BLOG MALA DE VIAGEM
Barcelona está para Gaudí tal como Paris está para a Torre Eiffel - até seria uma boa definição, mas insuficiente para definir uma cidade tão cosmopolita, arquitetônica, histórica e vibrante!
Barcelona é uma cidade repleta de atrações e pontos turísticos. De início, aceite o fato que não dá para “zerar a cidade” com apenas uma visita, sendo necessário fazer escolhas estratégicas.
Obras de Antoni Gaudí: o arquiteto, nome supremo do modernismo, foi o principal responsável por tornar Barcelona uma das cidades com as mais belas construções arquitetônicas do mundo.
A Sagrada Família foi última obra de Gaudí, que trabalhou nela por mais de 40 anos (os últimos 15 anos de sua vida foram dedicados exclusivamente a ela), mas ainda segue inacabada, apesar de linda.
A Casa Battlò foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 2005. Para mim, após a Sagrada Família, é a obra com a mais bela fachada de Gaudí.
A Casa Milà ou La Pedrera é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1984. As formas lembram ondas do mar. Destaque para o terraço, com chaminés de ventilação que parecem “guerreiros com capacete”.
O Parc Güell foi construído para ser um condomínio de luxo, mas as vendas não tiveram sucesso. Dentro do Parc, que virou área de lazer com jardins, está a Casa Museu Gaudí, onde viveu entre 1906-925.
Montjuic fica na zona sudoeste, de onde se tem linda vista da cidade e do Monte Tibidabo, além de atrações interessantes: a mais popular é o show das águas nas noites de fim de semana.