Vale dos Vinhedos: descubra o roteiro do vinho no Rio Grande do Sul

blog mala de viagem

Vale dos Vinhedos: descubra o roteiro do vinho no Rio Grande do Sul

Muito se fala sobre Gramado e Canela, no RS, mas ali perto há uma região chamada Vale dos Vinhedos, que faz parte da Rota ou Roteiro do Vinho, e oferece turismo enograstronômico de alta qualidade.

O Vale dos Vinhedos é um legado histórico, cultural e gastronômico deixado pelos imigrantes italianos que chegaram na região da Serra Gaúcha a partir de 1875.

 

Na região das Hortênsias está a cidade de Gramado, enquanto na região da Uva e Vinho, estão as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi, Flores da Cunha e Monte Belo do Sul.

Para quem aluga carro em Porto Alegre, o trajeto da capital até Bento Gonçalves (cidade central da rota dos vinhos) é de 114 km. Estrada boa e bem sinalizada.

O roteiro do vinho pode ser feito durante todo o ano, mas a melhor época para visitar o Vale dos Vinhedos é a da vindima (colheita), que acontece entre os meses de janeiro a março.

 

Sugestões de hospedagem:

Castello Benvenutti, Botte di Vino, Pipas do Vale, Spa do Vinho, Terragnolo, Lote20, Casacurta, Casa Valduga, Pousada Cantelli, Casa Vêneto, Peculiare, Cappio Pousada.

Casa Valduga, Miolo, Luiz Argenta, Monte Reale, Casa Perini, Cave Antiga, Don Giovanni, Cave Geisse, Garibaldi, Larentis, Lovara, Salton, Aurora, Cave de Pedra, Chandon.

Sugestões de vinícolas:

Além das vinícolas: - Trem Maria Fumaça, que percorre 23km, passando pelas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. - Caminhos de Pedra, que conta a história dos imigrantes italianos.

Quantos dias ficar? Recomendo no mínimo 3 ou 4 dias para começar a sentir o gostinho desse turismo tão especial no sul nosso país. Com mais dias, inclua Gramado e Canela na programação.

CLIQUE AQUI

blog mala de viagem

Quer mais sugestões de destinos nacionais para sua lua de mel?

P

Quer mais sugestões de destinos nacionais para sua lua de mel?

@maladeviagem

Visite o blog

Instagram