Brush Stroke

Descubra a forma mais barata de fazer câmbio na Argentina

BOLG MALA DE VIAGEM

A Argentina é um dos destinos mais procurados por brasileiros, fica perto, tem fácil acesso, ingresso e idioma. E a procura aumentou mais no pós pandemia, com a alta do dólar e desvalorização do peso.

Os preços na Argentina estão altos devido a inflação. Se na viagem você usar câmbio oficial, sem dúvida que a viagem vai sair cara. Mas, com o câmbio paralelo, a viagem fica quase 50% do valor.

Na compra das passagens será necessário o câmbio oficial, mas as demais reservas você pode optar pelo câmbio paralelo, priorizando hotéis que aceitam pagamento no estabelecimento, na moeda local.

Deixe para pagar o hotel no destino ao invés do pagamento antecipado. Se você reservar e optar por pagar antecipado, a cotação será no câmbio oficial e ainda incidirá o IOF do cartão de crédito.

Se você pagar no destino, em pesos, o hotel vai fazer a conversão dólar/peso conforme o câmbio oficial, e você pagará após trocar real por peso argentino usando o câmbio paralelo.

No caso do hotel, sobre o pagamento em pesos incide IVA, mas ao fazer as contas você percebe que mesmo assim o valor fica bem melhor que a cotação oficial utilizada pelo seu cartão de crédito.

Para converter real em pesos, usei a Western Union. Mas também dá pra fazer câmbio nas cuevas ou com cambistas no seu destino. O câmbio paralelo é reconhecido, você não estará fazendo nada errado.

Para garantir o melhor câmbio e evitar risco de golpe, optei por transferências via Western Union, que é uma empresa de envio de valores para o exterior e, na Argentina, usam o câmbio paralelo/blue.

Para usar, você deve baixar o app Western Union, cadastrar-se e enviar R$ pra você mesmo através do seu banco. Quando chegar na Argentina, vá a uma das agência WE ou em lojas conveniadas para sacar.

Pode acontecer de a agência da WE não ter disponibilidade para saques de grande quantidade. E isso varia de época para época e de cidade para cidade. Então o ideal é fazer a primeira remessa menor.

Ex. se você calculou enviar R$10 mil, faça a primeira remessa menor. Quando sacar a primeira remessa, pergunte se é possível enviar valores maiores da próxima vez. Funcionou bem pra mim!

@maladeviagem

Visite o blog

Instagram