Roteiro simplificado pelo norte da Itália

BLOG MALA DE VIAGEM

Nosso roteiro vai começar em Roma, percorrer várias cidades do norte da Itália, finalizando em Milão. Portanto, a melhor logística é comprar passagem de ida por Roma e volta por Milão (ou vice-versa).

Pincelada

Considere 16 dias no destino (acrescente mais 1 dia para ida e outro para a volta). O deslocamento será de trem, exceto na visita à Toscana, região que recomendo alugar um carro.

Roma e Vaticano: reserve 4 dias para conhecer e compre passeios com antecedência - muitos exigem hora marcada. Hospede-se na região central para facilitar o deslocamento. Caminhe muito e use metrô.

Florença: com 2 dias você consegue conhecer a cidade caminhando e entrar nas atrações turísticas principais. Veja o Davi de Michelangelo de pertinho e experimente a famosa bisteca fiorentina.

Toscana: para essa parte é melhor alugar carro. O ideal seria ter mais tempo, mas com 2 dias você pode conhecer rapidamente vilarejos medievais como Siena, Vinci, Lucca, Pisa e San Gimignano. 

Cinque Terre: com 2 dias você visita tranquilamente as 5 Terres e ainda passa por Porto Venere e La Spezia. O deslocamento entre as Terres pode ser de barco, trem ou trilhas.

Veneza: sugiro 3 dias pra que você tenha tempo de conhecer ainda as ilhas de Murano e Burano. Se não tiver interesse nelas, 2 dias só pra Veneza são suficientes. O deslocamento é à pé ou de vaporetto.

Verona: fica no trajeto entre Veneza e Milão. Você pode parar e conhecer num dia ou dormir lá 1 noite. A cidade é pequena e a atração principal é a Casa de Julieta. O deslocamento é a pé ou de ônibus.

Milão: se precisar enxugar o roteiro, 2 dias é o mínimo necessário para conhecer o principal de Milão. E também vai do gosto de cada um (eu prefiro as cidades menores). A atração principal é o Duomo.

@maladeviagem

Visite o blog

Instagram