Falar de Orlando e Disney para brasileiros é assunto batido, eu sei. Apesar disso, o tema “Disney sem filas” ainda não está muito difundido. E tendo como parâmetro nossa viagem em família em junho de 2024, falar sobre o assunto se mostra relevante nesse momento, visto que nossa experiência foi incrível graças ao Genie+ e ao serviço de guiamento com a Let’s Orlando!
O que mudou a partir de outubro de 2021
Estive na Disney Orlando três vezes. Foram três viagens muito diferentes entre si, e desde a primeira delas até hoje, muita coisa mudou por lá.
No passado a Disney não tinha opção de ingresso “fura-fila” pago separadamente. O antigo FastPass+ era um direito de todo visitante que comprava ingresso para o parque, era um serviço incluso no ingresso. Basicamente você conseguia furar fila para algumas atrações agendadas, mas ainda assim pegava muitas filas para todas as outras.
Lembro que em fevereiro de 2018 fiquei mais de duas horas na fila do Avatar Flight of Passage, que era uma atração nova (não consegui agendar FastPass+ para ela).
Hoje a história mudou: desde outubro de 2021, a Disney oferece a opção de compra do Genie+, que é um fura-fila pago e funciona melhor do que o antigo FastPass+, pois as regras de marcação de atrações não são tão limitadas como era o primeiro.
Comprando o Genie+ e seguindo as regras de agendamento das atrações, o visitante pegará a fila chamada “Lightning Lane” ao invés da fila comum, que é a fila rápida.
Em 2018 eu voltei da Disney Orlando um tanto desanimada, pois a viagem foi cansativa, com horas e horas de filas. Tanto é que eu disse que só iria novamente pra lá quando eu tivesse filho. Pois em 2023 eu virei mãe e em 2024 resolvi dar uma nova chance e comemorar o primeiro aninho do meu filho nada mais nada menos do que na Disney. Escolha acertada, pois a viagem foi maravilhosa, João curtiu muito e eu mudei meu conceito sobre os parques Disney!
Como funciona o valor do Genie+
O Genie+ é um adicional, ou seja, você precisa comprar o ingresso para o parque separadamente.
Esse fura-fila da Disney de Orlando foi lançado em outubro de 2021 e custava o preço fixo de $15 dólares por pessoa/por dia de parque. Atualmente o preço do Genie+ varia de acordo com o parque, movimento e o dia da semana, podendo custar até $35 dólares.
Na minha viagem pagamos $18 no dia mais barato (foi no Animal Kingdom) e $29 no dia mais caro (foi no Magic Kingdom). Lembrando que a esse valor deve ser adicionado o imposto local.
Vamos combinar que quem vai para Disney, só pelas características da viagem, já sabe que se trata de uma viagem de alto custo. Então, acrescentar o valor do Genie+ na conta final, não é o que vai mudar substancialmente o custo total dessa viagem.
Por outro lado, ter o Genie+ muda completamente a qualidade da viagem. Se for para ir para os parques e enfrentar, 40, 60, 70 minutos na fila de uma atração, sinceramente? Prefiro não ir. Mas com o fura-fila a minha opinião sobre Disney mudou completamente, tanto que até pretendo ir mais uma vez pra lá antes de João completar 3 anos e começar a pagar ingressos.
Minha sugestão na hora de calcular o custo da viagem, é não pensar no preço do ingresso isoladamente, mas sim já calcular cada ingresso com uns $25 – $30 a mais, para ter essa comodidade que, ao meu ver, é essencial.
Como comprar o Genie+?
A compra do serviço Genie+ é feita pelo aplicativo My Disney Experience (campo “Disney Genie+ Service”) a partir de 00h no dia da visita. Não é possível comprar o Genie+ com antecedência, ou seja, só pode ser comprado no dia da visita de cada parque. Então as compras dos ingressos e do Genie+ são feitas em momentos distintos.
Lembrando que serviço funciona por parque e por pessoa.
Além do acesso à Lightning Lane, o Genie+ também dá direito também ao download de fotos tiradas dentro das atrações, que são as fotos automáticas, não aquelas tiradas pelos fotógrafos.
Não viaje sem internet no celular! Eu sempre viajo com a internet da SimPremium, que agora com o E-sim é ainda mais prático, sem necessidade de troca de chip. Assim, desde a hora que meu avião pousa no destino, não enfrento problemas com falta de internet na viagem. Leitor do blog MV tem 20% na aquisição do chip de celular ou E-sim SimPremium ao utilizar o cupom “maladeviagem”. Clique aqui para pedir o seu!
Regras do Genie+
O Genie+ funciona muito bem, mas também é cheio de regrinhas. E aqui entra o segundo ponto crucial dessa história de aproveitamento dos parques sem longas filas.
Na Universal você compra o fura-fila e pronto! Tendo o ExpressPass você já entra na fila rápida e não precisa agendar nada, só ser feliz.
A Disney cobra bem mais barato pelo Genie+, mas dificulta o uso. A Disney garante o agendamento de uma média entre 3 a 5 atrações. Acho pouco…
Aí nessa hora você para e me pergunta: “porque você está falando bem de algo tão insignificante?” – afinal de contas, o que são 3 – 5 filas rápidas perto de toda a gama de atrações do parque?
Pois é, por isso que eu disse que aqui entra a segunda parte dessa história:
Se você comprar Genie+ sem um serviço de guiamento, provavelmente vai gastar mais dinheiro comprando o fura fila, mas não vai conseguir tirar o melhor proveito dele. Vai ser mais ou menos como era o antigo FastPass+, com a diferença que vai ter pagado por isso. Não deixa de ser uma opção, mas não é a melhor.
Ao passo que se você estiver disposto a comprar Genie+ e um serviço de guiamento, aí sim estamos falando de um dia inteiro de parque com filas rápidas (Lightning Lane). São dois investimentos extras para sua viagem (Genie+ e guiamento), mas para quem preza por uma viagem de qualidade, eu considero muito válido.
E aqui levanto a questão: você só quer ir para Disney ou você quer ir para a Disney com conforto, qualidade e sem longas filas? Tudo depende da sua expectativa. Se o objetivo for visitar o parque sem a pretensão de fazer todas as atrações ou tudo bem se pegar filas, talvez seja melhor só comprar o ingresso isoladamente.
Por outro lado, se a sua expectativa é fazer uma viagem com mais comodidade, conforto e aproveitar o máximo possível os parques, então o Genie+ e o guiamento faz sentido.
Então primeiro vamos às regras do uso do Genie+:
O primeiro passo, ao comprar seu ingresso para os parques da Disney é necessário baixar o aplicativo My Disney Experience no celular e vincular os seus ingressos na sua conta Disney.
Ao comprar o Genie+, ao contrário da política da Universal, você não garante que entrará em todas as filas rápidas contempladas no pacote, mas sim a possibilidade de agendá-las, caso estejam disponíveis (conforme uma janela de horários).
Quem compra o Genie+ consegue agendar Lightning Lane (fila rápida) para várias atrações dos parques, mas o agendamento só pode ser feito 1 por vez.
Se você estiver num grupo com mais pessoas, todos que estiverem cadastrados na mesma conta My Disney Experience poderão ser vinculados ao Genie+, para que façam os agendamentos ao mesmo tempo (assim o grupo pode ir na mesma atração simultaneamente).
A partir das 7 horas do dia em que irá ao parque já é possível solicitar o acesso à Lightning Lane (fila rápida) de uma atração específica entre as que estão disponíveis. Então, significa que se você não tiver um serviço de guiamento que faça isso por você, terá que colocar um alarme para te lembrar de agendar a primeira atração nesse horário, que é antes da abertura do parque.
O agendamento será feito seguindo o passo a passo determinado no app e ao final aparecerá a sua janela de horário para ir até a entrada da atração marcada e pegar a Lightning Lane (pode ir 5 minutos antes que já estará liberado).
Na entrada da Lightning Lane tem um totem: o jeito mais prático é apontar o celular para ele e sua entrada será liberada (visto que todas as informações já estarão registradas no seu app Disney). Geralmente são dois totem por atração: um logo na entrada e outro já lá dentro dela.
Depois de registrada a sua entrada na atração (o que acontece depois que você registra sua passagem pelo segundo totem, que já fica dentro da atração), o Genie+ abre a possibilidade de ser feito novo agendamento. Isso também pode ser feito depois de duas horas do agendamento inicial, o que acontecer primeiro.
Lembrando que não é possível escolher o horário de agendamento atração. A Disney vai completando os horários das filas rápidas e quando acabam as vagas para um determinado horário, segue para o próximo automaticamente.
O Disney Genie+ permite um agendamento de Lightning Lane por atração. Se você quiser ir novamente na mesma atração, deverá pegar a fila normal.
Atrações inclusas no Genie+ e filas virtuais
Primeiro vamos falar das exceções: algumas atrações mais novas ou mais concorridas de cada parque não estão incluídas no Disney Genie+. O acesso rápido a essas atrações é vendido de forma individual e o acesso comum de algumas dessas atrações é feito por filas virtuais (no caso de TRON Lightcycle / Run e Guardians of the Galaxy: Cosmic Rewind).
Atrações inclusas ou não no Genie+ conforme o parque:
MAGIC KINGDOM
Não incluídas no Genie+
- TRON Lightcycle / Run
- Seven Dwarfs Mine Train
Incluídas no Genie+
- Big Thunder Mountain Railroad
- Buzz Lightyear’s Space Ranger Spin
- Dumbo the Flying Elephant
- Haunted Mansion
- “it’s a small world”
- Jungle Cruise
- Mad Tea Party
- Mickey’s PhilharMagic
- Monsters Inc. Laugh Floor
- Peter Pan’s Flight
- Pirates of the Caribbean
- Space Mountain
- The Barnstormer
- The Magic Carpets of Aladdin
- The Many Adventures of Winnie the Pooh
- Tomorrowland Speedway
- Under the Sea ~ Journey of The Little Mermaid
EPCOT
Não incluída no Genie+
- Guardians of the Galaxy: Cosmic Rewind
Incluídas no Genie+
- Disney and Pixar Short Film Festival
- Frozen Ever After
- Journey into Imagination with Figment
- Living with the Land
- Mission: SPACE
- Remy’s Ratatouille Adventure
- Soarin’ Around the World
- Spaceship Earth
- Test Track
- The Seas with Nemo & Friends
- Turtle Talk with Crush
HOLLYWOOD STUDIOS
Não incluída no Genie+
- Star Wars: Rise of the Resistance
Incluídas no Genie+
- Alien Swirling Saucers
- Beauty and the Beast Live on Stage
- Disney Junior Play & Dance!
- For the First Time in Forever: A Frozen Sing-Along Celebration
- Indiana Jones Epic Stunt Spectacular
- Mickey & Minnie’s Runaway Railway
- Millennium Falcon: Smugglers Run
- Muppet*Vision 3D
- Rock ‘n’ Roller Coaster Starring Aerosmith
- Slinky Dog Dash
- Star Tours – The Adventures Continue
- The Twilight Zone Tower of Terror
- Toy Story Mania!
ANIMAL KINGDOM
Não incluída no Genie+
- Avatar Flight of Passage
Incluídas no Genie+
- Celebration of the Festival of the Lion King
- DINOSAUR
- Expedition Everest – Legend of the Forbidden Mountain
- Feathered Friends in Flight!
- It’s Tough to Be a Bug!
- Kali River Rapids
- Kilimanjaro Safaris
- Naʻvi River Journey
- The Animation Experience at Conservation Station
Filas virtuais
As atrações TRON Lightcycle/Run (Magic Kingdom) e Guardians of the Galaxy: Cosmic Rewind (Epcot), além de não fazerem parte do Disney Genie+, têm acesso liberado apenas via fila virtual (sem custo adicional) ou Lighting Lane paga individualmente.
Isso significa dizer que não dá para chegar no parque e ir até esses brinquedos esperando encontrar uma fila comum. Você não conseguirá entrar.
A diferença entre a fila virtual sem custo adicional e a Lighting Lane individual é que, mesmo sendo uma fila virtual (no caso da opção sem custo adicional), acaba gerando uma fila física, pois os visitantes são separados em grupos e quando chama o grupo da vez, todas aquelas pessoas do grupo se dirigem até a atração e forma uma fila presencial.
A vantagem é que, por ser feito esse esquema de agendamento de grupos, a fila acaba ficando razoável. O risco é o parque estar muito cheio no dia e você não conseguir agendar a fila virtual comum,
A reserva da fila virtual sem custo adicional deve ser feita a partir das 7 horas do dia em o visitante vai ao Magic Kingdom, no caso da Tron, ou vai ao Epcot, no caso da atração Guardians of the Galaxy, no aplicativo My Disney Experience.
Para entrar na fila virtual, acesse o menu dos três tracinhos, ir a “Virtual Queues” e seguir os passos indicados na tela. Dependendo do dia e lotação do parque, se você não for pontual no agendamento, pode perder a fila virtual.
Caso você perca o agendamento das 7 da manhã, uma nova janela de reservas abre no aplicativo
às 13h (para quem já está dentro do parque). Uma última possibilidade de agendamento abre 18h, mas é exclusiva para os hóspedes dos hotéis de luxo da Disney.
Para quem não quer “passar sufoco” para reservar a fila virtual (que conforme o dia e lotação do parque pode ser mais concorrido), tem a opção de comprar Lighting Lane individual para essas atrações que não estão inclusas no Genie+.
Compramos Lighting Lane individual para TRON Lightcycle / Run (20 dólares por pessoa), Guardians of the Galaxy: Cosmic Rewind (15 dólares por pessoa) e Avatar Flight of Passage (16 dólares por pessoa). O preço varia conforme o dia e lotação do parque.
Desses três atrações a única que eu já conhecia era a Avatar Flight of Passage. Quando fui pela primeira vez, emm 2018, achei ela incrível, mas dessa vez nem tanto, pois tudo que envolve tecnologia, hoje em dia, fica “ultrapassado” muito rápido. Em 2018 o 3D dessa atração era algo surreal, mas hoje, 6 anos depois, a gente já percebe que a qualidade deixa a desejar.
A TRON Lightcycle / Run e a Guardians of the Galaxy: Cosmic Rewind são duas montanhas-russas incríveis! E, entre as duas, fico com a Guardians, eleita, por mim, como a melhor atração Disney de 2024.
Obs. Talvez você não queria investir em Genie+ e ainda comprar Lighting Lane individual para as atrações não inclusas no primeiro. Se eu fosse optar por um ou outro, optaria por Genie+, mas não deixaria de incluir o serviço de guiamento também, que vou explicar como funciona a seguir.
Não viaje sem seguro viagem! No site Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada e fácil dos preços dos seguros ofertados, analisando qual tem o melhor custo benefício para a sua viagem. Contrate AQUI o seu seguro viagem com desconto, utilizando o cupom MALADEVIAGEM5.
O serviço de guiamento
Para quem pretende comprar o Disney Genie+ sem incluir um serviço de guiamento, é importante ressaltar que, para aproveitá-lo, deverá fazer o primeiro agendamento às 7h da manhã, pois se deixar para fazer isso só quando chegar no parque, já não haverá tantas janelas disponíveis, o que implica em menos atrações com fila rápida para você.
Além de chegar cedo, você precisará ficar de olho no celular o tempo todo, o que acaba podendo ser um “peso” para algumas pessoas, pois o dia de parque sai da esfera da diversão e entra na esfera da obrigação – se você esquecer do horário e perder uma atração ou deixar de fazer um agendamento, pode terminar o dia com a sensação que comprar o Genie+ foi furada.
Como eu estava viajando apenas com meu marido e nosso filho de 1 ano, eu já sabia que precisaria muito de um guiamento, pois não conseguiria dar conta de tudo: cuidar do João, fazer os agendamentos da melhor forma e ainda conseguir me divertir, sem que o dia de parque se tornasse uma correria.
Tendo o Genie+ e o serviço de guiamento, você se preocupa apenas em curtir seu dia de parque. É um investimento que vale a pena para quem quer tirar o melhor proveito da viagem. Como eu costumo dizer: viajar para a Disney é caro, então no final das contas não faz muito sentido querer economizar bem na hora de deixar sua viagem boa, prazeirosa. O maior investimento (passagens, ingressos, hotel, alimentação) já foi feito, sendo que o guiamento, ao meu ver, serve para dar qualidade às suas férias – não é o maior investimento, mas é o que vai mudar o padrão da sua viagem, agregando qualidade.
Nosso guiamento foi feito pela Let’s Orlando (@letsorlando_) e digo que não dá pra comparar essa viagem de 2024 com a de 2018. Em 2018 eu era jovem e não tinha bebê, mas mesmo assim terminava cada dia de parque exausta de tanto ficar em pé nas filas. Em 2024, mais velha e com um bebê de 1 ano, a qualidade da minha viagem foi incomparavelmente melhor, graças ao Genie+ e ao guiamento da Let’s Orlando. Hoje eu digo que não volto pra Disney se não for para ser como foi dessa última vez.
Na véspera da viagem a Let’s Orlando criou um grupo de WhatsApp por onde foram passadas todas as informações relevantes sobre o serviço e sobre os parques. No grupo eu tirava minhas dúvidas e conversávamos sobre os horários de chegada aos parques, atrações que seriam feitas, shows e demais atividades.
Eu expliquei que por estar com meu bebê de 1 ano, não seria viável chegar ao parque na hora da abertura, então chegamos à conclusão de que chegar às 10h seria um bom horário. O legal é que isso não afetou o cronograma das nossas atrações! Sem o serviço de guiamento, chegando no parque esse horário, provavelmente eu perderia a janela para algumas atrações se deixasse para fazer o primeiro agendando nesse horário.
Fizemos o guiamento virtual no Animal Kingdom e o guiamento presencial no Magic Kingdom e no Epcot. Ambos serviços funcional super bem, a diferença é que o guiamento presencial é virtual (uma pessoa da agência fica no escritório fazendo os agendamentos) + presencial (outra pessoa da agência acompanha no parque).
Além de cuidar dos nossos agendamentos, a Let’s Orlando também ficou encarregada de:
- Vincular nossos ingressos Disney no app My Disney Experience
- Comprar nossos Genie+ para cada dia de parque (eu só inclui o cartão no app)
- Comprar nossas Lightning Lane individuais (para atrações não inclusas no Genie+) – mas antes conversamos sobre eu querer ou não comprar essas atrações.
Estamos falando de um serviço que traz comodidade e otimiza seu tempo no parque, de modo a proporcionar o máximo de atrações com o mínimo de filas possível.
O antigo FastPass+ gerava filas maiores pra as atrações, ao passo que com o Genie+ (e com as Lightning Lanes individuais) hoje se tornou possível falar sobre ir para os parques da Disney e não enfrentar longas filas. E para otimizar ainda mais essa oportunidade de ir para os parques e aproveitar o máximo de atividades, o guiamento irá complementar a experiência. Estou falando de algo para quem quer aproveitar os parques da melhor forma possível, com mais conforto, comodidade e qualidade.
O guiamento virtual com a Let’s Orlando é indicado para famílias pequenas ou grupos que conseguem se organizar bem com uma orientação por WhatsApp. Fizemos o guiamento virtual no Animal Kingdom e foi tudo muito tranquilo. Durante o dia recebemos o nosso itinerário, com todas as informações necessárias (ordem de atrações, mapa do parque, horários, lugares para comer, etc). Além disso, o Animal é um parque menor, então para ele o guiamento virtual é super indicado.
O guiamento presencial com a Let’s Orlando é indicado para grupos maiores de até 12 pessoas (o valor não é pago por pessoa, mas sim por grupo, então compensa) ou para quem, mesmo em grupo pequeno, deseja ter o máximo de comodidade. Ele funciona com um guia virtual + um guia presencial. O guia virtual fica responsável pelos agendamentos e cronograma do dia, e o guia presencial acompanha o grupo no parque. Para nós, que viajamos com nosso bebê de 1 ano, o guiamento presencial foi excelente, pois nosso guia Pedro, além de nos acompanhar no parque, ainda nos ajudou com João em diversos momentos do dia. Assim aproveitamos muito os parques Magic Kingdom e Epcot.
Claro que o Genie+ e o serviço de guiamento divide opiniões. Basicamente, quem não está disposto a pagar por esses serviços, provavelmente preferiria que eles não existissem, pois todos os visitantes voltariam a ter (mais ou menos) as mesmas vantagens e desvantagens dentro do parque (porque existem também as regras diferenciadas para hóspedes de resort Disney, para visitantes com passe anual, etc.).
Ao passo que quem entende o valor dos serviços e opta por fazê-los, provavelmente vai adorar e não vai mais querer voltar para Disney se não for dessa forma. E eu me incluo nesse grupo: para ir sem esse conforto, eu realmente prefiro não ir. E não digo isso por prepotência, mas sim porque não acho que vale a pena o perrengue das horas desperdiçadas em filas (e todo o cansaço que isso gera, principalmente quando se viaja com bebês e crianças) comparado ao custo da viagem… nesse caso eu preferiria ir para outro destino.
Não viaje sem internet no celular! Eu sempre viajo com a internet da SimPremium, que agora com o E-sim é ainda mais prático, sem necessidade de troca de chip. Assim, desde a hora que meu avião pousa no destino, não enfrento problemas com falta de internet na viagem. Leitor do blog MV tem 20% na aquisição do chip de celular ou E-sim SimPremium ao utilizar o cupom “maladeviagem”. Clique aqui para pedir o seu!