Pantanal: o bioma nacional que ganhou destaque em 2022 com a novela das 9

BLOG MALA DE VIAGEM

A região pantaneira de Mato Grosso do Sul foi o palco das cenas externas da novela Pantanal. Se você virou fã da novela e também ama viagens, que tal aproveitar o momento para conhecer o Pantanal?

As gravações de Pantanal acontecem principalmente em Aquidauana (141 km de Campo Grande). Também há cenas que foram gravadas nas cidades de Corumbá e Miranda – todas em Mato Grosso do Sul.

Em Aquidauana, 6 fazendas foram utilizadas como cenário para a novela. Uma delas é a Fazenda Rio Negro, que também foi cenário na versão original da novela Pantanal, nos anos de 1990

O Pantanal é um excelente destino para fazer ecoturismo. O bioma tem 367 espécies de aves, mais de 70 tipos de mamíferos, 40 espécies entre répteis e anfíbios, 94 de peixes e 36 de invertebrados.

Campo Grande é a principal porta de entrada no estado, e o roteiro ideal pelo Pantanal de MS deve incluir as cidades de Aquidauana (140km da capital), Miranda (207km) e Corumbá (428km).

Para quem visita o Pantanal em Janeiro ou Fevereiro, período das cheias, os passeios de barco são o ponto alto para contemplar toda a flora do local.

Março e Abril ainda são meses que passam pelo período das cheias, mas marcam a chegada das aves no Pantanal - MS. O período também é favorável para ver animais mamíferos.

Maio, Junho e Julho é o período da vazante (transição da “cheia” para a “seca”). Nessa época é possível ver muitas aves pelo céu, jacarés e outros répteis.

Agosto e Setembro são os meses privilegiados para a a vida: nessa época nascem mais filhotes e muitos répteis são vistos no Pantanal. Os ipês estão cheios, os rios mais secos e com muitos peixes.

Outubro, Novembro e Dezembro é o período em que as aves saem do ninhal. Os rios e a vegetação do Pantanal estão mais secos do que no meio do ano e o invés de ipês, o destaque vai para os aguapés.

@maladeviagem

Visite o blog

Instagram