BLOG MALA DE VIAGEM
Vai viajar para outro país e precisa levar determinados remédios? Então, de início, o recomendado é fazer uma consulta antes da viagem e providenciar receita médica em inglês para não passar apuro.
Qual remédio levar para uma emergência? Ninguém está livre de enjoos, dor, febre, cólicas, diarreia ou alergia. E quem toma remédios controlados, também precisa se prevenir.
Com orientação médica, dá para adquirir o remédio certo para esses e outros problemas mesmo em países diferentes, mas levar alguns de uso emergencial na mala, é bom para evitar transtornos maiores.
Quando o viajante faz uso de remédios de uso contínuo, é aconselhável levar a quantidade equivalente para os dias de viagem com a receita. Isso evita transtornos nas fiscalizações nos aeroportos.
Verifique as regras da Anvisa para embarque, principalmente de remédios controlados. Neste caso, manter a embalagem original dos medicamentos e a receita é fundamental.
Para quem viaja com crianças, além dos medicamentos para diarreia, vômito e náusea, anti-inflamatórios e antialérgicos, é útil levar também termômetro, esparadrapo, algodão e curativos.
Remédios convencionais (farmácia pessoal) não precisam de receita. Há uma única restrição: o limite é de 100ml por frasco, no caso dos líquidos, e todos devem ser levados em bagagem de mão.
Alguns países exigem vacinas em dia antes do embarque. A intenção é se proteger do risco de adquirir doenças infecciosas, como a febre amarela, e não levar doenças aos locais que serão visitados.
As regras mudam de país para país, mas a recomendação da Anvisa é que as vacinas sejam tomadas de 6 a 8 semanas antes da viagem. Para saber quais vacinas são exigidas confira o site da Anvisa.