BLOG MALA DE VIAGEM
Quem nunca se deparou com essa dúvida, que atire a primeira pedra! Levar real, dólar, usar cartão de crédito, cartão pré-pago… Afinal, qual a melhor forma de pagar suas contas e compras no exterior?
1.Compras no exterior com dinheiro em espécie Embora haja risco de perda ou furto, levar dinheiro continua sendo a melhor forma de pagamento das compras no exterior, pois não há incidência de IOF.
Mas qual moeda levar? Regra geral, leve dólar/euro e no país troque pela moeda local. Porém, o certo é pesquisar: há destinos onde compensa levar real e lá trocar pela moeda local, como no Chile.
2.Cartão de crédito O cartão de crédito tem muitas vantagens, incluindo a segurança dessa forma de pagamento e o acúmulo de pontos (que serão convertidos em milhas e, depois, em passagens aéreas).
Porém, se você usar cartão de crédito no exterior, lembre de somar o IOF. Além disso, se a compra não é em dólar, por ex., há dupla conversão: do real para o dólar e do dólar para a moeda local.
3.Cartão de débito Para utilizar o cartão de débito no exterior, você precisa primeiro habilitá-lo. Além disso, há limite de compra diário e saque, conforme seu banco e cartão.
O problema é que o IOF será o mesmo no caso de compras no crédito e no débito, porém no débito você não irá acumular pontos.
4.Cartão pré-pago Quando a alíquota do IOF sobre os cartões pré-pagos era 0,38%, era uma boa forma de levar dinheiro ao exterior. Hoje só vale a pena por ser seguro: em caso de perda/furto, só bloquear.
Dica final: faça um "mix" entre todas as formas. Não leve apenas dinheiro ou apenas cartão... Às vezes o uso de apenas uma dessas modalidades pode ter deixar na mão, sendo importante ter um "plano B".