BLOG MALA DE VIAGEM
Talvez pareça estranho alguém vir com a ideia de que a Costa Rica é um dos países mais incríveis para se conhece. Eu entendo, pois sei que ainda não é um destino difundido entre os brasileiros.
BOLG Mv
E uma das coisas legais da Costa Rica é que é um destino totalmente versátil: atende desde o viajante mais “raiz” até aquele considerado do time “Nutella”.
25% do território costarriquenho é área de conservação. É um dos países mais ecologicamente corretos do mundo, abriga 4% da biodiversidade do planeta e busca se tornar o primeiro país carbon free.
Prato cheio para quem quer relaxar em meio à natureza, mas também valorizam uma boa infraestrutura. A Costa Rica ao mesmo tempo que é “natural vibes”, é super preparada para receber seus turistas.
Você pode escolher desde hospedagens “roots”, até lodges de luxo no meio da floresta, hotéis boutique na montanha com piscina de borda infinita e vista para o mar ou grandes resorts 5 estrelas.
O país é pequeno, tem área total aproximada ao Espírito Santo, mas foi muito agraciado em sua localização, pois é banhado ao leste pelo Oceano Atlântico (Mar do Caribe) e ao oeste pelo Pacífico.
O turista pode incluir no roteiro dias de relaxamento das praias e águas termais ou atividades mais intensas como trilhas nas florestas tropicais, mergulhos, tirolesa entre as árvores e vulcões.
Esse país pequeno em extensão tem 35 parques nacionais e 8 reservas biológicas. E, além de suas incontáveis belezas naturais, é lembrado pela alegria de sua população, uma das mais felizes do mundo.
E para concluir com chave de ouro a lista, o país aboliu o exército em 1949, e os recursos então direcionados a ele, passaram a ser empregados na educação, saúde e aposentadoria da população.
A Costa Rica fica na América Central, faz fronteira ao sul com o Panamá e ao norte com a Nicaragua. O país é cortado por cordilheiras, conhecido por sua biodiversidade e dezenas de vulcões (ativos).
- Tem 5 regiões: Vale Central, Puntarenas, Planícies do Norte, Guanacaste e Caribe da Costa Rica. - O fuso é de 3h a menos em relação a Brasília. - O aeroporto porta de entrada é o SJO.
Infelizmente não há voos diretos do Brasil, mas é possível fazer conexão no Panamá, Colômbia, Peru, México ou EUA. As opções de voo mais tradicionais são: Avianca, Copa, Delta, Aeroméxico e Latam.
No país, a melhor forma de locomoção é alugar carro e fazer uma “road trip”. O ideal é um 4×4, tanto pela segurança, quanto pela possibilidade de acesso a locais “inexplorados” e montanhas.
A estação seca vai de novembro aabril, e a estação chuvosa vai de maio até outubro. O ideal é visitar o país na estação seca. Os melhores meses são março e abril, exceto feriado de Páscoa (mais caro).
A moeda é o colón costarriquenho (CRC). Atualmente um colón vale 0,0088 reais. A dica é trocar um pouco de dólar por cólon no aeroporto e deixar o restante em dólar mesmo, que é amplamente aceito.
Considerando os custos com deslocamento, eu recomendo no mínimo 7 dias para conhecer um pouco do país, mas o ideal é ter uns 15 dias, pois com esse tempo dá pra montar um roteiro bem bacana.