BLOG MALA DE VIAGEM
O Jalapão é um parque estadual no interior do estado de Tocantins e, a cada ano que passa, vem aumentando sua popularidade entre os turistas. Descubra aqui o motivo desse merecido sucesso!
O nome “Jalapão” vem da planta jalapa-do-brasil. Se você curte ecoturismo, paisagens naturais, dunas, chapadões, serras, rios, riachos, ribeirões, fervedouros e nascentes, o Jalapão é o seu lugar!
Cidades base para a expedição: São Félix, Mateiros e Ponte Alta do Tocantins. Temperatura média: 30º C. Estações: possui 2 estações – seca (maio até outubro) e chuvosa (novembro até abril).
É uma viagem fácil de planejar! Se fechar uma expedição, você vai comprar um “pacote", que inclui transporte de toda a viagem (início e fim em Palmas), pousadas, refeições, lanches e atrativos.
As expedições são feitas em 4×4, geralmente caminhonetes Hilux SW4, que comportam até 6 passageiros + motorista. As estradas são de terra, então o uso de veículo 4×4 torna a viagem menos desgastante.
Muitos programas de TV, filmes e novelas tiveram cenas gravadas no Jalapão, como o reality “Survivor” (2008), “Largados e Pelados” (2017) e a novela “Araguaia”.
O roteiro depende da duração da expedição. Têm roteiros de 3 a 6 dias. Também dá pra personalizar o seu roteiro – nesse caso você pode contratar um guia/motorista faz a expedição personalizada.
Os fervedouros são as estrelas do Jalapão! Quanto mais fervedouros você tiver a oportunidade de visitar durante sua expedição, melhor será a experiência.
É impossível afundar em um fervedouro. A pressão da água te joga pra cima com força e você fica flutuando. Tal como no gêiser, a água vem do lençol freático com muita pressão e não te deixa afundar..
Quais roupas usar? Use roupas leves, claras e coloque traje de banho por baixo. É uma mala bem fácil de fazer, pois a principal peça da viagem é a roupa de banho.
A expedição ao Jalapão é uma viagem de aventura, com integração à natureza. Não espere luxo, é uma viagem “raiz” e “bruta”, com horas de deslocamento entre um atrativo e outro, mas vale a pena!
Para curtir a viagem o importante é se envolver, deixar o clima do Jalapão tomar conta de você e apreciar muito cada momento, paisagem, e ensinamento que lhe for proporcionado. É uma viagem única!