BLOG MALA DE VIAGEM
Luiz Argenta: vinícola moderna em Flores da Cunha. Além da degustação, tem o restaurante Clô (alta gastronomia), com paredes em vidro e vista p/os vinhedos. O Wine Bar fica no antigo casarão de 1929.
Monte Reale: construída em 1970, com uma fachada de pedras. Fica em Flores da Cunha e oferece piquenique em seu belo jardim, com degustação de vinhos, espumantes, cervejas, queijos e fiambres.
Casa Perini: localizada no Vale Trentino, entre colinas e videiras. É possível fazer visita guiada e wine experience, uma experiência sensorial olfativa que acontece com os olhos vendados.
Miolo: fundada em 1897, tour inclui o vinhedo Modelo, os tanques, as barricas e caves. No final é feita a degustação. O ponto alto é o Wine Garden: um piquenique nas áreas verdes da vinícola.
Don Giovanni: vinícola de viticultura sustentável em Pinto Bandeira. Cultiva as uvas Chardonnay, Pinnot Noir, Merlot e Cabernet Franc. A visita é seguida de degustação.
Cave Geisse: fica em Pinto Bandeira, foi fundada em 1979 e tem como carro chefe a produção de espumantes. No Open Lounge o visitante pode aproveitar o gramado e apreciar tábua de frios e vinhos.
Peterlongo: fica em Garibaldi e foi pioneira no Brasil na produção de espumantes. No tour o visitante pode conhecer todo o processo de elaboração do vinho, os tanques de vinificação e a cave.
Garibaldi: cooperativa formada pela associação de 400 famílias. Fica no centro de Garibaldi. Destaque merecido para o seu espumante Moscatel, que já figurou na lista dos 100 melhores vinhos do mundo.
Salton: vinícola centenária e uma das maiores produtoras de espumantes e vinhos do país. Dentre as opções de enoturismo está a degustação com harmonização de queijos e chocolates.
Casa Valduga: mundialmente conhecida por ter recebido destaque no livro: “1.000 lugares para conhecer antes de morrer”, foi a primeira a introduzir o Enoturismo na Serra Gaúcha.