sur, 70 km do Hearst Castle e 152 km de Santa Barbara.

-Solvang – cidadezinha linda que lembra a Dinamarca (está a mais ou menos 40 min de Santa Barbara), com suas construções em madeira e temáticas, não pode ficar de fora do seu roteiro. Considere visitá-la e parar para um cafezinho e doce pelo menos (os do “Old Danish Fudge Kitchen” são mara). Se o seu roteiro incluir uma noite em Solvang, a dica é tomar café da manhã na “Paula Pancakes”.

-Santa Bárbara – quando chegamos em Santa Bárbara já estava escuro. Passamos no Whole Foods para comprar uns “mantimentos” e fomos para o hotel descansar.

Confira aqui as opções de hospedagem em Santa Bárbara.

Obs. na região de Big Sur, um restaurante muito recomendado para o almoço é o Sierra Mar, no hotel Post Ranch Inn, pois tem uma vista espetacular. O importante, mais uma vez, é não esquecer de reservar uma mesa com antecedência.

Peça seu chip de internet com desconto:

Leitor do blog MV tem 10% na aquisição do chip de celular SimPremium ao utilizar o cupom “maladeviagem”. Clique aqui para pedir o seu! É esse o chip que eu uso em todas as minhas viagens.

3º dia – Highway 1

Reservamos a parte da manhã para passear por Santa Barbara e depois pegamos novamente a Highway 1 com destino a Los Angeles, parando em Malibu e Santa Monica.

A colonização espanhola deixou marcas em Santa Barbara, conhecida hoje em dia como “Riviera Americana”. É uma cidade litorânea linda e repleta de construções hispânicas. De um lado da cidade está a praia e do outro colinas montanhosas, uma beleza ímpar que você pode contemplar do alto da Court-House da cidade (visita livre e gratuita).

Se eu fosse escolher uma cidade da Califórnia para morar, Santa Barbara seria minha escolha.

Court-House de Santa Barbara

Passeios imperdíveis em Santa Barbara:

Stearns Wharf , Court-House, caminhada pela State Street (rua cheia de lojinhas, restaurantes, cafés…), praia de Jalama Beach e Butterfly, além do Shoreline Park.

O Stearns Wharf é um grande píer de madeira, onde você pode entrar com seu carro e ainda ganha 90 minutos de estacionamento. O píer tem algumas opções de restaurantes, além de uma vista linda.

Stearns Wharf

O legal mesmo é se hospedar em Santa Barbara por mais dias e conhecer cada cantinho daquela cidade tão agradável.

A cidade ela fica próximo a Los Angeles, então também é possível fazer um bate-volta.

Santa Barbara

Como se não bastasse todos esses atrativos, Santa Barbara ainda é repleta de vinícolas, e dona da região responsável por produzi um dos melhores “pinot noir” do país.

-Depois do almoço partimos em direção a LA, com uma pausa rápida em Malibu (na praia de Zuma Beach) e um fim de tarde em Santa Monica.

Passadinha em Zuma Beach, Malibu

Tanto Malibu quanto Santa Monica estavam lotadas (era final de semana). Em Santa Monica estacionamos o carro em um dos estacionamentos públicos (os mais afastados do píer tendem a ser mais baratos) e seguimos para um fim de tarde no animado e famoso píer!

Santa Monica

O jantar foi no Bubba Gump, que eu já queria conhecer há tempos e ainda não tinha tido a oportunidade. É legal para ir uma vez e conhecer, mas eu não voltaria, pois não achei a comida grande coisa.

Santa Monica Píer

A noite passeamos pela Third Street, uma rua de Santa Mônica só para pedestres, cheia de lojas, restaurantes e atrações, e depois seguimos para LA.

Third Street

4º dia – Highway 1

Reservamos o dia para ir a Venice Beach e alguns pontos de Los Angeles.

Passeios imperdíveis em Venice e Los Angeles:

No período da manhã fomos dar uma volta por Beverly Hills (o tempo estava chuvoso e nublado) e depois demos uma esticadinha até Venice Beach para caminhar pelo calçadão da praia.

Beverly Hills
Beverly Hills

Tomar um café no The Butcher´s Daughter e um sorvete na Salt & Straw (ambos ficam na Abbot Kinney, uma rua repleta de cafés, restaurantes e lojas bonitinhas), são as dicas para Venice.

Na Abbot Kinney tem também um lugar gostoso para tomar suco chamado Kreation e para almoçar tem um Lemonade (este fica na esquina da Abbot Kinney com a Venice Boulevard).

VENICE - O QUE FAZER
Calçadão de Venice

No final da tarde fomos ao Hollywood sign (para chegar lá é só colocar no Waze que você quer ir na intersecção da Mulholland com a Ledgewood Dr.) e a noite passeamos pela Hollywood Boulevard.

Highway 1
Hollywood sign

No dia seguinte pela manhã já seria hora de embarcar para Las Vegas, onde passamos a virada do ano.

Dicas para sua viagem de carro pela Highway 1:

– Em vários trechos da Highway 1 não tem sinal de celular, muito menos de internet. Então vale a dica de levar seu roteiro impresso com os pontos de parada e a localização de cada um. Se ficar 100% dependente da internet, você poderá ter problemas em algumas etapas do percurso.

– Confira se o GPS está dando a rota correta, pois se estiver configurado para te levar pelo caminho mais curto, você vai parar na US-101 e não a Highway 1.

– Se você fizer sua viagem durante o inverno, alugue um carro conversível somente se você não se importar com o frio e vento gelado. Conseguimos abrir a capota apenas quando o sol colaborava, o que acontecia entre as 10 e 15 horas.

-Compre comida e água suficiente para sua viagem, pois embora você esteja nos EUA, na Highway 1 há vários trechos de natureza intocável.

-Alguns trechos da estrada é formado por muitas e muitas curvas, então cuidado nunca é demais! A velocidade deve ser sempre reduzida, mesmo porque se você colocar o pé no acelerador, vai perder o melhor da viagem, que é a própria estrada.

-Além dos pontos de parada indicados aqui no post, sinta-se à vontade para descobrir outros cantinhos e enriquecer ainda mais sua experiência. Quanto mais você puder parar e curtir, melhor!

-É fácil saber em qual lugar você não pode deixar de parar na Highway 1: nos pontos mais famosos sempre terá vários carros estacionados nas margens da rodovia.

Já se inscreveu no nosso canal do Youtube? Se ainda não, aproveita para se inscrever agora: Blog Mala de Viagem no Youtube.

Você gosta das minhas dicas? Siga o @maladeviagem no Instagram, assim você poderá acompanhar todas as minhas viagens em tempo real.

Sempre que você faz sua reserva ou adquire um produto/serviço através de um link do MV, o blog recebe uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o Mala de Viagem sempre atualizado!

Hospedagem

Booking.com

Aluguel de carro

Rent Cars

Seguro Viagem

Seguros Promo

Passagens aéreas

Passagens Promo

Passeios e ingressos

Get Your Guide

Chip Internacional

SimPremium

Author

Wanderlust por natureza, no meu tempo livre estou sempre programando uma nova aventura ou experiência, pois acredito que a melhor viagem é sempre a que está por vir!

Write A Comment

Além de Paris: cidades da França que você precisa conhecer 8 lugares para aproveitar a Semana Santa em família no RJ 7 Motivos para incluir Seychelles na sua lista de viagens em 2023 Descubra quais são os 7 aeroportos com mais atrasos e cancelamentos Dicas para viajar com os animais nas férias Por que optar por se hospedar em imóveis de temporada? Anguila: conheça esse paraíso no Caribe 8 Passeios e atividades fora do óbvio no Rio de Janeiro 10 passeios para fazer na sua viagem a Buenos Aires O que considerar na hora de escolher um safari?